Notícias

Em votação popular, Afogados vence Prêmio de Práticas Inovadoras da Amupe

Por Nill Júnior

IMG_8468

Em seu 3º Congresso, a AMUPE promoveu mais uma edição do Prêmio “Práticas inovadoras em gestão municipal”. Os dez projetos finalistas foram minuciosamente avaliados por uma comissão técnica formada pela AMUPE. Os finalistas também foram avaliados pelos internautas que puderam conhecer os projetos e votar na premiação através da internet.

Afogados da Ingazeira venceu com o Projeto de socialização das experiências de incentivo à leitura na rede municipal de ensino, a Feira Interativa de Literatura e Conhecimento (FILCO). O anúncio foi feito durante o encerramento do 3º Congresso, ocorrido nos dias 11, 12 e 13 de Abril, no Centro de Convenções, em Olinda.

A Feira é o ponto de encontro de todas as iniciativas de incentivo à leitura das escolas municipais de Afogados durante o ano letivo, o espaço de socialização das experiências com a população. Em praça pública acontecem apresentações artístico-culturais, através da expressão das diversas linguagens, tudo baseado nas experiências vividas pelo alunado com a leitura.

A experiência de Afogados ficou em primeiro lugar na categoria “Votação Popular”. “É uma grande honra receber esse prêmio, dentre tantos outros que a nossa educação já recebeu, que mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo, qualificando nossa rede escolar, nossos educadores, garantindo uma educação de qualidade para as nossas crianças,” declarou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, ao receber o prêmio das mãos de Eduardo Stranz, coordenador técnico da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

A AMUPE é presidida por José Patriota desde 2013. Esta é a primeira vez que Afogados da Ingazeira vence o prêmio de práticas inovadoras concedido pela entidade. A outra categoria, escolhida por uma comissão, foi vencida pela Prefeitura de São Bento do Una, com a experiência de audiências públicas para prestação de contas.

BALANÇO – o Congresso da AMUPE reuniu 2.345 pessoas, nos três dias do evento, com representantes e Prefeitos de 25 Estados. De Pernambuco, participaram 158 Prefeitos, dos 184 municípios do Estado.

Outras Notícias

Presença de Raquel faz máquinas e trabalhadores reaparecerem na Estrada de Ibitiranga

Governadora prometeu que obra não vai mais ter interrupções. “Recurso garantido em conta” Como num passe de mágica, bastou a governadora Raquel Lyra anunciar ida à Estrada de Ibitiranga que reapareceram máquinas e trabalhadores no trecho. Ela não andou na estrada. Fez o ato no início da obra, perto do Curral do Gado de Afogados […]

Governadora prometeu que obra não vai mais ter interrupções. “Recurso garantido em conta”

Como num passe de mágica, bastou a governadora Raquel Lyra anunciar ida à Estrada de Ibitiranga que reapareceram máquinas e trabalhadores no trecho.

Ela não andou na estrada. Fez o ato no início da obra, perto do Curral do Gado de Afogados da Ingazeira. A chuva deu ainda mais complexidade à atividade de visita. Era intrafegável e impossível ir mais à frente. Muitos assessores reclamaram da lama. Alguns quase caíram.

Durante toda a manhã, moradores de Ibitiranga falaram à Rádio Pajeú em relatos que duram dias, do pequeno volume de máquinas e trabalhadores do local. Os relatos foram feitos ao próprio Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho.

A ansiedade com a vinda da governadora se deu justamente pela lentidão da obra. Segundo moradores que passam pela via, os serviços ocorrem a passos de tartaruga pela ESSE Engenharia. A vinda de Raquel gerou uma esperança de que ela fique ciente da lentidão. Alguns relataram que a ESSE levou as máquinas para Sertânia.

Raquel prometeu celeridade à obra, reforçando a máxima de que tem dinheiro em caixa para terminar o serviço. “Uma obra que normalmente a gente está com as máquinas que não estão rodabndo hoje porque tá muita lama, elas vão patinar. Mas com recurso garantido em conta para quer não haja mais paralisações”.

Agora, depois da mágica feita pela ESSE ao fazer as máquinas reaparecerem, a esperança é de que elas continuem por lá. Oxalá…

Fotos e vídeo: Pepeu Acioly/Rádio Pajeú.

Volta à Pajeú no Dia Mundial do Rádio

Depois das férias, hora de voltar ao batente, e em um dia especial: o Dia Mundial do Rádio. Não havia momento mais simbólico. Na volta ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú debatemos a importância de prevenir depressão e ansiedade, com a psiquiatra Vaubéria Macêdo e a psicóloga Carlla Costa. Falamos do aumento de casos e […]

Depois das férias, hora de voltar ao batente, e em um dia especial: o Dia Mundial do Rádio. Não havia momento mais simbólico.

Na volta ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú debatemos a importância de prevenir depressão e ansiedade, com a psiquiatra Vaubéria Macêdo e a psicóloga Carlla Costa. Falamos do aumento de casos e como perceber essas manifestações.

O debate teve a participação de vários ouvintes relatando situações de depressão e ansiedade, e chamando atenção para evitar discriminação com quem sofre dos males da mente. Ou seja, o rádio cumprindo seu papel em estado puro.

O rádio é meu grande alicerce profissional. E continua muito determinante para a nossa sociedade. Prova disso é a última pesquisa Kantar IBOPE Media, no o estudo Inside Radio 2022, mostrando que o veículo é ouvido por 83% da população, um aumento de 3% em comparação ao ano anterior.

