Notícias

Ferreira Guedes demite trabalhadores que se rebelaram contra falta de medidas para COVID-19

Por Nill Júnior

A empresa Ferreira Guedes, com canteiro de obras em Sertânia e que foi manchete em diversos meios de comunicação de Pernambuco por não cumprir algumas medidas para o não contágio do COVID-19 para seus trabalhadores, acaba de tomar uma medida truculenta, que não visa o trabalhador, mas apenas o lucro.

Segundo o Tribuna do Moxotó, ela acaba de demitir centenas de trabalhadores. Pelo menos duzentos foram demitidos.

A lista está sendo divulgada em redes sociais e já atinge mais de cem pais de famílias. “Foi a maneira simplista e truculenta que a empresa achou para mostrar que tem que ser do seu jeito”. O Blog cobrou fiscalização e medidas por estado e município.

“Filmamos a situação do refeitório da empresa, trabalhadores por cima do outro, sem mascara, sem nada e ao denunciarmos isso, somos nós que seremos punidos? É assim que funciona nosso Brasil?”, disse um trabalhador. Ele entregou vídeo mostrando a irresponsabilidade da empresa Ferreira Guedes quando vai na contramão do que prega os órgãos públicos e as autoridades. Realmente é lamentável.

Outras Notícias

O difícil, mas não impossível caminho para Raquel reverter a vantagem de João

João Campos mantém favoritismo, e goverbistas sabem disso. Só uma conjunção de fatores viram o jogo No Sertão Notícias, da Cultura FM analiso os números da pesquisa Quaest que mostra uma ampla vantagem de João Campos sobre a governadora Raquel Lyra. João Campos (PSB), prefeito do Recife, tem 55% das intenções de voto para governador […]

João Campos mantém favoritismo, e goverbistas sabem disso. Só uma conjunção de fatores viram o jogo

No Sertão Notícias, da Cultura FM analiso os números da pesquisa Quaest que mostra uma ampla vantagem de João Campos sobre a governadora Raquel Lyra.

João Campos (PSB), prefeito do Recife, tem 55% das intenções de voto para governador de Pernambuco no primeiro turno das eleições de 2026, contra 24% da atual governadora Raquel Lyra (PSD).

O ex-ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado (PL), aparece na terceira posição, com 6%. Já o vereador do Recife Eduardo Moura (Novo), considerado pela primeira vez no levantamento, ficou em quarto, com 4 pontos.

Outros 7% declararam voto em branco ou nulo, e 4% disseram não saber em quem votar.

A situação de Raquel é complexa e a arrumação de fatores para reverter a situação, não tão comuns. Mas, como tudo em política, não se pode falar em impossível.

Levar a eleição para o segundo turno, aglutinar os que votam mais à direita e que agora declaram apoio a Gilson Machado e Eduardo Moura, crescer imperativamente na Região Metropolitana, fazer valer a maioria dos prefeitos e levar a  aprovação a pelo menos 65% estão entre os desafios. Assista ao comentário:

Ingazeirense ganha moto na parceria entre Galeria São José e Rádio Pajeú

A promoção em mais uma parceria entre a Galeria São José e a Rádio Pajeú sorteou uma moto zero quilômetro com capacete. Concorreram clientes da Galeria e sócios contribuintes da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, mantenedora da emissora. O sorteio aconteceu na manhã deste sábado (26) durante o programa Sábado Livre ao vivo […]

Foto: Wellington Júnior

A promoção em mais uma parceria entre a Galeria São José e a Rádio Pajeú sorteou uma moto zero quilômetro com capacete. Concorreram clientes da Galeria e sócios contribuintes da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, mantenedora da emissora.

O sorteio aconteceu na manhã deste sábado (26) durante o programa Sábado Livre ao vivo direto da calçada em frente a Galeria São José na Avenida Manoel Borba, coração do comércio de Afogados da Ingazeira e foi transmitido pela emissora.

A grande sortuda foi Maria Elizandra Alves de Souza, moradora de Santa Rosa, município de Ingazeira. Ela teve seu cupom sorteado pelo pequeno Jorge, filho de Walter Henrique, responsável pela Galeria.

O curioso é que ela e o marido acompanhavam o sorteio por acaso. “A gente estava passando e viu o movimento com o sorteio. Resolvemos olhar e pra nossa surpresa chamaram meu nome”, disse emocionada, depois de ter seu cupom puxado entre mais de dez mil que participaram.

Valtinho da Galeria, como é conhecido, agradeceu a participação dos clientes da galeria e ouvintes da Rádio Pajeú, que mais uma vez acreditaram na lisura do processo. A parceria entre as duas empresas históricas da cidade mais uma vez foi um grande sucesso.

Fabrizio Ferraz propõe inclusão de Flores no Programa Morar Bem Pernambuco

O Deputado Estadual Fabrizio Ferraz, fez um apelo à Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e à Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, para a inclusão do município de Flores no Programa Morar Bem Pernambuco. O programa visa proporcionar subsídios de até R$ 20 mil para serem usados como entrada na compra do primeiro […]

O Deputado Estadual Fabrizio Ferraz, fez um apelo à Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e à Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, para a inclusão do município de Flores no Programa Morar Bem Pernambuco.

O programa visa proporcionar subsídios de até R$ 20 mil para serem usados como entrada na compra do primeiro imóvel, uma iniciativa essencial para muitas famílias que sonham com a casa própria.

A proposta destaca a importância de atender às necessidades habitacionais de Flores, um município que enfrenta um alto índice de famílias de baixa renda e carência de acesso à moradia digna.

