Notícias

Flávio Marques: “Nicinha mentiu sobre posição de Tabira em ranking da saúde”

Por Nill Júnior

A Coligação do candidato oposicionista Flávio Marques,  do PT, afirmou que nesta sexta-feira(6), a prefeita de Tabira e candidata à reeleição, Nicinha de Dinca, “fabricou mais uma mentira e enviou para vários blogs pernambucanos”.

Segundo a nota, no texto que se repete igualmente em diversos veículos, ela comemora um suposto prêmio de 3ª posição, na Região do Pajeú, no Ranking da Saúde, conferido pela Folha de São Paulo. “Na realidade, foram duas fake news na mesma matéria”, questiona.

“A notícia falsa, a qual alega que a cidade ocupa a 3ª posição no ranking de saúde da Folha de São Paulo, parece referir-se ao Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F). No entanto, ao verificar a lista oficial da Folha de São Paulo, não há menção específica de Tabira ocupando essa posição de destaque no ranking geral de saúde”, diz a nota.

O ranking avalia eficiência em áreas como saúde, educação e saneamento, mas os resultados variam conforme a região e o tamanho dos municípios.

“Além disso, a informação apresentada por Nicinha de Dinca, e não pela Folha de São Paulo, com recorte focado na região do Pajeú, também é mentirosa”, critica.

“Ainda que esse recorte fosse feito, o munícipio de Tabira ocuparia a 4ª posição, com 0,586 pontos, ficando atrás de São José do Egito (0,599), Afogados da Ingazeira (0,590) e Serra Talhada (0,588)”.

“É lamentável, desonesto e, sobretudo, uma falta de respeito com o povo tabirense, o tipo de expediente que essa candidata usa para ludibriar a população. Não é a primeira vez que ela e o seu marido mentem descaradamente para tentarem vencer a eleição no tapetão. Seguiremos atentos para desmascarar todas as suas mentiras”, lamentou o candidato a prefeito de Tabira pelo PT, Flávio Marques.

Outras Notícias

Veículos serão retirados de praça após entrega oficial, diz Comunicação em Tabira

A Prefeitura de Tabira através da Assessoria de Comunicação esclareceu que os veículos que apareceram em queixas de internautas travando o trânsito na Praça Gonçalo Gomes esta manhã. Segundo a Assessora de Comunicação Rafaela Gomes, ocorre que a entrega oficial dos veículos está programada para uma solenidade esta manhã, motivo pelo  qual ficaram expostos na […]

A Prefeitura de Tabira através da Assessoria de Comunicação esclareceu que os veículos que apareceram em queixas de internautas travando o trânsito na Praça Gonçalo Gomes esta manhã.

Segundo a Assessora de Comunicação Rafaela Gomes, ocorre que a entrega oficial dos veículos está programada para uma solenidade esta manhã, motivo pelo  qual ficaram expostos na Praça. “Assim que houver o ato de entrega, serão retirados”, explicou.

A entrega segundo internautas travou a cidade expondo os veículos adquiridos pelo município, os mesmos expostos em um evento no sábado.

Com isso, a ação positiva gera uma repercussão negativa. “Hoje quarta-feira, eles fecharam a praça e ainda colocaram uma retroescavadeira”, diz a repórter popular Ana Maria Bezerra ao blog.

Cara nova

O blog ganha cara nova nos próximos dias. Com o trabalho de consultores em marcas e a empresa Prática Internet, especializada em sites, a nova página ganhará mais interatividade e praticidade para o leitor. É mais um passo na transição que teve como marco temporal os vinte anos do blog, celebrados ano passado. Em 2004, […]

O blog ganha cara nova nos próximos dias. Com o trabalho de consultores em marcas e a empresa Prática Internet, especializada em sites, a nova página ganhará mais interatividade e praticidade para o leitor.

É mais um passo na transição que teve como marco temporal os vinte anos do blog, celebrados ano passado.

Em 2004, fruto da produção diária de conteúdo, nasceu o blog do Comunicador Nill Júnior. Hoje em sua categoria é um dos blogs mais acessados do Estado, além de ser um dos mais premiados.

A criação da nova página teve a supervisão do Editor Executivo André Luiz e também marca o lançamento da nova marca em suas plataformas digitais, no Instagram, YouTube, TikTok e Facebook.

Guarda Municipal de Tabira ganha Unidade Móvel da SDS

O secretário de Administração de Tabira, Flávio Marques, esteve reunido com o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Ângelo Gioia, que é também delegado federal. Na oportunidade, Flávio Marques relatou as dificuldades enfrentadas no município pelas polícias Militar e Civil e aproveitou para pedir ao secretário estadual o aumento do efetivo das polícias, […]

thumbnail_flavio e o secretario 2O secretário de Administração de Tabira, Flávio Marques, esteve reunido com o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Ângelo Gioia, que é também delegado federal.

Na oportunidade, Flávio Marques relatou as dificuldades enfrentadas no município pelas polícias Militar e Civil e aproveitou para pedir ao secretário estadual o aumento do efetivo das polícias, novas viaturas para ambas e tratou também de convênios com a administração para treinamento e capacitação para a Guarda Municipal.

