Notícias

Ex-prefeito de Caruaru Neguinho Teixeira é preso por improbidade administrativa

Por André Luis

Nesta quinta-feira (26), o ex-prefeito de Caruaru, Neguinho Teixeira, voltou a ser. O processo é antigo e envolve uma condenação por improbidade administrativa. 

Teixeira foi preso pela equipe Malhas da Lei e levado para a Delegacia de Plantão. 

Ele responde a mais de 10 processos e foi absolvido da maioria. Atualmente, Teixeira trabalha como motorista de aplicativo em Caruaru. 

A prisão de Neguinho Teixeira, apresentou muitas dúvidas sobre os motivos, condenação e tempo de pena. De acordo com a Juíza Ana Paula Viana de Freitas, a sentença envolve Peculato, coação no processo e Crime na lei de licitações (essa ele foi absolvido).

Essa condenação é de 2009, quando ele foi condenado a pouco mais de 21 anos de prisão. De acordo com a sentença, Teixeira não recorreu da decisão anterior e por isso a aplicação da pena atualmente. 

A magistrada condenou ele por 24 incidências nos crimes de peculato (chamado crime continuado) e uma absolvição por contratação irregular na Lei de Licitações. O julgamento na 2ª instância teve como relator l Desembargador Antônio Carlos Alves da Silva.

Como o ex-prefeito foi condenado 24 vezes, a Juíza usou o artigo 71 do Código Penal, que o chamado crime continuado, com a pena acrescida da um sexto. Situação ratificada em segunda instância.

A condenação foi há mais de 21 anos de prisão e como não houve recuso, por isso Neguinho teve a prisão decretada. Ele deve ser encaminhado hoje a noite à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, e terá o futuro definido amanhã na Audiência de Custódia.

O advogado de Neguinho, Claudio Cumaru, explicou que ainda vai se inteirar do assunto e que o cliente está tranquilo quanto a situação. As informações são do blog do Mario Flávio.

Outras Notícias

Previsão se confirma e chuva volta ao Pajeú

A previsão da meteorologia se confirmou e as chuvas voltaram ao Sertão. No Pajeú,  nas últimas horas choveu em praticamente toda a região.  O maior volume foi registrado na tarde dessa sexta-feira em São José do Egito. Não houve grandes danos, mas um raio atingiu equipamentos da Rádio Gazeta FM,  onde apresento o Debate do […]

A previsão da meteorologia se confirmou e as chuvas voltaram ao Sertão.

No Pajeú,  nas últimas horas choveu em praticamente toda a região.  O maior volume foi registrado na tarde dessa sexta-feira em São José do Egito.

Não houve grandes danos, mas um raio atingiu equipamentos da Rádio Gazeta FM,  onde apresento o Debate do Sábado.  Essa manhã,  a emissora ainda passa por reparos e segue fora do ar.

Choveu também em Serra Talhada.  Em Afogados da Ingazeira,  a chuva começou no fim da madrugada até a manhã.

A APAC soltou um alerta de chuvas moderadas a fortes do dia 23 até a véspera de Natal nos sertões,  incluindo o São Francisco e o Pajeú. Ainda no Agreste do Estado.

TRE divulga vídeos que embasaram proibição de aglomerações na campanha

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta terça-feira (3/11), informações sobre a Resolução 372. Ela proibiu atos de campanha eleitoral que possam provocar aglomeração. CLIQUE AQUI E LEIA AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELO TRE-PE AO TSE. O principal embasamento para a aprovação da Resolução […]

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta terça-feira (3/11), informações sobre a Resolução 372.

Ela proibiu atos de campanha eleitoral que possam provocar aglomeração. CLIQUE AQUI E LEIA AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELO TRE-PE AO TSE.

O principal embasamento para a aprovação da Resolução 372 foi a constatação de que candidatos, partidos e coligações não estavam respeitando o protocolo sanitário previsto do Decreto Estadual nº 49.252, de 31 de julho de 2020.

