Notícias

Festival do Livro e da Literatura movimenta Itapetim

Por Nill Júnior

A Secretaria de Educação de Itapetim realizou nesta última sexta-feira (29), o I Festival do Livro e da Literatura de Itapetim.

O Ginásio Miguel Arraes de Alencar estava lotado de alunos para prestigiar o grande dia, onde todas as escolas apresentaram projetos desenvolvidos durante todo o ano.

O Dia da Leitura teve a participação das escolas Antonio Piancó Sobrinho, Santo Antônio, Adealdo Equimedes, Walfredo Siqueira, Paulino Amaro Cordeiro e todas do campo prestigiaram o evento.

Estiveram presentes o prefeito Adelmo Moura, o presidente da Câmara de Vereadores, Junior de Diógenes e demais vereadores, a secretária de Educação, Luciana Paulino, e toda a sua equipe.

“Foi um dia de grande importância para a educação do nosso município e o dia 29 de novembro ficará marcado como o Dia da Leitura”, disse Adelmo.

“Muito feliz em poder realizar este grande dia de tamanha importância para a educação do nosso município. Com certeza vai ficar pra história de Itapetim”, afirmou a secretária Luciana Paulino.

Também foram entregues brindes, kits de livros e muito mais.

Outras Notícias

Câmara de Afogados realiza 6ª sessão ordinária de 2021

Aconteceu na manhã desta terça-feira (16), a 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, onde vários temas importantes foram debatidos pelos legisladores. Também foram aprovados requerimentos de interesses da população durante a sessão. Na Tribuna Popular os responsáveis por academias (Joselito Santana e Luíz Gustavo) e o Presidente da CDL (Câmara […]

Aconteceu na manhã desta terça-feira (16), a 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, onde vários temas importantes foram debatidos pelos legisladores. Também foram aprovados requerimentos de interesses da população durante a sessão.

Na Tribuna Popular os responsáveis por academias (Joselito Santana e Luíz Gustavo) e o Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Darlan Quidute, questionaram o fato das academias de ginástica não serem consideradas serviço essencial, visto que os consideram locais de saúde.

Os vereadores Reinaldo Lima e Toinho da Ponte apresentaram requerimento solicitando voto de aplauso para o diretor do Hospital Regional Emília Câmara, Dr. Sebastião Duque Cajueiro reconhecendo o trabalho realizado na unidade de saúde.

Já a vereadora Gal Mariano apresentou moção de pesar aos familiares de Jahielma Nunes, vítima de câncer de mama, deixando esposo, Roberto Freitas e filhos. A vereadora apresentou também requerimento solicitando dados dos números de pessoas portadoras de câncer de mama no município e dados de mamografias realizadas.

O vereador Edson Henrique pediu a instalação de semáforo na rua Senador Paulo Guerra ligando a Diomedes Gomes, evitando possíveis acidentes no local.

Já Raimundo Lima pediu a construção do calçamento na rua Alzira Rosa no bairro Brotas, um antigo sonho dos moradores daquela área e a construção de Academia da Saúde no mesmo bairro.

Durante sua fala o presidente da casa, Rubinho do São João parabenizou e agradeceu a equipe da Celpe pelos serviços prestados no último final de semana na comunidade de São João Novo, onde choveu forte com ventos de grandes proporções derrubando árvores e causando prejuízos. 

A Celpe trabalhou desde a madrugada do domingo até a manhã da segunda-feira até que o problema fosse resolvido.

Para Joselito Santana, representante de Academia de ginástica deixou claro que os espaços são alternativas no combate a Covid-19 e não uma ameaça a saúde da população. “Nós não devemos parar, não somos apenas lazer, e sim, saúde para população”, disse.

Joselito falou que ano passado os representantes de Academias não tinham dados científicos mostrando que não deveriam parar, mas hoje eles trabalham com números apontando que quando você pratica uma atividade física está mais protegido contra a Covid.

Quem também usou a Tribuna de Honra da Câmara foi Darlan Quidute, Presidente da CDL. Ele destacou a importância da prática de atividades físicas para o ser humano num momento tão difícil como este e disse que a CDL Afogados apoia e simpatiza com essa luta, juntando-se as Academias pelo seu funcionamento.

Ao final da reunião, o Presidente da Câmara, Rubinho do São João marcou a próxima sessão para terça-feira da semana que vem, dia 23 de março às 09 horas da manhã.

Estouramento em adutora mexe no calendário de abastecimento de água em bairros de Afogados

A Compesa, informou por meio de nota, que não foi possível concluir o conserto do estouramento na Adutora de Zé Dantas no último sábado (2/4), devido ao grau de dificuldade do serviço. A previsão de finalização ficou para esta segunda-feira (4/4), a partir das 18h. Em função da necessidade de estender os trabalhos, será necessário […]

A Compesa, informou por meio de nota, que não foi possível concluir o conserto do estouramento na Adutora de Zé Dantas no último sábado (2/4), devido ao grau de dificuldade do serviço.

