Notícias

Festa de Março terminou em Bodocó

Por Nill Júnior

No último dia de programação, Ébano Nunes e Banda de Rodagem encerraram a programação da Tarde Cultural na Festa de Março de Bodocó. Em seguida, no palco principal, Zeca Bota Bom e Welson Vaqueiro, Douglas Espíndola e Luan Estilizado, encerraram a edição 2017 da programação.

O evento teve quatro dias de programação e ofereceu shows no palco principal, Budega do Forró e Tarde Cultural. Psirico, Gabriel Diniz, Toca do Vale, Ciel Rodrigues, Luan Estilizado e Zezo, foram alguns dos shows que passaram pelo palco principal.

Algumas como o blog costuma registrar, ache ruim quem quiser, de gosto questionável e promovendo deseducação com dinheiro público.

As secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente ofertaram serviços e ações à população. Teve recreação com crianças, pintura de rosto, exposição de telas da Pedra do Claranã, distribuição de mudas de plantas, degustação de queijos e licores artesanais, testes de HIV, Hepatite, campanha contra a violência, homofobia e ao trabalho infantil.

Através da parceria com o Sesc, o grupo bodocoense Artimanha de Teatro apresentou a peça Sublime Torrão, abordando a temática do sertanejo imigrante, que devido à seca, sai do Nordeste em busca de melhores condições de vida.

A edição 2017 da Festa de Março de Bodocó foi promovida pela Prefeitura de Bodocó, realizada pela Secretaria de Cultura e contou com o apoio do Sesc.

Para o prefeito Túlio Alves, o evento superou as expectativas. “Realizamos uma grande festa com uma programação diversificada que agradou a todas as faixas etárias e estilos musicais. As vendas do comércio aqueceram, já que ampliamos os dias de evento. Investimos em segurança para garantir a tranquilidade dos bodocoenses e visitantes. Foi uma festa muito bonita e com gente feliz.”

Outras Notícias

Carnaíba aprova Plano Municipal da Cozinha Comunitária

Plano foi aprovado por meio do conselho Municipal de Assistência Social A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, aprovou nesta quinta-feira (28), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, o Plano Municipal da Cozinha Comunitária, que será, após trâmites legais, implantada no município. A implantação da Cozinha Comunitária enaltece […]

Plano foi aprovado por meio do conselho Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, aprovou nesta quinta-feira (28), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, o Plano Municipal da Cozinha Comunitária, que será, após trâmites legais, implantada no município.

A implantação da Cozinha Comunitária enaltece as ações do município no campo da Segurança Alimentar e Nutricional, visando o direito à alimentação e nutrição para a população, conforme a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como, propicia qualificação profissional e possibilidade de geração de trabalho e renda, através dos cursos de Inclusão Produtiva na área de alimentação.

O Público Alvo serão as pessoas em situação de insegurança alimentar grave, em vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Auxílio Brasil, indicadas preferencialmente pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência de Assistência Social Especializada (CREAS).

“Todas as ações desenvolvidas pelo Programa em questão buscam a melhoria da qualidade de vida da população, o acesso e incentivo à alimentação adequada, à cidadania, o empoderamento das famílias e promoção do protagonismo”, diz a Prefeitura em nota.

Homenagens reconhecem papel de Anchieta Santos

Venho através desta, em nome de todos os que fazem a Prefeitura de Afogados, externar o mais profundo pesar pelo falecimento do nosso queridíssimo amigo e colaborador Anchieta Santos. Profissional íntegro e apaixonado pela profissão, um dos mais competentes da radiofonia brasileira, Anchieta era e será sempre a voz marcante das informações divulgadas por esta […]

Venho através desta, em nome de todos os que fazem a Prefeitura de Afogados, externar o mais profundo pesar pelo falecimento do nosso queridíssimo amigo e colaborador Anchieta Santos.

Profissional íntegro e apaixonado pela profissão, um dos mais competentes da radiofonia brasileira, Anchieta era e será sempre a voz marcante das informações divulgadas por esta Prefeitura, lacuna que jamais será preenchida com a mesma competência e profissionalismo.

Aproveito para informar que estamos decretando três dias de luto oficial em memória do nosso amigo Anchieta, e que colocamos à disposição da família todo apoio que se fizer necessário para este momento.

Que Deus o acolha com todo o seu amor inesgotável e conforte a esposa, filhos e demais familiares, amigos e ouvintes, consternados com esta perda irreparável.