Flávio também solicitou a reabertura do posto policial do Povoado da Borborema. Durante o encontro, Ângelo Gioia teve a oportunidade de conhecer, através de vídeos e fotos, o excelente trabalho da Guarda Municipal de Tabira.

“Eu devo a Tabira uma visita. Um projeto desse deve ser difundido para todo o Estado”, afirmou Gioia, parabenizando pelo trabalho e acrescentando que a Guarda de Tabira é uma das melhores do Estado.

Diante da persistência do secretário Flávio e reconhecendo o esforço que o município faz pela Segurança, o secretário estadual fez a doação de um trailer da SDS em desuso para a Guarda Municipal de Tabira utilizar como Unidade Móvel durante eventos e nos Bairros.

Projeto de Duque homenageia personalidades de Serra Talhada em novas creches do Estado

Por meio de projeto de lei de autoria do deputado estadual Luciano Duque, as novas creches que estão sendo construídas pelo Governo de Pernambuco em Serra Talhada receberão nomes de personalidades que marcaram a história e contribuíram para o desenvolvimento do município. A iniciativa busca preservar a memória de cidadãos que deixaram importantes legados para […]

Por meio de projeto de lei de autoria do deputado estadual Luciano Duque, as novas creches que estão sendo construídas pelo Governo de Pernambuco em Serra Talhada receberão nomes de personalidades que marcaram a história e contribuíram para o desenvolvimento do município. A iniciativa busca preservar a memória de cidadãos que deixaram importantes legados para a cidade.

A unidade localizada no Residencial Vanete Almeida será denominada Creche Vera Regalado, em homenagem à mãe do empresário serra-talhadense Antônio Caiçara. Já a creche que está sendo construída na região do Ipsep/Quitandinha receberá o nome do ex-professor Laércio Pulça, reconhecido por sua contribuição à educação no município. Na Cohab, a nova unidade homenageará Maria Célia Oliveira, mãe do deputado federal Waldemar Oliveira e do ex-deputado Sebastião Oliveira.

“Essas homenagens representam o reconhecimento a pessoas que ajudaram a construir a história de Serra Talhada. São nomes que deixaram exemplos de trabalho, dedicação e amor pela nossa terra. É uma forma de manter viva a memória dessas personalidades e apresentar esse legado às futuras gerações”, destacou Luciano Duque.

A pedido de Humberto, comissão do São Francisco fará audiência em Petrolina 

Relator da comissão temporária do Senado de acompanhamento das obras da transposição e revitalização do Rio São Francisco, o líder do PT na Casa, Humberto Costa, teve aprovado requerimento, nesta quarta-feira (23), para realizar uma audiência pública em Petrolina, no Sertão pernambucano, a fim de discutir os impactos dos trabalhos nas comunidades dos municípios localizados […]

Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT
Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT

Relator da comissão temporária do Senado de acompanhamento das obras da transposição e revitalização do Rio São Francisco, o líder do PT na Casa, Humberto Costa, teve aprovado requerimento, nesta quarta-feira (23), para realizar uma audiência pública em Petrolina, no Sertão pernambucano, a fim de discutir os impactos dos trabalhos nas comunidades dos municípios localizados na bacia hidrográfica.

A data da audiência ainda será definida. O parlamentar quer abrir uma discussão sobre as etapas, as consequências, os ganhos e os problemas para quem mora nas áreas impactadas pelo projeto de transposição do Velho Chico. Quase 80% das obras já estão concluídas.

“Em Pernambuco, o sertão representado estrategicamente por Petrolina tem limite com cidades marcos dessas obras de transposição (Cabrobó, Sertânia, Custódia, Salgueiro, etc.). Daí, a importância de se discutir em um local em que o maior número de impactados possam comparecer e discutir os ganhos e problemas do projeto para suas vidas”, explicou.

O senador ressaltou que o Plano de Trabalho na Dimensão Cidadania traz como indicadores efetividade, equidade e transparência, que visam aferir o impacto sobre as cidades e o cotidiano dos cidadãos, a consolidação de assentamentos e alavancagem de economias regionais.

“Diante disso, a audiência pública é o instrumento mais apropriado para se avaliar as informações, pois se trata de um amplo fórum de discussão e do debate sobre o projeto”, afirma.

No requerimento, Humberto convida para a audiência pública o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, representantes do Governo de Pernambuco; da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)  e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf); de movimentos ambientalistas da região e de movimentos sindicais rurais e urbanos da região.

Além disso, ele sugeriu a participação de representantes de associações de empresários e industriais da região, de municípios impactados pelas obras e outras entidades e pesquisadores.

“Como relator dessa comissão especial do Senado, estamos trabalhando para o cumprimento do cronograma com total responsabilidade com o desenvolvimento sustentável. Não queremos nem que o rio morra nem que a população fique desassistida”, ressaltou.

No fim de agosto, Humberto visitou Cabrobó (PE), junto com a presidenta Dilma Rousseff, para acompanhar o funcionamento do motor da primeira estação de bombeamento do eixo norte do projeto. Na ocasião, a bomba começou a puxar a água do Velho Chico e a despejá-la no canal por onde vai percorrer 45,9 quilômetros.

A comissão da transposição do São Francisco também aprovou nesta quarta-feira requerimento da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) para a realização de uma audiência no Rio Grande do Norte, um dos estados contemplados pelo empreendimento.