Frente Nacional dos Prefeitos reforça luta da CNM, diz Duque
Por André Luis
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, também participa em Brasília do movimento da CNM por mais recursos do FPM e contrapartidas para programas federais.
“Estamos em Brasília reivindicando um tratamento digno aos municípios brasileiros, para que não afundem em meio a crise que se instalou em nosso país”, disse.
“É preciso que a União reveja o atual modelo de financiamento e reajuste os repasses federais, bem como, atualize uma série de programas e políticas cujo custeio recaem sobre os municípios, levando cada vez mais as cidades brasileiras para uma situação de desequilíbrio financeiro”, acrescenta.
Duque destaca a união entre a Frente Nacional de Prefeitos, da qual também é integrante, e a Confederação Nacional de Municípios e as demais entidades representativas dos municípios.
“Estão engajadas nessa campanha, que não vai esmorecer enquanto não tivermos uma solução para os problemas que estamos enfrentando”, conclui.
A cota única ou a 1ª parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores 2022 (IPVA) dos veículos usados, com placas finalizadas em 3 e 4, registrados em Pernambuco, tem início nesta terça-feira (dia 15). Quem optar pela cota única tem 7% de desconto. O IPVA inclui a taxa dos bombeiros e o licenciamento, como […]
A cota única ou a 1ª parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores 2022 (IPVA) dos veículos usados, com placas finalizadas em 3 e 4, registrados em Pernambuco, tem início nesta terça-feira (dia 15). Quem optar pela cota única tem 7% de desconto. O IPVA inclui a taxa dos bombeiros e o licenciamento, como também, multas vencidas até a data do pagamento. No início do ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) enviou pelos correios os carnês de pagamento para o endereço dos proprietários, mas quem ainda não recebeu pode acessar o site do órgão www.detran.pe.gov.br e imprimir os boletos.
Para os proprietários que optarem pelo parcelamento, a primeira cota dos veículos com placas de final 3 e 4, também vence amanhã (15/02). Já a segunda parcela é no dia 15 de março, e a terceira e última parcela em 13 de abril. Com todo o licenciamento quitado, o proprietário tem liberado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital. É necessário que o proprietário verifique se há multas das demais jurisdições, como infrações em rodovias federais, para quitar e, só assim, ter acesso ao CRLV Digital. As datas para o pagamento das demais terminações de placas, seguem conforme o calendário a seguir, divulgado pelo Governo de Pernambuco.
NÚMERO DO ÚLTIMO DÍGITO DA PLACA DO VEÍCULO
COTA ÚNICA (7% DE DESCONTO)
1ª Parcela
2ª Parcela
3ª Parcela
1 e 2
09/02/2022
09/02/2022
09/03/2022
07/04/2022
3 e 4
15/02/2022
15/02/2022
15/03/2022
13/04/2022
5 e 6
18/02/2022
18/02/2022
18/03/2022
20/04/2022
7 e 8
22/02/2022
22/02/2022
23/03/2022
26/04/2022
9 e 0
24/02/2022
24/02/2022
30/03/2022
29/04/2022
Para obter o documento, é preciso fazer o download, gratuito, na Google Play e App Store, da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para isso, o usuário faz o cadastro no site: https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/ e ativa a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado. Em seguida, para adicionar o documento basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança e terá acesso ao CRLV eletrônico, além de poder, também, imprimir o documento em papel A4. Todo procedimento é feito on-line, sem necessidade de comparecer à sede do Detran-PE, lojas dos shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Expressos Cidadãos.
O documento pode ser acessado mesmo com o dispositivo off-line, sem Internet, juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o aplicativo permite compartilhar o documento eletronicamente com até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo. Para isso, basta que todas tenham instalado, no dispositivo móvel, o aplicativo CDT.
Multas atrasadas com juros e correção
O Detran-PE alerta que o pagamento do licenciamento conta com um diferencial. Pelo 4º ano consecutivo, as multas não constarão no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do órgão www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que alterou o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, calcula de forma automática através do site do Detran-PE os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.