Em todos nós, fica a saudade, a memória afetiva para sempre guardada em nossos corações, e o legado de honradez que imprimiu em sua trajetória profissional.

Siga em paz, meu irmão!

Alessandro Palmeira – Prefeito de Afogados da Ingazeira

“Combati o bom combate, guardei a fé”

2 Timóteo 4,7

A Diocese de Afogados da Ingazeira, solidariza-se com os familiares do Comunicador/Radialista Anchieta Santos, que cumprindo a sua missão na terra, agora descansa na glória celestial. Nossos sentimentos e gratidão!

Dom Egidio Bisol – Bispo Diocesano

“Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim viverá eternamente” .

João 11,25

A Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, une-se aos familiares do nosso Comunicador/Radialista Anchieta Santos, neste momento de dor, porém, marcado pela alegria e Vitória da Ressurreição. Nossos sentimentos de carinho e gratidão!

Mons. João Carlos Acioly Paz – Presidente

A Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, se  solidariza com familiares e amigos do radialista Anchieta Santos, pelo seu falecimento no dia de hoje.

A comunicação do Estado, em especial a comunicação do Sertão do Pajeú, perde um profissional que participou do fortalecimento desta base comunicacional, que dá voz ao povo.

A Amupe não tem palavras para expressar os sentimentos e agradecimentos a sua valiosa contribuição, inclusive como cerimonialista nos Congressos Pernambucano de Municípios.

Anchieta parte deixando a todos os que com ele conviviam ou conheciam lições de amizade, profissionalismo, ética e compromisso social. Que Deus conforte a família e os amigos e nos dê força e fé para superar a sua ausência.

José Patriota – Presidente da Amupe

A notícia circula em todos os meios de mídia sobre a morte que ensurdeceu o maior Radialista do Alto Pajeú e um dos melhores de Pernambuco, ANCHIETA SANTOS.

O seu histórico consta dos maiores Comícios do saudoso Dr. Miguel Arraes de Alencar, das campanhas do ex Presidente Lula e tantos outros políticos que marcaram época. Quem não se recorda quando da sua garganta ecoava na sua voz grave: “É Arraes? É Arraes”.

Mas, Deus sabe as linhas e o tempo certo de todos nós e como ANCHIETA, nos seus 60 anos, com muito tempo ainda para viver, foi convocado pelo dono de tudo para radiar as notícias boas que circulam nos Céus.

Tive a honra e o prazer de conhecer sua personalidade e o seu caráter, integro e probo, destemido e, amigo dos amigos. Que Deus na sua eterna bondade o acolha e encha de conforto todos os seus familiares e amigos.

Joel Gomes Pessôa – Vereador de Tuparetama

Pernambuco perdeu nesta sexta-feira, o radialista Anchieta Santos. Com décadas de trabalho dedicados a levar informação de qualidade à sociedade, Anchieta, com seu timbre marcante, era a voz do Sertão pernambucano. Quero prestar minha solidariedade aos familiares, amigos e admiradores nesse momento de dor. 

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco

Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do comunicador Anchieta Santos.

Dedicado e combativo, Anchieta sempre foi uma das vozes mais respeitadas do rádio pernambucano, fruto de seu compromisso com o bom jornalismo e as melhores causas da população, sobretudo do Sertão.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos os ouvintes e admiradores de Anchieta Santos.

Armando Monteiro

É com muita tristeza que recebi a notícia da partida do conterrâneo do Pajeú, amigo e grande radialista  Anchieta Santos. Por muitas vezes, tive a honra de ser entrevistado por ele e por outras conversar longamente sobre as coisas da vida e da política. 

Para familiares e amigos deixo meus sentimentos de pesar e espero que Deus ajude a superar a dor da perda e toda a saudade que ele vai deixar. Tenho certeza, de que agora no céu será um comunicador entre os anjos e os seus amados aqui na terra. ANCHIETA SANTOS PRESENTE!

Carlos Veras – Deputado Federal

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) lamenta o falecimento do radialista e militante Anchieta Santos, aos 61 anos, ocorrido nesta sexta-feira (10 de setembro). Anchieta lutava contra um tumor cerebral maligno.

No último programa gravado Rádio Cidade FM, em Tabira/PE, no dia 18 de junho, e já enfrentando fortes dores devido o tumor, Anchieta despediu-se dizendo: “Um abraço a todos e até amanhã, se houver amanhã”.

