Notícias

Encontro em Brasília discute migração de rádios pernambucanas

Por Nill Júnior

Prefixos importantes de Caruaru e Sertão do Estado levaram demandas em nome da Asserpe

Uma​ importante reunião na tarde desta terça (4), no Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações, em Brasília, reuniu representantes das emissoras do Estado, em nome das Asserpe, Associação que agrega as rádios e TVs de Pernambuco, o corpo técnico do Ministério e o Deputado André de Paula (PSD), que acompanhou o grupo, para buscar agilizar os processos de migração para FM das rádios AM que já atenderam as exigências técnicas do Ministério, mas ainda aguardam liberação.

Pela Associação, participaram Ivan Feitosa (Rádio Liberdade e vice-presidente Asserpe Agreste), Bia Ivo (Diretora de Jornalismo e TV Rádio Jornal) e Nill Júnior (Rádio Pajeú e Vice-presidente Asserpe Sertão). O engenheiro André Cintra, responsável pelo acompanhamento e elaboração dos projetos de TV digital e migração do rádio AM pela Abert representou e entidade. Pelo Ministério, Moisés Moreira, Assessor Especial do Ministro Gilberto Kassab.

Dentre os encaminhamentos, a formalização junto ao Ministério do acordo firmado entre as emissoras de Caruaru (Liberdade, Jornal e Cultura do Nordeste) em atender as exigências técnicas necessárias para agilizar o processo de migração, evitando ter que aguardar a operação na chamada faixa extendida.

Essa faixa, que vai de 76.1 MHz até 87.5 MHz, ainda não tem data para começar a operar em curto prazo no Estado, além de ser uma incógnita, pois dependerá também da mudança gradual dos aparelhos de rádio, ainda não fabricados com essa extensão de sintonia. Ivan e Bia defenderam rapidez no processo considerando a importância dos prefixos em uma região onde o rádio é determinante do desenvolvimento econômico, social e cultural.

No tocante às emissoras do Sertão, o Vice-presidente da região e Diretor da Rádio Pajeú, Nill Júnior, pleiteou celeridade nos processos de migração que atenderam todas as exigências técnicas e aguardam o passo seguinte pelo Ministério. São prefixos históricos como as rádios Pajeú, Cardeal Arcoverde, Asa Branca de Salgueiro e Educadora de Belém do São Francisco. Houve garantia de celeridade nos processos por parte do Ministério.

Outro pleito relacionado a prazo final para pagamento de outorgas vai contemplar uma rádio com história e peso no Sertão, a Emissora Rural A Voz do São Francisco de Petrolina, que também luta para acelerar seu processo de migração.

Também houve solicitação para que Pernambuco abra no Nordeste o calendário de encontros para assinatura de termos aditivos, passo determinante na migração para FM. O Ministério tem feito encontros regionalizados estado a estado e sinalizou com essa possibilidade, de vir em breve a Pernambuco, em pleito endossado pela delegação do Estado. O Ministro Gilberto Kassab deverá participar da solenidade, em data a ser definida.

Do Portal Pajeú Radioweb

Outras Notícias

Cimpajeú busca cooperação técnica com a Adagro

Nesta quarta-feira (3), o presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado pela gerente geral, Hilana Santana e a médica veterinária e consultora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Deorlanda Carvalho, estiveram reunidos com a presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro-PE), […]

Nesta quarta-feira (3), o presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado pela gerente geral, Hilana Santana e a médica veterinária e consultora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Deorlanda Carvalho, estiveram reunidos com a presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro-PE), Raquel Miranda e a gerente estadual de Inspeção Animal, Glenda Holanda.

O Cimpajeú busca firmar um acordo de cooperação técnica, junto à Adagro, no repasse de metodologia técnica para instituição de serviços de inspeção municipais que compõem o Cimpajeú. 

Com a ação, o consórcio espera agregar valor para as agroindústrias da região, garantindo a qualidade higiênico – sanitária e tecnológica no processamento de Produtos de Origem Animal dos municípios envolvidos.

