Notícias

Em Serra, vereador do PT aprova acolhida de Duque a Temer, mas não vai à entrega de IF. “Ele só fez a placa”

Por André Luis
Foto: perfil pessoal de Sinézio no Facebook.

O vereador serra-talhadense Sinézio Rodrigues, um dos representantes do chamado PT orgânico, por sua filiação e militância histórica no partido comentou ao blog a notícia de que o presidente Michel Temer estará na Capital do Xaxado segunda (30) para inaugurar o IF-Sertão.

O prefeito Luciano Duque, mesmo tendo se filiado há pouco mais de quatro anos é nome da legenda e defendeu a ex-presidenta Dilma Rousseff no caso do impeachment, mas institucionalmente, já avisou que receberá o presidente com todo o respeito e tratamento adequado para a solenidade.

A ida de Temer tem causado algum desconforto em petistas mais radicais aliados a Duque. Mas Sinézio garante que separa as questões.

“O prefeito tem que cumprir o seu papel de chefe de um poder, de representante de um município, de represente do povo de Serra Talhada. Portanto, ele deve agir de forma republicana como gestor público, até porque, foi para isso que o povo elegeu Luciano Duque por duas vezes para comandar os destinos da cidade”, defendeu.

O vereador acrescentou que é preciso saber separar governo e partido. “Mesmo o PT não tendo nenhuma simpatia e não reconhecendo nenhuma legitimidade nesse governo que está aí, e que tem um presidente que sentou na cadeira sem ter votos, não pode querer que o prefeito deixe de cumprir o protocolo que é inerente a sua função’.

Sinézio também disse que a chegada do IF-Sertão tem muito mais de Dilma que de Temer na sua construção. “Temos que celebrar e comemorar a inauguração do Instituto Federal Campus Serra Talhada, porque essa instituição foi fruto do governo da Presidenta Dilma. Michel Temer só mandou fazer a placa com o nome dele e mais nada. Foi a Dilma que tomou a decisão de construir o IF Sertão aqui em Serra Talhada. O prefeito Luciano Duque fez gestão para que essa conquista chegasse”.

Perguntado sobre a posição do PT, Sinézio afirmou que a legenda deve manter a crítica e a tese de golpe. “Vamos continuar denunciando que o país e a democracia foram vítimas de um golpe, defendendo as bandeiras históricas da classe trabalhadora, que vem sendo massacrada por um governo ilegítimo que só serve as elites desse país. Portanto, pra nós, o papel do PT deverá ser fazendo oposição aos usurpadores do poder, resistindo, defendendo o nosso legado, como é o caso do IF, e percorrendo cada canto desse país para eleger Lula em 2018 para que o nosso país e o povo trabalhador volte a ter esperança”.

O vereador defendeu que o prefeito também defenda o petista em 2018. “Enquanto prefeito, Luciano Duque deve mostrar deve cumprir o papel protocolar de chefe do executivo municipal; e enquanto partido, cada militante, incluindo o nosso prefeito, vai ajudar a eleger Lula mais uma vez’.

Sinézio disse não ter conhecimento sobre protestos na vinda de Temer puxados pelo partido,mas antecipou que não vai à solenidade. “Esse senhor que está ilegítimo na cadeira de presidente, tem pouca significância para o povo. E o seu governo, sem voto popular, entrará para a história como o pior já visto, onde os trabalhadores estão perdendo direitos todos os dias”, concluiu.

Outras Notícias

Em carta, Janot diz que MP não pode se influenciar pela ‘paixão das ruas’

Em carta enviada nesta terça-feira (22) a 1,2 mil procuradores, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o Ministério Público Federal não pode permitir que “as paixões das ruas” encontrem guarida nas fileiras da intituição. O chefe do Ministério Público encaminhou o comunicado, por meio da rede interna dos procuradores, uma semana depois de […]

Em carta enviada nesta terça-feira (22) a 1,2 mil procuradores, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o Ministério Público Federal não pode permitir que “as paixões das ruas” encontrem guarida nas fileiras da intituição.

O chefe do Ministério Público encaminhou o comunicado, por meio da rede interna dos procuradores, uma semana depois de uma decisão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, gerar polêmica e discussões entre juristas por revelar ao país o conteúdo de uma conversa telefônica entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.

No texto em que cita Abraham Lincon, Nelson Mandela e Winston Churchill, Janot não menciona nenhum dos investigadores da Lava Jato. No entanto, o procurador-geral alerta que os integrantes do Ministério Público devem apagar o “brilho pesonalista da vaidade para fazer brilhar o valor coletivo”.

