Notícias

Ex deputado de Paulista reafirma apoio a Armando

Por Nill Júnior

Os pré-candidatos a governador e a senador pela frente “Pernambuco vai Mudar”, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente, foram recebidos, no município de Paulista, pelo ex-deputado estadual Ramos (PTB).

Na ocasião, eles avaliaram o quadro político do estado e discutiram propostas para o desenvolvimento da Região Metropolitana Norte.

Ramos reafirmou apoio às candidaturas de Armando e Mendonça e confirmou sua intenção de disputar uma das vagas da Assembleia Legislativa.

“Nosso povo precisa de um líder que ofereça um projeto de mudança para o estado. Por isso, reafirmo que estarei trabalhando para eleger Armando governador e Mendonça senador”, garantiu Ramos.

Ex-deputado estadual por um mandato, Ramos também exerceu dois mandatos como vereador do Recife. Em 2016, foi candidato a prefeito de Paulista, sendo segundo mais votado, com quase 35 mil votos.

Outras Notícias

Chuvas fazem o Rio Pajeú renascer e transbordar

Blog do Magno As chuvas dos últimos dias na cabeceira do Rio Pajeú, em Itapetim, proporcionaram um fenômeno que não se observava há muito anos na região: o renascimento do rio que Luiz Gonzaga imortalizou na canção Meu Pajeú e também em Riacho do Navio. A matutada está alegre e feliz e não se cansa […]

Foto: Júnior Campos

Blog do Magno

As chuvas dos últimos dias na cabeceira do Rio Pajeú, em Itapetim, proporcionaram um fenômeno que não se observava há muito anos na região: o renascimento do rio que Luiz Gonzaga imortalizou na canção Meu Pajeú e também em Riacho do Navio.

A matutada está alegre e feliz e não se cansa de ficar na beira do velho Pajeú contemplando a correnteza das águas, que já derrubaram até uma ponte em Itapetim.

Chove em toda região. O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, repassou imagens ao blog do riacho Tamboril, que também está cheio. Segundo ele, as chuvas também deixaram o distrito de Caiçarinha ilhado.

“Três dias sem passar carro”, relatou Duque, adiantando que já conseguiu recuperar a estrada. “Isso é uma destruição que a gente tem muito felicidade de recuperar”, afirma.

Pelos seus cálculos, há cinco anos os principais açudes do município, como Jazigo e Tamboril, não tomavam tanta água pelas chuvas.

“O Rio Pajeú está com um excelente nível de água nas proximidades das fazendas Juazeirinho, Estreito e Malhada do Juá rumo à barragem do Jazigo”, acrescenta.

Em Itapetim, onde caíram 200 mm de chuva, a maior da região, o prefeito Adelmo Moura (PSB) ligou, ontem logo cedo, para o governador Paulo Câmara pedindo ajuda para recuperar uma ponte que foi embora pela força da corrente no distrito de São Vicente. “De imediato, ele acionou o DER e nós vamos recuperar a estrada”, disse Moura.

Homem é assassinado em Tuparetama neste sábado

No início da tarde deste sábado (7), um homem foi assassinado próximo ao cemitério da Vila Bom Jesus em Tuparetama.  A vítima é José Jair da Silva Oliveira, 36 anos. Segundo populares dois homens chegaram em uma moto escura e alvejaram a vítima com disparos de arma de fogo, provavelmente de grosso calibre. Um tiro […]

No início da tarde deste sábado (7), um homem foi assassinado próximo ao cemitério da Vila Bom Jesus em Tuparetama. 

A vítima é José Jair da Silva Oliveira, 36 anos. Segundo populares dois homens chegaram em uma moto escura e alvejaram a vítima com disparos de arma de fogo, provavelmente de grosso calibre. Um tiro atingiu seu tórax.  

Jair ainda foi levado para a Unidade Mista Hospital Municipal Antônio Souto de Siqueira em Tuparetama, logo em seguida transferido para o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, mas não resistiu e veio a óbito na ambulância no caminho, entre Tabira e Afogados.

A polícia investiga o caso. Chama atenção que o crime aconteceu por volta de meio-dia, em plena luz do dia e a cerca de 100 metros do Cemitério Municipal, num local movimentado.

O IC – Instituto de Criminalística, foi chamado para fazer a perícia no local do crime e o corpo será levado ao IML de Caruaru. Pelo Modus Operandi, pode ter sido queima de arquivo e/ou vingança.

Este foi o 37º  homicídio da região da Área Integrada de Segurança (AIS 20) que abrange os municípios de Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Egito, Solidão, Santa Terezinha, Tuparetama, Itapetim, Brejinho, Ingazeira, Iguaracy, Quixaba e Carnaíba. As informações são do blog do Marcello Patriota.

ASA reafirma apoio a Dilma

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), rede formada por cerca de três mil organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais voltadas à convivência e viabilização do Semiárido, divulgou nesta terça (14) uma carta de apoio à candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff. A ASA ainda diz que repudia as afirmações de todos aqueles e […]

dilma-2014

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), rede formada por cerca de três mil organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais voltadas à convivência e viabilização do Semiárido, divulgou nesta terça (14) uma carta de apoio à candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff.