Os acréscimos se baseiam na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º.
No último sábado (18) o prefeito da Ingazeira, Lino Morais (PSB), recebeu o Ministro de Minas e Energia e Deputado Federal licenciado, Fernando Bezerra Filho. Ele visitou as ruas do município e participou da inauguração de uma quadra coberta, junto com o ex-prefeito Luciano Torres. “É com grande satisfação que recebemos o nosso ministro Fernando […]
No último sábado (18) o prefeito da Ingazeira, Lino Morais (PSB), recebeu o Ministro de Minas e Energia e Deputado Federal licenciado, Fernando Bezerra Filho.
Ele visitou as ruas do município e participou da inauguração de uma quadra coberta, junto com o ex-prefeito Luciano Torres.
“É com grande satisfação que recebemos o nosso ministro Fernando Filho. Isso mostra o trabalho que estamos realizando em Ingazeira, buscando lá em Brasília e em Recife recursos para continuar trazendo obras como essa que inauguramos, que começou na gestão do nosso parceiro e ex-prefeito, Luciano Torres. Obras que tragam qualidade de vida para a nossa população”, destacou o prefeito, Lino Morais.
O ministro também conheceu a instalações da rádio Ingazeira FM, onde cedeu entrevista. Logo após seguiu para uma conversa com os prefeitos Zeinha Torres, Iguaracy, e José Patriota, Afogados da Ingazeira.Também participaram da visita o diretor do Ciretran de Afogados da Ingazeira, Heleno Mariano, o vice-prefeito de Ingazeira, Juarez Ferreira.
Ciro se afasta do PT Se na última semana o personagem foi Joaquim Barbosa, nesta quem roubou a cena pelos discursos foi Ciro Gomes (PDT). Em todas as entrevistas, Ciro foi muito crítico ao PT, e a suas maiores expressões,os ex-presidentes Lula e Dilma. Primeiro, disse não ter nenhuma expectativa de apoio do PT à […]
Se na última semana o personagem foi Joaquim Barbosa, nesta quem roubou a cena pelos discursos foi Ciro Gomes (PDT). Em todas as entrevistas, Ciro foi muito crítico ao PT, e a suas maiores expressões,os ex-presidentes Lula e Dilma.
Primeiro, disse não ter nenhuma expectativa de apoio do PT à sua candidatura e que não representa o Partido dos Trabalhadores na disputa presidencial. “Estamos cansados de saber que o PT não apoiará ninguém”.
De olho no eleitorado de esquerda crítico ao PT, Ciro fez questão de marcar posição e disse que o projeto que defende é diferente para o País. “O projeto do PT não é, definitivamente, o meu”, ressaltou. O ex-ministro do governo Lula disse que os partidos de esquerda têm suas peculiaridades, mas que diante da polarização acabam se unindo em algum momento. “A esquerda diz que ela só se une na cadeia, porque a tradição é um pouco essa”, completou.
Ciro, que pediu autorização judicial para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão, enfatizou que não tratará de política com o petista e que pretende visitá-lo como “velho camarada de mais de 30 anos”. “Vou como amigo, não tratarei uma frase sobre política”, afirmou.
Ciro fez questão de endurecer o discurso em público e disse que “não era obrigado” a estar no evento de Lula em São Bernardo, já que estava em um compromisso pré-agendando no exterior. “Por que eu tinha de estar lá? Em nome de que eu tinha de estar lá? A quem estou devendo esse gesto?”, questionou.
Pouco depois, centrou fogo em Dilma. “Se vocês deixarem, vão me derrubar. Não vai ser fácil não, porque não sou a Dilma, sou do ramo. Tu acha que um marginal como Eduardo Cunha me derrubaria? É preciso ser muito mais homem do que eu para me derrubar”, disse na 16ª Marcha dos Vereadores, em Brasília.
Depois, disse que o ex-presidente Lula não tinha a prerrogativa da “inefabilidade papal”, para acrescentar que ele e o PT cometeram muitos erros.
