Notícias

Em sabatina, Mendonça defende anistia a Bolsonaro e admite votar por impeachment de ministro do STF

Por Michael Andrade

Candidato ao Senado também reafirmou apoio a Raquel Lyra e indicou Carlos Sant’Anna para o segundo voto.

O candidato ao Senado Mendonça Filho (PL) defendeu, nesta segunda-feira (31), a concessão de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e afirmou que a medida também deveria alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante sabatina no programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, o deputado federal declarou que os responsáveis por invasões e depredações do patrimônio público devem ser punidos, mas considerou que parte dos processos foi conduzida fora do devido processo legal.

“Eu não defendo isso, mas [houve pessoas] que foram julgadas, para mim, absolutamente fora do devido processo legal”, declarou.

Mendonça também afirmou que, caso seja eleito, pretende exercer as atribuições do Senado na fiscalização dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse considerar possível a abertura de um processo de impeachment contra integrante da Corte, mas não citou nomes.

“Nenhum ministro do Supremo está salvo disso. […] Eu acho claramente que hoje o Supremo ocupa um espaço invadindo competências do Parlamento”, afirmou.

Ao ser questionado sobre qual ministro poderia ser alvo de um processo, respondeu: “Eu prefiro não nominar, mas está óbvio. Eu não tenho dúvida de que esse assunto vai ser tratado pelo próximo Senado da República”.

Apoio a Raquel e segundo voto

Mendonça reafirmou o apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), apesar de não integrar formalmente a chapa da candidata. Ele atribuiu essa situação à composição partidária construída para a disputa deste ano.

O candidato declarou que continuará participando da campanha de Raquel e, se eleito, pretende atuar em Brasília em favor da gestão estadual.

Para a segunda vaga de Pernambuco no Senado, Mendonça indicou Carlos Sant’Anna (Novo). Ele justificou a escolha pela proximidade entre os dois nas pautas econômicas e de costumes.

Visita de Flávio Bolsonaro

Mendonça também reafirmou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República e disse que o candidato deve visitar Pernambuco em setembro.

Segundo ele, a programação ainda está sendo definida e poderá incluir compromissos no Recife e no Agreste.

Escala 6×1 e importações

Na área econômica, Mendonça afirmou que votaria a favor de uma proposta destinada a ampliar a autonomia financeira e administrativa do Banco Central.

O candidato disse ainda ter votado favoravelmente ao fim da escala 6×1 na Câmara dos Deputados e defendeu maior flexibilidade nas relações de trabalho, com preservação dos direitos trabalhistas.

Sobre a cobrança de impostos nas compras internacionais de pequeno valor, conhecida como “taxa das blusinhas”, Mendonça defendeu condições equivalentes de concorrência entre produtos importados e nacionais. Ele citou o Polo de Confecções do Agreste como um dos setores que poderiam ser prejudicados por vantagens tributárias concedidas a mercadorias estrangeiras.

Reeleição e Transnordestina

Mendonça voltou a defender a manutenção da reeleição para os cargos do Executivo. Para ele, os ciclos eleitorais mais curtos ampliam a fiscalização exercida pela população.

“Político não tem que ter estabilidade, não. Tem que ter fiscalização por parte do povo permanentemente”, disse.

Ao tratar de infraestrutura, apontou a Transnordestina como uma das prioridades de um eventual mandato. O candidato afirmou que pretende cobrar do governo federal a conclusão do ramal ferroviário até o Porto de Suape.

Fonte: Jornal do Commercio

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Outras Notícias

Manutenção em Sistema Adutor do Oeste deixa algumas cidades do Sertão Central e Araripe sem água

Em nota divulgada nesta quarta-feira (3), a Compesa informa que será realizada uma manutenção de emergência na subestação de captação do Sistema Adutor do Oeste a partir das 6h desta quinta-feira (4). Segundo a nota, a medida afetará, temporariamente, o abastecimento de Parnamirim, Ouricuri, Exu, Timorante, Moreilândia, Granito, Bodocó, Trindade, Ipubi e Araripina.  A nota […]

Em nota divulgada nesta quarta-feira (3), a Compesa informa que será realizada uma manutenção de emergência na subestação de captação do Sistema Adutor do Oeste a partir das 6h desta quinta-feira (4).

Segundo a nota, a medida afetará, temporariamente, o abastecimento de Parnamirim, Ouricuri, Exu, Timorante, Moreilândia, Granito, Bodocó, Trindade, Ipubi e Araripina. 

A nota informa ainda que serão realizados também, serviços para retirada de vazamento, próximo ao povoado de Caiçara, além de ações de melhorias em componentes do sistema no sítio Lagoa Seca. 

A Companhia informa que a finalização de todas as intervenções está prevista para as 20h do mesmo dia (quinta), quando a operação do sistema será retomada e o abastecimento restabelecido de forma gradativa em todas as localidades.

Frente Popular oferece vice ao AVANTE, diz radialista

O radialista Francys Maya informou na Rádio Vilabela FM  que a Frente Popular avalia que não pode perder mais nenhuma legenda para a oposição, depois da debandada de PSD e Progressistas. Por conta disso, o bloco ofereceu ao AVANTE de Sebastião Oliveira a vice na chapa de Danilo Cabral, mesmo espaço que teria na chapa […]

O radialista Francys Maya informou na Rádio Vilabela FM  que a Frente Popular avalia que não pode perder mais nenhuma legenda para a oposição, depois da debandada de PSD e Progressistas.

