Em sabatina da CDL, Márcia anuncia novas alças de acesso para Serra Talhada
Por André Luis
Candidata a reeleição também anunciou a construção de mirante na Serra
A prefeita e candidata à reeleição em Serra Talhada, Márcia Conrado, participou nesta terça-feira, 1° de outubro, de sabatina realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Serra Talhada (CDL).
Na oportunidade, Márcia respondeu a perguntas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social de Serra Talhada, atreladas ao fortalecimento da indústria, comércio e serviços do município.
Um dos pontos foi a construção de alças de acesso que melhorem o fluxo de entrada de pessoas em Serra Talhada. Márcia informou que a iniciativa já consta no projeto da duplicação da BR-232, de São Caetano para a Capital do Xaxado, obra esta, contemplada no novo PAC, com apoio do presidente Lula e da governadora Raquel Lyra. Estão previstos R$ 20 milhões para todo o estudo.
Sobre projetos na área turística, que impactam positivamente na economia da cidade, Márcia afirmou que a prefeitura já tem dinheiro em caixa para a construção de um mirante na Serra. “Temos o projeto fechado, estamos na fase de desapropriação do terreno para a construção do mirante, que irá impulsionar o nosso turismo. Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão, dinheiro que já está em caixa”, frisou a prefeita.
Márcia também fez um apanhado de toda a sua gestão, com avanços significativos em diversas áreas, seja pelo recorde de 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais, ou por Serra Talhada conquistar o posto de 2° melhor do Sertão do Pajeú, segundo o Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado pela Folha de São Paulo e UOL. “Fizemos muito e vamos avançar muito mais, sempre com a ajuda de toda a classe empresarial e, principalmente, do povo de Serra Talhada”, concluiu.
A última pesquisa realizada pelo Instituto Opinião este ano mostra um cenário relativamente inalterado em relação à pesquisa anterior, divulgada em setembro. No bloco governista, apesar do puxa e encolhe, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (União Brasil) lidera os levantamentos. A impressão é de que todo o vai e vem em torno de […]
A última pesquisa realizada pelo Instituto Opinião este ano mostra um cenário relativamente inalterado em relação à pesquisa anterior, divulgada em setembro.
No bloco governista, apesar do puxa e encolhe, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (União Brasil) lidera os levantamentos. A impressão é de que todo o vai e vem em torno de seu nome fortaleceu sua percepção junto à opinião pública.
Na oposição, a novidade é que o nome do ex-prefeito e ex-deputado José Marcos de Lima aparece com mais força que o do ex-prefeito Romério Guimarães e que o presidente da Câmara João de Maria.
O empresário Fredson Brito, como esperado, ainda carece de mais inserção e conhecimento junto à opinião pública. Usar mais veículos de massa seria um caminho, somado à articulação que tem feito com os nomes da oposição. Mas já empata tecnicamente em segundo quando o Instituto quer saber qual o melhor nome do bloco.
Um dos cenários estimulados incluiu Augusto Valadares, Eclérinston Ramos, Zé Marcos, Romério Guimarães, João de Maria, Fredson Brito, Dr Júnior de Gilvaney e o Secretário de Cultura Henrique Marinho. Augusto chega a 37,5%, contra 10% de Zé Marcos, 9,3% de Eclérinston Ramos, 7,3% de Romério Guimarães, 6% de João de Maria, 4,3% de Fredson Brito, 1,5% de Dr Júnior de Gilvaney e 0,8% de Henrique marinho. Não sabem ou não opinaram 13%. Brancos, nulos ou nenhum somam 10%.
O Opinião perguntou qual o melhor nome da base governista para disputar as eleições. Para 68%, o melhor nome é o de Augusto Valadares. Um total de 19,4% escolheram Eclérinston Ramos, 2,95 disseram ser Júnior de Gilvaney, 2,4% citaram Henrique Marinho e apenas 0,5% citaram o empresário Edílio Lira.
Augusto lidera todos os cenários pintados pelo Opinião. Contra Zé Marcos, tem 50,9% contra 26,8% do ex-deputado. Branco, nulo e nenhum somam 11,5%. Indecisos e não sabem, 10,8%.
Quando o opositor é Romério Guimarães, tem 50,6% contra 28,8% do ex-prefeito. 11,3% disseram votar branco, nulo ou em nenhum. E indecisos são 9,3%.
Quando o nome da oposição é Fredson Brito, 57,95 para Augusto contra 13,8% do empresário. Brancos, nulos e nenhum vão a 15,8%. Indecisos são 12,5%. Contra João de Maria, 53,9% contra 20,8%. Brancos, nulos e nenhum são 13,8%. E 11,5% são indecisos ou não sabem 11,5%.
