Arcoverde: futuro de Claudelino Costa começa a ser decidido hoje
Por Nill Júnior
Em meu comentário para o Jornal Itapuama desta segunda-feira (10), destaco o início da fase decisiva do caso envolvendo o vereador Claudelino Costa (PSB).
A Câmara de Vereadores de Arcoverde realiza nesta segunda a leitura do parecer da comissão prévia que analisa a denúncia apresentada pelo empresário Micael Lopes.
Segundo a acusação, o vereador teria oferecido cargos comissionados em troca de quitação de uma dívida particular — o que configuraria quebra de decoro parlamentar. Claudelino, por sua vez, nega as acusações, alega ter sido vítima de extorsão e afirma que o empresário estaria tentando desviar o foco do caso.
A comissão prévia, formada pelos vereadores Célia Galindo, Heriberto do Sacolão e João Marcos, apresentará hoje o parecer com sua posição sobre a admissibilidade da denúncia. O plenário da Câmara, no entanto, é quem decidirá se o processo segue adiante ou se será arquivado.
O julgamento de hoje marca “o começo do fim da novela Claudelino Costa”, podendo encerrar o caso ou abrir caminho para um processo de cassação. Há apostas de todos os lados. Há quem queira enterrar o assunto, há quem defenda que o caso vá à frente.
Por André Luis Nesta sexta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, realiza, às 9h, a primeira Sessão Extraordinária do ano de 2021. Na sessão, será votada a Lei do Orçamento Anual – LOA e o Plano Plurianual – PPA de Afogados da Ingazeira. A Lei do Orçamento Anual (LOA) é a peça […]
Nesta sexta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, realiza, às 9h, a primeira Sessão Extraordinária do ano de 2021.
Na sessão, será votada a Lei do Orçamento Anual – LOA e o Plano Plurianual – PPA de Afogados da Ingazeira.
A Lei do Orçamento Anual (LOA) é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio do orçamento, define-se o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.
A LOA deve estimar os gastos e os valores a serem arrecadados, além de apontar, situar e quantificar os bens e serviços a serem ofertados pelo Município à sociedade como retorno pelos tributos pagos.
Elaborado a cada quatro anos, o Plano Plurianual – também conhecido pela sigla PPA – é o instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo, que define procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União.
Seu propósito é estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativo e executivo visando o desenvolvimento da cidade.
Nos municípios, o PPA funciona da seguinte maneira: em seu primeiro ano de mandato, o prefeito formula um plano orçamentário para 4 anos, de forma que as políticas públicas tenham continuidade durante o período.
Nele, além das propostas de melhorias e necessidades básicas da população, estão descritos os valores que serão investidos em cada área e projeto ao longo dos 48 meses.
Foi realizada neste sábado (12) a convenção do Partido Socialista Brasileiro – PSB, que oficializou as candidaturas de Ângelo Ferreira (PSB) e Toinho Almeida (MDB) para prefeito e vice de Sertânia. Também foram oficializadas as candidaturas dos candidatos a vereador da Frente Popular. Além das presenças de Ângelo Ferreira e Toinho Almeida, a Convenção contou […]
Foi realizada neste sábado (12) a convenção do Partido Socialista Brasileiro – PSB, que oficializou as candidaturas de Ângelo Ferreira (PSB) e Toinho Almeida (MDB) para prefeito e vice de Sertânia.
Também foram oficializadas as candidaturas dos candidatos a vereador da Frente Popular.
Além das presenças de Ângelo Ferreira e Toinho Almeida, a Convenção contou com as participações dos candidatos a vereador do PSB e do PSL.
Ainda dos presidentes do diretórios municipais dos partidos que formam a Frente Popular de Sertânia (PSB, PDT, MDB, REPUBLICANOS, PSL, PROS, SOLIDARIEDADE e PP), do vereador Professor Ivan e do presidente estadual do PROS, João Fernando Coutinho.
A famosa Rua da Baixa em São José do Egito ganhou o seu Monumento aos Poetas. Da artista Sueli Brasileiro, foi fixado em uma estrutura de alvenaria, revestida parcialmente com cerâmica artesanal em argila. A escultura em bronze é um trabalho do artesão paulista Laércio Alves, que simboliza o poeta popular sem personificação, sem rosto […]
A famosa Rua da Baixa em São José do Egito ganhou o seu Monumento aos Poetas. Da artista Sueli Brasileiro, foi fixado em uma estrutura de alvenaria, revestida parcialmente com cerâmica artesanal em argila.
A escultura em bronze é um trabalho do artesão paulista Laércio Alves, que simboliza o poeta popular sem personificação, sem rosto e de origem camponesa do trabalhador braçal extraindo a viola. À frente do monumento, um canteiro que representa a flora mais resistente e autêntica do sertão.
Um painel poético, por trás do Monumento, enriquece o projeto idealizado pelos arquitetos Allender Patriota Veras e Tiago Lins.
Na entrega do monumento, estiveram presentes o prefeito Romério Guimarães, o vice prefeito Naldinho de Raimundo, o ex-Deputado Zé Marcos de Lima, o ex-prefeito Marcos César Crispim, os vereadores Albérico Tiago, Doido de Zé Vicente, David de Deus, Aldo da Clipsi e todo os secretários, além da família de Pedro Salviano, homenageado, como um dos maiores empreendedores da região.
Ainda apresentaram-se Arlindo Lopes (Pirraia), Lâmya Tenório, Paulinho Passos, Egito Siqueira, os alunos da Escola Romero Dantas Mateus e Tiago e cantoria com Afonso Pequeno e Denilson Nunes.
