Notícias

Expoagro teve noite inesquecível com Lindomar, Alceu e Flávio

Por Nill Júnior
foto 1
Flávio José

A noite de ontem da Expoagro foi a mais cultural do evento. A programação foi aberta por Lindomar Souza. O forrozeiro afogadense não é mais promessa e sim uma realidade. No palco, desfilou pelos grandes sucessos do forró autêntico e declarou sua admiração por Flávio José, de quem é fã. Ninguém ficou parado com seu repertório escolhido a dedo.

Enquanto Lindomar fazia sua apresentação, profissionais da imprensa aguardavam a oportunidade de conversar com o genial Alceu Valença. Alceu estava empolgado, principalmente quando provocado a falar de sua admiração pelos poetas do Pajeú. Na entrevista, lembrou muito Lourival Batista e dos seus encontros com o poeta.

foto 3
Este blogueiro, Alexandre Moraes (Cultura Coisa e Tal) na conversa com Alceu

Alceu também falou muito sobre o tempo. Impressionante como o artista gosta de cantar e falar sobre ele. Desde a curiosidade de dizer não costumar comemorar seu aniversário (Alceu como Afogados é de 1º de julho), como dos projetos de cinema e literatura.

Alceu também reclamou da forma como a indústria midiática tenta empurrar tudo por goela abaixo. “Nos Estados Unidos tocam blues, ninguém vai ouvir forró lá. Na Inglaterra, ninguém vai ouvir um tango. Daqui a pouco pra fazer sucesso eu vou ter que falar com Obama”, brincou.

hqdefault

Foi a deixa para a mensagem que quis deixar como mais forte, a de que não devemos abrir mão da nossa resistência cultural. “Minha região tinha cantadores, não tem mais. Vocês não podem perder essa característica. O que precisarem de mim, estou a disposição para ajudar que isso não  morra”.

Este blogueiro, a filhota Nívea Victória, Alceu valença e Evandro Lira
Este blogueiro, a filhota Nívea Victória, Alceu Valença e Evandro Lira

Ao final, o simpático e genial Flávio José fez um show que de tão perfeito parecia ter sido “clonado” de seus CDs. Antigos e novos sucessos embalaram o público no Centro Desportivo. Flávio não reclamou quando ouviu que já deveria ter vindo há mais tempo à Exposerra. “Vim agora porque era o tempo e vontade de Deus”. Com uma tranquilidade surpreendente, tocou assim, de forma divina.

Outras Notícias

Afogados: secretário Nilton Mota entrega 28 ensiladeiras ao CIMPAJEÚ

Equipamento visa ajudar agricultores a fazer reserva estratégica de alimentos Texto e fotos: André Luis Aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Tecnológico de Afogados da Ingazeira, com parceira entre o Território da Cidadania, Pronaf Infraestrutura, governo do Estado e Governo Federal, a entrega de vinte e oito ensiladeiras, ao Consórcio de Integração dos […]

Equipamento visa ajudar agricultores a fazer reserva estratégica de alimentos

Texto e fotos: André Luis

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Tecnológico de Afogados da Ingazeira, com parceira entre o Território da Cidadania, Pronaf Infraestrutura, governo do Estado e Governo Federal, a entrega de vinte e oito ensiladeiras, ao Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ e a Organizações não Governamentais.

A entrega foi feita pelo secretário estadual de Agricultura Nilton Mota e teve a participação do deputado federal Danilo Cabral (PSB), além de prefeitos que fazem parte do Consórcio, vereadores e representantes de entidades civis.

Dos vinte e oito equipamentos, vinte serão para municípios que fazem parte do CIMPAJEÚ, uma para São José do Belmonte, uma para Mirandiba e as outras seis ensiladeiras serão distribuídas para organizações não governamentais que trabalham com o homem do campo na agricultura de base familiar.

O presidente do CIMPAJEÚ e prefeito de Flores Marconi Santana, destacou em seu discurso a parceira com o governo do estado e com a Secretaria Estadual de Agricultura e agradeceu ao secretário Nilton Mota, que segundo Marconi tem interiorizado as ações da Secretaria.

