Notícias

Estrada de Ibitiranga: obras retomadas, diz governo

Por Nill Júnior

O Gerente de Articulação da Casa Civil, Mário Viana Filho, disse falando à Rádio Pajeú que equipes da Empresa ESSE Engenharia já chegou no espaço da Estrada de Ibitiranga.

“Estão organizando as máquinas. Falei com o encarregado. Já chegaram duas carradas de brita”, disse.

A fala foi resposta a ouvintes da Rádio Pajeú que acusaram não ver homens trabalhando na via. “Olha as máquinas onde estão, todas paradas”, disse um ouvinte.

O Gerente de Articulação Regional da Casa Civil,  Mário Viana Filho, disse ao programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que as obras da Estrada de Ibitiranga seriam retomadas.

Segundo ele, após reunião no DER, ficou definido que,  como as chuvas  não cessaram totalmente,  as obras da Estrada de Ibitiranga serão retomadas dia 13 de maio. Como as chuvas cessaram, a garantia ganhou peso.

Outras Notícias

Humberto critica intervenção de Temer na Comissão de Anistia

Atento aos retrocessos sociais que já marcam fortemente a gestão de Michel Temer (PMDB), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou a nova intervenção retrógrada do presidente, desta vez na Comissão de Anistia, órgão do Ministério da Justiça responsável pela análise de casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e […]

thumbnail_28745881413_e7f6a4233f_zAtento aos retrocessos sociais que já marcam fortemente a gestão de Michel Temer (PMDB), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou a nova intervenção retrógrada do presidente, desta vez na Comissão de Anistia, órgão do Ministério da Justiça responsável pela análise de casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988 – que inclui o período da ditadura militar. “É um grave e histórico erro desse governo golpista”, afirmou Humberto.

Na última sexta-feira, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, nomeou 19 novos conselheiros e exonerou 6 membros atuais que não haviam solicitado desligamento do colegiado. A mudança ocorreu somente dois dias depois que a presidenta Dilma Rousseff (PT), vítima de tortura pelo regime militar, foi destituída do cargo por impeachment.

Segundo o Movimento por Verdade, Memória, Justiça e Reparação, entidade da sociedade civil que acompanha os trabalhos da comissão, alguns dos indicados são ligados a pessoas que apoiaram a ditadura, sendo que um é suspeito, inclusive, de ter sido colaborador direto dos militares.

“É aterrador. Até na Comissão de Anistia, um órgão que trabalha para que o Brasil se reencontre com a verdade e sempre manteve pluralidade em seu formato, sendo é conhecida internacionalmente por ter empreendido de maneira inovadora e sensível políticas públicas de memória e projetos vanguardistas, esse governo golpista intervém com interesses escusos piorar”, afirmou Humberto.

A comissão foi criada por lei em 2002 com o objetivo de reparar moral e economicamente as vítimas de atos de exceção, arbítrio e violações aos direitos humanos. É composta por 25 conselheiros, em sua maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários, sendo um deles indicado pelos anistiados políticos e outro pelo Ministério da Defesa. A comissão hoje conta com mais de 75 mil pedidos de anistia protocolados.

Duque diz que mesmo se convocado, não disputa prefeitura de Serra Talhada

O Deputado Estadual Luciano Duque, do Solidariedade,  fez um balanço positivo dos primeiros passos de seu mandato na ALEPE Foi em entrevista à jornalista Juliana Lima no Sertão Notícias.   Respondendo uma pergunta desse blogueiro sobre ser candidato a prefeito em 2024, Duque disse que quem o conhece sabe que é focado naquilo que se propõe […]

O Deputado Estadual Luciano Duque, do Solidariedade,  fez um balanço positivo dos primeiros passos de seu mandato na ALEPE Foi em entrevista à jornalista Juliana Lima no Sertão Notícias.  

Respondendo uma pergunta desse blogueiro sobre ser candidato a prefeito em 2024, Duque disse que quem o conhece sabe que é focado naquilo que se propõe a fazer.

04O Deputado é provocado por suas eventuais queixas da condução política da prefeita Márcia por não ouvi-lo. Duque dessa vez evitou críticas à gestora.

“Nosso grupo mudou a realidade de Serra. O mesmo grupo me elegeu Deputado. Percorri Pernambuco com a Caravana do Sertão ao Cais”, disse, destacando que sua atuação está sendo importante para os municípios que o apoiaram.

“Temos tido uma relação de trabalho muito criativa e produtiva. Isso tem me dado estatura na ALEPE, fazendo defesas importantes”. E completou: “Minha tarefa é delegada pelo grupo do qual eu faço parte. Mas se o grupo decidisse (ser candidato a prefeito), eu rejeitaria porque tenho uma tarefa muito maior delegada pelo povo de Pernambuco . Estamos ganhando musculatura pelo papel que a gente tem exercido. Agradeço aos que sonham com minha volta, fico feliz perla lembrança. Mas minha tarefa é outra”.

Deputado Eriberto Medeiros defende voto consciente nas eleições municipais

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, colocou nas ruas um apelo aos eleitores pernambucanos sobre a importância do voto consciente. Em alguns lugares do Estado, estão espalhadas peças de outdoor com a frase: “Pernambucano, exerça seu poder de cidadão. O voto consciente pode mudar uma história”. Divulgando a peça […]

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, colocou nas ruas um apelo aos eleitores pernambucanos sobre a importância do voto consciente.

Em alguns lugares do Estado, estão espalhadas peças de outdoor com a frase: “Pernambucano, exerça seu poder de cidadão. O voto consciente pode mudar uma história”.

