Notícias

Em parceria entre prefeitura e Estado, Afogados terá maior sistema de abastecimento rural da região

Por Nill Júnior

Com R$ 1,5 milhão investidos, 33 quilômetros de rede de tubulação instalada, 27.800 litros de água por hora e capacidade de armazenamento de 90 mil litros de água serão 345 casas com água nas torneiras. Cerca de 2.000 pessoas beneficiadas nas comunidades rurais do São João novo, São João velho, Lajedo e Manoel Soares.

Quando inaugurado, o sistema de abastecimento de água do São João será o maior já instalado em uma zona rural no Pajeú. Implantado em uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Governo de Pernambuco, o sistema deverá ser inaugurado nas festividades da emancipação política do município, no dia primeiro de Julho, com a presença do Governador Paulo Câmara.

Na tarde desta sexta (07), o Prefeito de Afogados José Patriota, reuniu as lideranças das comunidades beneficiadas para discutir a inauguração e o modelo de gestão do sistema de abastecimento. “É algo grandioso, uma riqueza para uma região na qual convivemos com tanta escassez de água. Fico muito feliz, como gestor, em poder propiciar uma iniciativa desse porte e com tão grande alcance social,” destacou Patriota.

A reunião aconteceu no centro de monitoramento de gestão, e contou com as presenças do Vice-Prefeito Alessandro Palmeira,  Vereador Rubinho do São João, Secretário Municipal de Agricultura Ademar Oliveira, além das lideranças comunitárias da região beneficiada.

Outras Notícias

Tubulação rompe e derruba parte do teto do Hospital da Restauração no Recife

Cerca de 65 pacientes que estavam na unidade de trauma tiveram que ser retirados às pressas no momento do incidente. Houve muito desespero dos pacientes e funcionários em meio à queda de placas de gesso e água.  O rompimento da tubulação de água causou o desabamento de placas de gesso do teto da unidade de […]

Cerca de 65 pacientes que estavam na unidade de trauma tiveram que ser retirados às pressas no momento do incidente. Houve muito desespero dos pacientes e funcionários em meio à queda de placas de gesso e água. 

O rompimento da tubulação de água causou o desabamento de placas de gesso do teto da unidade de trauma do Hospital da Restauração (HR), no Recife, no início desta segunda-feira (02).

O caso ocorreu por volta das 13h30. Cerca de 65 pacientes se encontravam no local e precisaram ser removidos às pressas do setor, alguns pacientes estavam intubados ou aguardando para serem intubados no momento do incidente.

Não há informações sobre pacientes ou funcionários feridos, mas é possível ver o desespero dos pacientes e a correria dos enfermeiros para retirá-los do local.

A assessoria de comunicação do RH informou que a equipe de manutenção foi imediatamente para o setor fazer o conserto da ruptura na tubulação e retirar as placas de gesso danificadas.

De acordo com o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, há inúmeros problemas estruturais nas unidades de saúde do estado, o que coloca em risco as vidas dos pacientes.

“Tinham pacientes graves, intubados e que realmente estão precisando de atendimento, com risco iminente de morte, e o teto caiu, foi água para tudo quanto é canto. Infelizmente essa é a estrutura das nossas unidades de saúde. A gente vem denunciando isso e, infelizmente, o governo e as autoridades não dão atenção”, afirmou Francis em entrevista ao G1.

Polícia Civil deflagra operação Olho da Providência na região de Floresta

Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão em Floresta, Serra Talhada, Ibimirim, Arcoverde, Petrolina, Lagoa Grande e Belém do São Francisco. A Polícia Civil de Pernambuco realizou na manhã desta quarta-feira (7) a 76ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Olho da Providência”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior 2 – DINTER 2, […]

Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão em Floresta, Serra Talhada, Ibimirim, Arcoverde, Petrolina, Lagoa Grande e Belém do São Francisco.

A Polícia Civil de Pernambuco realizou na manhã desta quarta-feira (7) a 76ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Olho da Providência”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior 2 – DINTER 2, sob a presidência do delegado Henrique Paiva, titular da 22ª Delegacia Seccional de Floresta.

A investigação foi iniciada em dezembro de 2020, com o objetivo de identificar e desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas em Floresta, Serra Talhada, Ibimirim, Arcoverde, Petrolina, Lagoa Grande e Belém do São Francisco.

No dia de hoje foram cumpridos 16 Mandados de Prisão, 53 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, Sequestro de Bens e Bloqueio de Ativos Financeiros, todos expedidos pela Vara Única da Comarca de Floresta. Na execução foram empregados 100 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães de Pernambuco.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro – LAB/PCPE, contando ainda com o apoio da SEOPI/MJSP, da Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, da Polícia Federal do Amazonas e das Polícias Civis dos Estados da Paraíba, Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Raquel no PSD até fevereiro, crava jornalista

O jornalista Elielson Lima foi um dos convidados da última reunião ASSERPE de 2024. Ao lado do jornalista Mário Neto, ele analisou os cenários políticos de 2025, destacando a polarização no Brasil e em Pernambuco. Quanto ao país, disse que o Bolsonarismo está perdendo espaço, mas não a direita, que tem nomes como Pablo Marçal, […]

O jornalista Elielson Lima foi um dos convidados da última reunião ASSERPE de 2024.

