Notícias

Festa pra Louro do Pajeú começa dia 3 em São José do Egito

Por Nill Júnior

Em São José do Egito, saiu a programação da Festa de Louro do Pajeú, esse ano lembrando os 104 anos de nascimento do mestre egipcience. A programação, que vai de 3 a 6 de janeiro também celebra os 60 Anos de Isabel Marinho e 90 Anos de Job Patriota.

“Aos amigos de São José do Egito, especialmente os da Rua Domingos Siqueira, nossa gratidão eterna pela parceria existencial e a certeza partilhada de que essa festa é verdadeiramente nossa. O trabalho é grande”, diz o poeta e um dos coordenadores, Antônio Marinho.

A programação é vasta e pode ser conferida neste link.

Dentre os destaques na quinta, dia 3, está a Missa do Cantador no Beco de Zé Rocha, às 19h, com os cantadores Adelmo Aguiar e Gilberto Alves. Às 20h30, na Bodega Job Patriota (Rua Domingos Siqueira), tem o Cinelouro, com Poetas Analfabetos do Sertão do Pajeú de Pernambuco (Jeferson Souza), Vozes de Livramento (José Alberto Júnior), Tem Criança no Repente (Eduardo Crispim) e Poeta Urbano (Antônio Carrilho).

Ainda tem a partir das 22h,  Recital com Nõe de Job e Graça Nascimento, Violetas da Aurora em conversa, poesia e cantiga, Tonino Arcoverde e Publius em Cantorias do Interior para o Mar.

Dia 4 de Janeiro, sexta, no espaço Sebrae, tem Oficina de mamulengo às 9h. A tarde,  14h, Mesa Conversa  Meu livro. Meu fazer poético, com Ícaro Tenório, lançando o livro Pós Ficcional, Luna Vitrolira, lançando o livro Aquenda – o amor às vezes é isso e Fernanda Limão.

Depois, Mesa de Conversa – Eu e a Poesia, com Antônio Carlos Nóbrega e Samaroni Lima.

No Palco Zá Marinho, 20h, Bia Marinho e Tonfil (homenagem a Zá Marinho), Pariceiros (Wilson Freire e Sofia Freire – participação de Antônio Carlos Nóbrega), Flaira Ferro e As Severinas.

Dia 5 de Janeiro, na Feira Livre de São José do Egito, 9h, Mamulengo Jurubeba.

No Espaço SEBRAE/João Macambira às 14h, Mesa – Educação livre e libertadora. Poesia ensina. Gilmar Leite lança o livro e tese de doutorado O Sertão educa. Ainda Aparecida Izídio, Mestra em letras pela UPE e Jáder Vângelis, poeta e professor da cadeira de poesia popular de São José do Egito.

Às 15h30, Mesa – Job Patriota, com Maciel Correia, Antônio José de Lima, Zelito Nunes, Graça Nascimento e Nõe de Job. Na Bodega Job Patriota 17h, lançamento de livros de Albino Pereira, Lenelson Piancó e Leonardo Bastião, além de homenagem a Zé Adalberto.

No Palco Zá Marinho 20h, Alysson Islan, Val Patriota (seresta dedicada a Maura Marinho), Encantaria e Em Canto e Poesia.

Fechando a programação, dia 6 de Janeiro, no Espaço SEBRAE/João Macambira às 10h tem o  Infantil Cordel Animado (Mariane Bígio e Milla Bígio).

Na Bodega Job Patriota, às 11h, Sebastiana e Severina (Coletivo Caverna) Direção: Cláudio Lira. Espetáculo infanto-juvenil com tradução em libras.

12h Baião de dois, Instrumental Parceria (Greg Marinho, Ednardo Dali e Miguel Marinho) e depois,  Cantoria com Adelmo Aguiar e Diomedes Mariano, Rogério Meneses e Raimundo Caetano. Tem ainda Mesa de Glosa comcom Franci Araújo (Iguaracy), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Dudu Moraes (Tabira), Gislândio Araújo (Brejinho) e Zezé Neto (São José do Egito).

O restante da programação ainda tem recitais  com Auzêh Freitas e Mariane Alves e Elis Almeida (homenagem a Triunfo), shows com Pé-de-serra Talhada, César Amaral e Barlanche O Artesão, na Rua Domingos Siqueira. Às 22h, tem Ednardo Dali, e O  Véi Tibôa (Coletivo Marginal).

