Notícias

Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso em operação sobre blitze no 2º turno das eleições

Por André Luis

Por Camila Bomfim, Isabela Camargo e Fábio Amato — GloboNews e TV Globo, em Brasília

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (9), em uma operação sobre interferência no segundo turno das eleições de 2022.

A prisão ocorreu em Florianópolis. Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em 30 de outubro, dia do segundo turno, a PRF realizou blitze que interferiram na movimentação de eleitores, sobretudo no Nordeste, onde Lula (PT) tinha vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto.

Na véspera, o diretor-geral da PRF havia declarado voto em Bolsonaro. Vasques é réu por improbidade administrativa nesse episódio.

No domingo do segundo turno, Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata das blitze, sob pena de prisão de Vasques. A ordem, no entanto, foi desrespeitada pela PRF.

O g1 e a TV Globo tentam contato com a defesa de Silvinei Vasques. Ouvido pela CPI dos Atos Golpistas em junho (veja detalhes abaixo), o ex-diretor da PRF negou irregularidades na atuação da corporação.

A TV Globo também pediu posicionamento da PRF e aguarda retorno.

Há ainda 10 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no Rio Grande do Sul, no Distrito Federal, em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte contra diretores da PRF na gestão Silvinei. Não há mandados de prisão contra eles.

São alvos, além de Silvinei: Luis Carlos Reischak, ex-diretor de Inteligência; Rodrigo Hoppe, ex-diretor de Inteligência Substituto; Wendel Benevides, ex-corregedor-geral; Bruno Nonato, ex-PRF e hoje na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Anderson Frazão, ex-coordenador-geral de Gestão Operacional; Djairlon Henrique Moura, ex-diretor de Operações; e Antonio Melo Schlichting Junior, ex-coordenador-geral de Combate ao Crime.

Ainda como parte da operação, batizada de Constituição Cidadã, a Polícia Federal deve ouvir 47 membros da PRF.

Segundo a PF, os crimes investigados incluem: prevaricação (que é quando um servidor público deixa de exercer o seu dever), violência política (impedir, com emprego de violência física, sexual ou psicológica, o exercício de direitos políticos), e impedir ou atrapalhar a votação (crime previsto no Código Eleitoral). 

O inquérito para apurar essas operações da PRF em rodovias foi aberto ainda em novembro de 2022.

Silvinei negou irregularidades à CPI

Silvinei Vasques foi o primeiro depoente a comparecer à CPI dos Atos Golpistas criada pelo Congresso para apurar os episódios de terrorismo que depredaram as sedes dos três poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.

Relatora da CPI, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse considerar que essas operações da PRF seriam um “ponto de partida” das irregularidades na eleição que levaram aos acampamentos golpistas e, por fim, aos atos de vandalismo.

No depoimento à CPI, Vasques negou que tenha havido qualquer omissão ou irregularidade na atuação da PRF.

“Nossos policiais estavam lá para garantir a segurança. Nesse dia, não foi registrado nenhum acidente grave com ônibus e vans”, disse, sobre o dia do segundo turno.

O ex-diretor também alegou que seria impossível articular uma atuação irregular em todo o país.

“Grande parte dos nossos policiais eram eleitores do presidente Lula. Não há, não é possível cometer esse crime. Não como parar 13 mil policiais sem ter uma conversa por Whatsapp, Telegram, sem um e-mail enviado. Nenhum participou ou ouviu alguma coisa. Não tem como fazer uma operação dessa e envolver 13 mil policiais sem ter uma simples conversa de corredor”, disse.

Outras Notícias

“Vitória de Lula será construída voto a voto”, afirma Humberto Costa após votar no Recife

O senador reeleito por Pernambuco, Humberto Costa (PT), votou na manhã deste domingo (25), na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Após participar da votação do segundo turno das eleições presidenciais, o parlamentar manifestou confiança na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a […]

O senador reeleito por Pernambuco, Humberto Costa (PT), votou na manhã deste domingo (25), na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Após participar da votação do segundo turno das eleições presidenciais, o parlamentar manifestou confiança na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a Presidência com Flávio Bolsonaro (PL).

