Notícias

FIS ganha status de Centro Universitário, vira UNIFIS e mira novo Curso de Medicina

Por Nill Júnior

Em nota, a FIS comemorou seus 16 anos a serviço da região com uma ótima notícia: a edição da portaria nº 2.058/2023, do MEC, publicada no Diário Oficial, credenciando a instituição a ser centro universitário.

“É nesse contexto que celebramos a concretização de mais um sonho: a UNIFIS agora é uma realidade”, comemoraram em nota.

“O mérito desse feito é atribuído ao incansável trabalho da diretoria que tem liderado nossa instituição ao longo dos anos. Com dedicação e determinação, essa equipe tem superado desafios, quebrando paradigmas e impactando positivamente a realidade de nossa comunidade por meio da educação”, acrescenta.

Eles destacaram diversos protagonistas, desde os sócios da FIS até os diretores exemplares como Monica Lorena, Celio Antunes e Luis Melo, bem como coordenadores, colaboradores, técnicos e toda a comunidade acadêmica.

A dupla de diretores, composta pelo Acadêmico Luis Melo e pelo Administrativo Celio Antunes, trabalhou incansavelmente para atender às expectativas da sociedade, transformando a FIS em um Grande Centro Universitário e elevando-a à posição de maior e melhor instituição de ensino superior do sertão.

Nesse percurso,  contaram ainda com a contribuição fundamental de novos profissionais, como o Professor e Advogado Caio Antunes, cujo conhecimento e influência política foram peças-chave na construção dessa nova identidade universitária.

“Reconhecemos que esse sucesso não seria possível sem o esforço coletivo e a determinação de uma diretoria comprometida com a excelência. Estamos gratos a todos que contribuíram para esse triunfo, e vislumbramos um futuro ainda mais promissor graças ao trabalho conjunto e à liderança inspiradora de uma diretoria visionária”.

Falando ao blog, o professor Luis Melo destacou que A UNIFIS vai se habilitar para o Edital que oferece a oportunidade de Serra ter um novo curso de Medicina, um antigo sonho da instituição. Segundo ele, com todos os trâmites cumpridos, a perspectiva é de, ganhando a concorrência pública, iniciar o curso até 2027.

PORTARIA Nº 2.058 DE 1º DE DEZEMBRO DE 2023

Outras Notícias

Tarcísio Firmino reafirma pretensão de ser Deputado Estadual

Ex-prefeito acusou atual gestor de Água Branca de anunciar edital para festa que já aconteceu Diante da notícia que o PSB-PB teria que administrar uma candidatura a Deputado Estadual entre dois nomes para representar a região da Serra de Teixeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, um dos pretendentes,  o ex-prefeito de Água Branca Tarcísio Firmino, falou […]

Ex-prefeito acusou atual gestor de Água Branca de anunciar edital para festa que já aconteceu

Diante da notícia que o PSB-PB teria que administrar uma candidatura a Deputado Estadual entre dois nomes para representar a região da Serra de Teixeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, um dos pretendentes,  o ex-prefeito de Água Branca Tarcísio Firmino, falou a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem.

Na oportunidade Firmino disse que seu nome está posto e que entende que deve ser candidato alguém com potencial para vencer as eleições. Tarcísio declarou ter se reunido no último sábado com o segundo postulante que é o vice-prefeito de Princesa Isabel, Aledson Moura a quem deixou claro sobre as suas pretensões.

“Princesa Isabel é a maior cidade da região. Tem como prefeito uma grande liderança como Ricardo Pereira(PSB) e seu apoio será determinante, coisa que o Dr. Aledson seu vice, ainda não tem. Ninguém é candidato de si mesmo. Não serei de qualquer forma, e o governador Ricardo Coutinho como maior nome da legenda é que vai decidir”, afirmou Tarcísio.

O ex-prefeito de Água Branca reconheceu que o Presidente Estadual do PSB Edvaldo Rosas é filho de Princesa Isabel e por isso a sua sinalização em torno do médico. Sobre o seu nome não aparecer na relação de prováveis estaduais do PSB para 2018 divulgada na Plenária do partido em Cajazeiras, Firmino informou que são nomes apenas daquela região mais  Aledson, que estava lá.

