Notícias

Espetáculo de circo de artistas do Pajeú conquista prêmios no Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife

Por André Luis

O projeto “Caminhos”, do Palhaço Sequinho, foi o destaque na categoria “Circo”, levando o maior número de troféus: Melhor Espetáculo, Melhor Artista Circense Masculino, para Pedro Milhomens, e Prêmio Técnico, para Clarissa Siqueira, pela sonoplastia

Pajeú no topo: a dupla pajeuzeira Pedro Milhomens e Clarissa Siqueira foi premiada no 32º Janeiro de Grandes Espetáculos. Os troféus foram entregues no começo de fevereiro de 2026.

Pelo espetáculo “Caminhos”, o Palhaço Sequinho conquistou o maior número de troféus da categoria “circo”: Melhor Espetáculo, Melhor Artista Circense Masculino, para Pedro Milhomens, e Prêmio Técnico, para Clarissa Siqueira, pela sonoplastia.

“Caminhos” é um espetáculo circense sobre sonhos: nele, Sequinho traz, em uma receita executada ao vivo, sua história como cozinheiro. Utilizando mágicas, malabares e poesia, ele nos fala que profissão, além do nosso ganha pão, é a nossa maneira de ser feliz. “Receber 3 prêmios no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos foi um presente e uma forma de reconhecimento pela dedicação que nós temos em nossos trabalhos”, reforça Sequinho.

“Levar a magia da arte de rua e a poesia do Pajeú foi essencial para conseguir levar essa premiação para casa. Mesmo com as dificuldades de distância e logística, nós conseguimos chegar em Recife e dar o nosso melhor, fazendo com que os troféus viessem em nossa mala, engrandecendo nosso fazer artístico e dando energia pra gente continuar acreditando no poder transformador da arte”, completa.

Em julho de 2025 foram anunciados os espetáculos selecionados via chamamento público para a 32ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos: apesar do crescimento de projetos do interior no festival, a representatividade ainda é baixa.

“Fomos selecionados como ‘espetáculo do interior’; além de nós, com Caminhos, aqui do sertão, também selecionaram ‘Encruzilhada Agreste’, da região do agreste. Depois, outro grupo do agreste entrou na programação via extra-edital. Ficamos muito felizes pela indicação, mas infelizmente, nós fomos o único grupo do Sertão a participar do festival”, reflete Clarissa.

“O sertão é uma potência criativa pura. Então a gente tem sim que ganhar mais espaço e se fazer em maior número em festivais como esse. A gente torce e espera ver muito mais espetáculos do interior sendo selecionados e ocupando espaços em festivais, mostras e eventos do estado. Pois como nós da classe artística do interior temos gritado e reafirmado: no interior tem uma gente que cria” e digo mais, cria muito e com muita qualidade”, completa a artista.

A ficha técnica do espetáculo é composta por Pedro Milhomens no elenco; direção de Odilia Nunes, figurino de Fabiana Pirro e Pedro Milhomens; cenografia de Odilia Nunes e Pedro Milhomens e produção/sonoplastia de Clarissa Siqueira. É possível acompanhar as próximas apresentações de pelas redes @palhacosequinho .

Outras Notícias

Carnaíba: iniciada construção de Sistema Simplificado que atenderá 300 famílias

Após a perfuração de poços profundos com boas vazões, em parceria com o Governo de Pernambuco a Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, iniciou na manhã desta quarta-feira (19), as obras da Construção do Sistema Simplificado de Água, que vai garantir o abastecimento de mais de 300 famílias que residem nas comunidades Serra do […]

Após a perfuração de poços profundos com boas vazões, em parceria com o Governo de Pernambuco a Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, iniciou na manhã desta quarta-feira (19), as obras da Construção do Sistema Simplificado de Água, que vai garantir o abastecimento de mais de 300 famílias que residem nas comunidades Serra do Urubu, Brejo de Dentro, Gameleira, Travessão I e Travessão II, na região do Caroá, zona rural do município.