Ele também ressalta aos subordinados que, embora seja um “belo trabalho”, a Operação Lava Jato “certamente não salvará o Brasil”. “Até porque se tivéssemos essa pretensão, já teríamos falhado antes mesmo de começar”, enfatiza Janot, que é responsável pelas investigações de políticos com foro privilegiado.

Na visão do PGR, se o MPF ainda não compreendeu isso, estará “não só insuflando os sentimentos desordenados que fermentam as paixões do povo, como também traindo a nossa missão e a nossa própria essência”.

“Esse belo trabalho [Lava Jato] – estou convicto disso – tem as condições necessárias para alavancar nossa democracia para um novo e mais elevado patamar, se, e somente se, soubermos manter a união, a lealdade institucional, o respeito à Constituição”, ponderou o procurador-geral.

Na carta, Rodrigo Janot destaca ainda que se o MPF atingiu “o sistema nervoso central da corrupção”, “isso não se deve a iniciativas individuais, ao messianismo ou ao voluntarismo”, e sim “ao conjunto de experiências e conhecimentos acumulados coletivamente ao longo de anos de labuta, de erros e de acertos”.

Segundo o Blog do Matheus Leitão apurou, a carta, intitulada de “união e serenidade”, já está sendo aplaudida pela maioria da carreira internamente, com um texto preciso em relação ao momento do país.

 

Nomes que apoiariam Adelmo Moura definem substituto até quarta-feira com aval de João Campos

O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB) anunciou em primeira mão ao Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que até quarta ele e prefeitos da região que seguiriam com seu projeto vão ter seus nomes definidos para a disputa estadual. A definição será do prefeito do Recife, João Campos, conforme compromisso […]

O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB) anunciou em primeira mão ao Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que até quarta ele e prefeitos da região que seguiriam com seu projeto vão ter seus nomes definidos para a disputa estadual.

A definição será do prefeito do Recife, João Campos, conforme compromisso assumido com as lideranças.

A contrapartida, dizem os gestores, tem relação com um palno de ação para a região, caso João seja eleito governador.

Um nome por cidade

Um fato novo, segundo Adelmo, é que cada base terá um nome diferente. Isso vale para ele e Aline Karina, o prefeito Sandrinho Palmeira, os vereadores da oposição em São José do Egito,  o prefeito de Solidão, Mayco da Farmácia.

Pelo que o blog apurou,  a ideia é que, assim,  não haja “posse” do espólio eleitoral,  dando a possibilidade de retomada do projeto do “candidato da terra” em 2030.

MPPE: Madalena deve pôr fim a promoção pessoal em páginas da prefeitura

A 4ª Promotoria de Justiça de Arcoverde determinou que a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), retire de todos os veículos de comunicação da prefeitura (site, fanpage, instagram, etc) toda e qualquer promoção pessoal a exemplo de matéria, fotos e logomarcas. Segundo a recomendação nº 003/2020, assinada nesta segunda-feira (11), pelo promotor Bruno Miquelão Gottardi, […]

A 4ª Promotoria de Justiça de Arcoverde determinou que a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), retire de todos os veículos de comunicação da prefeitura (site, fanpage, instagram, etc) toda e qualquer promoção pessoal a exemplo de matéria, fotos e logomarcas.

Segundo a recomendação nº 003/2020, assinada nesta segunda-feira (11), pelo promotor Bruno Miquelão Gottardi, a prefeita de Arcoverde tem 5 dias para remover às suas “expensas, as notícias constantes do sítio oficial do Município de Arcoverde – e outros veículos de comunicação oficial do Município – em que constem feitos realizados pelo Poder Público municipal com referência expressa à sua pessoa e contendo imagens suas”.

Essa recomendação visa por fim ao abuso da promoção pessoal que vem sendo patrocinados há anos pela prefeita do município no site oficial, fanpage e até mesmo em jornais impressos com matérias e fotos que “abusam” de seu nome e fotos, seja nas matérias ditas “jornalísticas”, seja em peças publicitárias que constam de denúncias feitas ao MPPE desde o ano passado.

Recomenda ainda o Promotor Bruno Miquelão, que a prefeita Madalena se abstenha de “utilizar de fotografias, nomes, cores, símbolos (logomarcas) ou imagens que configurem promoção pessoal da chefia do Poder Executivo Municipal ou de qualquer agente público em obras e serviços executados pelo Poder Público”.

Nesse item, a Promotoria recomenda por sim ao uso das chamadas “logomarcas”, o tal “capacete” que é utilizado como logotipo da marca do Governo Madalena.