Na Plenária do PSB em Princesa Isabel, Tarcísio espera que o governador adiante o nome da região.

Provocado a analisar os primeiros 6 meses do governo do Prefeito Tom (PMDB) em Água Branca, o ex-gestor disse que prefere esperar os primeiros 12 meses para opinar.

Mesmo assim fez grave denúncia: Tarcísio citou que o Diário Oficial do TCE da Paraíba publicou em sua edição de ontem (19) a abertura de edital da Prefeitura de Água Branca para contratação de empresa para realização da Festa de São Pedro/2017 na cidade, festa que já aconteceu. Ele concluiu citando perseguições aos servidores municipais.

Prefeituras receberão repasses extras do FPM em julho, setembro e dezembro

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) prevê que as prefeituras brasileiras vão receber repasses adicionais de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos próximos meses de julho, setembro e dezembro. Os recursos são conquistas permanentes do movimento municipalista encabeçado pela entidade e fundamentais para minimizar as adversidades enfrentadas pelos gestores. De acordo […]

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) prevê que as prefeituras brasileiras vão receber repasses adicionais de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos próximos meses de julho, setembro e dezembro. Os recursos são conquistas permanentes do movimento municipalista encabeçado pela entidade e fundamentais para minimizar as adversidades enfrentadas pelos gestores.

De acordo com as projeções da Confederação, com base em informações oficiais divulgadas pelo Relatório de Avaliação Fiscal e Cumprimento de Metas do Governo Federal, o repasse de 1% do FPM de julho deve ser de R$ 7,5 bilhões. O valor dividido entre as prefeituras no adicional de setembro deve chegar a R$ 1,8 bilhão.

No entanto, conforme informações da CNM, esse montante foi calculado em cima do percentual de 0,25%. Ou seja, os municípios só vão receber 0,25%, neste ano, do repasse extra de setembro. Depois, o percentual sobe para 0,5% em 2024, até chegar a 1% a partir de 2025 – conforme previsto na Emenda Constitucional 112/2021.

Já a previsão para o 1% do mês de dezembro deve ser R$ 7,6 bilhões.

De acordo com o especialista em orçamento público César Lima, o cálculo desses recursos extras é feito a partir de 1% do FPM do acumulado do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrados nos últimos 12 meses. “Isso torna esses valores expressivos, que entrarão no caixa das prefeituras em boa hora”, destacou.

“É uma oportunidade de o prefeito se programar para os gastos extras que as prefeituras têm no meio e no final do ano, em relação ao décimo terceiro do funcionalismo público”, aconselhou o consultor. “É uma época onde os impostos mais representativos para os municípios já não estão mais sendo arrecadados, como IPTU e IPVA, causando um decréscimo nas contas das prefeituras”, alertou César Lima, para concluir em seguida: “Considerando a época do ano, nas contas do município, esses valores extras vêm bem a calhar”.

Recapeamento de rodovia movimenta o município de Flores

Blog do Júnior Campos Em Flores-PE os trabalhos de recapeamento da PE-337, têm movimentado o centro urbano do município, que começou a receber as primeiras aplicações de asfalto de uma intervenção histórica realizada em uma rodovia estadual, na última década. São mais de  41 quilômetros de extensão, que vai do entroncamento da BR – 232, […]

Blog do Júnior Campos

Em Flores-PE os trabalhos de recapeamento da PE-337, têm movimentado o centro urbano do município, que começou a receber as primeiras aplicações de asfalto de uma intervenção histórica realizada em uma rodovia estadual, na última década.

São mais de  41 quilômetros de extensão, que vai do entroncamento da BR – 232, no distrito de Sítio dos Nunes, até a sede de Flores. Com um investimento estimado em R$ 26 milhões.

Para manter a celeridade da obra, uma ampla frente de trabalho foi formada a partir da mão de obra local, o que têm  gerado emprego, renda e novas oportunidades de qualificação profissional, elevando a autoestima da população local.