Outras Notícias

Estudo avalia desmatamento em Arcoverde, Sertânia, Buíque, Tacaimbó e Pesqueira

Fundação SOS Mata Atlântica lança nesta semana hotsite ‘Aqui Tem Mata’. Algumas cidades estão no Sertão e Agreste Lançado nesta quarta-feira (11) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica traz os dados mais recentes sobre a situação de cidades do Estado do […]

465441-17211-1280

Fundação SOS Mata Atlântica lança nesta semana hotsite ‘Aqui Tem Mata’. Algumas cidades estão no Sertão e Agreste

Lançado nesta quarta-feira (11) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica traz os dados mais recentes sobre a situação de cidades do Estado do Pernambuco. O município de Abreu e Lima foi o que mais preservou o bioma no período de 2000-2014 na região e mantém 62,1% de vegetação natural, comparado com a área original. Já a capital do Estado, Pernambuco, conta hoje com 20% de vegetação natural do bioma.

O estudo, com patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan, apresenta ainda um consolidado dos últimos 14 anos. A cidade do Estado com número mais expressivo de desflorestamento entre 2000 e 2014 foi Goiana, com 86 hectares de supressão de vegetação.

Neste ano, os dados atualizados e o histórico das cidades abrangidas pela Lei da Mata Atlântica poderão ser acessados no hotsite ‘Aqui Tem Mata’, que será lançado nesta semana e apresentará de forma simples e interativa as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país. Com opções de busca por localidade, mapas interativos e gráficos, a ferramenta está disponível para web, tablets e celulares, permitindo que os dados estejam acessíveis a qualquer usuário e possam ser reutilizados com finalidades de educação e defesa da proteção da floresta.

Atualmente, a Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada.

Com base em imagens geradas pelo sensor OLI a bordo do satélite Landsat 8, o Atlas da Mata Atlântica, que monitora o bioma há 29 anos, utiliza a tecnologia de sensoriamento remoto e geoprocessamento para avaliar os remanescentes florestais acima de 3 hectares (ha).

A lista traz municípios do Sertão e Agreste, como Sertânia, Arcoverde, Venturosa, Alagoinha, Pesqueira, Buíque e Tacaimbó. Sertânia, Venturosa, Alagoina, Buíque, Pesqueira e Arcoverde aparecem na lista das cidades que mais preservam sua vegetação natural. Tacaimbó e Arcover, na lista dos que mais desmataram. A presença de Arcoverde nas duas listas explica-se: está na lista dos que ainda preservam mais sua vegetação, mas devastou muito dela entre 2000 e 2014. Em parte deles, a vegetação predominante é do bioma Caatinga.

Confira os rankings por municípios:

lista

Brasil tem 46 casos confirmados de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde divulgou, na última sexta-feira (17), que o Brasil contabilizou, até o momento, 46  casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Ainda há 87 ocorrências em investigação. Entre os casos confirmados, 38 foram em São Paulo, quatro no Paraná, três em Pernambuco e um no Rio Grande do […]

O Ministério da Saúde divulgou, na última sexta-feira (17), que o Brasil contabilizou, até o momento, 46  casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Ainda há 87 ocorrências em investigação.

Entre os casos confirmados, 38 foram em São Paulo, quatro no Paraná, três em Pernambuco e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, 528 suspeitas foram descartadas.

Entre os casos ainda em investigação, a maior parte também está em São Paulo (44 notificações). As outras suspeitas estão em Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2) e Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1).

Mortes

Não houve nova confirmação do número de mortes causadas pela intoxicação por metanol desde a última quarta (15). São, ao todo, oito óbitos, que ocorreram no estado de São Paulo (seis pessoas) e em Pernambuco (duas).

Outros oito casos estão em investigação, sendo dois em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Parará. Ao todo, 26 suspeitas de mortes causadas por metanol foram descartadas. As informações são da Agência Brasil.