Divulgando a peça também nas redes sociais, o deputado Eriberto ressaltou o papel da comunicação como ferramenta para transformar a política.

“A participação do cidadão é fundamental nas eleições municipais, elegendo representantes que realmente trabalhem pelas pessoas. Buscamos conscientizar a sociedade sobre as novas regras eleitorais, no ano passado, num curso conduzido pela nossa Escola do Legislativo”, disse.

“Esse novo apelo dá sequência à nossa mobilização, onde o Poder Legislativo estadual se engaja pra promover uma participação política mais consciente”, afirmou o deputado.

Doriel diz que Márcia foi determinante para vitória de Raquel

O deputado estadual Doriel Barros (PT), presidente do partido em Pernambuco, respondeu alguns questionamentos levantados pelo comunicador Francys Maya, durante entrevista ao programa Frequência Democrática, da Rádio Vila Bela FM, no início da tarde desta segunda-feira (7). Doriel foi questionado sobre a questão da posição do PT em fazer oposição ao governo Raquel Lyra, e […]

O deputado estadual Doriel Barros (PT), presidente do partido em Pernambuco, respondeu alguns questionamentos levantados pelo comunicador Francys Maya, durante entrevista ao programa Frequência Democrática, da Rádio Vila Bela FM, no início da tarde desta segunda-feira (7).

Doriel foi questionado sobre a questão da posição do PT em fazer oposição ao governo Raquel Lyra, e como o partido acataria a proximidade e a relação da Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, também petista, que tem mostrado uma postura de proximidade e boa relação com a governadora mesmo após a decisão da legenda de ficar do lado oposto ao da Tucana.

“Aí em Serra, a Prefeita foi determinante pra Vitória de Raquel. Márcia mostrou a liderança política que tem. Em Serra, o PT vai continuar apoiando a reeleição de Márcia. Cada situação vai ser dialogada”, explicou Doriel.

Ao ser questionado se Márcia seria pressionada pelo partido a entregar cargos que conseguiu com a governadora e, se receberia algum tipo de sanção por parte do PT se mantivesse uma relação próxima com Raquel Lyra, o Deputado afirmou que “essa discussão não está colocada na mesa”. 

Doriel Barros ainda destacou que o Partido dos Trabalhadores não pode jamais perder a prefeitura de Serra Talhada, e teceu elogios a Márcia reafirmando que a mesma representa tudo aquilo que o PT defende e acredita em Pernambuco e, ainda disse que ninguém no partido pode duvidar disso.

Ao final da entrevista, o próprio comunicador, Francys Maya, ponderou que a entrevista do deputado estadual e presidente do PT pernambucano foi um banho de água fria em quem apostava numa ruptura institucional entre Márcia Conrado e Raquel Lyra. As informações são do blog do Júnior Campos.

Denúncia anônima levou Totonho para a PF. “Hilária”, diz ex-prefeito

O ex-prefeito ainda revelou ainda o que fez com que fosse intimado a depor na PF há alguns dias. Segundo ele, foi instaurado um procedimento por conta de uma denúncia anônima feita em 2011, apurada a partir de 2013, relativa a fatos entre 2005 e 2006 e só agora responsáveis pela convocação. A denúncia, que […]

Totonho lê a denúncia. Ex-prefeito a tratou como ilária

O ex-prefeito ainda revelou ainda o que fez com que fosse intimado a depor na PF há alguns dias. Segundo ele, foi instaurado um procedimento por conta de uma denúncia anônima feita em 2011, apurada a partir de 2013, relativa a fatos entre 2005 e 2006 e só agora responsáveis pela convocação.

A denúncia, que não anexou documentos,  dizia segundo o próprio Totonho que havia um desgoverno, bagunça, roubo e o crime andando de mãos dadas, acusando Totonho de montar uma verdadeira quadrilha.

Usado apenas iniciais, segundo relato de Totonho, o denunciante cita iniciais de contratados ou Secretários que fariam parte do esquema. A denúncia cita “A.M”, referência Anchieta Mascena e ainda membros do governo “E.V” (Evângela Vieira), P.V. (Paulo Valadares) e “N.Q” (Ney Quidiute) fazendo graves acusações. Ainda acusa Totonho de comprar “todos os terrenos em volta da cidade, inclusive às margens do Rio Pajeú, asfaltou o acesso à sua comunidade e construiu  um parque aquático” e o MP de “engavetador geral do município”.

Totonho tratou a denúncia como hilária. “Poderia responder que estava em segredo de justiça e não falar sobre isso. Mas tô lendo isso aqui pra mostrar que é hilariante. Com duas paietada a PF verificava e na frente o cara diz mesmo”.

Segundo Totonho, o Delegado Humberto Freire de Barros, da PF, encaminhou a denúncia à CGU com sugestão de Auditoria, tendo em vista que não há o mínimo indicativo das fraudes apuradas. Totonho ainda disse que ao tomar conhecimento dos assuntos abordados, após pedido judicial, viu tratar-se de denúncia sem fundamentação. Todos os processos licitatórios, objeto, aplicação, foram aprovados pelos órgãos de controle, segundo ele, o que ficou esclarecido na PF.

Os convênios analisados tratam do Cento Tecnológico e Inclusão Digital e o outro, da Escola de habitação. “Primeiro, partiu de uma denúncia anônima. Segundo, o Delegado depois de ler isso também se pronunciou dizendo que não tem o mínimo (cabimento). Terceiro, que eu tive a abertura necessária sem deixar nada sem poder falar”.