Está provado que, à exceção de Augusto Valadares, o melhor nome é o do vice, Eclérinston Ramos, que tem declarado não ser candidato por questões pessoais. Ele não tem o mesmo desempenho do prefeito de Ouro Velho, mas bateria Zé Marcos (43,4% x 30,3%), João de Maria (46,6% x 24,3%), Fredson Brito (49,4% x 17,3%) e Romério Guimarães (42% x 30,5%). Edílio Lira não repete o desempenho de Augusto e Eclérinston.
O Opinião perguntou qual seria o melhor nome da oposição para a disputa municipal. O ex-prefeito e ex-deputado José Marcos de Lima lidera com 35% das intenções. Na sequência, um empate técnico entre Romério Guimarães (16,5%), Fredson Brito (16,5%) e João de Maria (15,2%).
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são oferecidas opções para o eleitor, Augusto Valadares tem 14,3%. O prefeito Evandro Valadares,que não pode ser candidato, tem 10,3%. Na sequência, Fredson Brito (2,8%), Romério Guimarães (1,5%), João de Maria (0,8%), Eclér00inton Ramos (0,5%), Zé marcos (0,5%) e Henrique Marinho (0,3%). Indecisos e não sabem, como é comum nesse cenário, somam 63%. Brancos, nulos e nenhum, 6%.
Poder de transferência
O prefeito Evandro Valadares continua tendo bom poder de transferência de votos. O Opinião perguntou: o senhor votaria em um(a) candidato (a) a prefeito apoiado ou indicado por Evandro Valadares? um total de 47,9% disseram que sim, contra 26,3% que disseram não votar de jeito nenhum e 21,8% que disseram votar, dependendo do candidato. Não responderam 4%.
Avaliação governo Evandro Valadares
O Opinião perguntou: na sua opinião, como o(a) sr.(a) avalia a administração do prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares? Para 15,4% a gestão é ótima, contra 27,3% que a avaliam como boa, 34,4% como regular, 8% dizem ser ruim, 11,5% dizem ser péssima e 3,5% não sabem ou não opinaram.
Quando a população foi perguntada se aprova ou não a gestão, 56% disseram aprovar contra 29,5% que desaprovam. Não sabem ou não opinaram 14,5%.
Dados da pesquisa
As entrevistas foram realizadas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Alto Boa Vista, Boa Vista, Centro, Ipiranga, Jardim Bela Vista, Junior Valadares, Loteamento Cassiano, Loteamento Morada Nobre, Loteamento Rita Viana, Novo Horizonte, Planalto, São Borja, São João, Vila da COHAB e no Distrito Riacho do Meio e Distrito Bonfim. E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Baraúnas, Batatas, Espirito Santo, Juazeirinho, Mundo Novo, Povoado Curralinho, Povoado dos Grossos, São Sebastião do Aguiar e Serra do Machado.
A pesquisa foi realizada com eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo no dia 21 de dezembro de 2023. O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e
padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.
Por André Luis O presidente Jair Bolsonaro (PL), estará cumprindo agenda em cidades de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte durante esta semana. Na próxima terça-feira (8), está prevista a visita do presidente à cidade de Salgueiro, em Pernambuco. Bolsonaro deve participar de visita à Estação de Bombeamento (EBI-3) e ao acionamento das bombas […]
O presidente Jair Bolsonaro (PL), estará cumprindo agenda em cidades de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte durante esta semana.
Na próxima terça-feira (8), está prevista a visita do presidente à cidade de Salgueiro, em Pernambuco.
Bolsonaro deve participar de visita à Estação de Bombeamento (EBI-3) e ao acionamento das bombas no Núcleo de Controle Operacional, no Eixo Norte 3. A visita está programa para às 10h30.
Ainda na terça-feira, às 12h30, em Jati, no Ceará, Bolsonaro visita à Barragem Jati onde acontece a retomada da liberação das águas para o cinturão das Águas do Ceará.
Já na quarta-feira (9), o presidente Bolsonaro tem duas visitas previstas ao Rio Grande do Norte.
A primeira, marcada para às 9h, acontece na cidade de Jucurutu, onde o presidente participa de visita à Barragem de Oiticica e assinatura de Ordem de Serviço para 2ª etapa da pavimentação no município. A solenidade acontece no Sítio Acampamento na zona rural, de Jucurutu.
A segunda, marcada para as 10h30, acontece na cidade de Jardim de Piranhas, onde participa do evento: “Chegada das Águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte”, que ocorrerá no Clube Atlético de Piranhas – Avenida Rio Branco, 230, Vila do Rio.