O prefeito, Anchieta Patriota (PSB), acompanhou pessoalmente o início das obras, ao lado do secretário municipal de agricultura, José Ivan, do vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), e dos vereadores, Everaldo Patriota (PSB), e Alex Mendes (PSB).

“Essa ação só está sendo possível ser realizada porque temos ao nosso lado o governador Paulo Câmara, que não tem medido esforços para ajudar o nosso povo com grandes obras, a exemplo dessa, que vai tirar as famílias dessas comunidades da dependência de carros-pipa, barragens ou açudes”, comemorou prefeito, Anchieta Patriota.

O Sistema Simplificado contará com a instalação dos poços e a implantação de cerca de 40 quilômetros de tubulação, que será responsável pelo fornecimento da água às torneiras das residências. Também serão colocadas em pontos estratégicos Caixas d’água de 10 mil litros. A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de três meses.

Marconi Santana pleiteia nova sede para o Cimpajeú

O prefeito de Flores e presidente do Cimpajeú protocolou hoje, sexta-feira (15), na Secretaria de Administração do Governo de Pernambuco, o pedido de cessão de um imóvel, antes usado pelo Ministério Público de Pernambuco, para a instalação do referido consórcio, no município de Afogados da Ingazeira. Em publicação no Facebook, Marconi disse que no encontro […]

O prefeito de Flores e presidente do Cimpajeú protocolou hoje, sexta-feira (15), na Secretaria de Administração do Governo de Pernambuco, o pedido de cessão de um imóvel, antes usado pelo Ministério Público de Pernambuco, para a instalação do referido consórcio, no município de Afogados da Ingazeira.

Em publicação no Facebook, Marconi disse que no encontro com Carlos Chagas, Chefe de Gabinete, justificou que “a sede onde atualmente funciona o CIMPAJEÚ não está mais suportando a efetividade das ações e para que também, a gente possa ter o nosso ambiente próprio do consórcio, pois nunca tivemos um prédio próprio”.

Ainda segundo Marconi Santana, o Secretário Milton Coelho já autorizou o encaminhamento do processo.

Alexandre Garcia é demitido da CNN

Em comunicado oficial, divulgado na noite de hoje, a CNN Brasil afirma que “rescindiu” o contrato com o jornalista Alexandre Garcia após defender o tratamento precoce contra a Covid-19. “A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz um […]

Em comunicado oficial, divulgado na noite de hoje, a CNN Brasil afirma que “rescindiu” o contrato com o jornalista Alexandre Garcia após defender o tratamento precoce contra a Covid-19.

“A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz um trecho da publicação.

“O quadro ‘Liberdade de Opinião’ continuará na programação da emissora, dentro do jornal ‘Novo Dia’”, continua.

A CNN ainda finaliza a nota garantindo que “reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”.

DNOCS prefere comprar área que receber doação prometida em 2015 para obra de Adutora

O DNOCS em Pernambuco optou por adquirir uma área de terra do que receber uma doação do Diretor Executivo do Sicoob, Evaldo Campos para uma estação elevatória da Adutora do Pajeú que vai atender ao abastecimento no município de Itapetim e o trecho final, até Taperoá, na Paraíba. De acordo com informações do colaborador do […]

Terreno sendo preparado para estação elevatória e a ser ou já indenizado pelo DNOCs ao lado da área prometida por Evaldo campos, a custo zero

O DNOCS em Pernambuco optou por adquirir uma área de terra do que receber uma doação do Diretor Executivo do Sicoob, Evaldo Campos para uma estação elevatória da Adutora do Pajeú que vai atender ao abastecimento no município de Itapetim e o trecho final, até Taperoá, na Paraíba.

De acordo com informações do colaborador do blog, Marcelo Patriota, a promessa de Evaldo foi feita publicamente e a diretores do próprio órgão em mais de uma oportunidade, inclusive nos microfone da Gazeta FM, em nome do desenvolvimento hídrico da região.

