Notícias

Feira Agroecológica de Serra Talhada comemorou 17 anos

Por Nill Júnior

Por Juliana Lima

Muita alegria, comida saudável e forró pé de serra marcaram a festa dos dezessete anos da Feira Agroecológica de Serra Talhada – FAST, neste sábado (10), na Praça Sérgio Magalhães, em Serra Talhada.

Além das barracas repletas de produtos saudáveis para a clientela, teve café da manhã agroecológico, demonstração de alimentos processados a partir do reaproveitamento de cascas, exposição de banners e artesanato, grupos de dança e bingo.

Atualmente a FAST conta com agricultoras e agricultores dos municípios de Serra Talhada, Triunfo e Santa Cruz da Baixa, assessorados pelas instituições CECOR, Centro Sabiá e ADESSU Baixa Verde.

Os alimentos agroecológicos são saudáveis porque são produzidos sem o uso de agrotóxicos, respeitando o solo, preservando o meio ambiente e melhorando a vida das pessoas que trabalham com a agricultura familiar.

a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aproveitou o momento para divulgar a campanha de conscientização ambiental “Pensar no futuro é agir agora. Mude de atitude”, através da distribuição de cartilhas e mudas nativas.

A Secretaria de Meio Ambiente aproveitou a oportunidade para a realização de uma exposição de artesanatos produzidos por diversas comunidades tradicionais do município.

“É um orgulho para Serra Talhada termos há 17 anos uma feira de produtos agroecológicos, que fazem bem pra nossa saúde, fruto do trabalho e da dedicação de dezenas de trabalhadoras e trabalhadores rurais”, disse o prefeito Luciano Duque.

Outras Notícias

Após cobranças no rádio, Márcia promete soluções para iluminação pública, cemitério e pátio da feira

O papel do radiojornalismo é fazer a ponte entre autoridades e a sociedade na busca por soluções às suas demandas. A prefeita Márcia Conrado foi interpelada por jornalistas da Cultura FM ontem, no programa Revista da Cultura,  sobre temas que estão na pauta diária da emissora, fruto da participação de seus inúmeros ouvintes. O primeiro […]

O papel do radiojornalismo é fazer a ponte entre autoridades e a sociedade na busca por soluções às suas demandas.

A prefeita Márcia Conrado foi interpelada por jornalistas da Cultura FM ontem, no programa Revista da Cultura,  sobre temas que estão na pauta diária da emissora, fruto da participação de seus inúmeros ouvintes.

O primeiro deles foi o do Pátio da Feira, atingido por um incêndio há uma semana. Márcia foi cobrada por uma solução definitiva para o local devido à precariedade.  “Disse que a gestão está levantando alternativas para o espaço. “Foram três proprietários afetados”, disse.

A prefeita, entretanto, ao falar da perspectiva de uma solução definitiva, negou que haja previsão de mudança do local,  como chegou a informar o Secretário Carlito Godoy.  No pacote das emendas anunciadas para Serra, está uma de R$ 4 milhões para reformulação do Mercado Público.

Outro gargalo é a iluminação pública.  Uma decisão judicial jogava para Celpe a responsabilidade,  uma exceção no Pajeú onde as prefeituras passaram a cuidar dessa obrigação.  Isso gera mais demandas e um serviço de pior qualidade.  A prefeita prometeu até dezembro, em uma arrumação com a empresa, assumir totalmente a iluminação.  “A troca de vias com uso de iluminação em LED tem sido aprovada pela população”, acrescentou.

A situação do cemitério de Serra Talhada também foi abordada. O atual está lotado, com pessoas que circulam tendo que andar sobre as covas. Márcia reconheceu e afirmou que tão logo saia a licitação e se conheça a empresa, será construída a expansão lateral, em área adquirida na gestão Luciano Duque. Há ainda uma parceria com o Plano Bezerra de Melo, que vai construir um cemitério privado na cidade. Haverá uma pactuação para sepultamentos de famílias de baixa renda.

Sobre o SAMU, disse que o início das atividades da III Macro estão próximas e que a base de operação de Serra Talhada está sebdo elogiada pela qualidade técnica.

Márcia ainda garantiu que o trabalho se recuperação de ruas com problemas de calçamento ou asfaltamento está sendo priorizado, bem como a manutenção das praças.  Uma área próxima à Clínica São Vicente,  com aparente abandono, servindo de estacionamento deve ser requalificada com apoio da iniciativa privada.

No trânsito, outro tema sensível,  Serra ganhará uma nova rotatória,  também nas imediações da Clínica São Vicente, com promessa de mais fluidez para a circulação de carros e motos.

Luciano e Márcia responderam a dúvidas da equipe de jornalistas da Cultura FM. Participaram além deste blogueiro, Tony Alencar,  Orlando Santos e Ranilson Clebson.

Família procura jovem que desapareceu entre Petrolândia e São José do Egito

A jovem Nayara Emanuela dos Santos Silva, de 22 anos, saiu da residência de sua mãe, na cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, na manhã deste último sábado (10), com o proposito de pegar uma lotação com destino a cidade de São José do Egito, no Sertão do Pajeú. Mas a família teve informações que […]

A jovem Nayara Emanuela dos Santos Silva, de 22 anos, saiu da residência de sua mãe, na cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, na manhã deste último sábado (10), com o proposito de pegar uma lotação com destino a cidade de São José do Egito, no Sertão do Pajeú.