Citou enfaticamente Geddel Vieira Lima. “Esse cara foi vice-presidente da Caixa, foi ministro, isso nos dois governos”. Depois perguntou: “quem colocou o Temer na linha sucessória da Dilma?”
Ciro primeiro está convencido de que o PT não segue com ele. Depois, certamente tem indicadores de que o eleitor com tendência mais à esquerda não tem a mesma confiança de no PT. Ele quer esses votos.
É uma busca por se identificar com esse eleitor, que hoje se divide, sem Lula no jogo, entre Marina e Joaquim Barbosa, com ele correndo por fora. Até agora, não houve quem conseguisse cravar para onde vai esse voto afinal. Ciro vai como na música, dizendo ao eleitor que ele precisa de um candidato pra chamar de seu. “Mesmo que esse candidato seja eu”…
Não perde a piada
Com presença de Luciano Huck em Serra Talhada, um internauta pediu que o apresentador pedisse ao xará, Luciano Duque, que fossem tapados os buracos próximos à Ponte da Cachichola. “Já mandei um recado pra Lula pedindo ajuda, mas não sei se o bilhete chegou em Curitiba…”
Lado A
Quando um bídepe de formação mediana lê a decisão que gerou uma multa de R$ 164 mil a José Patriota e AMUPE no caso da contratação da prefeitura, com Patriota Prefeito a serviços jurídicos da entidade, com Patriota Presidente, fica um cheiro de barbeiragem jurídico-administrativa.
Lado B
Mas quando o mesmo bípede escuta o procurador Carlos Marques, a barbeiragem foi da Primeira Câmara do TCE. “Não considerou as provas que mostram não ter havido ilegalidade. Vamos reverter no pleno do Tribunal”, garante.
Sinais
Pra quem não duvida de um arranjo político entre Igor Mariano, o ex-prefeito Totonho Valadares e o vereador Daniel, vê-los juntos na sessão que confirmou a reeleição de Igor, com Totonho ajudando a contar os votos e discursando nos bastidores enobrecendo a conquista, soa como a virada do prego já batido.
Vira virou
Em Serra Talhada, o troca-troca de vereadores foi grande nos últimos meses. E há qum diga que não acaba antes da pamonha junina. Depois de Pinheiro de São Miguel e Rosimério de Cuca que abandonaram o barco governista, aumentam rumores da volta à base do prefeito de Dedinha Inácio. Publicamente, ninguém admite nada…
PE 320 urgente
Com restauração inaugurada pelo governador Eduardo Campos, orçada em R$ 52,2 milhões a PE 320 não é mais aquele tapete que facilitava o acesso e cortava de ponta a ponta o Pajeú. Imagens somadas a relatos de motoristas mostram que, em alguns trechos, a via já carece de reparos emergenciais pelo DER, Departamento de Estradas e Rodagens ligados à Secretaria de Transportes.
Sono pesado
Quem estava no vôo Gol 1773 entre Brasília e Recife esta semana ficou impressionado com o sono pesado de um senhor de 45 anos e baixa estatura em uma das cadeiras da classe econômica. Muitos ao contrário estariam de olhos esbugalhados em virtude das notícias da semana. Ele nem aí, ou em sono induzido. Atende por Eduardo da Fonte.
Iniciativa
Uma decisão do prefeito José Patriota e um plano de ação envolvendo Guarda, PM e Bombeiros resolveram um problema histórico: o das mortes de banhistas inconsequentes na Barragem de Brotas. Até este domingo, nenhuma morte registrada.
Cada um pra um lado
É quase nula a possibilidade de que José e Anchieta Patriota apóiem o mesmo nome para Estadual este ano. Anchieta Patriota deu prazo para anúncio do nome até o início de maio. José Patriota ainda não dá sinais, mas também o fara logo. Vai ter que rodar com ele debaixo do braço.
