Notícias

Gilmar Mendes libera veiculação de matéria da TV Globo sobre juiz da Paraíba

Por Nill Júnior

dddd

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu decisão da Justiça da Paraíba que impedia a TV Globo de exibir matérias sobre um juiz do estado. O magistrado Vitor Bizerra era mencionado em matéria exibida em novembro de 2013 no “Jornal Nacional”. Pesavam sobre o juiz suspeitas de irregularidades em processos de adoção, conforme mostravam investigações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de uma CPI instalada na Câmara.

A decisão é liminar, ou seja, a TV Globo está livre para exibir a matéria até o julgamento definitivo da ação. A emissora argumentava que a decisão da Justiça paraibana se baseava na antiga Lei de Imprensa, de 1967, revogada pelo próprio STF em 2009 por ser incompatível com a atual ordem constitucional.

Na liminar, Mendes concordou que a censura era injustificável e citou outros precedentes, como uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, também do STF. Barroso afirmou que a eventual sanção a alguma matéria jornalística deve ser feita depois de sua veiculação, e não por meio da proibição prévia. A superação da presunção da liberdade de expressão deve ocorrer em situações raras e excepcionais, o que, segundo Gilmar Mendes, não seria o caso. De acordo com ele, a reportagem, a princípio, não promove a divulgação de informação falsa, mas de fatos investigados por uma CPI que apura adoções irregulares.

“No caso dos autos, verifico que a decisão reclamada impõe censura prévia, não obstante a Constituição Federal proíba, de forma expressa, a censura, preservando sempre a liberdade de informação, de imprensa e de manifestação do pensamento em geral”, afirmou o ministro Gilmar Mendes em sua decisão, acrescentando: “o gozo dos direitos de personalidade, traduzidos na livre e plena manifestação do pensamento, da criação e da informação, deve ser assegurado em primeiro plano para, só então, cobrar do titular de tais ações jurídicas o eventual desrespeito a direitos constitucionais alheios”.

O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Radiodifusão (Abert), Daniel Slaviero, elogiou a decisão do ministro Gilmar Mendes.

— Ela reforça nossa confiança no Judiciário brasileiro, em especial nas cortes brasileiras, que têm revogado decisões da primeira instância, que são verdadeiras censuras prévias. E também reforça a tradição e a coerência do STF na valorização da liberdade de imprensa como um dos princípios basilares da Constituição — disse Slaviero.

Outras Notícias

Vereadores de ST avalia positivamente participação no Congresso da AMUPE

Os vereadores serra-talhadenses Nailson Gomes, Manoel Enfermeiro, José Raimundo e Francisco Pinheiro participaram, nos dias 05 e 06 de abril, do 5º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, realizado no Centro de Convenções, em Olinda. Na oportunidade, os parlamentares puderam participar das discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Meta Global e […]

Os vereadores serra-talhadenses Nailson Gomes, Manoel Enfermeiro, José Raimundo e Francisco Pinheiro participaram, nos dias 05 e 06 de abril, do 5º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, realizado no Centro de Convenções, em Olinda.

Na oportunidade, os parlamentares puderam participar das discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Meta Global e Ação Municipal, tema da quinta edição do congresso de municípios, que contou com palestras magnas, oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição.

“Foi um momento importante de discussão acerca dos desafios para a implementação dos chamados objetivos de desenvolvimento sustentável, onde compartilhamos experiências exitosas que nos servem de orientação enquanto legisladores em defesa dos interesses da população do nosso município”, afirmou o presidente Nailson Gomes.

Os parlamentares acompanharam a abertura do evento e da Mesa Redonda Desafios e Oportunidades dos Municípios na Implementação dos ODS, na quinta-feira (05), além de oficinas temáticas voltadas para discussões como pacto federativo, sustentabilidade, desenvolvimento territorial.

Foi na sexta-feira (06), fortalecendo a discussão em torno da municipalidade e da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que englobam a erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia acessível e limpa, água e saneamento, entre outros.

Sesc realiza sessões gratuitas de cinema em Triunfo

Serão exibidos curtas e longas-metragens nos dias 21 e 28 de março, no Theatro Cinema Guarany  Nestes dias 21 e 28 de março, o público triunfense poderá assistir a curtas e longas-metragens, gratuitamente, no Theatro Cinema Guarany. As exibições fazem parte da programação do projeto Cine Sesc Fábrica, realizado pelo Sesc em Triunfo. As sessões […]

Serão exibidos curtas e longas-metragens nos dias 21 e 28 de março, no Theatro Cinema Guarany 

Nestes dias 21 e 28 de março, o público triunfense poderá assistir a curtas e longas-metragens, gratuitamente, no Theatro Cinema Guarany. As exibições fazem parte da programação do projeto Cine Sesc Fábrica, realizado pelo Sesc em Triunfo. As sessões acontecem às 14 e às 19h.

Nesta quarta-feira (21/3), às 14h, acontecerá uma sessão apenas com curtas-metragens, para o público de todas as idades. Serão exibidos os filmes “Òrun Àiyê – A Criação do Mundo”, dirigido por Jamile Coelho e Cintia Maria (BA); “No Caminho da Escola”, com direção de Beatriz Lindenberg e alunos da Rede Municipal de Vitória (ES); “Metamorfose”, dirigido por Jane Carmem Oliveira da Silva (MG); e “Meu Tio que me disse”, de Vanusa Angelita Ferlin (SC).