A previsão de finalização ficou para esta segunda-feira (4/4), a partir das 18h.

Em função da necessidade de estender os trabalhos, será necessário alterar o calendário de fornecimento de água para os bairros São Brás, Sobreira e São Cristóvão.

A parte baixa do São Brás receberá água das 8h da terça-feira (5), até às 8h do sábado (9), na parte alta, o cronograma será das 12h da quarta-feira (6), até às 8h do sábado (9). Nos bairros Sobreira e São Cristóvão, o abastecimento terá início às 8h do sábado (9), até às 8h da terça-feira (12).

Em acordo, Andrade Gutierrez pagará R$ 1 bi e confessa suborno

Do Estado de Minas A construtora Andrade Gutierrez acertou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, de acordo com o Jornal Folha de S. Paulo. A empreiteira teria concordado em assumir o pagamento de propinas em diversas obras feitas para a Copa do Mundo, na Petrobras, em Angra 3. O pagamento para […]

Do Estado de Minas

A construtora Andrade Gutierrez acertou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, de acordo com o Jornal Folha de S. Paulo. A empreiteira teria concordado em assumir o pagamento de propinas em diversas obras feitas para a Copa do Mundo, na Petrobras, em Angra 3.

O pagamento para ter os contratos teria sido feito também para a usina de Belo Monte e ferrovia Norte-Sul. A empreiteira ainda pagará o maior valor de multa até o momento, cerca de R$ 1 bilhão.

No acordo teria ficado acertado benefícios para a empresa e seus executivos. A intenção da estratégia seria evitar a proibição de celebrar contratos com o poder público. Isso poderia ocorrer caso a construtora fosse considerada inidônea. Boa parte de seus contratos são com o governo.

Para que fosse fechado o acordo Otávio Azevedo, presidente da empreiteira, concordou em confessar crimes que vinham sendo negados por ele e o valor da multa. A penalidade financeira será usada para ressarcir outras empresas que acabaram sendo lesadas por causa do acerto de cartel nas obras publicas.

Entre as obras em que o sistema de cartel foi operalizado está na reforma do estádio Mané Garrincha, em Brasília, Maracanã, no Rio de Janeiro. Além do Beira-Rio, em Porto Alegre e Arena Amazonas, em Manaus.

Municípios recebem 2º decêndio de setembro do FPM com alta de 12,32% no acumulado do ano

Nesta sexta-feira (19), os municípios brasileiros recebem o repasse do 2º decêndio de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor líquido, já com a retenção do Fundeb, soma R$ 1,57 bilhão. Em valores brutos, o montante atinge R$ 1,96 bilhão. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o acumulado de […]

Nesta sexta-feira (19), os municípios brasileiros recebem o repasse do 2º decêndio de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O valor líquido, já com a retenção do Fundeb, soma R$ 1,57 bilhão. Em valores brutos, o montante atinge R$ 1,96 bilhão.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o acumulado de 2025 apresenta crescimento nominal de 12,32% em comparação ao mesmo período do ano passado, considerando os repasses extras de 1% em julho e setembro. Descontada a inflação, o avanço real é de 6,77%.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou a importância de cautela na gestão dos recursos. “É fundamental que os gestores mantenham as contas organizadas, porque o segundo semestre, tradicionalmente, apresenta resultados financeiros menores que o primeiro”, alertou.

O FPM é uma das principais fontes de receita para a maioria dos municípios, especialmente os de pequeno porte, e tem papel central no custeio de serviços públicos básicos.

Iniciadas obras da reforma da quadra do ginásio esportivo de Afogados da Ingazeira

Depois de aproximadamente vinte anos de uso, o precário piso da quadra principal do ginásio desportivo começou a ser quebrado no início da tarde desta terça (18). Além do piso novo, que começará a ser instalado já na próxima semana, a prefeitura também vai trocar toda a iluminação da quadra por modernas lâmpadas em LED, […]

Depois de aproximadamente vinte anos de uso, o precário piso da quadra principal do ginásio desportivo começou a ser quebrado no início da tarde desta terça (18).

Além do piso novo, que começará a ser instalado já na próxima semana, a prefeitura também vai trocar toda a iluminação da quadra por modernas lâmpadas em LED, mais eficientes e econômicas. A previsão de inauguração das obras é no dia 02 de julho, dentro da programação administrativa da emancipação política de Afogados.

“Essa é uma antiga reivindicação dos nossos desportistas e será um grande presente para a nossa população, que passará a contar com um espaço moderno, com todas as condições para a boa prática esportiva, e o que é melhor, de uso gratuito,” afirmou o Prefeito José Patriota.