Serra: Saúde convoca organizadores de evento

Uma reunião hoje entre a Secretaria de Saúde e os organizadores do evento Tome Forró vai discutir as circunstâncias em que show será realizado e, principalmente, o cumprimento dos protocolos definidos pelo estado, já que Serra Talhada não tomou medidas adicionais como a maioria dos municípios. Como o blog informou, estão sendo comercializados ingressos antecipados […]

Uma reunião hoje entre a Secretaria de Saúde e os organizadores do evento Tome Forró vai discutir as circunstâncias em que show será realizado e, principalmente, o cumprimento dos protocolos definidos pelo estado, já que Serra Talhada não tomou medidas adicionais como a maioria dos municípios.

Como o blog informou, estão sendo comercializados ingressos antecipados para o show dia 4 de fevereiro no estacionamento do Shopping Serra Talhada.

De responsabilidade da Produtora Boteco,  o evento reunirá duas atrações que costumam atrair multidões: Zé Vaqueiro e Toca do Vale. A comercialização de ingressos está sendo feita virtualmente no aplicativo Ticked Simples.

Leitores serra-talhadenses do blog e pessoas de outras cidades da região preocupadas pelo momento da pandemia perguntam se o evento pode acontecer.  Apesar de alguns defenderem a não realização neste momento, a resposta é um sim, acompanhado de um “desde que”.

Eventos estão permitidos em Pernambuco com capacidade de até 3 mil pessoas em espaços abertos desde que seja apresentada a carteira de vacinação com esquema vacinal atualizado e testagem para Covid-19 no dia do evento, além de várias outras medidas constantes no decreto.

Essa última, a da testagem, é a mais complexa de ser atendida, pois não há testes em grande número no mercado diante da grande procura em virtude da variante Ômicron. O evento Afogareta 2022 Indoor, por exemplo, não aconteceu porque, segundo a organização,  era impossível atender essa exigência. A organização buscou testes no mercado público e privado. Não conseguiu.

No caso de Serra Talhada,  a prefeitura não emitiu decretos adicionais sobre mais restrições. Assim, vale a regra estadual. O blog solicitou à Assessoria de Comunicação do município e à Secretária Lisbeth Rosa uma posição sobre o evento e como será o acompanhamento e fiscalização da prefeitura,  o que deve ocorrer hoje.

Nossas tradições: Vila Cajueiro realiza tradicional Torneio da Fogueira e I Volta de Atletismo

Mantendo viva a tradição dos festejos juninos, a Vila Cajueiro, no município de Tuparetama, realizou neste domingo (21), o tradicional Torneio da Fogueira, com participação de dez equipes: Veteranos de Santa Rita, Grêmio da Barriguda, Caiçara, Sabino de Iguaracy, Sertãozinho de Santa Cruz do Capibaribe, Corinfla do Cajueiro, Palmeiras, São Sebastião, Bonmfim e Brilhante. O […]

DSC08182

Mantendo viva a tradição dos festejos juninos, a Vila Cajueiro, no município de Tuparetama, realizou neste domingo (21), o tradicional Torneio da Fogueira, com participação de dez equipes: Veteranos de Santa Rita, Grêmio da Barriguda, Caiçara, Sabino de Iguaracy, Sertãozinho de Santa Cruz do Capibaribe, Corinfla do Cajueiro, Palmeiras, São Sebastião, Bonmfim e Brilhante.

O Brilhante do Cantinho, que é o atual campeão tuparetamente de futebol, venceu o torneio ao derrotar o São Sebastião do Distrito de Santa Rita pelo placar de 1×0, com gol de Iago. O Corinfla ficou em terceiro, o Sabino em quarto e os veteranos de Santa Rita em quinto lugar.

DSC08217

Na premiação, R$ 100,00 e uma bola para o campeão, R$ 80,00 e uma bola para o vice, R$ 70,00 e uma bola para o terceiro colocado, R$ 50,00 e uma bola para o quarto e R$ 50,00 para o quinto. Teve ainda troféu para o melhor goleiro (Aldair do Brilhante) e artilheiro (Juliano do São Sebastião).