O prefeito do município, Marconi Santana, têm reforçado, que “o progresso está acontecendo de forma acelerada e contínua, graças ao modelo de administração que têm como foco principal, promover ações que atenda as necessidades, não só do presente e sim, das futuras gerações. O recapeamento da rodovia estadual PE-337 é um grande exemplo deste nosso compromisso, reforçado pela parceria com governo de Pernambuco, através da secretaria de infraestrutura”, frisou.

Ao término da recuperação da rodovia, o escoamento da produção local vai  fortalecer a economia não só de Flores  como também de toda região.

Prefeitos de Belém de São Francisco, Barreiros e Correntes tem contas rejeitadas pelo TCE

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado julgou, na terça-feira (9), as prestações de contas de governo das prefeituras de Barreiros e Belém de São Francisco, no exercício fiscal de 2016 e Correntes, de 2015. A relatoria é da conselheira substituta Alda Magalhães. Nos três processos, foram emitidos pareceres prévios recomendando às respectivas […]

O prefeito de Belém de São Francisco, Gustavo Caribé

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado julgou, na terça-feira (9), as prestações de contas de governo das prefeituras de Barreiros e Belém de São Francisco, no exercício fiscal de 2016 e Correntes, de 2015. A relatoria é da conselheira substituta Alda Magalhães.

Nos três processos, foram emitidos pareceres prévios recomendando às respectivas Câmaras de Vereadores das respectivas cidades a rejeição das contas dos ex-prefeitos Carlos Artur Soares de Avellar Junior (Barreiros) e Gustavo Caribé (Belém de São Francisco) e do prefeito Edimilson da Bahia de Lima Gomes (Correntes).

A prefeitura de Barreiros apresentou, durante o exercício em questão, um déficit de R$ 8,5 milhões na execução orçamentária e a de Correntes, R$ 881.490,38, enquanto o município de Belém de São Francisco deixou de repassar R$ 144.801,04, referentes a contribuições patronais devidas ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Entre outras irregularidades apontadas nos municípios, estão a reincidência na extrapolação do limite de despesa total com pessoal; o nível de transparência “Crítico”, conforme identificado no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE) e o não atendimento à legislação, do conteúdo da Lei Orçamentária Anual (LOA) dos municípios.

Pernambucano da Série A2 começa hoje

Afogados estreia contra Fla de Arcoverde. Já Serrano terá problemas e pode não enfrentar Belo Jardim em casa A disputa por um vaga na elite do futebol pernambucano terá início nesta quinta-feira (27). Doze equipes vão participar do Campeonato Pernambucano Sub-23 – que equivale a Série-A2 da competição. Seis jogos vão movimentar a primeira rodada, […]

10547502_362866823865111_5904275397629894296_n

Afogados estreia contra Fla de Arcoverde. Já Serrano terá problemas e pode não enfrentar Belo Jardim em casa

A disputa por um vaga na elite do futebol pernambucano terá início nesta quinta-feira (27). Doze equipes vão participar do Campeonato Pernambucano Sub-23 – que equivale a Série-A2 da competição. Seis jogos vão movimentar a primeira rodada, um será realizado às 15h (Afogados e Flamengo de Arcoverde) e cinco serão realizados às 20h.

A competição estadual é dividida em dois grupos com seis times em cada. A Chave A é composta por Afogados, Araripina, Petrolina, Flamengo de Arcoverde, Belo Jardim e Serrano. Já o Grupo B é formado por Vitória, Timbaúba, Ipojuca, Íbis, Olinda e Barreiros.

O mascote do Serrano é o jumento. Equipe poderá ter problemas hoje
O mascote do Serrano é o jumento. Equipe poderá ter problemas hoje

O Afogados da Ingazeira Futebol Clube estreia nesta quinta (27) diante do Flamengo de Arcoverde às 15h no Estádio Valdemar Viana de Araújo (Vianão). O jogo será transmitido pela Seleção do Povo, da Rádio Pajeú.

Já o Serrano deverá ter problemas contra o Belo Jardim hoje. Segundo informações que chegam ao blog, a equipe simplesmente não inscreveu atletas que não tiveram nomes publicados no BID – Boletim Informativo Diário. Deve perder por WO.