Manari: TCE julga gestão fiscal irregular e aplica multa de R$ 57 mil a Gilvan Albuquerque

Por Juliana Lima  A Segunda Câmara do TCE julgou irregular a gestão fiscal de 2019 do município de Manari, no Sertão do Moxotó, e multou o ex-prefeito da cidade, Gilvan de Albuquerque Araújo, em R$ R$ 57.600,00 pelo descumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no exercício financeiro de 2019.  O relatório […]

Por Juliana Lima 

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular a gestão fiscal de 2019 do município de Manari, no Sertão do Moxotó, e multou o ex-prefeito da cidade, Gilvan de Albuquerque Araújo, em R$ R$ 57.600,00 pelo descumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no exercício financeiro de 2019. 

O relatório de auditoria mostra que a Prefeitura Municipal de Manari não adotou as medidas necessárias para a redução do excedente da Despesa Total com Pessoal no prazo estabelecido pela Lei Complementar Federal n° 101/2000; e que os percentuais de extrapolação verificados em cada quadrimestre de 2019 superaram o patamar máximo de 54% consentido pela LRF, conforme o Acórdão Nº 854 / 2022. 

O relator do processo foi o conselheiro substituto Carlos Pimentel. O presidente da sessão foi o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior. 

Em 2019, o TCE já havia julgado irregular a gestão fiscal do ex-prefeito Gilvan de Albuquerque referente ao exercício de 2016 e aplicado multa de R$ 50.400,00 pelo descumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

 

Ex-prefeito de Tabira Josete Amaral mais próximo do PSB

Por Anchieta Santos Em recente entrevista à Rádio Cidade FM o ex-prefeito de Tabira Josete Amaral admitiu ter mantido um 1º contato com o Secretário Executivo da Casa Civil do Governo do estado Anchieta Patriota, tratando de um possível ingresso no PSB. Depois da entrevista um novo contato já aconteceu. Pelo que se observa as […]

JOSETE-AMARALPor Anchieta Santos

Em recente entrevista à Rádio Cidade FM o ex-prefeito de Tabira Josete Amaral admitiu ter mantido um 1º contato com o Secretário Executivo da Casa Civil do Governo do estado Anchieta Patriota, tratando de um possível ingresso no PSB.

Depois da entrevista um novo contato já aconteceu. Pelo que se observa as portas da legenda estão abertas ao político, assim também como a aproximação com o Governo Paulo Câmara.

Bolsonaro será recebido pelo prefeito socialista Ângelo Ferreira hoje em Sertânia

Por Anchieta Santos Ao contrário do Governador Paulo Câmara que alegando a pandemia recusou o convite do Presidente Bolsonaro para vir nesta sexta-feira (19) a Sertânia, o Prefeito do município, o socialista Ângelo Ferreira receberá o Presidente da República em sua cidade.  A confirmação foi passada pela assessoria do prefeito a produção dos programas Rádio […]

Por Anchieta Santos

Ao contrário do Governador Paulo Câmara que alegando a pandemia recusou o convite do Presidente Bolsonaro para vir nesta sexta-feira (19) a Sertânia, o Prefeito do município, o socialista Ângelo Ferreira receberá o Presidente da República em sua cidade. 

A confirmação foi passada pela assessoria do prefeito a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta. 

A Câmara municipal não recebeu convite. A visita do Presidente da República a Sertânia, está confirmada para as 10h da manhã, quando participa do início de testes e pré-operação do 1° trecho do ramal do agreste, na Estrutura de Controle do Reservatório Barro Branco, na PE-265 (BR-110) km-11, na importante cidade do sertão do Moxotó. 

Integrado ao Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o sistema adutor Ramal do Agreste irá beneficiar uma população de mais de 2,2 milhões de habitantes de 71 cidades de Pernambuco, garantindo melhor oferta hídrica. 

O empreendimento de infraestrutura hídrica captará água na barragem Barro Branco, em Sertânia (PE), com deságue no reservatório Ipojuca, em Arcoverde (PE). 

Quando Bolsonaro inaugurou a primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú na Estação Elevatória 9 da Transposição entre São José do Egito e Itapetim, a entrega do Ramal do Agreste foi cogitada, mas abortada. Ficou sinalizado que nova data seria marcada, então chegou a hora. 

Ângelo Ferreira vai aproveitar a presença do presidente e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para reivindicar que as águas que brotarão pelo projeto sejam também utilizadas para irrigação, beneficiando os agricultores que moram na região do Barro Branco, onde foi edificado o Ramal do Agreste, parte integrante da Transposição do São Francisco.