Em nota, Prefeitura de Afogados se posiciona sobre reclames da Guarda Municipal. “Quem cobra deveria reconhecer avanços”
Cobrar melhorias é um direito e o Prefeito José Patriota vem estabelecendo um canal permanente de diálogo com a Guarda Civil Municipal (GCM). Mas quem cobra também deveria ter o dever de reconhecer os avanços. Senão vejamos:
Desde o início do mandato, o Prefeito José Patriota mantendo reuniões periódicas com representantes da corporação para discutir melhorias para a categoria. Fruto disso foi a aquisição recente de um veículo novo – uma caminhonete tipo S-10 – integralmente adaptada para o trabalho de rondas ostensivas realizado pela GCM.
Outra ação importante foi a entrega do novo fardamento completo para todos os servidores da Guarda. Cada servidor, efetivo ou temporário, recebeu duas fardas novas, atendendo todas as especificações exigidas para tanto, com nome do guarda bordado na blusa.
Além disso, todos, efetivamente TODOS foram beneficiados com a recente equiparação ao salário mínimo, deixando de receber complemento através de abono. Além disso, a Prefeitura disponibilizou espaço para a sede da GCM, antiga reivindicação da categoria. A Secretaria de Administração já solicitou à infraestrutura a pintura do espaço – no Ginásio Desportivo Municipal – e a realização de pequenos reparos na estrutura hidráulica e elétrica. Um computador foi adquirido e será entregue para auxiliar nas funções desempenhadas pela Guarda.
A Prefeitura está realizando levantamento de custo para aquisição de rádios-amadores. Quanto aos coletes, em reunião realizada na ocasião do anúncio da equiparação salarial, solicitamos aos representantes que nos enviassem uma planilha contendo as especificações técnicas do colete reivindicado, para que pudéssemos analisar a viabilidade financeira de sua aquisição. Nada nos foi entregue até agora.
Garantimos, com recursos e logística, a participação de uma delegação da GCM no 23º Congresso Nacional de Guardas Municipais, onde lá estiveram com o objetivo de trocar experiências e articular parcerias no âmbito da segurança pública municipal.
Reconhecemos que as condições ainda não são as ideais. Mas elas já foram bastante melhoradas desde que assumimos. No mais, com diálogo permanente, transparência e o apoio da corporação, seguiremos avançando para melhorar as condições de trabalho não apenas da guarda, mas do conjunto dos servidores públicos municipais.
Núcleo de Comunicação Social