Segundo o Deputado Ferraz, a inclusão no programa é crucial para melhorar a qualidade de vida dessas famílias e reduzir o déficit habitacional na região.

Além de oferecer subsídios, o Programa Morar Bem Pernambuco também inclui uma avaliação técnica e financeira dos empreendimentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, garantindo segurança jurídica e financeira para os compradores e para o Estado. Esta medida não só ajuda a assegurar a confiabilidade dos investimentos, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico da região.

“O tempo da politicagem barata ficou para trás”, diz Fredson alfinetando oposição 

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, fez duras críticas à postura de alguns políticos da oposição durante entrevista em que abordou a polêmica envolvendo a revitalização da Praça Antônio Jorge. O gestor lamentou o que classificou como uma “mentalidade retrógrada” de quem, segundo ele, torce contra o desenvolvimento da cidade por interesses […]

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, fez duras críticas à postura de alguns políticos da oposição durante entrevista em que abordou a polêmica envolvendo a revitalização da Praça Antônio Jorge. O gestor lamentou o que classificou como uma “mentalidade retrógrada” de quem, segundo ele, torce contra o desenvolvimento da cidade por interesses eleitorais.

“Tem político que ainda acredita que o quanto pior, melhor. Que o sofrimento do povo pode ser caminho para voltar ao poder. Isso é inaceitável”, afirmou Fredson.

O prefeito destacou que a Praça Antônio Jorge, conhecida por muitos como “praça dos gatos” ou “praça dos drogados”, estava há anos abandonada, servindo como símbolo de descaso e insegurança. De acordo com Fredson, a gestão decidiu enfrentar o problema com uma proposta moderna e viável: uma parceria público-privada (PPP) que permitirá a requalificação completa do espaço.

Segundo o projeto, em troca de uma doação de apenas 10 metros da largura total da praça, a empresa parceira investirá R$ 1,2 milhão na construção de um novo equipamento urbano. “Estamos falando de uma praça de 7 mil metros quadrados. O espaço continua sendo do povo. O que estamos fazendo é garantir que o povo tenha um espaço digno, bonito e seguro”, ressaltou.

Fredson também lembrou que a população de São José do Egito “tem memória” e saberá reconhecer quem trabalha pelo bem coletivo e quem tenta criar obstáculos.

“A praça é do povo. E quem ama São José do Egito quer ver a cidade avançar, não retroceder. O tempo da politicagem barata ficou para trás”, disse o prefeito.

A revitalização da Praça Antônio Jorge, segundo a prefeitura, deve transformar o espaço em um ponto de convivência, lazer e turismo, marcando mais um passo no processo de modernização dos espaços públicos do município.

 

Usina solar produz energia em Afogados da Ingazeira

Grupo inglês investiu R$ 2,5 milhões na usina de 15 mil m2 localizada no sertão pernambucano Edilson Vieira/JC Online A cidade de Afogados da Ingazeira, a 370 km do Recife, está produzindo energia elétrica a partir do sol. A usina solar fotovoltaica que entrou em operação pertence ao grupo inglês Faro Energy. O investimento foi […]

Foto: divulgação

Grupo inglês investiu R$ 2,5 milhões na usina de 15 mil m2 localizada no sertão pernambucano

Edilson Vieira/JC Online

A cidade de Afogados da Ingazeira, a 370 km do Recife, está produzindo energia elétrica a partir do sol. A usina solar fotovoltaica que entrou em operação pertence ao grupo inglês Faro Energy. O investimento foi de R$ 2,5 milhões na planta do sertão pernambucano.

Esta é a terceira usina solar da companhia inglesa no Brasil. As outras duas ficam em Pirapora (MG) e no Rio de Janeiro. A companhia tem projetadas mais 20 usinas solares, sendo quatro delas previstas para serem instaladas no agreste pernambucano ainda este ano. O investimento total da companhia para os próximos 18 meses será de R$ 200 milhões.

A usina solar de Afogados da Ingazeira tem uma área de 15 mil m², com 1.440 módulos fotovoltaicos instalados. A potência total do sistema é de 475 kilowatt-pico (KWp). A capacidade de geração é de 1.027 MWh/ano, equivalente ao consumo de aproximadamente 700 habitações.

A energia gerada através das placas de captação solar evita a emissão de cerca de 452 toneladas de CO2/ano, segundo a empresa. O cliente final é uma rede varejista de calçados que possui 14 lojas localizadas no Recife, Jaboatão, Abreu e Lima e Camaragibe. Toda a energia gerada pela usina é enviada para a rede da distribuidora da Celpe onde a planta está instalada.

“Esse tipo de geração remota gera créditos de energia na conta do consumidor, que é beneficiado independente da distância que ele estiver da unidade de geração”, explica Pedro Mateus, diretor financeiro e responsável pela operação da Faro Energy no Brasil. Ele calcula que a economia para a rede de lojas fique em torno de 15%.

Energia

O contrato da planta prevê uma locação a longo prazo, neste caso são 10 anos, com toda a operação e manutenção do projeto realizada pela própria Faro Energy e por seus parceiros. “O potencial de desenvolvimento de projetos de energia solar distribuída nos municípios do Nordeste brasileiro é gigantesco”, tanto do ponto de vista de capacidade natural de produção solar, como também das oportunidades de investimentos na região”, afirma Pedro Mateus.

O executivo aponta ainda que a instalação de usinas solares beneficia os municípios onde elas são instaladas, com geração de empregos durante a etapa de instalação e aumento na arrecadação do imposto sobre serviços (ISS).