Serra Talhada assinou nesta quinta-feira (05.12) o contrato de adesão ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da III Macrorregional de Saúde do Sertão de Pernambuco. O ato de assinatura dos contratos e convênios dos municípios aderentes ao serviço consorciado aconteceu na sede do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, […]
Serra Talhada assinou nesta quinta-feira (05.12) o contrato de adesão ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da III Macrorregional de Saúde do Sertão de Pernambuco.
O ato de assinatura dos contratos e convênios dos municípios aderentes ao serviço consorciado aconteceu na sede do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, em Afogados da Ingazeira.
O município foi representado na ocasião pelo vice-prefeito Márcio Oliveira e pelo secretário executivo de Saúde, Aron Lourenço. A Central de Regulação do SAMU 192 funcionará em Serra Talhada, de onde será feito o direcionamento de todos os resgates num prazo máximo previsto de vinte minutos. Segundo o planejamento de viabilidade técnica do CIMPAJEÚ serão 24 bases instaladas nas três regionais de saúde, 24 ambulâncias de suporte básico (USB), 04 ambulâncias de suporte avançado (USA), 49 médicos, 16 enfermeiros, 112 técnicos de enfermagem e 112 condutores socorristas. O serviço atenderá cerca de 800 mil pessoas.
Um dos responsáveis pelo plano de viabilidade técnica do projeto, Aron Lourenço explica como será o funcionamento do serviço. “Formalizada a assinatura de adesão dos municípios, o próximo passo será um diagnóstico situacional das ambulâncias e bases instaladas no território, verificando se estão dentro das diretrizes preconizadas pelo SAMU. Em seguida o relatório será entregue ao CIMPAJEÚ para o processo de articulação com o Estado e União para habilitação do equipamento, que terá a Central de Regulação em Serra Talhada, de onde será feito o direcionamento de todos os resgates de urgência e emergência”, disse Aron, que na ocasião representou a secretária Márcia Conrado.
Representando o Prefeito Luciano Duque, Márcio Oliveira destacou o esforço de Serra Talhada para implantação do SAMU regional. “Momento muito importante para Serra Talhada e para os demais municípios que estão aderindo ao SAMU, uma luta antiga do Prefeito Luciano Duque, e que agora está mais perto de acontecer. Gostaria de parabenizar toda a equipe técnica dos municípios que vem trabalhando nesse sentido, e o CIMPAJEÚ, que abraçou a causa”, afirmou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, avaliou o resultado das Eleições 2026 em entrevista a Marcelo Patriota, agradeceu a votação recebida pelos candidatos apoiados por seu grupo e destacou a reeleição de Raquel Lyra. Ele também afirmou que a continuidade do governo estadual reduz o receio de interrupção de obras e parcerias em andamento no […]
O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, avaliou o resultado das Eleições 2026 em entrevista a Marcelo Patriota, agradeceu a votação recebida pelos candidatos apoiados por seu grupo e destacou a reeleição de Raquel Lyra. Ele também afirmou que a continuidade do governo estadual reduz o receio de interrupção de obras e parcerias em andamento no município.
Em conversa com Marcelo Patriota, Gilson Bento afirmou que recebeu o resultado das urnas com sentimento de gratidão e relacionou a votação obtida pelos candidatos apoiados por seu grupo às ações realizadas no município.
O prefeito destacou especialmente o desempenho de Raquel Lyra em Brejinho e afirmou que o município esteve entre os que deram, proporcionalmente, uma das maiores votações à governadora no Sertão. A avaliação foi feita pelo próprio gestor durante a entrevista.
“Isso é reconhecimento pelo trabalho que ela vem fazendo, não só em Brejinho, mas em toda a região”, declarou.
Gilson também mencionou a votação dos deputados apoiados pelo grupo e disse já ter recebido contatos de parlamentares após o resultado das urnas. No Senado, afirmou que o candidato apoiado por ele, Mendonça Filho, não foi eleito, e citou a eleição de Humberto Costa.
Ao falar sobre os próximos meses, o prefeito disse que uma de suas preocupações durante a campanha era a possibilidade de mudança no comando do Governo de Pernambuco e a eventual descontinuidade de ações já iniciadas.
Segundo Gilson, Brejinho mantém projetos em parceria tanto com o governo estadual quanto com o governo federal.
“A gente tem algumas coisas que está fazendo, algumas ações em parceria com o governo federal, com o estadual, e a gente tem esse receio. Pelo menos agora a gente já sabe que as ações que estão feitas através do governo estadual não vão ser interrompidas, vão dar continuidade”, afirmou.
O prefeito disse ainda ter recebido nesta quarta-feira informações sobre o avanço de uma ação que deverá chegar às comunidades de Vila de Fátima e Lagoinha, sem detalhar, durante a entrevista, qual intervenção estava sendo mencionada.
Gilson também falou sobre a estratégia política adotada pelo grupo na eleição proporcional. Segundo ele, Brejinho distribuiu apoio entre diferentes candidatos a deputado estadual e federal com quem mantém relação política.
O gestor citou, entre os nomes apoiados, Ricardo Teobaldo, Fernando Monteiro, Silvinho, Marcelo Gouveia e Iza Arruda. De acordo com Gilson, os candidatos apoiados por seu grupo que conquistaram ou renovaram mandatos poderão contribuir com o município por meio de emendas parlamentares.
“Brejinho saiu hoje com quatro deputados estaduais e seis deputados federais. Já conversei com todos, já dei os parabéns, já me ligaram, a gente já trocou conversa e Brejinho está de braços abertos para receber essas emendas, tanto de nível estadual como de nível federal”, declarou.
Ao final da entrevista, Gilson afirmou que pretende concentrar os próximos dois anos na continuidade das obras e na busca por novos recursos para o município.
Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, a entrevista do prefeito Gilson Bento a Marcelo Patriota.
Você precisa fazer login para comentar.