Ao lado do jornalista Mário Neto, ele analisou os cenários políticos de 2025, destacando a polarização no Brasil e em Pernambuco.

Quanto ao país, disse que o Bolsonarismo está perdendo espaço, mas não a direita, que tem nomes como Pablo Marçal, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, enquanto a esquerda segue refém de Lula.

No campo estadual, afirmou também que as atuais pesquisas não definem o que será 2026. Também que o atual favoritismo de João Campos ainda passará por outras variáveis. Um exemplo é o da melhoria dos índices de aprovação do governo Raquel Lyra, bem diferentes dos dois primeiros anos.

Sobre a estratégia política da governadora, disse que até fevereiro, Raquel migra para o PSD de Kassab e André de Paula, colocando Lula com dois palanques em Pernambuco.

Opinião: Secretaria de Esportes de Serra Talhada continua inoperante

Por Luiz Henrique Barros* A Secretária de Esportes da cidade de Serra Talhada Vânia Melo,  entra no seu terceiro e penúltimo ano a frente dessa importante pasta, de um valor relevante para os jovens de nossa cidade. Nada vimos de importante que a ilustríssima secretária tenha feito. Esperamos ansiosamente uma mudança e uma oxigenação nesta área […]

IMG-20140915-WA0006

Por Luiz Henrique Barros*

A Secretária de Esportes da cidade de Serra Talhada Vânia Melo,  entra no seu terceiro e penúltimo ano a frente dessa importante pasta, de um valor relevante para os jovens de nossa cidade. Nada vimos de importante que a ilustríssima secretária tenha feito.

Esperamos ansiosamente uma mudança e uma oxigenação nesta área em nossa cidade. Onde estão as escolinhas esportivas, cujos nove professores de Educação Física foram contratados; as bolsas olímpicas municipais que o Prefeito Luciano Duque tanto prometeu nos debates com Sebastião; os campos de futebol de várzea e dos Distritos que seriam construídos, reformados e iluminados; a Corrida da Fogueira, há dois anos  sem acontecer; a caminhada do Trabalhador que também acabou; o Passeio Ciclístico. A Secretaria inventou uma bicicletada no primeiro ano e ficou nisso.

E mais : ainda hoje esperamos o Fórum Esportivo com os segmentos do esporte serra-talhadense prometido por ela ao radialista  Francys Maya no primeiro ano de governo; estamos a três anos fora do  JOCIPE; falta apoio às seleções municipais de Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol. Ele disse que criaria a seleção de basquete e nada; quadras da Pracinha, Mutirão, Tauapiranga, Varzinha e Santa Rita encontram-se em total estado de abandono; eventos esportivos não tem apoio algum do município, dentre outros problemas.

A atual Secretária disse que ninguém ajudava , apenas criticava seu trabalho. Mas o problema é que  não sabemos qual trabalho realiza. Ela nunca convidou ninguém da área para debater sobre a problemática de sua pasta. O que vemos são as praças desportivas completamente abandonadas  e desestruturadas, sem condições alguma de manter atividades. Serra é uma cidade sem apoio nesta área. Isto é fato!

* Luiz Henrique Barros é Internauta Repórter

Opinião: precisamos de “Santos” na vida real

Por Machado Freire* É claro que milhões de brasileiros e telespectadores da Globo mundo afora, têm um grande carinho pelo “Santo” da novela Velho Chico. Ele nos deixa hoje com muitas saudades de uma “personagem real” e moralmente necessária no momento em que o Brasil vive os piores exemplos de bandidagem na política dos nossos dias. Quantas pessoas […]

x-171

Por Machado Freire*

É claro que milhões de brasileiros e telespectadores da Globo mundo afora, têm um grande carinho pelo “Santo” da novela Velho Chico. Ele nos deixa hoje com muitas saudades de uma “personagem real” e moralmente necessária no momento em que o Brasil vive os piores exemplos de bandidagem na política dos nossos dias.

Quantas pessoas sérias e guerreiras gostariam de desempenhar em vida o papel desse ator que entrava todas as noites nas casas de milhões de “noveleiros”. Um “passa-tempo”  que alivia as cabeças dos pais e mães de famílias neste País onde a corrupção campeia e não parece acabar nunca!

O profissional, o ator propriamente dito, deixa de existir e os telespectadores passam a “incorporar” a figura da personagem, e que personagem. Tomara…

Um sertanejo destemido, um homem que defende os trabalhadores rurais e que se impõe ao coronelismo de um um tal “Sarúê”. Um coronel que ainda hoje é encontrado nos quatro cantos deste sertão velho corroído pela imoralidade de políticos que insistem se perpetuar no poder. E a lei ainda ampara os chamados “fichas-sujas”, muitos dos quais reincidentes contumazes, de pai para filho.

Santo e seu irmão Bento, um vereador que deve servir de exemplo deverão ser lembradas e poderão ser imitados, tão significativos são as atitudes e lições deixados por eles na Velho Chico.

Rendo minhas homenagens, meus sentimentos mais doídos à memória do ator Domingos Montagner, aos seus colegas atores e familiares (viúva e três filhos) que acabam de perder um grande profissional que deixa um legado extraordinário dada a sua destacada atuação em circos, teatros, cinema e na televisão.

*Machado Freire é jornalista serra-talhadense, responsávvel pela Folha do Sertão, e emitiu artigo ao blog