Às 19h, será exibido o filme “Campo Grande”, segundo longa-metragem de ficção da diretora carioca Sandra Kogut. O filme conta a história de duas crianças que são largadas na porta de um prédio com a referência do endereço e nome de uma das moradoras do local. Regina, que não vive uma fase boa, depara-se com um novo problema: acolher Ygor e Rayane na tentativa de que eles reencontrem a mãe.

A programação do Cine Sesc Fábrica segue no dia 28 de março, com mais duas sessões. Às 14h, será exibida a animação “O Serviço de Entregas da Kiki”, um dos mais queridos filmes do mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki. O filme conta a história de Kiki, que ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”.

No mesmo dia, às 19h, será exibida a comédia dramática cubana “Numa Escola de Havana”, dirigida por Ernesto Daranas. No filme, Chala, um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia. Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser seu pai biológico.

Cine Sesc – O CineSesc é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país. Com mais de uma década de existência, a iniciativa promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Apresenta obras com formas narrativas impactantes e que trazem reflexões sobre relevantes questões sociais, sempre alinhadas com os princípios sociais que movem a Instituição, incentivando o debate em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Anualmente, o CineSesc licencia filmes que são exibidos nas unidades da Instituição durante 2 anos. O acervo passa por 250 municípios, em 27 estados brasileiros. Em mais de uma década, cerca de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.

Serviço: Cine Sesc Fábrica

Dias 21 e 28 de março

Local: Theatro Cinema Guarany

Horários: 14h e 19h

Entrada gratuita

Informações: (87) 3846-1341

Serra Talhada realiza nesta sexta Dia C de Vacinação Infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove na próxima sexta-feira (25) o Dia C de Vacinação Infantil contra a Covid-19.  A campanha é destinada às crianças de 5 a 11 anos que ainda não receberam a 1ª dose e às crianças acima de 12 anos que ainda não receberam […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove na próxima sexta-feira (25) o Dia C de Vacinação Infantil contra a Covid-19. 

A campanha é destinada às crianças de 5 a 11 anos que ainda não receberam a 1ª dose e às crianças acima de 12 anos que ainda não receberam a 1ª dose ou não completaram o esquema vacinal.

Haverá, ainda, vacinação para o público em geral apto para tomar a dose de reforço contra a doença. 

A vacinação acontecerá em todas as Unidades de Saúde da Família e no PNI Municipal, no horário das 08h às 17h. 

Serviço

Dia C de Vacinação Infantil contra Covid-19

Data: Sexta, 25 de fevereiro de 2022

Local: Unidades de Saúde e PNI Municipal

Horário: 08h às 17h

Prefeito Sebastião Dias já prepara substituição de Edgley Freitas

Por Anchieta Santos Depois da notícia de que Edgley Freitas estaria se preparando para deixar as secretarias de Obras e Cultura da administração tabirense, o Prefeito Sebastião Dias começou a cuidar da substituição. Gracinha Paulino, que foi Secretária de Cultura do Governo Dinca Brandino, já teria sido convidada para retornar à pasta e concordado com […]

DSC_1895-600x400Por Anchieta Santos

Depois da notícia de que Edgley Freitas estaria se preparando para deixar as secretarias de Obras e Cultura da administração tabirense, o Prefeito Sebastião Dias começou a cuidar da substituição.

Gracinha Paulino, que foi Secretária de Cultura do Governo Dinca Brandino, já teria sido convidada para retornar à pasta e concordado com a ideia.

Quanto ao nome para a Secretaria de Obras, estaria sendo guardado a sete chaves.

Quanto ao titular Edgley, depois da notícia que deixaria o governo no início de dezembro, ele negou a informação em contato telefônico com a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, mas pediu para não dar entrevista sobre o assunto para não gerar nova crise.

Cúpula do PSDB discute expulsão de Aécio e espera pedido de licença do deputado até agosto

Blog da Andréia Sadi/G1 A cúpula do PSDB quer que o deputado federal Aécio Neves (MG) e outros tucanos na mira da Polícia Federal (PF) se licenciem do partido até agosto. O partido discute até a expulsão de Aécio mas, segundo o blog apurou, o comando do partido tem a expectativa de que o deputado […]

Foto: Sergio Lima/AFP

Blog da Andréia Sadi/G1

A cúpula do PSDB quer que o deputado federal Aécio Neves (MG) e outros tucanos na mira da Polícia Federal (PF) se licenciem do partido até agosto. O partido discute até a expulsão de Aécio mas, segundo o blog apurou, o comando do partido tem a expectativa de que o deputado se antecipe e se afaste do partido para que a medida mais “traumática” – a expulsão – não seja necessária.

O PSDB, agora sob o comando do ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo (PE), tem articulado para “repaginar” a imagem da sigla, que tem entre seus caciques o governador de São Paulo, João Doria.

Doria nega publicamente, mas já pavimenta candidatura à sucessão presidencial em 2022. Por isso, seu grupo trabalha para afastar políticos investigados do partido, numa tentativa de “blindar” a sigla. A movimentação para expulsar Aécio, revelada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, inclui também outros investigados, como Beto Richa, ex-governador do Paraná.

Na semana passada, Aécio Neves virou réu na Justiça Federal de São Paulo por corrupção e obstrução à Justiça, acusado de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. O empresário Joesley Batista afirma ter pago propina de R$ 2 milhões ao deputado e sua irmã em 2017.