Humberto chegou ao local de votação por volta das 10h. Ao comentar a campanha do segundo turno, destacou a mobilização dos apoiadores de Lula nas últimas semanas e afirmou acreditar que o trabalho realizado poderá influenciar o resultado das urnas.

“O povo brasileiro sabe o que está em jogo. Rodamos muito, conversamos com as pessoas, e o que a gente sente nas ruas é que o Brasil quer seguir avançando”, declarou o senador.

Humberto também afirmou estar confiante em uma vitória do presidente, que busca mais um mandato no Palácio do Planalto. Segundo ele, o comparecimento dos eleitores será decisivo para o resultado da disputa.

“Hoje, o povo vai às urnas para garantir a continuidade do trabalho do presidente Lula, e a vitória vai ser construída voto a voto. Eu tenho certeza de que nós vamos vencer esta eleição”, acrescentou.

O parlamentar também projetou uma votação expressiva para Lula em Pernambuco, estado onde o presidente conta com o apoio de lideranças do PT e de partidos aliados.

Após votar no Recife, Humberto Costa segue para São Paulo, onde deverá acompanhar a apuração dos votos ao lado do presidente Lula e de integrantes de sua campanha.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Foto: Ilana Costa

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Líder do governo no Senado, Teresa Leitão vota em Olinda e destaca defesa da democracia e da soberania nacional

A senadora por Pernambuco e líder do governo Lula no Senado Federal, Teresa Leitão (PT), votou neste domingo (25), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Na ocasião, a parlamentar destacou a importância da soberania nacional, da democracia e das políticas públicas no debate eleitoral. Aliada […]

A senadora por Pernambuco e líder do governo Lula no Senado Federal, Teresa Leitão (PT), votou neste domingo (25), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Na ocasião, a parlamentar destacou a importância da soberania nacional, da democracia e das políticas públicas no debate eleitoral.

Aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição contra Flávio Bolsonaro (PL), Teresa tem participado das mobilizações políticas em defesa da continuidade do atual governo federal.

No sábado (24), a parlamentar esteve em uma carreata de apoio a Lula em Olinda, ao lado de outros representantes do PT e de partidos aliados. A mobilização percorreu bairros como Bairro Novo, Casa Caiada, Rio Doce e Jardim Atlântico, com encerramento no Largo do Amparo.

Teresa Leitão assumiu a liderança do governo no Senado em junho deste ano, após a saída de Jaques Wagner (PT-BA). Desde então, passou a atuar na articulação de propostas consideradas prioritárias pelo Palácio do Planalto, incluindo mudanças na jornada de trabalho e medidas relacionadas à segurança pública.

Primeira mulher eleita para representar Pernambuco no Senado Federal, Teresa também tem atuação política ligada à educação, aos direitos sociais e à participação feminina nos espaços de poder.

Fonte: Blog do Mário Flávio

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Eleições 2026: primeiros resultados no exterior mostram vantagem de Lula na Oceania e em parte da Ásia; Flávio Bolsonaro vence no Japão e na Tailândia

Os primeiros resultados do segundo turno das eleições presidenciais de 2026 no exterior, divulgados neste domingo (25), mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Flávio Bolsonaro (PL) em países como Austrália, Nova Zelândia, China, Coreia do Sul e Singapura. O candidato do PL, por sua vez, registra ampla vantagem no […]

Os primeiros resultados do segundo turno das eleições presidenciais de 2026 no exterior, divulgados neste domingo (25), mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Flávio Bolsonaro (PL) em países como Austrália, Nova Zelândia, China, Coreia do Sul e Singapura. O candidato do PL, por sua vez, registra ampla vantagem no Japão e também aparece à frente em outras localidades asiáticas.

Os números foram obtidos a partir dos boletins de urna disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como a votação já terminou em parte da Ásia e da Oceania, devido à diferença de fuso horário, os resultados dessas seções começaram a ser conhecidos ainda durante a madrugada no Brasil.

