Notícias

Falta de atenção causou 35% das 294 mortes em estradas federais de PE em 2018, diz PRF

Por Nill Júnior

A falta de atenção de motoristas ou pedestres foi a causa de 35% das 294 mortes registradas por acidentes em estradas federais de Pernambuco em 2018. O dado faz parte do balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgado nesta quinta-feira (24).

O número é 14,2% menor 2017, quando foram 343 mortes. O total de pessoas feridas diminui na comparação dos dois anos, indo de 3.086 para 2.736, assim como o total de acidentes de forma geral – foi de 3.435 para 2.699, uma diminuição de 21,4%.

“Alguns fatores explicam essa redução, como a fiscalização direcionada a locais e horários de maior incidência de acidentes, as ações educativas que são realizadas ao longo do ano e uma maior consciência por parte dos motoristas”, avalia Cristiano Mendonça, assessor de comunicação da PRF no estado.

A segunda maior causa de acidentes é a desobediência às normas de trânsito, com 15,3% do total, seguida de Velocidade incompatível – 11,5%; Ingestão de álcool pelo motorista – 6,4% e Condutor dormindo na direção do veículo 5,7%.

O balanço mostra, ainda, que a maioria dos incidentes fatais, 53,4%, aconteceram à noite, e os homens representam 87% do total de mortos. Os trechos de pista simples concentraram 62,2% das vítimas mortas e 37,7% em trechos de pista dupla.

Apesar de a pista molhada representar um risco para a direção em velocidade, A maior parte das mortes (90,7%) ocorreu em condição de pista seca, segundo a PRF. A colisão frontal, registrada principalmente devido a ultrapassagem indevida, foi o tipo mais frequente de acidente que resultou em morte. Veja os principais tipos de acidente que resultaram em morte:

Colisão frontal – 22,7%, Atropelamento – 15,6%, Saídas de pista – 13,6%, Colisões traseiras – 11,9%, Colisões transversais – 10,2%, Colisão lateral – 9%, Capotamento – 5% e Colisão com objeto estático – 3%.

MULTAS

Dos 104.555 autos de infração emitidos pela PRF em 2018, 6.036 foram por ultrapassagens em local proibido. Outros 5.236 foram pelo não uso do cinto de segurança, 1.044 pela falta do capacete e 618 pela ausência dos dispositivos de retenção para crianças (bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

Além disso, os radaes de velocidade registraram 32.036 casos de excesso de velocidade nas rodovias federais ao longo dos 12 meses.

Nas ações da PRF para prevenir acidentes, foram recolhidos 835 animais que estavam soltos nas rodovias e registradas 5,2 mil toneladas de mercadorias com excesso de peso em veículos de carga.

Outras Notícias

Em Afogados, Prefeitura inaugura nova Unidade Básica de Saúde no Alto Vermelho

por Rodrigo Lima Foi inaugurada neste Domingo (28), as obras de reforma e ampliação da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade do Alto Vermelho. Foram investidos na obra R$ 62.250,00, recursos do município e do Ministério da Saúde. A Unidade conta com consultório médico, farmácia básica, sala de curativo, consultório de enfermagem e […]

unnamed

por Rodrigo Lima

Foi inaugurada neste Domingo (28), as obras de reforma e ampliação da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade do Alto Vermelho. Foram investidos na obra R$ 62.250,00, recursos do município e do Ministério da Saúde.

A Unidade conta com consultório médico, farmácia básica, sala de curativo, consultório de enfermagem e banheiros com acessibilidade. Além de duas importantes novidades: sala de vacina e consultório para atendimento odontológico. Serão atendidas 592 famílias da região. Além do Alto Vermelho, também serão beneficiadas as comunidades de São João Novo, São João Velho, Lajedo, Três Umbuzeiros, Curral Velho dos Pedros, Curral Velho dos Ramos, Serrinha, Caiçara, Manoel Soares, Poços, Gameleira, Antas, Belém e Boqueirão. No local, funciona uma equipe de saúde itinerante, que uma vez por semana se desloca para atender nos pontos de apoio instalados pela Prefeitura nos outros sítios.

