Notícias

Festival de Carros de Boi reúne vaqueiros e famílias em grande celebração cultural em Flores

Por André Luis

O município de Flores, no Sertão do Pajeú, realizou nesta terça-feira (24), a 15ª edição do Festival de Carros de Boi. O evento, considerado o maior do gênero no mundo, reuniu vaqueiros, agricultores, famílias e visitantes em um desfile pelas ruas da cidade que evidenciou a tradição rural e o vínculo da comunidade com suas raízes sertanejas.

Organizado pela gestão municipal, o festival teve a participação de dezenas de carros de boi vindos de diferentes localidades do município e da região. O cortejo percorreu ruas do centro de Flores, reunindo admiradores da cultura popular e reforçando a valorização do trabalho no campo.

Em suas redes sociais, o prefeito Gilberto Ribeiro destacou o caráter simbólico do evento:
“Pelas ruas da cidade, desfilou não apenas a força do campo, mas também a beleza da tradição, a bravura dos vaqueiros e o amor do nosso povo pelas suas raízes”, afirmou.

Segundo o gestor, a iniciativa busca manter viva a memória dos antepassados e reafirmar o compromisso com a identidade cultural do município. “Celebrar o passado, fortalecer o presente e inspirar o futuro — é por isso que seguimos juntos, com respeito à nossa cultura e compromisso com quem faz de Flores uma terra de valor”, completou.

O Festival de Carros de Boi integra o calendário de eventos tradicionais de Flores e tem crescido a cada edição, atraindo visitantes de outras cidades e incentivando o turismo cultural na região.

Outras Notícias

O adeus de Jarbas à vida pública

Por Pepeu Acioly O dia 05 de setembro de 2023 foi marcado pela despedida oficial de Jarbas Vasconcelos da vida política. Figuras políticas como Jarbas em Pernambuco e no Brasil sempre serão lembradas, mas no calibre e articulação como Jarbas, pouquíssimos existem e haverá muitas dúvidas se surgirão. Nascido no dia 23 de Agosto de […]

Por Pepeu Acioly

O dia 05 de setembro de 2023 foi marcado pela despedida oficial de Jarbas Vasconcelos da vida política. Figuras políticas como Jarbas em Pernambuco e no Brasil sempre serão lembradas, mas no calibre e articulação como Jarbas, pouquíssimos existem e haverá muitas dúvidas se surgirão.

Nascido no dia 23 de Agosto de 1942, em Vicência, Zona da Mata Norte, em Pernambuco, filho de Carlindo e Áurea, dirigiu-se a Capital Pernambucana ainda jovem para estudos acadêmicos, onde concluiu o curso de Direito no ano de 1968 na Universidade Católica de Pernambuco.

Apesar dos estudos, Jarbas já dava as caras na política, sendo peça importante para fundar o Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1966 e que segue filiado até hoje.

Jarbas disputou sua primeira campanha eleitoral no ano de 1970, conseguindo o pleito para Deputado Estadual. Nas eleições seguintes ele conseguiu se eleger por dois mandatos para deputado federal, nos anos de 1975-1979 e 1983-1985.

Em 1985 Jarbas desfiliou-se pela primeira vez da agremiação PMDB, pois o MDB substituía o fim do bipartidarismo.

Durante o seu segundo mandato estando como deputado federal, o Jarbas Vasconcelos tentou concorrer à Prefeitura do Recife, mas jogaram um balde de água fria na sua candidatura para o então deputado federal Sérgio Murilo e do antigo PFL-ARENA (hoje DEM). Desapontado com a situação, Jarbas desfilia-se mais uma vez do PMDB e migra para o PSB com apoio de Miguel Arraes, vencendo a primeira eleição direta após o regime militar e sendo prefeito de Recife por dois mandatos (1986-1988 e 1993-1996). Segundo ele, foi o cargo político que o mesmo mais amou em exercer. Os motivos foram que além de amar muito Recife, tinha contato direto com a população recifense.

Em 1998 foi eleito governador de Pernambuco, onde esteve à frente do estado até o ano de 2006. Durante esse período executou obras importantes, para nós do interior pernambucano, a melhor foi a duplicação da BR-232, facilitando a logística de todos que se dirigem até hoje à capital Pernambucana. Outros feitos inesquecíveis são a ampliação do Aeroporto Gilberto Freyre e a Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina. Na região do Pajeú, particularmente, a melhor obra foi o Hospital Regional Emília Câmara.

Não é a toa seu amor pela cultura e arte pernambucana que seu gabinete no Senado Federal, hoje ocupado pelo Senador em Exercício – Fernado Dueire – é todo decorado com obras de artesãos pernambucanos, em grande maioria do Mestre Vitalino (foto ao lado).

Seu primeiro cargo estando como senador foi durante os anos de 2007 a 2015. Em 2015 voltou a Câmara Federal e em 2019 retornou ao senado, cargo que ocupou oficialmente até hoje (05).

