Notícias

Flores: última etapa da Praça do Bairro Vila Nova é inaugurada 

Por André Luis

Na noite desta quarta-feira (5), o prefeito de Flores, Marconi Santana oficializou a entrega da última etapa da praça do bairro Vila Nova – às margens da rodovia estadual PE-320.

 O novo cartão postal do município é fruto de mais uma parceria entre o gestor municipal, o Governo de Pernambuco e os deputados Danilo Cabral (federal) e Joaquim Lira (estadual).

Ao oficializar a entrega, ao lado da primeira dama, Lucila Santana, secretários municipais, vereadores e população, o prefeito Marconi Santana destacou, que era mais momento de continuidade na agenda de desenvolvimento do município.

 “Principalmente com o olhar voltado para o fortalecimento do nosso turismo, quando ofertamos à população local e visitante mais um espaço de lazer e de socialização”, destacou Marconi. 

Além da construção de uma nova escola, Unidade Básica de Saúde e pavimento em diversas ruas, está em andamento no mesmo bairro, a construção do Centro Esportivo Municipal – José Alberto Cavalcanti Ribeiro.

Outras Notícias

Sandrinho tem reunião de trabalho com Presidente da FIEPE

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, reuniu-se nesta segunda (27) com o Presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso. Na pauta, a estruturação de uma escola de movelaria e a oferta de cursos de qualificação para formar mão-de-obra para as diversas etapas da produção industrial de móveis. “Afogados da Ingazeira […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, reuniu-se nesta segunda (27) com o Presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso.

Na pauta, a estruturação de uma escola de movelaria e a oferta de cursos de qualificação para formar mão-de-obra para as diversas etapas da produção industrial de móveis.

“Afogados da Ingazeira é um dos mais importantes centros de produção de móveis de Pernambuco, com duas grandes indústrias exportadoras, e um polo moveleiro. Viemos buscar a expertise da FIEPE para qualificarmos ainda mais esse importante segmento da nossa economia”, destacou Sandrinho.

A reunião aconteceu na sede da FIEPE, na área central do Recife, e contou com as presenças de Guilherme Brito, Presidente do SindMóveis, e Ney Quidute, secretário de desenvolvimento econômico de Afogados, integrantes da câmara setorial da movelaria de Pernambuco.

A reunião definiu que o próximo encontro da câmara setorial, realizada a cada três meses, será em Afogados da Ingazeira, no mês de Maio.

Sertão pernambucano registra queda significativa na criminalidade em abril

A região sertaneja de Pernambuco segue mantendo a tendência de queda nos principais indicadores criminais, e os números do mês de abril reforçam essa continuidade. Segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS), as Mortes Violentas Intencionais (MVIs), obteve uma retração no mês de abril de […]

A região sertaneja de Pernambuco segue mantendo a tendência de queda nos principais indicadores criminais, e os números do mês de abril reforçam essa continuidade. Segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS), as Mortes Violentas Intencionais (MVIs), obteve uma retração no mês de abril de 8,8%, saindo de 34 em 2025 para 31 registros em 2026.

Dentre os crimes contra a vida, destaca-se a redução de 75% dos feminicídios, passando de 4 em 2025 para 1 ocorrência em 2026. O crime de Violência Contra a Mulher (VCM) reduziu 5,7% no mês de abril, saindo de 1.306 (2025) para 1.231 (2026) registros.

“Esse resultado é fruto de um trabalho integrado de todas as forças de segurança que atuam na região, nas diversas cidades abrangidas pela Dinter 2. Destacamos as prisões qualificadas, o fortalecimento das investigações e o aumento das operações de Polícia Judiciária e de repressão qualificada. Todo esse esforço, somado ao trabalho ostensivo da Polícia Militar e à atuação integrada das forças de segurança, tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no Sertão pernambucano”, destacou a diretora do Interior 2 (Dinter 2), da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), delegada Isabella Pessoa.

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) recuaram 35,8% no mês de abril, saindo de 137 ocorrências em 2025 para 88 em 2026. Dentre os crimes patrimoniais, a retração no indicador de roubo de cargas foi de 100,0%, saindo de 2 registros em 2025 para nenhum em 2026. Os celulares subtraídos obteve um recuo de 36,4%, saindo de 236 em 2025 para 150 boletins de ocorrências em 2026. O roubo de veículos diminuiu 33,3%, passando de 36 em 2025 para 24 em 2026.

“Temos realizado a Operação Impacto Integrado, a Operação Força Total e diversas ações desencadeadas por todas as unidades no interior do Estado. Neste mês, iniciamos também a Operação Rodovia Segura, com foco na abordagem de veículos. Essas iniciativas, que contam com o apoio das unidades especializadas do BIESP e do BEPI, vêm fortalecendo o trabalho das forças de segurança para alcançarmos resultados positivos, como os registrados no mês de abril”, pontuou o coronel Flávio França, diretor do Interior 2 (Dinter 2) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

PT de Serra Talhada felicita filiada Márcia Conrado pela presidência da AMUPE

O PT serra-talhadense felicitou a prefeita e filiada Márcia Conrado pela eleição a frente da AMUPE. A nota foi enviada pela presidente Cleonice Maria e esfria a princípio especulações na imprensa sobre uma relação mais conflituosa entre a legenda e a gestora. Leia: O Partido dos Trabalhadores de Serra Talhada parabeniza a prefeita Márcia Conrado, […]

O PT serra-talhadense felicitou a prefeita e filiada Márcia Conrado pela eleição a frente da AMUPE.