A equipe que atende no Alto Vermelho é composta por médicos, enfermeiros, dentista, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e sete agentes comunitários de saúde. “É uma honra poder trabalhar em um governo que se preocupa em levar o atendimento médico para perto de quem mais precisa,” avaliou o médico Edmilson Policarpo, que atende na nova unidade e durante a inauguração falou representando a equipe de saúde.

unnamed (1)

Com a implantação das unidades parametrizadas (equipes itinerantes) de saúde, seis mil pessoas que moram na zona rural de Afogados da Ingazeira não precisam mais se deslocar para o centro para receber a atenção básica de saúde. “Este modelo itinerante que implantamos em Afogados é referência em Pernambuco. Estamos reformando e ampliando oito unidades de saúde na zona rural, onde implantamos 19 novos pontos de apoio e duplicamos o número de unidades com atendimento odontológico,” avaliou o Prefeito José Patriota.

Mais obras – O Prefeito José Patriota também inaugurou a construção de um campo de futebol para a comunidade e o novo esgotamento sanitário do Alto Vermelho. Foram investidos cerca de trinta mil Reais na instalação de 300 metros lineares de tubulação – canos de 150mm – e nas ligações domiciliares, garantindo mais saúde para a população. Participaram da inauguração, o ex-prefeito Totonho Valadares, o Prefeito de Carnaíba, José Mário Cassiano, além dos Vereadores Igor Mariano, Reinaldo Lima, Raimundo Lima e Luiz Bizorão.

“Tenho o apoio do grupo e de Sávio”, diz Diógenes Patriota sobre candidatura a prefeito

Após a inauguração da Escola de Tempo Integral (ETI) Regina Celi Torres, na noite desta sexta-feira (16), o vice-prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, concedeu uma entrevista à redação do blog do Nill Júnior e da Rádio Pajeú, abordando a questão política e a sucessão municipal. Diógenes destacou a importância da inauguração da ETI para Tuparetama, […]

Após a inauguração da Escola de Tempo Integral (ETI) Regina Celi Torres, na noite desta sexta-feira (16), o vice-prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, concedeu uma entrevista à redação do blog do Nill Júnior e da Rádio Pajeú, abordando a questão política e a sucessão municipal.

Diógenes destacou a importância da inauguração da ETI para Tuparetama, ressaltando-a como uma obra transformadora para a educação e um alicerce para o futuro do município. Ele enfatizou a série de obras entregues pelo prefeito Sávio Torres, colocando-a como um legado significativo para a cidade.

Durante a entrevista, Diógenes também comentou sobre a fala do secretário Executivo de Articulação Municipal de Pernambuco (SEAM), Natanael José da Silva, que representou a governadora Raquel Lyra no evento. Natanael praticamente cravou o nome de Diógenes como pré-candidato a prefeito pelo bloco governista, ressaltando a responsabilidade que ele terá ao herdar o legado e a gestão exitosa de Sávio Torres.

“Diógenes, você terá uma grande responsabilidade ao herdar esse legado e essa gestão exitosa de Sávio Torres”, afirmou Natanael durante o seu discurso.

Sobre a confirmação dessa indicação e sobre a discussão da sucessão política, Diógenes afirmou que o grupo político caminha unido e alinhado. Ele reconheceu o apoio do prefeito Sávio Torres e da governadora Raquel Lyra, destacando seu histórico de trabalho em prol do grupo e da comunidade. Diógenes ressaltou a magnitude do trabalho realizado por Sávio Torres e expressou seu compromisso em honrar e dar continuidade a esse legado.

“Estamos analisando muito bem o que será melhor para o nosso grupo e para Tuparetama. Eu tenho apoio do grupo e de Sávio. Até o aniversário da cidade, que é em 11 de abril, teremos uma definição oficial”, disse Diógenes.

Sobre o momento decisivo da escolha do candidato para a próxima eleição municipal, Diógenes enfatizou que em breve haverá uma definição oficial para Tuparetama. Ele reconheceu a expectativa e o interesse da população nesse momento e reiterou seu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento e bem-estar do município.

Diógenes Patriota encerrou a entrevista reafirmando seu comprometimento em não decepcionar aqueles que depositam confiança nele, prometendo fazer o possível para conduzir Tuparetama rumo a novas conquistas e realizações políticas.

Serra: parte dos servidores da Câmara testa positivo para Covid-19

Com o objetivo de proteger os funcionários contra a Covid-19, a Câmara Municipal de Vereadores, com o apoio da Prefeitura de Serra Talhada, realizou exames rápidos para detectar infecção do novo coronavírus nos servidores da casa. Todos os profissionais foram testados. Os que tiveram resultados positivos (O número não foi informado) foram orientados a ficar […]

Com o objetivo de proteger os funcionários contra a Covid-19, a Câmara Municipal de Vereadores, com o apoio da Prefeitura de Serra Talhada, realizou exames rápidos para detectar infecção do novo coronavírus nos servidores da casa.