Jarbas deixa um legado importante para a política pernambucana e vida pública. Ele sempre repetia nos seus discursos e entrevistas que: “Política não se faz sozinho. Você precisa ouvir e saber ouvir para atender os interesses do povo.”

Sobre os 53 anos de vida pública e de inúmeras conquistas para Pernambuco e para o povo brasileiro, você confere mais no livro “Jarbas Vasconcelos – Uma biografia” por Ennio Benning, na última quinta-feira (01), em Recife.

Folha de SP sugere que Gonzaga Patriota tenha cargos no governo Temer

A notícia da Folha de São Paulo ainda não foi rebatida  pelo Federal Gonzaga Patriota: o troco do presidente Michel Temer (PMDB) aos deputados infiéis da base governista não deve demorar, por terem sido contra à reforma trabalhista. Na lista está o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O pernambucano deve ter aliados seus exonerados de […]

A notícia da Folha de São Paulo ainda não foi rebatida  pelo Federal Gonzaga Patriota: o troco do presidente Michel Temer (PMDB) aos deputados infiéis da base governista não deve demorar, por terem sido contra à reforma trabalhista.

Na lista está o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O pernambucano deve ter aliados seus exonerados de cargos no governo. Danado é que nem Gonzaga havia revelado nem os seus adversários ou a imprensa tinham conhecimento.

A lista completa atinge 25 parlamentares de partidos como PSB, PP e PMDB (sigla do presidente). A estratégia de Temer é retirar esses cargos e agraciar outros deputados com essas nomeações, em troca de votos para a aprovação da reforma da Previdência.

O Palácio do Planalto considera que foi traído por 70 parlamentares na votação da reforma trabalhista ocorrida esta semana, mas os 25 da lista na qual Gonzaga foi incluído são considerados pelo Governo Temer ‘irrecuperáveis’, para tentar convencê-los a aprovar a reforma previdenciária.

Opinião: até quando o Governo de Pernambuco vai ignorar o grito das mulheres?

Por Verones Carvalho* Até quando o governo de Pernambuco, liderado por uma mulher, vai continuar a não priorizar o combate à violência contra as mulheres? Essa pergunta ecoa como um grito de desespero diante de uma realidade brutal que se repete todos os dias em nosso estado. Cada mulher assassinada é uma denúncia contra o […]

Por Verones Carvalho*

Até quando o governo de Pernambuco, liderado por uma mulher, vai continuar a não priorizar o combate à violência contra as mulheres? Essa pergunta ecoa como um grito de desespero diante de uma realidade brutal que se repete todos os dias em nosso estado. Cada mulher assassinada é uma denúncia contra o silêncio do Estado.

Aumentar o efetivo policial sem um planejamento estratégico não vai mudar o cenário. Segurança pública não é apenas quantidade de policiais, mas sim qualidade de políticas públicas, integração de serviços, prevenção e proteção. Feminicídio não é tragédia, é consequência da omissão.

O feminicídio tornou-se rotina. Rotina nas manchetes, rotina nos bairros, rotina no luto que atravessa tantas famílias. O que não se tornou rotina é ver da governadora Raquel Lyra um posicionamento firme, uma política robusta e ações concretas que apontem para a mudança dessa realidade. O silêncio e a indiferença do governo estadual são ensurdecedores. *Governar sem olhar para a vida das mulheres é governar de costas para a sociedade.

O medo, hoje, faz parte da vida das mulheres pernambucanas. Medo de sair de casa. Medo de voltar tarde. Medo de denunciar e não ser acolhida. Medo de ser mais uma estatística. Enquanto isso, o governo prefere se esconder atrás de propagandas institucionais bem produzidas, que nada dizem sobre a dor real que atravessa a vida das mulheres. Propaganda não protege. Quem protege é política pública de verdade.

Enquanto mulheres são assassinadas quase diariamente, a máquina pública insiste em fingir que tudo está sob controle. Mas a realidade está nos lares despedaçados, nas mães que enterram filhas, nas crianças que perdem suas mães, nas famílias que vivem o luto da violência. Enquanto o Estado se cala, o luto das famílias grita.

Se o governo de Pernambuco não tratar o combate à violência contra as mulheres como prioridade máxima, continuaremos a viver a dolorosa rotina de feminicídios, acompanhada da sensação de impunidade que corrói a confiança da sociedade.

*Verones Carvalho é escritor, Gestor Público, pós-graduado em Administração Pública, Ciências Políticas e Auditoria Pública.