Primeira mão Processos de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Quixaba, São José do Egito e Solidão estão na pauta da Sessão Ordinária Nesta quinta-feira (6), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) realizará uma sessão onde serão julgadas as prestações de contas de diversos municípios do Sertão do Pajeú. A sessão contará com […]
Processos de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Quixaba, São José do Egito e Solidão estão na pauta da Sessão Ordinária
Nesta quinta-feira (6), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) realizará uma sessão onde serão julgadas as prestações de contas de diversos municípios do Sertão do Pajeú. A sessão contará com a análise de processos importantes que envolvem gestores e administrações municipais da região.
O conselheiro Ranilson Ramos será o relator do processo 221004920, que examina a prestação de contas de governo da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira referente ao exercício financeiro de 2021. O prefeito Alessandro Palmeira é o principal interessado neste julgamento.
Já o conselheiro Marcos Loreto será responsável pelo processo 231005945, relativo à prestação de contas de governo da Prefeitura Municipal de Brejinho, referente ao exercício financeiro de 2022, envolvendo o prefeito Gilson Bento.
O conselheiro substituto Marcos Nóbrega relatará o processo 221003204, que avalia a prestação de contas de gestão da Câmara Municipal de Quixaba, do exercício financeiro de 2021, com interessados Cynthia Dallanna Alves da Fonseca Nunes e Neudiran Rodrigues de Medeiros.
Outro importante processo na pauta é o 231006251, relacionado à prestação de contas de governo da Prefeitura Municipal de São José do Egito, referente ao exercício financeiro de 2022. O prefeito Evandro Valadares é o interessado, e o julgamento será conduzido pelo conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.
Em caráter extrapauta, o conselheiro Ranilson Ramos também relatará o processo 231005167, que trata de um Termo de Ajuste de Gestão entre o TCE-PE e a Prefeitura Municipal de Solidão. Este termo visa estabelecer medidas e prazos para ajustar procedimentos de gestão e corrigir falhas no serviço de transporte escolar do município, seja por meio de frota própria ou terceirizada.
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) convocou todos os 184 prefeitos e prefeitas para mais uma assembleia extraordinária, a ser realizada nesta segunda-feira (7), às 8h, na sede da Associação. Em pauta, a recondução de José Patriota para a presidência, que volta à Amupe após a disputa nas eleições gerais deste ano. A reunião também […]
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) convocou todos os 184 prefeitos e prefeitas para mais uma assembleia extraordinária, a ser realizada nesta segunda-feira (7), às 8h, na sede da Associação.
Em pauta, a recondução de José Patriota para a presidência, que volta à Amupe após a disputa nas eleições gerais deste ano. A reunião também terá assinatura de convênios com o Sebrae e apresentação de proposta de licenciamento ambiental via consórcio público, além das atualizações da pauta municipalista em Brasília.
Pioneiro na região Nordeste, o convênio Amupe/Sebrae já teve seu lançamento nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, a Amupe é a única entidade que vai executá-lo, após grande articulação do presidente José Patriota. O projeto contribuirá para o desenvolvimento econômico-social local e modernização da gestão pública nos municípios pernambucanos.
Na assembleia também será apresentada a proposta de licenciamento ambiental por meio do Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), que visa otimizar o processo e baratear os custos. A expectativa é concluir o estudo e definir as diretrizes para posterior execução da proposta a partir de 2023.
Em Brasília, a pauta municipalista avança e os gestores municipais pedem a promulgação da PEC 122/2015, que proíbe criação de despesas para os municípios sem a devida previsão orçamentária, além do requerimento de 1,5% adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para cobrir despesas. Também será anunciada a XXIV Marcha de Prefeitos em Brasília, que acontecerá de 27 a 30 de março.
As fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas provocaram maus de 20 mortes e estragos em várias regiões de São Paulo, principalmente no litoral. Há áreas onde as chuvas alcançaram incríveis 600 milímetros em apenas 24 horas. Isso é o que chove o ano todo em algumas áreas do Nordeste. Os temporais causaram alagamentos, […]
As fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas provocaram maus de 20 mortes e estragos em várias regiões de São Paulo, principalmente no litoral.
Há áreas onde as chuvas alcançaram incríveis 600 milímetros em apenas 24 horas. Isso é o que chove o ano todo em algumas áreas do Nordeste.
Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos, deixaram centenas de pessoas desabrigadas e interditaram pelo menos três rodovias.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, foram para São Sebastião.
De acordo com o governo, um comitê de gerenciamento de ações foi montado para atender aos desabrigados e desalojados e mais de 100 bombeiros estão trabalhando no resgate das vítimas.
Você precisa fazer login para comentar.