Anchieta Santos foi um militante dos momentos sociais, político e um radialista que ajudou muito na divulgação e valorização do Movimento Sindical do Polo Sindical do Pajeú, Polo de base sindical do presidente da CONTAG, Aristides Santos.

O comunicador divulgou as lutas da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pernambuco (FETAPE) e marcou presença na locução das principais ações de massa. Anchieta foi um dos profissionais mais respeitados da história do Rádio de Pernambuco. Iniciando sua vida na radiodifusão na década de 1970, foi responsável pela formação de muitos profissionais e pela evolução do rádio notícia, marca registrada da Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira.

Hoje, a radiodifusão do Pajeú e de Pernambuco está em “silêncio” em reverência a um dos seus grandes nomes. Mas a sua voz, conduta, e ensinamentos profissionais, ecoarão sempre!

Adeus caro amigo!

Diretoria CONTAG

Um dia triste para o rádio pernambucano que perdeu o comunicador Anchieta Santos. Sua voz ecoava pelo Brasil a fora defendendo o povo e os seus direitos, denunciando os abusos com a inconfundível batida na mesa, sua marca registrada. Deixará muitas saudades!

Que Deus o receba na morada eterna e conforte o coração da esposa, filhos, amigos, colegas de trabalho e admiradores.

Sávio Torres – Prefeito de Tuparetama

A Câmara de Vereadores de Tabira lamenta profundamente o falecimento do radialista, Anchieta Santos, ocorrido na manhã desta sexta-feira (10), na cidade de Afogados da Ingazeira.

O Presidente do Poder Legislativo, Djalma Nogueira Sales, no uso das suas atribuições, decreta Luto Oficial de 03 (três) dias, pelo falecimento do radialista que integrava a equipe da Rádio Cidade FM.

A partida de Anchieta abre uma lacuna na radiodifusão do Pajeú, de Pernambuco e do Brasil, com seus programas que formavam verdadeiros espaços democráticos, dando vez e voz ao povo!

A Câmara de Tabira se solidariza com a esposa, filhos, familiares, amigos, colegas de trabalho e admiradores.

Vereador Djalma Nogueira Sales – Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira

Anchieta foi um dos profissionais mais respeitados da história da Rádio, tendo iniciado sua vida na radiodifusão na década de 70. Teve o dom de transformar histórias em notícia. Para nós do PSB, Anchieta será também sempre lembrado por ter emprestado sua voz na memorável campanha de Arraes em 1986.

A todos os seus familiares, ouvintes e admiradores, nosso voto de pesar”.

Sileno Guedes, presidente estadual do PSB

Como sorrir depois de morto o sorriso? Como falar depois de silenciada a voz? Como prosseguir depois de sepultado o caminho? Como ter um dia bom agora que não mais nos dará o teu “bom dia”?

Mas a vida tem que seguir. A vida sempre seguirá em frente. E você não ia querer que desistíssemos do caminho no meio da jornada.

Toda homenagem que te for feita será pequena diante da generosidade da tua alma e da grandeza do teu coração.

Todas as palavras escritas sobre a tua partida serão insuficientes para dar conta da dor que sinto, do hiato que a tua ausência deixa, da saudade que ficará entranhada na minha alma como uma tatuagem.

Certa vez, num show, o rei do blues, B.B King, disse ao também músico e amigo, Eric Clapton: “Que eu viva para sempre, mas que você viva para sempre e mais um dia. Porque eu odiaria estar aqui quando você partir.”

Quis o destino que você partisse antes de mim. E que aquele “tchau” depois do programa da Prefeitura fosse, sem nós sabermos, um adeus.

Mas a vida seguirá. E quando a minha jornada for concluída, e, enfim, nos reencontrarmos, aplacarei esta saudade com o longo e merecido abraço que não pude lhe dar.

Rodrigo Lima – Amigo de Anchieta Santos, com muita honra e orgulho!

Covid-19: Governo de PE fornece material técnico para produção de itens de proteção no Polo Têxtil do Agreste

Diário de Pernambuco Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco propôs uma alternativa para movimentar a produção do polo de confecções do Agreste. Além de produzir, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) passou a fornecer um caderno técnico com protótipos de equipamentos de proteção, como […]

Foto: Marlon Diego/SDEC

Diário de Pernambuco

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco propôs uma alternativa para movimentar a produção do polo de confecções do Agreste. Além de produzir, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) passou a fornecer um caderno técnico com protótipos de equipamentos de proteção, como batas e máscaras.