Shows gratuitos no Carnaval de Sertânia têm início neste sábado (10)

As apresentações acontecem na Praça de Eventos Olavo Siqueira A programação gratuita da Folia de Momo em Sertânia, no Sertão do Moxotó, tem início neste Sábado de Zé Pereira (dia 10), agradando aos foliões de todas as idades num só espaço: a Praça de Eventos Olavo Siqueira. A abertura dos festejos carnavalescos será a partir […]

As apresentações acontecem na Praça de Eventos Olavo Siqueira

A programação gratuita da Folia de Momo em Sertânia, no Sertão do Moxotó, tem início neste Sábado de Zé Pereira (dia 10), agradando aos foliões de todas as idades num só espaço: a Praça de Eventos Olavo Siqueira. A abertura dos festejos carnavalescos será a partir das 20h, com shows de Marreta é Massa, Frevança e Nonô Germano, filho de Claudionor Germano.

No domingo, apresentam-se o artista sertaniense César Amaral, com o show “O Fole na Folia”, bastante elogiado no último carnaval e a cantora Liv Moraes, filha do saudoso Dominguinhos. A festa neste dia começa mais cedo, às 16h30, em matinê infantil, com a banda do Tio Bruninho. Os ritmos se misturam com a participação da Turma da Bregadeira, que encerra a noite.

Ramon Schnayder e as Orquestras Harmonia e Marajoara se apresentam na segunda-feira de Carnaval. A cantora Walkyria Santos, ex-integrante da Banda Magníficos, que apresenta novo show com repertório carnavalesco da atualidade, é atração na “Terça-feira Gorda”. Para completar a programação, se apresenta também a cantora que vem arrastando multidões: Silvana Salazar, além da Orquestra Super Oara e do Boi Maracatu de Arcoverde. O evento tem o apoio da Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco.

Blocos de rua

Sertânia é conhecida por ter um dos carnavais mais animados do Interior do Estado. Neste ano, além dos quatro dias de festa na Praça de Eventos Olavo Siqueira, desfilam pela cidade mais de 40 agremiações. São blocos e troças carnavalescas que percorrem as principais ruas do Centro, os bairros mais afastados e até distrito do município. A novidade deste ano é o “Flor de Mandacaru”, uma agremiação que levanta a bandeira contra a homofobia e em favor da causa LGBT. A organização do bloco é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do Governo Municipal que promove a inclusão social. Além disso, todas as troças carnavalescas contam com o apoio da Prefeitura de Sertânia.

Programação Carnaval 2018

Sábado – 10 de fevereiro

20h

Marreta é Massa

Frevança

Nonô Germano

Domingo – 11 de fevereiro

16h30

Tio Bruninho – matinê infantil

20h

Liv Moraes

César Amaral e o Fole na Folia

A turma da Bregadeira

Segunda – 12 de fevereiro

20h

Orquestra Harmonia

Orquestra Marajoara

Ramon Schnayder

Terça – 13 de fevereiro

17h

Boi Maracatu de Arcoverde

20h

Orquestra Super Oara

Silvana Salazar

Walkyiria Santos

CDL Afogados retoma cursos presenciais

A CDL Afogados promoveu na última semana o curso “A arte de vender e receber: soluções em crédito e cobrança”. Foi mais uma iniciativa da entidade em parceria com com o SEBRAE Serra Talhada, Universidade Paulista – UNIP e consultores locais. O evento representou a primeira das ações do programa “Super Ação: A hora da […]

A CDL Afogados promoveu na última semana o curso “A arte de vender e receber: soluções em crédito e cobrança”.

Foi mais uma iniciativa da entidade em parceria com com o SEBRAE Serra Talhada, Universidade Paulista – UNIP e consultores locais.

O evento representou a primeira das ações do programa “Super Ação: A hora da retomada”, lançado para qualificação do comércio, colaboradores e gestores.

A semana contou com orientações sobre os riscos de negativações indevidas, recuperação de crédito sem perda de clientes, as novas formas de pagamentos disponíveis no mercado, técnicas de negociação e estratégias para a carteira de crédito e cobranças.

O presidente da CDL, advogado Darlan Quidute, avaliou positivamente a ação, que contou com a participação de mais de 20 empresas.

“Foi fantástico. O evento superou todas as expectativas. Conseguimos grande adesão do comércio e muito engajamento dos participantes, o que demonstra o ânimo de se qualificar para o aquecimento das vendas de final de ano.”

Dentro do programa “Super Ação: A hora da retomada” estão por vir outras duas semanas de cursos e consultorias para as empresas, que serão realizadas nos meses de outubro e novembro.

Em outubro, o foco será na modernização das empresas nos canais digitais e, em novembro, vem a semana “Atrair, vender e encantar”, com ênfase em técnicas de vendas e motivação, alinhando o comércio para as compras de final de ano.

O conselheiro da CDL, Glauco Queiroz fez questão de destacar que a ação foi realizada seguindo todos os protocolos sanitários. “Alinhar a retomada das atividades com o seguimento dos protocolos é o grande objetivo da CDL”, destacou.

Para mais informações sobre os cursos e outros serviços, entrar em contato com a CDL pelo telefone (87) 99803-2403 , e nos acompanhar nas redes sociais IG: @cdlafogados .