Notícias

Em nota rebatendo Vandinho, Prefeitura de Serra ataca Duque

Por André Luis

Por André Luis

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Serra Talhada emitiu um comunicado oficial rebatendo as acusações proferidas pelo vereador Vandinho da Saúde. A administração municipal destacou que as críticas do vereador carecem de fundamentos sólidos e que é importante esclarecer a situação para a população.

Segundo a nota, o vereador Vandinho da Saúde tem se pronunciado em diversas ocasiões com alegações de atrasos nos salários de servidores comissionados e contratados, apontando supostos problemas na gestão da prefeita Marcia Conrado. No entanto, a Prefeitura ressalta que as afirmações do vereador não estão respaldadas por informações concretas.

A nota esclarece que a gestão atual, que está em seu terceiro ano, tem trabalhado incansavelmente para aprimorar a situação dos pagamentos dos servidores. “Vale lembrar que, em gestões passadas, os servidores efetivos enfrentavam atrasos significativos em seus salários, com pagamentos somente no dia 10 do mês subsequente. A realidade era ainda mais complexa para contratados e comissionados, que recebiam somente no dia 30 do segundo mês subsequente, implicando um atraso de dois meses em seus vencimentos”.

De acordo com a nota, a administração da prefeita Marcia Conrado implementou mudanças substanciais nesse cenário. “Hoje, a situação é diferente: os aposentados e pensionistas recebem seus vencimentos até o último dia do mês corrente, enquanto os servidores efetivos têm seus salários pagos até o quinto dia útil do mês subsequente”.

A nota justifica que é importante contextualizar que o município está enfrentando dificuldades decorrentes das quedas consecutivas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Diante dessa situação, foi necessário realizar adaptações no calendário de pagamento para os servidores contratados e comissionados. Contudo, a Prefeitura enfatiza que não mais pratica o atraso que era observado na gestão anterior, quando os pagamentos eram frequentemente postergados para o mês subsequente” destaca alfinetando o ex-prefeito e atual deputado estadual Luciano Duque.

Ainda conforme a nota, a administração municipal reforça seu compromisso com os servidores e a população, enfatizando que, mesmo diante das dificuldades mencionadas, o pagamento dos servidores foi efetuado conforme os novos calendários estabelecidos.

Outras Notícias

Serra: Prefeitura promove audiência pública para avaliar ações da Saúde

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, promove nesta sexta-feira (16h), às 09h, na Câmara de Vereadores, uma importante audiência pública. Na pauta, a avaliação e cumprimento das metas fiscais e ações da Saúde referentes ao 2º e 3º quadrimestre de 2017. “O objetivo é apresentar à sociedade […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, promove nesta sexta-feira (16h), às 09h, na Câmara de Vereadores, uma importante audiência pública.

Na pauta, a avaliação e cumprimento das metas fiscais e ações da Saúde referentes ao 2º e 3º quadrimestre de 2017.

“O objetivo é apresentar à sociedade a execução orçamentária do período, expor de forma transparente as ações do governo municipal relativas às arrecadações, despesas, pessoal, repasses, duodécimo para o Legislativo e aplicação de recursos em áreas como Saúde e Educação”, afirma Thehunnas Peixoto, controlador geral do município.

“Por isso, é importante que a população compareça e participe da audiência”, conclui.

Afogados: prefeitura inicia cronograma de pagamento referente a dezembro

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou ontem (02) o pagamento dos servidores públicos municipais, salários referentes ao mês de Dezembro. Seguindo o cronograma divulgado pela Secretaria de Finanças, receberam ontem os servidores lotados nas Secretarias de Administração, Agricultura, Cultura e Esportes, Controle Interno, Infraestrutura, Finanças, Transportes, além da ouvidoria, gabinete e procuradoria. Nesta quinta (03), […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou ontem (02) o pagamento dos servidores públicos municipais, salários referentes ao mês de Dezembro.

Seguindo o cronograma divulgado pela Secretaria de Finanças, receberam ontem os servidores lotados nas Secretarias de Administração, Agricultura, Cultura e Esportes, Controle Interno, Infraestrutura, Finanças, Transportes, além da ouvidoria, gabinete e procuradoria.

Nesta quinta (03), recebem os servidores da Saúde; e na próxima sexta (04), os servidores da Secretaria de Assistência Social. Dia 10, receberão os servidores da Educação, aposentados e pensionistas.

O pagamento é referente aos salários de 1.438 servidores, com um incremento na economia local de R$ 2,7 milhões, segundo nota.