Em média, cada ouvinte gasta 3h58 com o rádio por dia. A evolução de como o conteúdo é consumido também chama a atenção: 80% ouvem pelo rádio comum, 26% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.

A aferição da credibilidade é outro destaque: 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados. Essa confiança pode ser determinante para a manutenção ou chegada de novos anunciantes.

Segundo o Inside Radio 2022, 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas. Em números consolidados, 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.

À tarde, falei muito sobre isso com Berg Santos, em entrevista na Rádio Jornal Caruaru, bem como à dupla Almir Vilanova e Moisés Rouche na CBN Caruaru. O rádio é o grande camaleão da comunicação, se reinventando, sendo histórico e moderno, passado, presente e futuro. Viva o rádio!

Solidariedade de Itapetim discute 2024 com Maria Arraes

O Solidariedade em Itapetim, presidido pelo Empresário Otonionny Nóbrega, se reuniu com a deputada federal Maria Arraes. Na pauta, além de demandas, também conversaram sobre as eleições de 2024. O partido deseja apresentar candidatura a prefeito. Dentre os nomes cotados, Zé de Liinha, que foi candidato a vice de Anderson Lopes em 2020 ou o […]

O Solidariedade em Itapetim, presidido pelo Empresário Otonionny Nóbrega, se reuniu com a deputada federal Maria Arraes.

Na pauta, além de demandas, também conversaram sobre as eleições de 2024.

O partido deseja apresentar candidatura a prefeito. Dentre os nomes cotados, Zé de Liinha, que foi candidato a vice de Anderson Lopes em 2020 ou o empresário Toinho Silva.

O grupo reúne lideranças políticas e sindical de Itapetim. “O apoio de Maria Arraes que é vice-lider de Lula na Câmara Federal nos deixou animados para construir esse projeto. Itapetim quer mudança”, afirmou Otonionny.

De vaias a discursos eloquentes, um resumo da agenda de João e Raquel ao lado de Lula

No Jornal Itapuama desta quarta-feira (3), avalio a tensão política que marcou a passagem do presidente Lula por Pernambuco. A governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, ambos pré-candidatos ao Governo do Estado em 2026, dividiram a cena pública e disputaram visibilidade ao lado do presidente em agendas no Complexo de Suape […]

No Jornal Itapuama desta quarta-feira (3), avalio a tensão política que marcou a passagem do presidente Lula por Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, ambos pré-candidatos ao Governo do Estado em 2026, dividiram a cena pública e disputaram visibilidade ao lado do presidente em agendas no Complexo de Suape e na inauguração da barragem de Panelas, em Cupira.

Foi nessa segunda agenda que ocorreu o episódio mais comentado do dia: um grupo alinhado à oposição à governadora esperou o momento de sua fala para vaiá-la. Raquel reagiu com uma declaração que repercutiu amplamente: “Eu tenho certeza de que, se eu fosse homem, não estaria sendo vaiada.” O gesto de erguer a bandeira de Pernambuco ao lado do presidente reforçou o tom firme que marcou sua aparição.

Observo que Raquel adotou um discurso mais incisivo, enquanto João Campos manteve postura moderada — mas ambos disputam o mesmo ativo eleitoral: a associação com Lula, apontado pela pesquisa Múltipla como o cabo eleitoral mais forte do estado.

A governadora enfrenta o desafio de buscar aproximação com setores de centro-esquerda sem afastar o eleitorado conservador que a apoiou em 2022. Já João Campos tenta consolidar sua imagem como herdeiro político do campo progressista.

Embora Raquel tenha afirmado que “não é tempo de eleição”, a movimentação dos dois pré-candidatos teve clara atmosfera de pré-campanha. Ouça:

 

André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil

G1 André Brandão, atual presidente do banco HSBC no país, aceitou convite do governo para presidir o Banco do Brasil. Ele vai substituir Rubem Novaes, que deixou o cargo na semana passada. De acordo com uma fonte da equipe econômica, ainda faltam alguns detalhes burocráticos para o anúncio oficial de Brandão. Um dos pontos que pesaram a favor […]

G1

André Brandão, atual presidente do banco HSBC no país, aceitou convite do governo para presidir o Banco do Brasil. Ele vai substituir Rubem Novaes, que deixou o cargo na semana passada.

De acordo com uma fonte da equipe econômica, ainda faltam alguns detalhes burocráticos para o anúncio oficial de Brandão. Um dos pontos que pesaram a favor da escolha do executivo é o fato de ele ter um perfil considerado como semelhante ao do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Um banqueiro jovem, mas bastante experiente , técnico, discreto e apolítico”, explicou o integrante da equipe econômica do governo.

A informação de que o governo estava prestes a fechar com Brandão foi divulgada em primeira mão na sexta-feira (31), pela comentarista Cristiana Lôbo, na GloboNews, e no blog dela, no G1.

Brandão ingressou no Grupo HSBC no final de 1999, na área de renda fixa, vendas e câmbio. Em 2001, assumiu o cargo de diretor de tesouraria, e posteriormente, foi promovido a diretor-executivo de tesouraria.

Ele também atuou como diretor da área de mercado do banco para toda a América Latina, antes de chegar à presidência, em 2012.

Brandão tem mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro. Além do HSBC, já trabalhou também no Citibank, entre São Paulo e Nova York.