Notícias

Fotógrafo afogadense na final de um dos maiores eventos de fotografia do mundo

Por André Luis

Por André Luis

Com a foto: “O Sagrado”, o fotógrafo afogadense Wellington Júnior (26), está nas finais de um dos maiores eventos de fotografia do mundo, o Brasília Photo Show 2018, que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro deste ano, na capital federal, Brasília-DF.

O registro capturado por Wellington, mostra o voo de uma ave próxima a torre da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira-PE e foi classificada entre quinze mil fotos para disputar a finalíssima, com mais trezentas fotos, durante o evento.

‘O Sagrado’, foto de Wellington Júnior, finalista no Brasília Photo Show 2018.

Está não é primeira vez que Wellington participa do evento. Em 2016, o fotógrafo recebeu a medalha de prata com a foto: “Cat’s eye”, adquirida inclusive pelo multiartísta, Moacyr Franco, que ficou encantado com o trabalho do fotógrafo, quando visitou uma exposição de Wellington, na região, onde fez alguns shows.

Wellington que dedica boa parte do seu tempo ao fotojornalismo, já fez registros de celebridades como: Jesus Luz, Nicole Bahls, Moacyr Franco, Henrique e Juliano, Frejat, Winderson Nunes, entre outros, disse estar muito feliz com a classificação e espera um resultado ainda melhor na grande final em Brasília-DF.

“Fico feliz em saber que uma das fotos do projeto Paisagem de Interior, foi premiada em um dos maiores festivais de fotografia mundial, o Brasília Photo Show 2018. Foram quinze mil fotografias, dentre elas, trezentas foram escolhidas para a final e uma delas é a minha. Só tenho a agradecer o carinho de todos e torcer por um resultado ainda melhor”, disse Wellington.

Outras Notícias

Manuca tem encontro com André de Paula em Brasília

O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve reunido em Brasília, com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Na pauta investimentos para implantação de tanques de rede no Açude Marrecas (DNOCS) e nas barragens do canal da transposição. “O ministro André sempre solícito com nossos pleitos. Agora vamos esperar sermos atendidos com […]

O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve reunido em Brasília, com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Na pauta investimentos para implantação de tanques de rede no Açude Marrecas (DNOCS) e nas barragens do canal da transposição.

“O ministro André sempre solícito com nossos pleitos. Agora vamos esperar sermos atendidos com ações que vão beneficiar nossos munícipes”, disse Manuca. A informação é de Júnior Finfa.

Raquel Lyra assina, simbolicamente, ordem de serviço do novo Santuário de São Severino do Ramos

A governadora Raquel Lyra participou neste domingo da assinatura da ordem de serviço da construção do novo Santuário de São Severino do Ramos, em Paudalho, na Zona da Mata Norte. O projeto do santuário vai proporcionar a reestruturação de um importante equipamento do turismo religioso do Estado. Além da solenidade, a chefe do Executivo estadual […]

A governadora Raquel Lyra participou neste domingo da assinatura da ordem de serviço da construção do novo Santuário de São Severino do Ramos, em Paudalho, na Zona da Mata Norte. O projeto do santuário vai proporcionar a reestruturação de um importante equipamento do turismo religioso do Estado. Além da solenidade, a chefe do Executivo estadual também participou da tradicional missa de domingo na igreja de São Severino do Ramos.

Com a reforma, o Santuário contará com um novo centro comercial e gastronômico, velário, estacionamento, missa campal e anel viário. O projeto de requalificação recebeu um investimento de R$ 15 milhões, com recursos federais e municipais.

“O povo de Pernambuco é um povo religioso, de muita fé, e a gente sabe da importância do santuário para acalentar o coração dos romeiros, mas também para a economia do município, pois o comércio aqui em São Severino do Ramos gera emprego e renda. a cultura e a religião de Pernambuco andam juntas. Eu tenho certeza de que esse investimento vai voltar em muito mais felicidade para a população daqui”, declarou a governadora Raquel Lyra. 

O santuário foi reconhecido como patrimônio cultural religioso imaterial em 2018. A romaria de São Severino do Ramos é a terceira maior do Nordeste. O complexo recebe até 1 mil turistas semanalmente. Aos domingos, entre setembro e abril, temporada de romaria, o movimento no Santuário aumenta para 10 a 15 mil pessoas. Já nas romarias específicas, como as romarias dos cavaleiros e dos motociclistas, o local chega a receber entre 20 e 30 mil romeiros.

A ordem de serviço foi assinada simbolicamente pela governadora Raquel Lyra, juntamente com o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia; o deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Gustavo Gouveia; o secretário de Turismo, Daniel Coelho; e o superintendente-adjunto da Codevasf, Samuel Andrade. 

“O Estado tem nos apoiado com esse projeto que vai, de fato, fortalecer a fé, o desenvolvimento econômico do município e ajudar muito a nossa cidade no tocante ao turismo religioso, porque a romaria de São Severino do Ramos gera muito emprego e renda para a nossa população”, declarou o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. 

“Esses investimentos vão ajudar no turismo de negócio e turismo de lazer mas, sobretudo, no turismo religioso, que é fundamental para o desenvolvimento, não só de Paudalho, como de toda região”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também presente no evento.

“A gente recebe aqui em Paudalho turistas do Brasil inteiro e de todo o estado de Pernambuco. Agora vamos poder proporcionar um maior conforto para essas pessoas que vão vir aqui”, pontuou Gustavo Gouveia. “Esse investimento contribui para a economia dessa região, pois fortalece um arranjo importantíssimo, que é o turismo religioso”, destacou o deputado Luciano Duque. “Entendemos que a presença da governadora aqui na assinatura da ordem de serviço  é um grande gesto para essa região”, disse o deputado estadual Mário Ricardo.