Evaldo é proprietário da Fazenda Muquém, que fica  a um quilometro da sede de São José do  Egito e prometeu doar uma área para a estação.

Evaldo Campos

Tanto o  Coordenador anterior do Dnocs em Pernambuco, Emílio Duarte de Souza e Silva, como o atual, Marcos Rueda, tem conhecimento da oferta, garante Marcelo. Mas estranhamente a opção do órgão foi indenizar o dono do terreno que fica  a poucos metros da área doada.

Não há informações complementares sobre a titularidade da área comercializada ou o valor da indenização. Certo é que a empresa contratada pelo órgão começa a fazer as primeiras intervenções no terreno, como no registro feito para o blog. Em tempos de vacas magras, ajuste fiscal e muito chororô, salvo uma excepcional explicação técnica, o gesto do DNOCs é, no mínimo, questionável.

Youssef afirma que pagou propina a ex-integrante do governo do Maranhão

O doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, disse, em depoimento de delação premiada, que pagou propina a João Abreu, chefe da Casa Civil da ex-governadora Roseana Sarney. Conforme Youssef, a “comissão” tinha por objetivo favorecer a empreiteira UTC/Constran com a liberação de um precatório de R$ 110 milhões, referente a obras de pavimentação […]

8951f7d15b19d1f6791977b31c42d5bd

O doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, disse, em depoimento de delação premiada, que pagou propina a João Abreu, chefe da Casa Civil da ex-governadora Roseana Sarney. Conforme Youssef, a “comissão” tinha por objetivo favorecer a empreiteira UTC/Constran com a liberação de um precatório de R$ 110 milhões, referente a obras de pavimentação da BR-230 na década de 1980.

O doleiro afirmou que a UTC tinha interesse em receber rapidamente o precatório, que poderia levar anos para ser pago pelo governo. De acordo com o depoimento, ficou acertado que Abreu receberia R$ 3 milhões dos R$ 10 milhões pagos pela empresa, cujo pagamento foi dividido em 24 parcelas.

Youssef disse que, em 2013, viajou a São Luís, em avião fretado, para levar uma parcela de R$ 1,4 milhão ao ex-chefe da Casa Civil, mas foi preso pela Polícia Federal antes de entregar o dinheiro. Segundo ele, a outra  parte foi levada por Adarico Negromonte e Rafael Ângulo, presos na Lava Jato por transportarem dinheiro a mando do doleiro.

No depoimento, Alberto Youssef afirmou que não sabe se João Abreu chegou a consultar a então governadora Roseana Sarney sobre o acordo. À Polícia Federal, o doleiro também declarou que não sabe se outras pessoas estariam envolvidas no acordo.

Em mensagem de texto interceptada pela PF com autorização judicial, os diretores da UTC Walmir Pinheiro e Augusto Cesar Ribeiro comemoraram com Youssef o fechamento do acordo para o pagamento das parcelas.

“Augusto e Primo (Youssef). Parabéns pela concretização do acordo com o gov. MA. Sei perfeitamente quanto foi duro fechar esta operação. Foram quase 6 meses de idas e vindas. Com o recebimento da 1ª parcela, agora é torcer para que o MA honre com as demais parcelas. Grande Abraço”.

Em seguida, Youssef respondeu: ” Walmir, obrigado, mas todos merecem parabéns. Sem a ajuda de todos envolvidos não seria possivel esse acordo. Vamos seguir cuidado até que termine com sucesso. Abraço.” Atendendo pedido da Secretaria de Transparência e Controle do Estado do Maranhão, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela investigação da Lava Jato, autorizou que o depoimento fosse compartilhado

João de Abreu afirma que não houve pagamento de nenhuma vantagem e que o acordo, também celebrado com representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, trouxe economia de R$ 28,9 milhões ao estado.