A nota foi enviada pela presidente Cleonice Maria e esfria a princípio especulações na imprensa sobre uma relação mais conflituosa entre a legenda e a gestora. Leia:

O Partido dos Trabalhadores de Serra Talhada parabeniza a prefeita Márcia Conrado, filiada ao PT, pela sua eleição para presidir a AMUPE.

O nosso partido deseja sucesso a nova presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco pela importante conquista, que fortalece o PT e o movimento municipalista.

Posto entrega carro zero quilômetro em São José do Egito

Ganhador só tinha uma bicicleta depois que moto bateu o motor O posto Trevo de São José do Egito sorteou um Fiat Moby zero quilômetro de cor branca. O ganhador foi Emerson Galvão, 30 anos. Ele mora no Conjunto Habitacional de São José do Egito e não tinha carro e ou moto. O fato de […]

Ganhador só tinha uma bicicleta depois que moto bateu o motor

O posto Trevo de São José do Egito sorteou um Fiat Moby zero quilômetro de cor branca. O ganhador foi Emerson Galvão, 30 anos. Ele mora no Conjunto Habitacional de São José do Egito e não tinha carro e ou moto. O fato de ser uma pessoa que necessitava de veículo foi comemorado por Cayo Jeferson, Administrador do Posto.

Emerson, claro, comemorou e compareceu no posto instantes depois para pegar seu carro. Disse que quando tinha transportes abasteceu no Trevo, mas a moto que usava como transporte, velhinha que era, bateu o motor e está parada desde janeiro. “Estava andando de bicicleta”, disse Emerson que trabalha na Construção Civil.

Compareceram ao sorteio o empresário Pedro Bezerra, o Prefeito de Tuparetama Sávio Torres, Galeguinho das Encomendas, Mauricio do São João, Painha Advogado e populares, que lotaram o pátio do posto para prestigiar o sorteio e claro.  Cerca de 200 mil cupons foram confeccionados. A promoção voltará em 2019.

Gestores pernambucanos articulam demandas em Brasília com apoio de deputado federal

Fotos: Pepeu Acioly Por André Luis – Com informações do Blog do Finfa A agenda de gestores pernambucanos em Brasília tem ganhado destaque, acompanhada de perto pelo blogueiro Júnior Finfa. Sob a coordenação do deputado federal Lucas Ramos (PSB), diversas reuniões foram realizadas em ministérios importantes, visando o avanço de propostas e demandas dos municípios. […]

Fotos: Pepeu Acioly

Por André Luis – Com informações do Blog do Finfa

A agenda de gestores pernambucanos em Brasília tem ganhado destaque, acompanhada de perto pelo blogueiro Júnior Finfa. Sob a coordenação do deputado federal Lucas Ramos (PSB), diversas reuniões foram realizadas em ministérios importantes, visando o avanço de propostas e demandas dos municípios. Nesta terça-feira (8), os gestores tiveram reunião no Ministério dos Esportes, Ministério das Cidades e no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Segue abaixo a agenda detalhada por Finfa em seu blog:

Ministério dos Esportes – Acompanhando a audiência com a Ministra dos Esportes, Ana Moser, e sua equipe, os prefeitos Luciano Torres de Ingazeira, Marconi Santana de Flores, Anchieta Patriota de Carnaíba, Célia Sales de Ipojuca, junto com representantes do prefeito de Carpina Manoel Botafogo, discutiram a situação de propostas já apresentadas pelos gestores. Um dos tópicos em destaque foi a melhoria de equipamentos esportivos nas respectivas localidades.

Ministério das Cidades – A agenda prosseguiu com uma reunião no Ministério das Cidades, onde os gestores pernambucanos encontraram o Secretário Executivo Hildo Rocha. Em pauta, propostas e convênios para beneficiar os municípios representados, mostrando o empenho dos líderes locais em impulsionar o desenvolvimento urbano.

Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional – A terça-feira continuou com mais atividades, desta vez no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Com o Secretário Executivo Substituto Tito Silva, a Secretária Nacional de Política e Desenvolvimento Regional Adriana Melo e assessores do MIDR, foram discutidas demandas variadas para os municípios presentes. Pavimentações, maquinários, estradas vicinais e obras de praças estavam entre os temas em foco.

Participaram da reunião os prefeitos Luciano Torres (Ingazeira), Marconi Santana (Flores), Célia Sales (Ipojuca), o deputado estadual, Romero Sales Filho e secretários municipais.