Dezenas de vídeos publicados pela imprensa e que circularam intensamente nas redes sociais mostram aglomerações e pessoas sem máscara em atos políticos realizados em diversos municípios do Estado. Clique nos links abaixo e veja os vídeos:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Vídeo 7

Vídeo 8  

Vídeo 9

Vídeo 10

Vídeo 11

As informações do TRE-PE foram enviadas ao ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, relator do processo (MS n.º 0601612-17.2020.6.00.0000). Na última sexta-feira (30) , o ministro indeferiu o pedido liminar apresentado pelo candidato a prefeito de Catende Rinaldo Barros, que pretendia derrubar a proibição. A decisão do TRE-PE, portanto, foi mantida.

Ainda na sua decisão, o ministro determinou que o TRE-PE, periodicamente, reavalie a necessidade da medida restritiva, após ouvir a autoridade sanitária estadual. A consulta à Secretaria Estadual de Saúde já foi feita. CLIQUE AQUI E LEIA.

Hoje, o Pleno do TSE apreciou o processo mantendo a decisão. 

Desde que a Resolução 372 foi aprovada pela Corte Eleitoral de Pernambuco, o presidente do TRE-PE vem declarando reiteradas vezes que o País e o mundo vivem uma conjuntura atípica, com milhares de pessoas sob risco por causa da covid-19.

Neste contexto de incertezas, o TRE-PE reafirma sua convicção de que a preservação da vida deve sempre estar em primeiro lugar.

MEC libera R$ 83 milhões para instituições federais de ensino de Pernambuco

O Ministério da Educação liberou R$ 1,574 bilhão para instituições federais de ensino. Desse total, R$ 83.004.005 foram repassados às instituições de Pernambuco. Os recursos serão destinados para quase 150 instituições de todo o país e serão aplicados na manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil, entre outros. A maior parte dos valores totais, R$ […]

UFPE

O Ministério da Educação liberou R$ 1,574 bilhão para instituições federais de ensino. Desse total, R$ 83.004.005 foram repassados às instituições de Pernambuco. Os recursos serão destinados para quase 150 instituições de todo o país e serão aplicados na manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil, entre outros.

A maior parte dos valores totais, R$ 1,091 bilhão, foi repassada às universidades federais e inclui repasses para hospitais universitários. Já a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica recebeu R$ 462,79 milhões. O restante, R$ 19,79 milhões, foi repassado ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ao Instituto Benjamin Constant (IBC) e à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Os gestores das instituições têm autonomia para definir, de acordo com os cronogramas estabelecidos internamente, onde serão aplicados esses recursos. O que permite atender melhor às necessidades de cada instituição e dos seus estudantes. Estão previstos, por exemplo, gastos com contas de água e luz, além de pequenas obras. Os valores foram liberados na última semana.

Este repasse representa a primeira liberação de limite de empenho para o ano de 2019 e visa atender a despesas referentes aos meses de janeiro a março de 2019, nos termos do Decreto nº 9.711, de 15 de fevereiro de 2019, que estabelece o cronograma mensal de repasses de recursos do governo federal.

Em nota, Evandro Valadares rebate coligação Muda São José

Prezado Nill Júnior, Recebi com tristeza a notícia de que nossos adversários consideram que a magistrada que atua no caso foi omissa na sua decisão quando deferiu nossa candidatura. Sempre respeitei as decisões a favor e contra minha pessoa nos meus anos de vida pública, sem atacar a justiça ou dizer que se omitiu. Mais […]

Prezado Nill Júnior,

Recebi com tristeza a notícia de que nossos adversários consideram que a magistrada que atua no caso foi omissa na sua decisão quando deferiu nossa candidatura.

Sempre respeitei as decisões a favor e contra minha pessoa nos meus anos de vida pública, sem atacar a justiça ou dizer que se omitiu.