Onça é flagrada correndo nas ruas de Triunfo

Tem rodado nas redes sociais, dois vídeos que mostram uma onça aparentemente parda, correndo pelas ruas de Triunfo, Sertão de Pernambuco. A ação foi flagrada por câmeras de segurança localizadas no bairro Encruzilhada neste domingo. No vídeo a onça aparentemente assustada, corre pelas ruas, quando percebe a presença de uma moto e muda rapidamente de […]

Tem rodado nas redes sociais, dois vídeos que mostram uma onça aparentemente parda, correndo pelas ruas de Triunfo, Sertão de Pernambuco. A ação foi flagrada por câmeras de segurança localizadas no bairro Encruzilhada neste domingo.

No vídeo a onça aparentemente assustada, corre pelas ruas, quando percebe a presença de uma moto e muda rapidamente de direção saindo em disparada para o outro lado.

Em junho deste ano, houve relatos de ataques de onça na zona rural de Serra Talhada, onde os animais estariam atacando e matando ovinos e caprinos, causando prejuízos aos moradores que residem no entorno da Serra do Bravo. Veja os vídeos:

 

Petrolina: Abertura do carnaval leva 30 mil pessoas às ruas  

A noite deste sábado (25) ficou marcada como um resgate histórico e cultural nas ruas do Centro da capital do São Francisco. Com shows de Maciel Melo e Geraldo Azevedo, foi aberto oficialmente o Novo Carnaval de Petrolina. O evento levou mais de 30 mil pessoas aos palcos montados na Orla do Rio São Francisco e […]

Foto: Ivaldo Reges

A noite deste sábado (25) ficou marcada como um resgate histórico e cultural nas ruas do Centro da capital do São Francisco. Com shows de Maciel Melo e Geraldo Azevedo, foi aberto oficialmente o Novo Carnaval de Petrolina. O evento levou mais de 30 mil pessoas aos palcos montados na Orla do Rio São Francisco e na Praça 21 de Setembro para acompanhar quase 10 horas de música e folia.

Além de curtir os shows, os foliões brincaram fantasiados e acompanharam diversos blocos nas ruas do Centro. A abertura da folia petrolinense foi acompanhada também pelo prefeito Miguel Coelho, que brincou no meio da multidão e, em seguida, entregou a chave da cidade ao rei do Carnaval.

O primeiro dia da festa de momo foi comemorado pelo prefeito, que garantiu fortalecer o ciclo carnavalesco nos próximos anos. “Essa multidão é a prova concreta que nossa cidade estava carente de um grande Carnaval. O petrolinense sempre foi um folião nato, mas faltava resgatar essa essência. Mesmo com todas as dificuldades que encontramos foi possível com a ajuda de toda nossa equipe, do Governo do Estado e nossos parceiros realizar essa festa incrível. Vamos agora nos preparar para consolidar e ampliar o Carnaval de Petrolina para que esse evento se transforme numa referência para toda a região”, destacou Miguel.

Foto: Ivaldo Reges

O clima de paz nas ruas de Petrolina também ressaltado pelo prefeito Miguel Coelho como um ponto forte da folia sertaneja. “O que se viu em Petrolina foi a reunião de muitas famílias, jovens, idosos e foliões de todas idades em total sintonia. Não tivemos registros de incidentes nesse primeiro dia, o que mostra o trabalho bem feito da Guarda Municipal e da Polícia Militar e, principalmente, a disposição de nossa gente em confraternizar na paz.”

O Carnaval de Petrolina segue até a terça-feira (28) com mais de 30 shows nos dois palcos instalados na Praça 21 de Setembro e Orla. O evento ainda terá folia nos bairros da Areia Branca e Rio Corrente, além de desfile de blocos e cortejos nas ruas do Centro.

Fiscais de partido podem ser pagos com recursos do Fundo Eleitoral

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral responderam consulta apresentada pelo Partido da Mulher Brasileira. Durante a sessão administrativa desta quinta-feira (14), realizada por videoconferência, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram que fiscais de partido que atuam durante as eleições podem ser pagos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). O Colegiado […]

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral responderam consulta apresentada pelo Partido da Mulher Brasileira.

Durante a sessão administrativa desta quinta-feira (14), realizada por videoconferência, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram que fiscais de partido que atuam durante as eleições podem ser pagos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). O Colegiado deu resposta afirmativa a duas questões apresentadas pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) por meio de uma consulta.

O relator da consulta, ministro Luis Felipe Salomão, destacou o que está previsto na Resolução TSE nº 23.607 (artigos 38, 39 e 40), segundo a qual é permitido o pagamento em espécie após a data da eleição caso o valor concedido a cada fiscal enquadre-se como despesa de pequena monta e não ultrapasse o limite de meio salário mínimo.

“A contrapartida em serviços pode ser entregue aos fiscais após o pleito já que, por óbvio, a obrigação foi contraída antes ou no máximo no dia das eleições, adequando-se, assim, ao artigo 37 parágrafo 1º da resolução”, acrescentou o ministro. A decisão foi unânime.