A ação tem como princípio utilizar a base industrial já estabelecida na região, além de usar matéria-prima existente. Para a realização, cerca de 50 empresas já cumprem o protocolo e estão habilitadas.

Os produtos não têm os requisitos para atender os profissionais da saúde, mas estão aptos para a população em geral. Além de servir, também, para serviços essenciais fora da área médica, como segurança pública, de coleta de lixo e outras atividades que seguem em funcionamento.

O caderno técnico para produção de batas e máscaras pode ser solicitado aos gestores do NTCPE e também está disponível para download no site da instituição (https://www.ntcpe.org.br/).

De acordo com Wamberto Barbosa, presidente do NTCPE, a medida é mais uma maneira de se reinventar diante da crise causada pelo coronavírus. “Estudamos um modelo de produção que tivesse uma demanda que sustentasse a atividade e os empregos, mas que também permitisse aderência massiva do setor produtivo de confecções”, destacou.

Barbosa ainda reiterou que o NTCPE irá buscar canais de venda para movimentar a produção proposta.

Números – O setor têxtil do Agreste movimenta quase R$ 6 bilhões por ano, além de ocupar cerca de 250 mil pessoas, entre empregos formais e informais em todo o Estado.

Atualmente, mais de 225 milhões de peças são produzidas no ano.

Prefeito de Iguaracy prestigiou posse de Kaio Maniçoba como secretário de Turismo 

Foi na tarde desta segunda-feira (24), que o deputado estadual Kaio Maniçoba, do PP, tomou posse como Secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco. A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, na capital pernambucana, e foi presidida pela Governadora em exercício Priscila Krause (PSDB). O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves […]

Foi na tarde desta segunda-feira (24), que o deputado estadual Kaio Maniçoba, do PP, tomou posse como Secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco. A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, na capital pernambucana, e foi presidida pela Governadora em exercício Priscila Krause (PSDB).

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB), que prestigiou a cerimônia, declarou: “A nomeação de Kaio Maniçoba é um passo importante para o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Estamos confiantes de que sua experiência trará novos investimentos e oportunidades para todos.”

Pedro Alves, estava acompanhado do vice-prefeito Marcos Melo, conhecido como Marquinhos (PSDB), que também está secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico do município. O ex-prefeito Zeinha Torres (PSDB), atualmente assessor de articulação do Governo do Estado, também fez parte da comitiva ao lado de sua esposa Mary Delanea, Gerente Regional da X GERES.

A caravana contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, Tenente Viana, além dos vereadores Jorge Soldado, Lequinho e Paulinho da CLP. Entre os integrantes do governo municipal presentes estavam o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Rogério Lins, da Chefe de Gabinete Marília Alves, acompanhada de seu esposo Rodrigo Valadares, e a Procuradora do Município de Iguaracy, Sinara Maranhão.

Desenvolve PE é apresentado em mesa temática no 6º Congresso da Amupe

Durante o 6º Congresso Pernambucano de Municípios, o coordenador do Desenvolve PE, Edmilson Duarte, apresentou o convênio entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Sebrae em mesa temática, nesta terça-feira (29.08). A parceria no Estado é o terceiro convênio do tipo realizado pela instituição no País, depois de Minas Gerais e Paraná. “Estamos […]

Durante o 6º Congresso Pernambucano de Municípios, o coordenador do Desenvolve PE, Edmilson Duarte, apresentou o convênio entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Sebrae em mesa temática, nesta terça-feira (29.08).

A parceria no Estado é o terceiro convênio do tipo realizado pela instituição no País, depois de Minas Gerais e Paraná.

“Estamos diante de um desafio. A Amupe e o Sebrae, com muita responsabilidade, construíram esse acordo. E nós enquanto Amupe queremos ajudar os municípios. Nosso papel é continuar nessa missão. E temos no Sebrae esse grande parceiro que oferece muitas oportunidades para as nossas cidades”, comentou o coordenador.

Os focos estratégicos do programa são potencializar políticas de desenvolvimento econômico nos municípios, aprofundar o conhecimento sobre as demandas deles e fortalecer a rede municipalista. Também participaram da mesa temática Fernando Clímaco, gerente de Políticas Públicas do Sebrae e Ângelo Roncalli, coordenador de programas de liderança e desenvolvimento regional da Associação Mineira de Municípios.