Mas a família teve informações que a mesma não chegou a cidade de destino.

A família esteve na Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia para registrar o desaparecimento, onde foram orientados a cumprir o prazo de 48 horas, para registrar a ocorrência. Nesta segunda-feira (12) completa-se o prazo, e não tiveram notícias.

A família pedi a quem tiver informações, entrar em contato com os  seguintes contatos: (87) 9  9952-5733 (irmã), (87) 9  9610-2641 (mãe) ou (87) 9  9630-7729 (tio Alexandre Sertão).

SJE: Prefeitura inicia obras de pavimentação asfáltica no bairro Ipiranga

A Prefeitura de São José do Egito deu início às obras de pavimentação asfáltica no bairro Ipiranga. De acordo com a gestão municipal, trata-se da primeira intervenção desse tipo realizada na comunidade desde a sua criação. As obras incluem a pavimentação de vias como a Avenida 7 de Setembro, a Rua Padre Guerel e a […]

A Prefeitura de São José do Egito deu início às obras de pavimentação asfáltica no bairro Ipiranga. De acordo com a gestão municipal, trata-se da primeira intervenção desse tipo realizada na comunidade desde a sua criação.

As obras incluem a pavimentação de vias como a Avenida 7 de Setembro, a Rua Padre Guerel e a Rua Presidente Dutra, entre outras ruas do bairro. Segundo a prefeitura, os serviços têm como objetivo melhorar a circulação de veículos e pedestres na localidade.

O prefeito Fredson Brito afirmou que a obra representa um avanço para os moradores do bairro e integra o planejamento da administração voltado à infraestrutura urbana do município. Conforme informado, após a conclusão dos serviços no Ipiranga, a pavimentação seguirá para a avenida principal do bairro São Borja, com início em frente à casa paroquial da Igreja São Judas.

A gestão municipal informou ainda que outras obras e ações estão em execução em diferentes áreas da cidade ao longo de 2026.

Itapetim: mutirão leva serviços gratuitos à população de São Vicente

Nesta terça-feira (13), o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Assistência Social, levou o Mutirão “Sou Mais Governo nos Bairros”, ao Distrito de São Vicente, oferecendo diversos serviços gratuitos à população. Foram ofertados serviços como emissão de 1ª e 2ª vias do RG, atualização do Cadastro Único, corte de cabelo, escova e prancha, […]

Nesta terça-feira (13), o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Assistência Social, levou o Mutirão “Sou Mais Governo nos Bairros”, ao Distrito de São Vicente, oferecendo diversos serviços gratuitos à população.

Foram ofertados serviços como emissão de 1ª e 2ª vias do RG, atualização do Cadastro Único, corte de cabelo, escova e prancha, sobrancelhas, manicure, informações sobre BPC, carteira do idoso, passe livre, panfletagem com a equipe do CREAS, pula-pula paras as crianças, e muito forró com o sanfoneiro Aldinho Kceteiro.

FEIRA DO GADO

Também nesta terça, a feira do gado do Distrito de São Vicente completou três meses e já é considerada a quarta maior feira de animais do estado de Pernambuco.

A feira tem recebido importantes investimentos do Governo Municipal e vem crescendo a cada dia, fortalecendo a economia de São Vicente e de Itapetim.

Uma solicitação dos comerciantes era a respeito de policiamento para fazer a segurança do local. O prefeito Adelmo Moura levou a demanda ao Governador Paulo Câmara e o chefe do executivo estadual autorizou a presença do GATI durante os dias da feira.

Temporada 2019 da Paixão de Cristo termina neste sábado (20)

Termina neste sábado (20) a temporada 2019 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém realizada no município do Brejo da Madre de Deus (PE). No último dia do espetáculo, estão sendo esperados cerca de 10 mil pessoas, mesmo número estimado para o feriado desta sexta-feira. Este ano a média diária de público tem sido de […]

Foto: Divulgação

Termina neste sábado (20) a temporada 2019 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém realizada no município do Brejo da Madre de Deus (PE). No último dia do espetáculo, estão sendo esperados cerca de 10 mil pessoas, mesmo número estimado para o feriado desta sexta-feira.

Este ano a média diária de público tem sido de 6 mil pessoas. O maior número de pessoas foi registrado na estreia, quando cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes à cidade teatro.  A maioria do público vem do Nordeste, com destaque para Pernambuco e estados vizinhos. Do Sudeste, muitos turistas vêm de São Paulo, que, em alguns dias chega a superar alguns estados do Nordeste como emissor de visitantes.

De acordo com a pesquisa de realizada com o público, cerca de 74% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom e o restante não opinou. Além disso, cerca de 50% do público já assistiu a Paixão pelo menos uma vez. Ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a Paixão de Cristo já registra um público acumulado de aproximadamente 4 milhões de expectadores.

A maior parte do público chega em ônibus de turismo e vans que é a forma mais fácil e cômoda de ir à Nova Jerusalém. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados no Google ou Facebook.

Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também chegam de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto e segurança para os viajantes.

Pelo site oficial na Internet, os ingressos para o sábado podem ser adquiridos até à meia noite da sexta-feira. Mas as compras nas bilheterias e nos pontos de venda podem ser feitas no sábado, podendo ser em qualquer cartão de crédito em até 12 vezes.

 As entradas para o espetáculo custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos.