Notícias

Gilson Bento reforça ações em Brasília em busca de recursos para Brejinho

Por André Luis

Por André Luis

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, está em Brasília cumprindo uma intensa agenda em busca de recursos para impulsionar o desenvolvimento do município. Utilizando suas redes sociais, Gilson compartilhou detalhes de sua estadia na capital federal, onde destacou encontros estratégicos e reuniões com importantes figuras políticas.

Uma das importantes reuniões ocorreu no Ministério dos Portos e Aeroportos, onde o prefeito se encontrou com o ministro, Sílvio Costa Filho. Gilson Bento ressaltou a disposição e empenho do ministro em contribuir para o progresso de Brejinho, evidenciando uma parceria sólida em prol do município.

Além disso, o prefeito cumpriu agendas nos gabinetes dos deputados federais Carlos Veras, Fernando Rodolfo e Ossesio Silva. Durante esses encontros, foram discutidas estratégias para a captação de recursos e investimentos que possam beneficiar diretamente a população de Brejinho.

Durante sua estadia na capital, Gilson Bento ainda encontrou-se com o deputado estadual Gustavo Gouveia, fortalecendo laços e buscando apoio para projetos que visam o crescimento sustentável da cidade.

O prefeito ressaltou que sua presença em Brasília é marcada por incessantes esforços em prol do desenvolvimento de Brejinho. Em suas palavras, “a luta para fazer Brejinho crescer e se desenvolver cada vez mais é constante”. Gilson Bento expressou sua satisfação pelos resultados positivos obtidos até o momento e afirmou continuar trabalhando incansavelmente pelo bem-estar da comunidade brejinhense.

Outras Notícias

Tabira abandona o SAMU Regional

A prefeitura alega mau atendimento do SAMU à população em virtude da burocracia da Central 192 em Serra Talhada.  Por Juliana Lima A Prefeitura de Tabira anunciou na tarde desta quinta-feira (3) a saída do município do SAMU Consorciado da III Macrorregião de Saúde em Pernambuco, administrado pelo Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú […]

A prefeitura alega mau atendimento do SAMU à população em virtude da burocracia da Central 192 em Serra Talhada. 

Por Juliana Lima

A Prefeitura de Tabira anunciou na tarde desta quinta-feira (3) a saída do município do SAMU Consorciado da III Macrorregião de Saúde em Pernambuco, administrado pelo Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – Cimpajeú.

Em ofício enviado à gerente administrativa e financeira do Cimpajeú, Bruna Maria Leite do Nascimento, a prefeitura informa não ter interesse em realizar a renovação e manutenção do contrato de rateio das despesas referentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), com sede em Serra Talhada.

Como justificativa para abandonar o SAMU, a prefeitura alega que o serviço não vem sendo prestado de forma satisfatória à população por causa da burocracia da central 192. “A motivação que leva o município a desistir do convênio está se dando pelo fato de que a população não vem sendo atendida de maneira satisfatória, vez que a burocracia gerada pelo procedimento de chamamento pela linha 192 vem gerando inúmeros atrasos e inconvenientes à população que já manifesta sua insatisfação com os serviços prestados pelo SAMU”, afirma.

“Isto posto, considerando que o objetivo de adesão ao convênio é atender aos usuários desta municipalidade, que já estão extremamente insatisfeitos com as problemáticas no atendimento pela unidade de Serra Talhada, a administração municipal informa a sua intenção pelo distrato e desistência de qualquer renovação/obrigação junto ao consórcio de rateio das despesas do SAMU”, completa a gestão Nicinha Melo.

Apesar das justificativas alegadas pela gestão Nicinha Melo para deixar o SAMU, a saída do município de Tabira do consórcio representa uma perda muito grande para a população tabirense, que não poderá mais contar com um serviço que vem salvando vidas na região desde o início das operações em 7 de outubro de 2021.

Em novembro passado, o Ministério Público informou ao blog que a Prefeitura de Tabira devia um total de oito parcelas ao SAMU Consorciado da III Macrorregião, somando R$ 126.297,60. Atualmente a gestão deve ao SAMU/Cimpajeú R$ 142.371,84 referente a novembro e dezembro e mais R$ 60.565,44 de janeiro de 2022. O total da dívida é de R$ 202.937,28.

Projeto que acaba com tarifa mínima de energia e água é debatido na Alepe

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) abriu para debate em audiência pública, nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o projeto de sua autoria nº 712/2017 que proíbe as concessionárias de água e luz elétrica de cobrarem a tarifa mínima de consumo aos cidadãos. Participaram da discussão o superintendente de Relações Institucionais da Celpe, João Paulo Rodrigues; […]

Foto: Sabrina Nóbrega

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) abriu para debate em audiência pública, nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o projeto de sua autoria nº 712/2017 que proíbe as concessionárias de água e luz elétrica de cobrarem a tarifa mínima de consumo aos cidadãos. Participaram da discussão o superintendente de Relações Institucionais da Celpe, João Paulo Rodrigues; o assessor da Diretoria de Articulação e Meio Ambiente, Waldecy Farias e o presidente da comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Ewerton Kleber.

O parlamentar defendeu a competência da Casa Legislativa para tratar de normas do direito do consumidor. “Não se pode interferir em questões técnicas de distribuição de energia e abastecimento de água porque são de competência da União. Mas, temos atribuição constitucional concorrente para trabalhar em matérias referentes à relação consumerista, que é o caso da tarifa mínima de consumo que vem sendo cobrada”, explicou. Foi destacado, ainda, as leis sobre direito do consumidor que já foram aprovadas pela Casa Legislativa, a exemplo da 16.259/2018 e 16.055/2017.

“É algo muito injusto o que acontece com os usuários dos serviços das concessionárias, o cidadão ter que pagar por um produto que não consumiu”, criticou Novaes. Para ele, o fato de disponibilizar o serviço potencialmente ao indivíduo não legitima a cobrança da tarifa. “Não estamos falando de taxa ou tributo. Falamos de tarifa e isso é preço. Preço se paga quando existe o consumo do produto”, afirmou.  E acrescentou: “O fato de você ter um serviço disponível não te faz devedor dele, é preciso que o produto seja entregue”.

O deputado ressaltou que o valor, de investimentos que a Celpe ou a Compesa faça na rede elétrica ou encanação, deve estar compreendido dentro dos investimentos naturais como em qualquer outra empresa faz. “O fato de ser uma concessionária de prerrogativa do poder público não a faz diferente de uma empresa comum neste quesito. O que eu imagino é que o lucro dessas concessionárias sirva de pagamento para expansão de suas redes”, pontuou.

No decorrer da reunião, os representantes das concessionárias explicaram a base legal da arrecadação e a razão técnica de, atualmente, empresas de todo o Brasil exigirem o pagamento, mesmo daqueles que não utilizam o serviço. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) foram convidadas para a audiência, mas só a última enviou representante.

Rogério Marinho é condenado à perda de mandato pela Justiça do RN

Do UOL A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o senador Rogério Marinho (PL-RN) à perda de função pública, implicando na perda do seu mandato legislativo. O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas considerou que Marinho, enquanto vereador da Câmara Municipal de Natal, foi responsável por incluir “de forma desleal” a nomeação de uma funcionária […]

Do UOL

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o senador Rogério Marinho (PL-RN) à perda de função pública, implicando na perda do seu mandato legislativo.

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas considerou que Marinho, enquanto vereador da Câmara Municipal de Natal, foi responsável por incluir “de forma desleal” a nomeação de uma funcionária “fantasma” no quadro da casa, causando prejuízo aos cofres públicos.

A decisão afirma que o então vereador nomeou uma médica como funcionária pública, mas ela “sequer tinha ciência do seu vínculo com a Casa Legislativa” e que “jamais chegou a exercer, regularmente, as atribuições dos cargos para os quais foi nomeada”.

As punições contra o senador foram a perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos e pagamento de multa, além de proibição de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais.