Exceção à regra
Na coluna passada, com base no exemplo de propina via Jovem Pan BH Aécio, questionamos rádios com fins eleitoreiros. Vale registro de uma excessão: mesmo sendo de uma família política, com muitos interesses em jogo, Paulo Manú nunca interferiu na linha editorial e liberdade de expressão na Cidade FM, de Tabira. Pressionado pela parentada, já foi muito…
Frase da semana: “É uma juizeca, de quinta categoria, fascista, pau mandado”.
Do suplente de deputado federal Wadih Damous (PT/RJ) contra a juíza federal Carolina Moura Lebbos, que vetou a visita de políticos a Lula. A declaração foi condenada pela força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR).
Em nota enviada ao blog, o vereador Raimundo Lima fez uma análise do último pleito em Afogados e apelou para um consenso entre Igor Sá Mariano e Rubinho do São João, que ainda disputam a preferência dos vereadores para presidir casa. “Em 2016 Afogados elegeu o prefeito com a maior votação do Estado, José Patriota. […]
Gesto de Raimundo tenta encerrar embate entre Rubinho e Igor
Em nota enviada ao blog, o vereador Raimundo Lima fez uma análise do último pleito em Afogados e apelou para um consenso entre Igor Sá Mariano e Rubinho do São João, que ainda disputam a preferência dos vereadores para presidir casa.
“Em 2016 Afogados elegeu o prefeito com a maior votação do Estado, José Patriota. A expressiva vitória foi fruto, naturalmente, do trabalho realizado à frente da gestão municipal, mas também fruto do trabalho de cada um das lideranças políticas que hoje integram a Frente Popular.
Segue Raimundo: “Na disputa pela Presidência da Câmara esta unidade, tão importante para as conquistas administrativas quanto para os resultados eleitorais, está ameaçada. Hoje, dois candidatos se apresentam: Igor Mariano e Rubinho do São João.
Vivemos um tempo de crise, desemprego, perda de direitos conquistados, onde mais do que a disputa de um cargo, o nosso povo quer solução para os seus problemas, a unidade necessária para enfrenta-los com mais condições de êxito”.
O vereador lembrou sua votação em outubro: “Fui o Vereador mais votado de Afogados. Teria plenas condições políticas de ser o novo presidente, mas não me interessa lutar por um cargo pondo em risco a unidade da Frente”.
O vereador Raimundo Lima
E conclui em dois parágrafos: “Portanto, em nome da população que nos elegeu, venho a público sugerir aos companheiros e amigos que ora encontram-se nessa disputa, Igor Mariano e Rubinho, que possam através de um gesto de desprendimento chegar a um nome de consenso. Sendo ele qualquer um nome que seja da base de sustentação da Frente Popular.
Com esse gesto, eu, Raimundo Lima, abdico de qualquer postulação a cargos e afirmo minha intenção de votar em qualquer um dos nomes de consenso que sejam apresentados por Igor ou Rubinho. Em nome da Frente Popular, em nome da unidade, tão necessária para esse momento de crise e tão almejada pela esmagadora maioria da população”.
Mantendo o compromisso de pagar em dia o funcionalismo público, segundo nota, o Governo Municipal de Sertânia iniciou nesta semana o pagamento dos servidores referente ao mês de abril. Estão sendo injetados na economia local mais de R$ 3 milhões. Na segunda-feira (29) receberam seus salários os efetivos e comissionados de todas as secretarias, exceto […]
Mantendo o compromisso de pagar em dia o funcionalismo público, segundo nota, o Governo Municipal de Sertânia iniciou nesta semana o pagamento dos servidores referente ao mês de abril.
Estão sendo injetados na economia local mais de R$ 3 milhões.
Na segunda-feira (29) receberam seus salários os efetivos e comissionados de todas as secretarias, exceto Educação.
Esses receberam seus proventos na terça-feira (30). Fechando o calendário de pagamento, nesta quinta-feira (2) todos os contratados, aposentados e pensionistas terão seu dinheiro na conta.
Você precisa fazer login para comentar.