Todos os profissionais foram testados. Os que tiveram resultados positivos (O número não foi informado) foram orientados a ficar em isolamento social domiciliar.

Eles não apresentaram sintomas graves, e estão seguindo o protocolo indicado pela OMS, além de estarem sendo acompanhados pela equipe da Secretaria de Saúde de Serra Talhada.

Segundo o presidente da Casa, Manoel Enfermeiro, a instituição recebe muitas pessoas e algumas delas não apresentam sintomas.

“Temos um fluxo grande, o que expõe nossos servidores. Muita gente é assintomática e isso é o que nos preocupa. Pedimos a realização dos testes e vamos continuar monitorando, a fim de contribuir para um ambiente mais saudável para todos e combater a Covid-19”, disse.

Afogados: Ministério repassa R$ 1,5 milhão para conclusão de Centro de Reabilitação

O Secretário de Saúde de Afogados da ingazeira Artur Amorim informou que foi destravado um dos empecilhos da fase final de construção do o Centro Especializado em Reabilitação física, auditiva e visual – CER lll, que está sendo construído para atender 80 pacientes por dia, de Afogados e região. A unidade será a primeira do […]

O Secretário de Saúde de Afogados da ingazeira Artur Amorim informou que foi destravado um dos empecilhos da fase final de construção do o Centro Especializado em Reabilitação física, auditiva e visual – CER lll, que está sendo construído para atender 80 pacientes por dia, de Afogados e região. A unidade será a primeira do tipo em Pernambuco (algumas cidades possuem CER ll e CER IV).

A obra está em sua fase final de execução, orçada em mais  de R$ 3 milhões na parte de estrutura física. Para que a inauguração ocorra o mais breve possível, o Ministério da Saúde repassou para a Prefeitura o valor de R$ 1,5 milhão destinado à compra de equipamentos e mobiliário para a unidade. O dinheiro já está na conta.

A previsão é que o CER lll seja inaugurado durante as festividades da emancipação de Afogados da Ingazeira. A obra é tida como a “menina dos olhos” do Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. Ele sinaliza trazer para a inauguração a viúva de Eduardo Campos, Renata e o filho Miguel, caçula do casal, que tem Síndrome de Down.

“Essas pessoas, em grande parte crianças, não vão mais precisar se deslocar para buscar atendimento no Recife, em unidades como a AACD. Aqui teremos tudo que lá tem para atender bem pacientes com algum tipo de deficiência”, comemora o Prefeito José Patriota.

Lóssio promete maior valorização para professores

Durante debate realizado na 14ª Conferência Estadual de Educação, o candidato a governador de Pernambuco pela Rede, Julio Lóssio, defendeu a valorização do salário dos professores. O debate, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), ocorreu na tarde de hoje, no município de Gravatá. Na ocasião, Lóssio também falou sobre suas propostas […]

Durante debate realizado na 14ª Conferência Estadual de Educação, o candidato a governador de Pernambuco pela Rede, Julio Lóssio, defendeu a valorização do salário dos professores.

O debate, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), ocorreu na tarde de hoje, no município de Gravatá. Na ocasião, Lóssio também falou sobre suas propostas para Educação Infantil.

De acordo com Lóssio, o salário dos professores de todas as regiões do estado deveria ser muito superior ao piso atual. “Nós poderíamos ter uma condição muito melhor. Nós não vamos aqui prometer dobrar salário, mas mostrar os números, de que é possível se a gente fizer um esforço”, destacou.

Para o candidato o reconhecimento do trabalho dos professores consiste também em uma série de ações. “Vamos fazer as coisas de maneira simples, mas não da forma mais simples, de maneira que contemple a formação, o tempo de serviço e uma valorização diferencial para os professores e professoras que estão dentro da sala de aula”, afirmou na ocasião.

Ainda sobre as propostas do candidato para a educação infantil, está a criação da Rede de Proteção à Primeira Infância, com realização de pré-natal e construção de creches. Além disso, a introdução de atividades de artes marciais nas escolas, a exemplo da capoeira que foi introduzida no Nova Semente, programa de creches criado por Lóssio, durante sua gestão como prefeito de Petrolina.