Finfa revela a pesquisa que o Blog do Sertão não divulgou em 2012: Giza 42% x 42% Patriota

finfa contou a história hoje na Pajeú
O aniversário de sete anos do Blog do Finfa foi tema do Debate das Dez do Programa Manhã Total da Rádio Pajeú. O blogueiro esteve na emissora e foi bastante parabenizado por seus leitores e ouvintes que acompanham suas análises na Rádio Pajeú. participaram ainda os blogueiros Mário Martins, Itamar França e os músicos Thiago Souza e Alex.
A conversa foi marcada por uma revelação. Finfa finalmente revelou o resultado da pesquisa que estava programada e não foi divulgada pelo Blog do Sertão, do qual era colaborador. Era a histórica campanha entre Giza Simões e José Patriota.
A pesquisa, que teve o número de registro PE 0089/2012 e foi contratada oficialmente por ele, José de Sá Maranhão Júnior. Foi feita dias 30 e 31 de agosto daquele ano, com a divulgação autorizada para o dia 3 de setembro. Um dia antes, às 17h12, Finfa recebeu o relatório. Mas a pesquisa trazia crescimento de José Patriota, que perdera na pesquisa anterior, que o nosso blog divulgou. Ou seja, mostrava uma curva crescente do candidato da Frente Popular. “A partir do momento que os dados foram repassados ao blog, a pesquisa não lhe pertence mais. O Blog é dono da pesquisa e faz com ela o que entender”, afirmou o Diretor do Múltipla Ronald Falabela à época.
Já se sabia que a pesquisa havia sido vetada pela coordenação da campanha de Giza Simões, com a decisão tomada por ela, o filho Danilo e outros nomes à época. Como Igor Mariano era aliado da ex-prefeita e candidato a vereador, acatou a sugestão e informou a Júnior que a pesquisa não seria divulgada. Finfa saiu do Blog do Sertão, ficou uns dias em reflexão e em outubro de 2012 criou o seu blog. Um episódio desgastante ao final lhe deu a condição de criar um veículo que hoje é um dos mais lidos do Estado. “A pesquisa apontava empate em 42 pontos para Giza e Patriota”, revelou.

O veto à pesquisa criou um efeito contrário. A turma de Patriota fez carreata comemorando e pregando que ele estaria na frente. As assessorias se revezaram em ataques mútuos. A Frente Popular acusou a União Pelo Povo de barrar a pesquisa. E a União Pelo Povo disse que não tinha nada a ver com a história e que a decisão cabia ao blog.
A curva de Patriota de fato cresceu. Poucos dias depois, uma nova pesquisa do Instituto Opinião divulgada por Magno Martins mostrava Patriota com 43,8% e empatado com a tucana Giza Simões, que manteve os 42% obtidos na primeira. Na eleição, Patriota bateu Giza com 10.958 votos, ou 52,22% dos votos válidos. Giza teve 9.820, ou 46,8% e Jair Almeida, 206 votos, 0,98%. Uma virada histórica.
Festa dos sete anos do Finfa: as festividades dos sete anos do Blog do Finfa terão início às 20 horas, na Associação Atlética do Banco do Brasil de Afogados da Ingazeira. Ele lança o livro “Blog do Finfa – Momentos”,um livro de registros fotográficos realizados pelo blogueiro, durante seus anos de trabalho. Ele estará recepcionando convidados que de uma forma ou de outra participaram dos sete anos do blog. A cantora recifense Dinah Santos e Banda e a dupla Marcos e Pavão, estarão abrilhantando a parte musical das festividades.





O prefeito de São José do Egito, Fredson Britto, não se manifesta, mas considera plantadas pela oposição as notícias de que estaria a fim de disputar o CIMPAJEÚ. Credita à oposição, revoltada com sua articulação para fazer Luiz de Raimundo presidente da Câmara da Capital da Poesia.
Na Festa de Zé Dantas, é engraçado ver a distância entre Anchieta Patriota e Berg Gomes na festa. Um na mesa, outro nos quiosques. Não costumam ficar juntos. Claro, haja especulação. Os dois publicamente dizem ser estilo de um e do outro. Sobre 2028, vaza a notícia de que Berg não disputará reeleição, abrindo portas para o Anchieta 5.0, mas publicamente ninguém assume nada.
Segundo o PE Notícias, o próximo presidente do CIMPAJEÚ será mesmo Flávio Marques, diante do volume de apoios de outras cidades e da falta de condições legais e de suporte da candidatura de Pollyana Abreu, de Sertânia, que quer passar o rodo em qualquer movimento que tenha apoio ou participação de socialistas e petistas da região.
Frase da semana: 
















Você precisa fazer login para comentar.