Flores anuncia o 1º Festi’Ouro em celebração ao centenário do maestro florense Moacir Santos
Flores, no Sertão do Pajeú, se prepara para executar um dos projetos mais importantes da sua agenda cultural. No dia 25 de julho de 2026, o município realiza a primeira edição do Festival Ouro Negro do Pajeú, o Festi’Ouro, evento gratuito criado para celebrar o centenário do maestro, compositor e arranjador Moacir Santos, artista florense, referência da música brasileira e nome reconhecido internacionalmente.
Com forte vínculo com Flores desde a infância, Moacir construiu uma trajetória que atravessou bandas filarmônicas, rádios brasileiras, o jazz e o cinema, levando consigo a força rítmica e ancestral do Sertão. O festival nasce para honrar esse legado e consolidar o município como território de memória, música e identidade cultural.
“A realização reforça o compromisso do Governo Municipal de Flores com a valorização da cultura, do turismo e da economia criativa”, diz a prefeitura em nota.
O prefeito Gilberto Ribeiro e a secretária de Turismo e Eventos, Lucila Santana, têm papel fundamental na construção do evento.
A programação será dividida em dois momentos. À tarde, o eixo Território, Cultura e Memória contará com feira de economia criativa, cinema, intervenções artísticas e lançamentos literários sobre Moacir Santos, incluindo a reimpressão do livro de Andrea Ernest Dias, em parceria com a CEPE.
À noite, o palco recebe uma programação marcada pela poesia, pela tradição e pela música instrumental, com Mesa de Glosa feminina comandada pelas Mulheres de Repente, declamações, aboios e apresentações de artistas do Pajeú e de outras regiões de Pernambuco, entre eles Irlo Simões, Cacá Malaquias, Gilson Malaquias, Quarteto Tromboneando e Lucas dos Prazeres.
Com curadoria de Karina Zapata e Tiago Martins Rego, além da direção técnica de Antonio Pinhêiro, o Festi’Ouro é realizado pelo Governo Municipal de Flores, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, com apoio da Rede éPAJEÚ.



A Secretária de Educação de Serra Talhada, Marta Cristina, se pronunciou em nota ao blog sobre a solicitação feita pela candidata à vice-prefeita, Eliane Oliveira ao Ministério das Comunicações através de emenda parlamentar, requisitando a inclusão de escolas da zona rural no Projeto de Inclusão Digital.
Durante a passagem por Goiana, João se reuniu com cinco vereadores de Itaquitinga que anunciaram apoio à sua candidatura.

A Câmara de Vereadores de Tuparetama realizou na noite desta sexta-feira, 06 de março, solenidade em homenagem às mulheres de destaque no município. A Sessão Solene aconteceu no Centro Recreativo Professor Rabêlo (Pajeú Clube) com entrada livre para o público em geral.
















Você precisa fazer login para comentar.