Na oportunidade foi realizada também a I Volta Aberta de Atletismo, com participação de 25 participantes. Na premiação, R$ 100,00 para o primeiro lugar (Tiago), R$ 50,00 para o segundo (João Paulo Cordeiro) e R$ 25,00 para o terceiro (Pastor Jailson). Teve premiação ainda para o corredor mais jovem (André Bezerra) e o mais velho (Valdemir Capistano).

As competições foram organizadas pelo presidente da comunidade, Edvan, popular “Quibinha”, com apoio da Prefeitura Municipal de Tuparetama, através da Diretoria de Esportes.

Em Afogados, mulheres foram às ruas por mais respeito e pelo fim da violência

A Prefeitura de Afogados, em parceria com a Delegacia da Mulher e de diversos organismos e instituições que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, promoveu no último domingo (7) uma grande caminhada e corrida das mulheres. Em um percurso de cinco quilômetros, mais de 250 mulheres participaram do evento, que celebrou […]

A Prefeitura de Afogados, em parceria com a Delegacia da Mulher e de diversos organismos e instituições que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, promoveu no último domingo (7) uma grande caminhada e corrida das mulheres.

Em um percurso de cinco quilômetros, mais de 250 mulheres participaram do evento, que celebrou a luta por uma sociedade onde impere o respeito e a não-violência contra a mulher. 

A concentração começou cedo, às 5h30, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos remédios, com um café da manhã oferecido às participantes. O evento foi organizado pela coordenadoria municipal da mulher, com o apoio das secretarias de cultura, de assistência social, e de administração e desenvolvimento econômico, que organizou a doação de brindes com mais de sessenta empreendedores locais, sorteados com as mulheres após a corrida. 

O Prefeito Sandrinho Palmeira participou do evento e agradeceu a massiva participação das mulheres. “Quero agradecer a presença de todas as mulheres, bem como das diversas instituições que estão engajadas conosco nessa luta pelo combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Sandrinho. 

Presenças registradas da delegada da mulher, Andreza Gregório, da vereadora Gal Mariano, vereadores César Tenório e Raimundo lima, além de representantes da rede de mulheres produtoras do Pajeú, conselho municipal da mulher, grupo mulher maravilha, dentre outros. A corrida começou às 7h e se encerrou às 10h, com os sorteios e 70 brindes doados por diversas empreendedoras (es) de Afogados. Veja abaixo mais fotos do evento:

Na CNM, Silvio Costa Filho debate agenda municipalista para 2020

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Novo Pacto Federativo, participou, nesta quarta-feira (04), de uma reunião na Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, ao lado de senadores, deputados, prefeitos e representantes de entidades municipalistas. O objetivo do encontro foi debater a pauta legislativa dos municípios em […]

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Novo Pacto Federativo, participou, nesta quarta-feira (04), de uma reunião na Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, ao lado de senadores, deputados, prefeitos e representantes de entidades municipalistas.

O objetivo do encontro foi debater a pauta legislativa dos municípios em 2020, a exemplo da PEC do Novo pacto Federativo, em tramitação no Senado Federal, a PEC Paralela da Reforma da Previdência, a PEC do 1% do FPM e o Fundeb, além da melhor remuneração dos professores e servidores, despesa de pessoal e organizações sociais.

Silvio destaca a importância da aprovação do novo pacto federativo ainda neste primeiro semestre. “É importante colher sugestões e propostas para que seja incluída na PEC que trata do Pacto Federativo, e que está sendo relatada pelo senador Márcio Bittar. Estamos confiantes que o Senado vai aprovar a proposta até o fim de abril. O tema é muito rico e não tenho dúvida que é uma agenda que une a todos nós. Teremos uma bela oportunidade de avançar nessa discussão, avançando na agenda quando ela chegar na Câmara dos Deputados”, pontuou.

A expectativa é que uma reunião seja realizada com integrantes da Frente Parlamentar do Novo Pacto Federativo para discutir o cronograma de trabalho do Novo Pacto Federativo na Câmara dos Deputados. “Chegando na Câmara, vamos ter a Comissão Especial e é importante que os deputados que já acompanham as discussões, ao lado da CNM, possam participar do diálogo e dar a sua contribuição”, concluiu o parlamentar.