O MPPE afirma que o teor das notícias veiculadas no sítio oficial do Município de Arcoverde, de que se depreende que a Prefeita incidiu na prática de autopromoção ao veicular notícias nas quais vinculam seu nome e imagem aos atos oficiais praticados pelo Município de Arcoverde. “A recomendação é instrumento que tem a finalidade de explicitar o dolo visando à responsabilização pela prática de atos ímprobos, ilícitos e de natureza criminal”.

O Ministério Público do Estado de Pernambuco, requisitou resposta em cinco dias úteis acerca do acatamento ou não da recomendação.  “O atendimento da presente recomendação será apurado nos autos do Inquérito Civil pertinente e o descumprimento deste ato recomendatório implicará demonstração de dolo suficiente à caracterização do ato de improbidade administrativa e/ou infração penal e ensejará a adoção, pelo Ministério Público, das medidas judiciais cabíveis à espécie”. Clique aqui e veja a recomendação.

Inscrições abertas para o Brincando nas Férias do Sesc Triunfo

Programação inclui atividades recreativas, artísticas e esportivas durante cinco dias O mês de julho é de recesso escolar e a criançada não quer ficar parada dentro de casa. Para tranquilidade dos pais e ocupação com aprendizado dos estudantes, o Serviço Social do Comércio (Sesc) está com uma grande programação do Brincando nas Férias. Há atividades […]

Programação inclui atividades recreativas, artísticas e esportivas durante cinco dias

O mês de julho é de recesso escolar e a criançada não quer ficar parada dentro de casa. Para tranquilidade dos pais e ocupação com aprendizado dos estudantes, o Serviço Social do Comércio (Sesc) está com uma grande programação do Brincando nas Férias.

Há atividades recreativas, esportivas e artísticas. No Sertão do Pajeú, também tem agenda recheada de diversão para a garotada. Em Triunfo, o Sesc vai receber crianças de 6 a 12 anos, com programação de 17 a 21 de julho, sempre das 14h às 17h30.

O valor da inscrição para essa unidade custa R$ 50 para dependente de comerciário e R$ 100 para o público em geral. Os interessados devem procurar a Central de Atendimento do Hotel do Sesc, localizado na Rua Antônio Henrique da Silva, s/n, no bairro de São Cristóvão, até as 11h do dia 17, ou enquanto houver vagas.

O Brincando nas Férias vai trabalhar com o tema “Do Litoral ao Sertão, Pernambuco é pura diversão”, formando um ambiente de construção do conhecimento onde a fantasia, a criação e o imaginário encontram conteúdos educacionais utilizando as atividades de recreação e esportes, para que todos apreendam brincando.

“Todas as unidades criaram uma programação que vai aliar a brincadeira com o aprendizado, focando envolvimento completo, que inclui saúde, cultura e esportes”, explica a coordenadora de Lazer e Recreação do Sesc em Pernambuco, Jeane Karla de Souza. As atividades incluem, dependendo da unidade, gincanas, jogos, piscina, contação de histórias, cursos e oficinas, além de brincadeiras.

Serviço:

Sesc Triunfo

Faixa etária: 6 a 12 anos

Data: 17 a 21 de julho

Horário: 14h às 17h30

Valor: R$ 50 (dependente de comerciário) / R$ 100 (público em geral)

Informações: (87) 3846-2800

Parlamentares perdem mãe e pai no Pajeú

Dois parlamentares do Pajeú perderam entes queridos nesta quinta e sexta. Em Tuparetama, faleceu Maria Gomes de Oliveira, 82 anos, mãe do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores do município, Joel Gomes. Ele tomava café com a mãe quando ela teve um mal súbito, vindo a falecer. Ela será sepultada na manhã deste sábado. […]

joel-gomes-pr-22123Dois parlamentares do Pajeú perderam entes queridos nesta quinta e sexta. Em Tuparetama, faleceu Maria Gomes de Oliveira, 82 anos, mãe do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores do município, Joel Gomes. Ele tomava café com a mãe quando ela teve um mal súbito, vindo a falecer.

Ela será sepultada na manhã deste sábado. A Câmara emitiu nota de pesar ao vereador.

reinaldo-lima-pv-43789Em Afogados da Ingazeira, morreu o pai do vereador Renaldo Lima. Seu Antonio Lima, ou Antonio da Barra como era conhecido foi sepultado esta tarde no cemitério São Judas Tadeu, em Afogados da Ingazeira.

Em virtude do seu falecimento, o Presidente da Câmara de Afogados, Frankilin Nazário, adiou para a próxima segunda (27) a sessão da Câmara que aconteceria nesta sexta.