A ASA ainda diz que repudia as afirmações de todos aqueles e aquelas que caracterizam o Semiárido e o Nordeste como lugar de povo desinformado e incapaz, desmerecem o voto dos povos que aqui vivem e expressam nos meios de comunicação seus preconceitos e desconhecimento da realidade.

Confira a carta na íntegra:

Pelas vidas e dignidade no Semiárido, apoiamos Dilma.

“Quando não tinha nada eu quis.” (Chico César)

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) é uma rede de grupos de organizações da sociedade civil voltada à convivência e viabilização do Semiárido, e que reúne hoje cerca de três mil organizações reunidas espacialmente em toda região. Quando a ASA foi criada, em 1999, o Semiárido se via em um contexto político e social de grande estiagem, uma questão de origem natural, porém com consequências de ordens políticas e sociais relacionadas às ações focadas no “combate à seca”. Políticas que desconheciam o protagonismo dos agricultores e das agricultoras, sua capacidade de produzir conhecimentos e de tomar a frente dos seus destinos.

Em decorrência das secas, a morte era comum na região, especialmente a morte de crianças. “Um genocídio praticado pelo Estado”, como afirmava o sociólogo Betinho.

As organizações da sociedade civil no Semiárido, reunidas na ASA, tiveram a coragem de lançar ao Brasil uma crítica severa e forte ao modelo de “combate à seca” montado no tripé “coronelismo, enxada e voto”, e propor ações simples, de baixos custos e eficientes para uma política pública na perspectiva da convivência com o Semiárido.

Todavia, foi nestes últimos 12 anos, nos governos Lula e Dilma, a partir dos programas “Fome Zero” e “Brasil sem Miséria”, que a ASA e suas organizações tiveram a oportunidade de propor várias ações que, assumidas hoje como políticas de governo e até mesmo como Políticas Públicas, transformam a realidade na região.

PIS/PASEP: Nascidos em janeiro e fevereiro recebem Abono Salarial 2017 a partir desta quinta

Serão beneficiados cerca de 3,4 milhões de trabalhadores; servidores públicos com inscrição final 5 também recebem a partir desta data Começa nesta quinta-feira (17) o pagamento do sétimo lote do Abono Salarial PIS/Pasep 2018-2019, ano-base 2017. Podem receber o benefício os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro e os servidores públicos com final […]

Serão beneficiados cerca de 3,4 milhões de trabalhadores; servidores públicos com inscrição final 5 também recebem a partir desta data

Começa nesta quinta-feira (17) o pagamento do sétimo lote do Abono Salarial PIS/Pasep 2018-2019, ano-base 2017. Podem receber o benefício os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro e os servidores públicos com final de inscrição 5.

A estimativa da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, é que mais de R$ 2,8 bilhões sejam pagos a aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores.

Trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser feita pessoalmente, pela internetou pelo telefone 0800-726 02 07. Para servidores públicos, a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-729 00 01.

Os correntistas da Caixa Econômica Federal, instituição bancária responsável pelo pagamento do PIS (iniciativa privada), terão os valores depositados em suas contas nesta terça-feira (15).

Direito – Tem direito ao abono salarial ano-base 2017 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2017, teve remuneração mensal média de até dois salários mínimos e seus dados foram informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do benefício é proporcional ao tempo trabalhado formalmente em 2017. Assim, quem esteve empregado o ano todo recebe o valor cheio, equivalente a um salário mínimo (R$ 998). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é de R$ 84 – ou 1/12 do salário mínimo –, e assim sucessivamente.

Para os trabalhadores nascidos entre julho e dezembro, o Abono Salarial ano-base 2017 começou a ser pago em 2018. Os nascidos de janeiro a junho realizam o saque em 2019 (veja tabela abaixo). O prazo final de recebimento para todos os trabalhadores favorecidos pelo programa é 28 de junho de 2019.

Iguaraci: moradores que ocupam área federal formarão Associação para entrar em programa habitacional

Depois da reunião entre representantes de Prefeitura, Câmara de Vereadores e Comissão de moradores que construíram imóveis em área federal, no entorno da Estação Ferroviária de Iguaraci, alguns encaminhamentos foram tomados. A reunião foi fruto de uma Audiência Pública quente que aconteceu na última quinta. A reunião aconteceu na sede do Ministério Público em Afogados […]

fd67fa21d2a9489517b60501e99b2d47

Depois da reunião entre representantes de Prefeitura, Câmara de Vereadores e Comissão de moradores que construíram imóveis em área federal, no entorno da Estação Ferroviária de Iguaraci, alguns encaminhamentos foram tomados. A reunião foi fruto de uma Audiência Pública quente que aconteceu na última quinta.

A reunião aconteceu na sede do Ministério Público em Afogados com o promotor Lúcio Almeida, o Prefeito Dessoles, mais comissões de vereadores e moradores. O principal encaminhamento foi de que será formada uma associação de moradores para ação articulada.

Após formalização, haverá luta para construção de um novo conjunto habitacional com recursos do Minha Casa Minha Vida em área a ser  definida.

A opção número um é a área da Fazenda Municipal, onde funciona Secretaria de Agricultura, pertencente ao Governo do Estado.

Um fato que veio à tona é que, salvo quem de fato precisa de uma moradia e recorreu à área, há casos de quem tem um imóvel e construiu na área irregular outro, no bom e velho “se colar, colou”. A Prefeitura tem projeto para Pátio de Eventos no local.