Por conta disso, o bloco ofereceu ao AVANTE de Sebastião Oliveira a vice na chapa de Danilo Cabral, mesmo espaço que teria na chapa de Marília Arraes.

A diferença é que o partido mantém espaços na gestão Paulo Câmara. Assim, se avaliar deixar o bloco governista, teria que entregar os cargos em espaços da administração pública estadual. A decisão pode sair ainda esta semana.

Um dos entraves é o fato de que Sebastião Oliveira já anunciou apoio a André de Paula. Para o AVANTE aceitar a vice, ele teria que recuar da palavra dada ao parlamentar. Não teria sentido o partido compor a chapa majoritária e não pedir votos para Teresa Leitão.

27 presos por crime eleitoral em Itaíba

Por volta das 8h deste domingo, o desembargador Antônio Carlos Silva, presidiu a sessão de abertura das eleições na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco. Na ocasião, o desembargador informou sobre os primeiros incidentes registrados. Em Itaíba, vinte e sete pessoas foram presas na madrugada de hoje enquadradas pelos artigos 30 (uso de […]

20161002085251730077o

Por volta das 8h deste domingo, o desembargador Antônio Carlos Silva, presidiu a sessão de abertura das eleições na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco. Na ocasião, o desembargador informou sobre os primeiros incidentes registrados.

Em Itaíba, vinte e sete pessoas foram presas na madrugada de hoje enquadradas pelos artigos 30 (uso de violência ou ameaça com objetivo do eleitor votar em alguém); 331 (inutiliza ou altera meio de propaganda) e 332 (impede o exercício da propaganda) do Código Eleitoral além do crime de usurpação de função pública. Todos foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimento. Em São José do Belmonte foi registrado um problema de falta de energia. No entanto, de acordo com o TRE, a situação foi normalizada.

De acordo com a diretora geral Isabela Landim, em 20 municípios de difícil acesso, o tribunal pretende realizar uma transmissão remota de dados. A expectativa é concluir o processo de apuração às 22h15 em todo o estado. Em Pernambuco, 6,5 milhões de eleitores estão aptos a votar e decidir quem vai administrar os 184 municípios.

Câmara reassume Governo de Pernambuco após missão oficial na Espanha

O governador Paulo Câmara reassumiu, nesta sexta-feira (12), o Governo de Pernambuco após voltar de missão oficial da Espanha. No período em que o chefe do Executivo estadual esteve fora do País, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, exerceu o comando da administração pernambucana. A transmissão do cargo ocorreu […]

O governador Paulo Câmara reassumiu, nesta sexta-feira (12), o Governo de Pernambuco após voltar de missão oficial da Espanha.

No período em que o chefe do Executivo estadual esteve fora do País, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, exerceu o comando da administração pernambucana. A transmissão do cargo ocorreu durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife.

Na Espanha, Paulo comandou reuniões que resultaram na nova conexão Recife-Madri, através da companhia Air Europa  – que iniciará, em 20 de dezembro, o voo que ligará as duas cidades.

Também parcerias estratégicas com o grupo espanhol Globalia, visando levar estudantes da Rede Pública Estadual à Espanha, por meio do Programa Ganhe o Mundo, e a criação de cursos na área de turismo em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).

Na Fiepe, Armando debate agenda microeconômica com empresários

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) apresentou, nesta sexta-feira (23), durante encontro com a direção da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e empresários, ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas do Senado. O petebista, que coordena o GT na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa […]

Foto: Leo Caldas/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) apresentou, nesta sexta-feira (23), durante encontro com a direção da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e empresários, ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas do Senado. O petebista, que coordena o GT na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa Alta, detalhou os projetos que estão sendo discutidos no Congresso Nacional e que vão contribuir para melhorar o ambiente econômico do País. O evento reuniu 50 industriais de 20 setores ligados à indústria pernambucana.

No encontro, Armando destacou ações realizadas pelo Grupo de Trabalho para melhorar o ambiente tributário e regulatório do País, além de iniciativas para diminuição dos spreads bancários, entre outros temas. O senador informou que o GT realizou, ao longo do ano passado, diversas audiências públicas. Como resultado, o grupo o grupo selecionou 18 projetos que já tramitam nas Casas e que podem acelerar a agenda da Reforma Microeconômica no Congresso, de modo a melhorar o ambiente econômico do País.

Entre as propostas discutidas, Armando destacou os projetos – alguns aprovados no Senado – que limita a substituição tributária para as micro e pequenas empresas; o que disciplina a emissão de certidão negativa de débitos; o que implanta o Cadastro Positivo; entre outros.

“Pudemos participar de um debate sobre vários temas da atualidade econômica, especialmente aqueles que afetam de forma direta a atividade empresarial no Brasil e em Pernambuco. Recolhi uma série de preocupações que servem para orientar a nossa atuação parlamentar no Congresso Nacional. Esse diálogo do Congresso com o setor produtivo se constitui num elemento fundamental para que possamos qualificar a produção legislativa”, afirmou Armando Monteiro.

Para o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, o debate foi esclarecedor e oportuno para o empresariado pernambucano. “A agenda da reforma microeconômica tem peso grande, principalmente em Pernambuco, onde temos mais de 90% de empresas de micro e pequeno portes”, sublinhou o dirigente. Ao final do encontro, Essinger entregou a Armando o anteprojeto de lei do Código de Direitos, Garantias e Obrigações dos contribuintes de Pernambuco, que está sendo finalizado e será apresentado à Assembleia Legislativa (Alepe).