Na Nova Zelândia, Lula recebeu 418 votos, o equivalente a 80,54% dos votos válidos, contra 101 votos (19,46%) de Flávio Bolsonaro. Na Austrália, o petista também ficou à frente, com 6.017 votos, enquanto o adversário somou 3.465.

Na Coreia do Sul, Lula alcançou 148 votos (64,35%), contra 82 (35,65%) de Flávio. Em Singapura, o presidente recebeu 213 votos, diante de 121 do candidato do PL.

O Japão apresenta o cenário oposto. Flávio Bolsonaro conquistou 28.538 votos (80,08%) nos boletins inicialmente contabilizados, enquanto Lula recebeu 7.098 (19,92%). O candidato do PL também ficou à frente nas Filipinas, com 39 votos contra 27, e na Tailândia, com 60 contra 56.

Na Malásia, a diferença foi pequena: Flávio recebeu 44 votos, enquanto Lula obteve 41, segundo um dos levantamentos dos boletins eleitorais.

Os dados também mostram diferenças importantes no tamanho do eleitorado de cada país. A votação japonesa, por exemplo, tem peso muito maior na soma dos votos do exterior do que os resultados registrados em países com poucas dezenas ou centenas de eleitores.

Ao todo, 918.876 brasileiros estão aptos a votar fora do país, distribuídos por 186 cidades de 134 países, segundo o TSE. A votação no exterior é organizada pela Justiça Eleitoral brasileira, com a participação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e do Ministério das Relações Exteriores.

Os resultados conhecidos até o momento são parciais e não representam a totalização oficial da eleição. A divulgação consolidada pelo TSE está prevista para depois das 17h, horário de Brasília, quando termina a votação em território nacional.

Fonte: O Globo

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Carro capotou na estrada de Ibitiranga, não há feridos com gravidade

Um acidente tipo capotamento foi registrado na Estrada de Ibitiranga. Foi nas proximidades do sítio Minador. O motorista perdeu o controle, o carro, um “Gol Bola” passou da curva e capotou. A curva é muito acentuada e conhecida por acidentes. Graças a Deus, ninguém ficou ferido gravemente. O nome do motorista não foi identificado.

Um acidente tipo capotamento foi registrado na Estrada de Ibitiranga.

Foi nas proximidades do sítio Minador. O motorista perdeu o controle, o carro, um “Gol Bola” passou da curva e capotou.

A curva é muito acentuada e conhecida por acidentes. Graças a Deus, ninguém ficou ferido gravemente. O nome do motorista não foi identificado.

Lula diz que manifestações do povo nas ruas foram o destaque do segundo turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou às 9h40 deste domingo (25) ao seu local de votação, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para participar do segundo turno das eleições de 2026. Lula estava acompanhado da primeira-dama Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), dos ex-ministros Fernando Haddad (PT), Simone Tebet […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou às 9h40 deste domingo (25) ao seu local de votação, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para participar do segundo turno das eleições de 2026.

Lula estava acompanhado da primeira-dama Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), dos ex-ministros Fernando Haddad (PT), Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede), além do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Antes de chegar ao local de votação, o presidente conversou com apoiadores e jornalistas na saída de sua casa. Ele afirmou que nunca havia recebido tanto carinho durante uma campanha eleitoral e chamou seu adversário, Flávio Bolsonaro (PL), de mentiroso.

Aos 80 anos, Lula disse que participa da vida política há cinco décadas e que, mesmo tendo acompanhado todas as campanhas presidenciais desde 1989, nunca havia recebido tanto carinho dos eleitores.

“Eu estou com 80 anos, participo da vida política há 50. Já participei da campanha de 89, participei de todas as campanhas presidenciais. Eu, sinceramente, nunca vi nada igual”, afirmou, antes de se dirigir a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para votar.

O presidente citou manifestações de apoio em estados como Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará e Minas Gerais e destacou o ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no sábado (24).