Marconi também agradeceu ao deputado Danilo Cabral, que segundo Marconi: “não tem medido esforços para nos atender e tem trabalhado pela agricultura dos nossos municípios”.

Danilo Cabral destacou que apesar da quantidade de ensiladeiras ser pequena, 10 mil pessoas serão beneficiadas a partir da entrega do equipamento. “É uma ação estratégica e importante”, destacou Danilo, falando da importância que a produção rural tem não somente na região, mas em todo o país.

Danilo abriu um parêntese para falar sobre a Reforma da Previdência a qual criticou duramente: “cinquenta anos depois de Arraes ter feito o Acordo do Campo, a gente está vendo os direitos dos trabalhadores rurais sendo ameaçados em plena luz do dia”, disse Danilo.

Para o secretário Nilton Mota, o dia além de ser entrega, também foi uma oportunidade de conversar com as pessoas fazem o mundo rural na região do Pajeú.

Nilton disse que a entrega das ensiladeiras tem símbolos importantes e destacou as parceiras entre governo do Estado, governo Federal, dos Consórcios e da sociedade civil organizada: “no momento em que o país vive momentos difíceis, a gente entende que as parcerias é que fazem com que possamos superar esses obstáculos”, disse Mota.

Mota disse ainda que depois de seis anos de estiagem, os equipamentos chegam para dar melhores condições aos agricultores e anunciou um investimento de 10 milhões de Reais em ações hídricas para Pernambuco.

Na música, luto por Renato Barros, de Renato e Seus Blue Caps

Renato Barros, vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps, morreu nesta terça-feira (28), aos 76 anos, no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Ele estava internado havia 10 dias, após uma cirurgia cardíaca, e teve complicações pulmonares. Durante a cirurgia, o cantor já havia apresentado problemas e chegou a ficar 30 […]

Renato Barros, vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps, morreu nesta terça-feira (28), aos 76 anos, no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Ele estava internado havia 10 dias, após uma cirurgia cardíaca, e teve complicações pulmonares.

Durante a cirurgia, o cantor já havia apresentado problemas e chegou a ficar 30 minutos sem as funções vitais.

Nos anos 1960, a banda fez sucesso com hits como “Até o fim”, ” Menina Linda “, “Não te esquecerei” e “Feche os Olhos”.

Em entrevista à GloboNews em 2012, Renato contou como surgiram os sucessos inspirados nos Beatles. Segundo ele, o produtor musical Carlos Imperial pedia para que eles aprendessem a tocar as músicas da banda inglesa de um dia para o outro.

“A gente não sabia falar inglês e não conseguia decorar as letras, o jeito era inventar em português.. Foi assim que começamos a fazer as versões das músicas dos Beatles”, conta.

Renato Barros amava Pernambuco. E fez uma homenagem ao Sport. É dele a música do fim dos anos 1970 Treme Terra – “Chegando lá na Ilha do Retiro” –  cantada até hoje.

Serra Talhada: MPPE mira norma da UPE que barrou candidato cotista

A 4ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e avaliar a política de ações afirmativas da Universidade de Pernambuco (UPE), após o indeferimento da matrícula de um candidato aprovado pelo sistema de cotas no curso de Medicina do campus local. De acordo com a Portaria publicada pelo Ministério Público […]

A 4ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e avaliar a política de ações afirmativas da Universidade de Pernambuco (UPE), após o indeferimento da matrícula de um candidato aprovado pelo sistema de cotas no curso de Medicina do campus local.

De acordo com a Portaria publicada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o caso envolve o candidato Fernando Nunes da Silva, que obteve a primeira colocação entre os concorrentes às vagas reservadas à cota que disputava, com nota final de 742,98 — superior à nota de corte do processo seletivo. Apesar disso, sua matrícula foi negada com base na Resolução CONSUN/UPE nº 006/2024, que impede a participação de candidatos que já tenham concluído um curso superior no Sistema de Ações Afirmativas.