O que diz a defesa do senador

Em nota, a assessoria jurídica de Marinho disse que ele “respeita, mas não concorda com as conclusões da Justiça de que seria ato de improbidade a contratação de médica para atender a população carente gratuitamente”.

A defesa afirmou ainda não haver “acusação de apropriação de dinheiro, nem de que o serviço não era prestado” e disse que o senador “recorrerá da decisão para combatê-la no foro adequado”.

A respeito da noticiada sentença proferida contra o Senador Rogerio Marinho, em respeito à opinião pública é que se esclarece:

O Senador respeita, mas não concorda com as conclusões da Justiça de que seria ato de improbidade a contratação de médica para atender a população carente gratuitamente, por esse atendimento não ser prestado nas dependências da Câmara Municipal de Natal. Não há acusação de apropriação de dinheiro, nem de que o serviço não era prestado.

Por essa razão, é descabida a condenação em uma ação, cuja a iniciativa, inclusive, se encontra prescrita de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa.

O Senador, confiante na sua inocência, recorrerá da decisão para combatê-la no foro adequado, que é o do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.”

Assessoria Jurídica de Rogério Marinho

Festa pra Louro do Pajeú começa dia 3 em São José do Egito

Em São José do Egito, saiu a programação da Festa de Louro do Pajeú, esse ano lembrando os 104 anos de nascimento do mestre egipcience. A programação, que vai de 3 a 6 de janeiro também celebra os 60 Anos de Isabel Marinho e 90 Anos de Job Patriota. “Aos amigos de São José do […]

Em São José do Egito, saiu a programação da Festa de Louro do Pajeú, esse ano lembrando os 104 anos de nascimento do mestre egipcience. A programação, que vai de 3 a 6 de janeiro também celebra os 60 Anos de Isabel Marinho e 90 Anos de Job Patriota.

“Aos amigos de São José do Egito, especialmente os da Rua Domingos Siqueira, nossa gratidão eterna pela parceria existencial e a certeza partilhada de que essa festa é verdadeiramente nossa. O trabalho é grande”, diz o poeta e um dos coordenadores, Antônio Marinho.

A programação é vasta e pode ser conferida neste link.

Dentre os destaques na quinta, dia 3, está a Missa do Cantador no Beco de Zé Rocha, às 19h, com os cantadores Adelmo Aguiar e Gilberto Alves. Às 20h30, na Bodega Job Patriota (Rua Domingos Siqueira), tem o Cinelouro, com Poetas Analfabetos do Sertão do Pajeú de Pernambuco (Jeferson Souza), Vozes de Livramento (José Alberto Júnior), Tem Criança no Repente (Eduardo Crispim) e Poeta Urbano (Antônio Carrilho).

Ainda tem a partir das 22h,  Recital com Nõe de Job e Graça Nascimento, Violetas da Aurora em conversa, poesia e cantiga, Tonino Arcoverde e Publius em Cantorias do Interior para o Mar.

Dia 4 de Janeiro, sexta, no espaço Sebrae, tem Oficina de mamulengo às 9h. A tarde,  14h, Mesa Conversa  Meu livro. Meu fazer poético, com Ícaro Tenório, lançando o livro Pós Ficcional, Luna Vitrolira, lançando o livro Aquenda – o amor às vezes é isso e Fernanda Limão.

Depois, Mesa de Conversa – Eu e a Poesia, com Antônio Carlos Nóbrega e Samaroni Lima.

No Palco Zá Marinho, 20h, Bia Marinho e Tonfil (homenagem a Zá Marinho), Pariceiros (Wilson Freire e Sofia Freire – participação de Antônio Carlos Nóbrega), Flaira Ferro e As Severinas.

Dia 5 de Janeiro, na Feira Livre de São José do Egito, 9h, Mamulengo Jurubeba.

No Espaço SEBRAE/João Macambira às 14h, Mesa – Educação livre e libertadora. Poesia ensina. Gilmar Leite lança o livro e tese de doutorado O Sertão educa. Ainda Aparecida Izídio, Mestra em letras pela UPE e Jáder Vângelis, poeta e professor da cadeira de poesia popular de São José do Egito.