Mais uma vez o jurídico de nossos adversários usa do mesmo expediente que usou ao alardear fake news de que eu não seria candidato, querer antecipar a decisão da justiça e tentar me prejudicar e, ao contrário anexar documento à fato que reforçou minha defesa.

Sou conhecido por ser firme sem atacar as instituições.  Por isso digo de novo: os que me caluniam vão pagar na justiça.  Os que me desafiam vão pagar nas urnas.

Já disse, as pesquisas mostram e eles sabem, senão não estariam nesse desespero atacando até as autoridades: serei reeleito prefeito de São José do Egito.  Vou ganhar com o povo!

Evandro Valadares

Paulinho Leite lança álbum em quatro fases e aposta em tecnologia para homenagear ícones da cultura nordestina

Com 25 anos de trajetória, Paulinho Leite construiu uma carreira marcada pela fidelidade às raízes da música nordestina. Forró, baião, xote e xaxado não aparecem apenas como gêneros em sua obra, mas como linguagem viva — conduzida por poesia, identidade e verdade artística. Após um período de pausa, 2026 se firma como um ano de […]

Com 25 anos de trajetória, Paulinho Leite construiu uma carreira marcada pela fidelidade às raízes da música nordestina. Forró, baião, xote e xaxado não aparecem apenas como gêneros em sua obra, mas como linguagem viva — conduzida por poesia, identidade e verdade artística.

Após um período de pausa, 2026 se firma como um ano de reencontro com o público e celebração dessa caminhada. No dia 27 de janeiro, o artista gravou seu mais novo projeto audiovisual, ATRAVESSANDO O TEMPO, reunindo 15 faixas e participações especiais de nomes consagrados como Santanna – O Cantador, André Rio, Cezzinha Tomás, Nando Cordel, Maciel Melo, Anchieta Dalí e Kleber Araújo. Um encontro que traduz, em música,
amizade, memória e continuidade.

O registro foi realizado em Aldeia, Pernambuco, no Nogueira Garden Eventos, cenário escolhido para dar o tom intimista e afetivo da obra. Com direção musical de Vannuti Macedo e produção assinada por Anchieta Dalí e Carlos Villela, o projeto reforça o amadurecimento artístico de Paulinho Leite, mantendo sua essência e ampliando sua sonoridade.

LANÇAMENTO EM ETAPAS: UMA ESTRATÉGIA QUE CONTA HISTÓRIAS

Diferente de um lançamento tradicional, ATRAVESSANDO O TEMPO chega ao público em etapas, criando uma narrativa contínua e aproximando o público de cada fase do projeto. O trabalho será apresentado em quatro momentos, com lançamentos simultâneos nas plataformas digitais de música e no YouTube.

No Instagram oficial, @paulinholeite_oficial, o público poderá acompanhar prévias exclusivas, bastidores e conteúdos inéditos, com direcionamento direto para os lançamentos em cada uma das datas.

INOVAÇÃO E MEMÓRIA: CLIPES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Entre os destaques do projeto, duas faixas trazem um elemento inédito na trajetória do artista: a utilização de inteligência artificial como ferramenta de criação audiovisual, ampliando o alcance poético das homenagens.

Na música Cavaleiro do Araripe, o clipe propõe uma homenagem sensível aos poetas Zeto e Lourival Batista, além do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, conectando história, cultura e identidade nordestina em uma narrativa visual inovadora. Já em Cabelo de Milho, a homenagem é dedicada ao poeta João Paraibano, também construída com o apoio da inteligência artificial, criando uma estética que mistura memória e tecnologia.

UM PROJETO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES

Mais do que um novo trabalho, ATRAVESSANDO O TEMPO é um manifesto artístico. Um projeto que não apenas aponta para o futuro, mas reverencia o passado e celebra o presente — reafirmando o compromisso de Paulinho Leite com a cultura nordestina e com a emoção que atravessa gerações.