Estiveram presentes na assinatura o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge; a prefeita de Lagoa de Itaenga, Graça Arruda; a secretária de educação de Paudalho, Paulinha da Educação, entre outras lideranças políticas da região. Também prestigiaram o evento o secretário chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede; o secretário de turismo, Daniel Coelho; o presidente da Adepe, André Teixeira; o assessor especial da governadora, José Pereira; e o pároco da igreja de São Severino do Ramos, Arthur Alexandre.

Márcia anuncia Erivonaldo Alves para a Educação

A prefeita Márcia Conrado anunciou na noite desta quarta-feira (28) o nome do novo secretário municipal de Educação de Serra Talhada. A informação foi dada em primeira mão pelo Sertão Notícias PE, da Cultura FM, através da jornalista Juliana Lima. O escolhido é Erivonaldo Alves, que já integrava os quadros da educação serra-talhadense na função […]

A prefeita Márcia Conrado anunciou na noite desta quarta-feira (28) o nome do novo secretário municipal de Educação de Serra Talhada.

A informação foi dada em primeira mão pelo Sertão Notícias PE, da Cultura FM, através da jornalista Juliana Lima.

O escolhido é Erivonaldo Alves, que já integrava os quadros da educação serra-talhadense na função de coordenador de monitoramento.

Além do titular da pasta que vai substituir Marta Cristina, a prefeita também anunciou a nova secretária-executiva de Educação, Luana Fernandes, que também vinha atuando na pasta durante a gestão de Marta Cristina na função de gerente de planejamento educacional.

Atendimento de crianças com síndrome respiratória aumenta no HREC

Segundo diretor da unidade fato chama a atenção e preocupa Por André Luis Nesta segunda-feira (7), o diretor do Hospital Regional Emília Câmara, Sebastião Duque, informou ao repórter Marcony Pereira para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que tem observado aumento de crianças a procura de atendimento na unidade acometidas com Síndrome […]

Segundo diretor da unidade fato chama a atenção e preocupa

Por André Luis

Nesta segunda-feira (7), o diretor do Hospital Regional Emília Câmara, Sebastião Duque, informou ao repórter Marcony Pereira para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, que tem observado aumento de crianças a procura de atendimento na unidade acometidas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Algumas delas também dando positivo para a Covid-19. E isso tem me chamado a atenção, coisa que a gente não via há um mês, um mês e meio”, relatou o diretor.

Segundo o diretor, a explicação é que a faixa etária ainda não foi vacinada. “A gente via que no início ele [o vírus] procurava muito os idosos, então, esses idosos foram vacinados. Essa faixa etária foi diminuindo, e aí vimos quando os adultos jovens foram vacinados e também diminuiu e agora percebemos o aumento no número de crianças, então nós acreditamos que também com a vacinação deste público, isso também possa acontecer, como aconteceu com os demais que é a diminuição do contágio”, destacou.

Doutor Sebastião informou ainda que a Ala Respiratória da unidade inicia a semana com 50% de ocupação, já a UTI está com 90% dos leitos ocupados.

Ele também comentou sobre as quatro mortes que aconteceram na semana passada na unidade. Disse que, infelizmente já era um desfecho aguardado visto a gravidade dos quadros e alertou: “isso é um aumento significativo no número de mortes na unidade de UTI, que a gente não vinha tendo. Tínhamos pacientes na

UTI, como sempre tivemos, mas tivemos um período muito longo aonde esses pacientes se recuperavam e iam para suas casas. A gente não tava tendo essa quantidade de morte dentro de uma semana, então a gente percebe, também, esse aumento de mortalidade”, destacou Duque.

“A gente passou por um período aqui na unidade… eu digo que passou porque esse esse pico que tivemos, esses funcionários já estão retornando a partir dessa emana, então, a gente já viu uma normalidade. Ainda tem muitos funcionários positivando, mas não como foi né. Há quinze, dez dias, que a gente teve aqui um pico onde teve plantão de dois, três médicos afastados no mesmo dia. Eu falo de médico, mas as demais categorias todas foram afetadas. Passou por momentos um pouco complicados aqui”, lembrou.

Sebastião Duque lembrou ainda que além dos casos de Covid-19 e Síndromes Respiratórias, o hospital continua com as suas atividades normais como a realização das cirurgias eletivas, ortopedia e obstetrícia. 

“O setor de Obstetrícia da unidade vive sobrecarregada. Por isso que estamos ampliando, abrindo mais leitos. Não existe só a Covid, não existe só a SRAG. Todo o resto continua. Percebemos uma quantidade alta de pessoas procurando a unidade na emergência”, destacou Sebastião Duque.

João Gomes emociona multidão sob garoa no São João de Arcoverde

Nem a garoa e o frio da noite desta quinta-feira (25) foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao […]

Nem a garoa e o frio da noite desta quinta-feira (25) foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.

Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.

A festa continua nesta sexta-feira (26). O palco principal recebe Ycaro Andrade, Harry Estigado e Nathanzinho Lima.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o sucesso da edição 2026 e fez um convite para que moradores e turistas aproveitem os últimos dias da programação.

“Estamos vivendo um São João histórico, com grandes atrações, segurança, organização e uma forte movimentação econômica para a cidade. Nesta reta final, teremos mais três dias de muita festa no Polo Multicultural e demais polos no fim de semana, recebendo artistas que estão entre os mais queridos do público. Convidamos todos para continuarem celebrando conosco essa grande festa que valoriza nossa cultura e fortalece Arcoverde”, afirmou.