A UPE informou ao Ministério Público que a regra busca garantir equidade e priorizar o acesso de pessoas que ainda não ingressaram no ensino superior, fundamentando-se na autonomia universitária prevista na Constituição. O MPPE, entretanto, destacou que a análise técnica dos autos demonstra que a restrição atuou como uma barreira absoluta, excluindo um candidato que havia se classificado regularmente, sem que houvesse situação de empate.

A Portaria cita manifestações do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Igualdade Racial (MIR). O MEC afirmou que instituições estaduais não estão obrigadas às regras da Lei Federal de Cotas (Lei nº 12.711/2012), podendo definir suas próprias normas. Já o MIR ressaltou que o Estatuto da Igualdade Racial e a política federal de cotas devem servir de referência para evitar limitações que reduzam a efetividade das ações afirmativas.

Diante do cenário, o MPPE considerou que a restrição da UPE pode ser revista para processos futuros, substituindo a vedação absoluta por critérios de preferência ou desempate, sem violar a autonomia universitária. O órgão enfatizou ainda a necessidade de ampliar a publicidade das regras antes dos próximos certames, como o SISU 2026.

O procedimento instaurado tem como objetivo acompanhar e fomentar ajustes na política de ações afirmativas da UPE, buscando uma solução dialogada para adequação normativa. Entre as medidas determinadas estão a comunicação oficial à Reitoria da UPE, à Procuradoria Jurídica da instituição, ao Conselho Superior do MPPE e à Corregedoria Geral, além da notificação do candidato interessado.

A atuação ministerial, segundo o documento, não pretende alterar o resultado do certame vigente, mas orientar mudanças estruturais para os próximos processos seletivos.

Caso Vitinho: Hospital Regional diz que transferência “foi planejada e executada observando diretrizes”

O Hospital Regional Emília Câmara emitiu nota sobre a morte de João Vitor Evangelista Martins da Silva, o Vitinho, quando era transferido para Recife. Ele morreu em Pesqueira e a família reclama da escolha por uma unidade sem UTI apenas uma enfermeira o acompanhando. Esta tarde, através do Hospital Tricentenário,  a OS que gere o […]

O Hospital Regional Emília Câmara emitiu nota sobre a morte de João Vitor Evangelista Martins da Silva, o Vitinho, quando era transferido para Recife. Ele morreu em Pesqueira e a família reclama da escolha por uma unidade sem UTI apenas uma enfermeira o acompanhando. Esta tarde, através do Hospital Tricentenário,  a OS que gere o Regional,  foi emitida a seguinte nota:

“O Hospital Regional Emília Câmara (HREC) informa que, desde a admissão do paciente em questão, a equipe multidiscplinar da unidade prestou assistência integral, com todas as condutas fundamentadas em critérios técnicos, conforme os protocolos assistenciais vigentes.

A partir da necessidade de hospital de maior complexidade, o processo de remoção e transferência foi planejado e executado em estrita observância às diretrizes atuais.

O paciente apresentou uma intercorrência clínica grave no deslocamento, sendo adotadas, ainda no transporte, todas as medidas assistenciais indicadas. Em seguida, ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pesqueira, que assumiu o atendimento através da própria equipe multidisciplinar. Apesar de todos os esforços, o paciente evoluiu a óbito.

O HREC manifesta profundo pesar pelo falecimento do paciente e solidariza-se com seus familiares e amigos neste momento de dor”.

Vaquejada do Parque Avião tem sequência,  diz organização 

A organização do parque Avião informou em nota que o episódio de morte registrado na madrugada de hoje não interromperá o evento. O parque realiza a primeira Vaquejada Parque Avião, no sítio Santa Rita, zona rural do município. Essa madrugada, um homem que teria ameaçado o dono do parque e policiais foi morto a tiros. […]

A organização do parque Avião informou em nota que o episódio de morte registrado na madrugada de hoje não interromperá o evento.

O parque realiza a primeira Vaquejada Parque Avião, no sítio Santa Rita, zona rural do município.

Essa madrugada, um homem que teria ameaçado o dono do parque e policiais foi morto a tiros. “A polícia agiu em nome da ordem e da legítima defesa”, diz a nota.

“Todos nós esperamos você para os shows de hoje e as disputas finais amanhã”, diz a organização.