Às 15h30, Mesa – Job Patriota, com Maciel Correia, Antônio José de Lima, Zelito Nunes, Graça Nascimento e Nõe de Job. Na Bodega Job Patriota 17h, lançamento de livros de Albino Pereira, Lenelson Piancó e Leonardo Bastião, além de homenagem a Zé Adalberto.

No Palco Zá Marinho 20h, Alysson Islan, Val Patriota (seresta dedicada a Maura Marinho), Encantaria e Em Canto e Poesia.

Fechando a programação, dia 6 de Janeiro, no Espaço SEBRAE/João Macambira às 10h tem o  Infantil Cordel Animado (Mariane Bígio e Milla Bígio).

Na Bodega Job Patriota, às 11h, Sebastiana e Severina (Coletivo Caverna) Direção: Cláudio Lira. Espetáculo infanto-juvenil com tradução em libras.

12h Baião de dois, Instrumental Parceria (Greg Marinho, Ednardo Dali e Miguel Marinho) e depois,  Cantoria com Adelmo Aguiar e Diomedes Mariano, Rogério Meneses e Raimundo Caetano. Tem ainda Mesa de Glosa comcom Franci Araújo (Iguaracy), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Dudu Moraes (Tabira), Gislândio Araújo (Brejinho) e Zezé Neto (São José do Egito).

O restante da programação ainda tem recitais  com Auzêh Freitas e Mariane Alves e Elis Almeida (homenagem a Triunfo), shows com Pé-de-serra Talhada, César Amaral e Barlanche O Artesão, na Rua Domingos Siqueira. Às 22h, tem Ednardo Dali, e O  Véi Tibôa (Coletivo Marginal).

João Campos retoma agenda pelo interior nesta quinta

Por Betânia Santana – Blog da Folha Mais de dez dias depois de cumprir agenda pelo interior de Pernambuco — a última foi no dia 13, em Vitória de Santo Antão —, o pré-candidato da Frente Popular ao governo, João Campos (PSB), retoma as andanças pelo estado. Vai reforçar a presença no Agreste a partir […]

Por Betânia Santana – Blog da Folha

Mais de dez dias depois de cumprir agenda pelo interior de Pernambuco — a última foi no dia 13, em Vitória de Santo Antão —, o pré-candidato da Frente Popular ao governo, João Campos (PSB), retoma as andanças pelo estado.

Vai reforçar a presença no Agreste a partir de amanhã e, até domingo, tem visitas confirmadas em, pelo menos, seis municípios.

O roteiro começa por Garanhuns, cujo prefeito Sivaldo Albino (PSB) é aliado. Chega à tarde, vistoria as obras no Hospital de Amor, uma parceria dos governos federal e municipal, e entrega a Sala Azul, na Escola Municipal Pacífico Carlos Zoby.

Vai receber o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, no fim da tarde. A mesma honraria será entregue ao deputado federal Silvio Costa Filho.

João Campos também será agraciado com a Medalha Oswaldo Ferreira da Silva em referência póstuma a seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, que morreu em 2014. A medalha também será entregue à pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT).

O dia em Garanhuns termina na abertura do Festival Viva Garanhuns, ao lado de líderes locais e regionais.

O feriado de 1º de maio, na sexta-feira, está reservado para três municípios comandados por aliados: Panelas, onde prestigia o 52º Festival Nacional de Jericos, ao lado do prefeito Ruben Lima, é um deles.

Também está na lista Sanharó, para o Bingo do Trabalhador, no Pátio de Eventos, com o prefeito César Freitas; e o dia termina no 11º Festival da Carroça de Burro, ao lado de Josafá Almeida, prefeito de São Caetano.

No sábado, será a vez de Pesqueira. Participa da filiação do Delegado Rossine ao PSB, a partir das 19h, no Clube União.

João Campos está sendo aguardado no domingo em Bom Jardim. Participa da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, às 9h.