Sem categoria

Em nota, Prefeitura de Afogados se posiciona sobre reclames da Guarda Municipal. “Quem cobra deveria reconhecer avanços”

Por Nill Júnior
Novo carro da guarda
Fotos enviadas e divulgação solicitada pela Assessoria de Comunicação

Cobrar melhorias é um direito e o Prefeito José Patriota vem estabelecendo um canal permanente de diálogo com a Guarda Civil Municipal (GCM). Mas quem cobra também deveria ter o dever de reconhecer os avanços. Senão vejamos:

Desde o início do mandato, o Prefeito José Patriota mantendo reuniões periódicas com representantes da corporação para discutir melhorias para a categoria. Fruto disso foi a aquisição recente de um veículo novo – uma caminhonete tipo S-10 – integralmente adaptada para o trabalho de rondas ostensivas realizado pela GCM.

Patriota entrega chave de carro à guarda. Para Prefeitura, avanços não foram citados na entrevista.
Patriota entrega chave de carro à guarda. Para Prefeitura, avanços não foram citados na entrevista.

Outra ação importante foi a entrega do novo fardamento completo para todos os servidores da Guarda. Cada servidor, efetivo ou temporário, recebeu duas fardas novas, atendendo todas as especificações exigidas para tanto, com nome do guarda  bordado na blusa.

Além disso, todos, efetivamente TODOS foram beneficiados com a recente equiparação ao salário mínimo, deixando de receber complemento através de abono.  Além disso, a Prefeitura disponibilizou espaço para a sede da GCM, antiga reivindicação da categoria. A Secretaria de Administração já solicitou à infraestrutura a pintura do espaço – no Ginásio Desportivo Municipal – e a realização de pequenos reparos na estrutura hidráulica e elétrica. Um computador foi adquirido e será entregue para auxiliar nas funções desempenhadas pela Guarda.

reuniões permanentes com a guarda (2)

A Prefeitura está realizando levantamento de custo para aquisição de rádios-amadores. Quanto aos coletes, em reunião realizada na ocasião do anúncio da equiparação salarial, solicitamos aos representantes que nos enviassem uma planilha contendo as especificações técnicas do colete reivindicado, para que pudéssemos analisar a viabilidade financeira de sua aquisição. Nada nos foi entregue até agora.

Garantimos, com recursos e logística, a participação de uma delegação da GCM no 23º Congresso Nacional de Guardas Municipais, onde lá estiveram com o objetivo de trocar experiências e articular parcerias no âmbito da segurança pública municipal.

entrega do fardamento

Reconhecemos que as condições ainda não são as ideais. Mas elas já foram bastante melhoradas desde que assumimos. No mais, com diálogo permanente, transparência e o apoio da corporação, seguiremos avançando para melhorar as condições de trabalho não apenas da guarda, mas do conjunto dos servidores públicos municipais.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social

Outras Notícias

Cine Rio Branco tem um desafio antes e outro depois da restauração

No comentário desta segunda-feira (27/07) para o Jornal Itapuama, o jornalista Nill Júnior destaca o evento “Ocupa Rio Branco”, que será realizado na tarde de hoje pelo grupo Amigos do Cine Rio Branco com apoio do Movimento Arcoverdense de Música Autoral (MAMA), do Coletivo Cultural de Arcoverde (COCAR), da Mostra Arcoverdense de Produção Audiovisual (MAPA) […]

No comentário desta segunda-feira (27/07) para o Jornal Itapuama, o jornalista Nill Júnior destaca o evento “Ocupa Rio Branco”, que será realizado na tarde de hoje pelo grupo Amigos do Cine Rio Branco com apoio do Movimento Arcoverdense de Música Autoral (MAMA), do Coletivo Cultural de Arcoverde (COCAR), da Mostra Arcoverdense de Produção Audiovisual (MAPA) e da Rádio Itapuama FM.

 

O evento terá exibição de películas e produções locais em frente ao cinema, a partir das 17h, para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a urgente necessidade de restauração plena do Cine Rio Branco, patrimônio cultural de Pernambuco, e um dos poucos cinemas de rua restantes.

 

Atualmente, o espaço encontra-se inativo, com problemas no telhado, na estrutura física e com perda do projetor digital adquirido em 2017.

 

Além do desafio de viabilizar a reforma junto à Prefeitura de Arcoverde, ao Governo do Estado e a fontes federais de financiamento, a principal preocupação está no modelo de gestão pós-restauração. Defendendo que espaços como este não sejam geridos exclusivamente pelo poder público, o jornalista cita como exemplo o Cine São José, de Afogados da Ingazeira (fundado em 1942).

 

Para Nill Júnior, o caminho ideal é a adoção de um modelo híbrido de gestão combinando programação comercial regular de lançamentos com mostras alternativas, culturais e regionais, o que garante rotatividade, parcerias de sustentabilidade e a devida manutenção do cinema a longo prazo.

 

🔉 Ative o áudio do post e confira o comentário completo. Fique por dentro das notícias também no site www.nilljunior.com.br.

 

Da redação/Itapuama FM.

Imagens: Reprodução.

Conteúdo: Ítalo Henrique.

 

#cineriobranco #arcoverdepe #cinema #culturape #nilljunior

Raquel segue forte no Agreste e centro direita. João, na Metropolitana e entre lulistas

Com base no relatório da pesquisa do Instituto Múltipla, realizada entre 24 e 26 de julho, é possível identificar uma divisão regional bastante clara entre os dois principais nomes da disputa pelo Governo de Pernambuco. No cenário estimulado de primeiro turno, Raquel Lyra aparece com 44%, contra 40% de João Campos. João Campos tem seu […]

Com base no relatório da pesquisa do Instituto Múltipla, realizada entre 24 e 26 de julho, é possível identificar uma divisão regional bastante clara entre os dois principais nomes da disputa pelo Governo de Pernambuco.

No cenário estimulado de primeiro turno, Raquel Lyra aparece com 44%, contra 40% de João Campos.

João Campos tem seu principal potencial na Região Metropolitana

O maior potencial eleitoral de João Campos está na Região Metropolitana do Recife, onde chega a 48% das intenções de voto. O desempenho é coerente com sua trajetória política e com a força eleitoral concentrada na capital e no entorno metropolitano.

Além da Região Metropolitana, João apresenta melhores índices entre mulheres (41%), jovens de 16 a 24 anos (45%), eleitores com até o ensino fundamental, pessoas de baixa renda e, principalmente, entre os eleitores que se identificam com a esquerda e o lulismo, segmento no qual alcança 60%.

Na prática, o mapa de João Campos é mais forte onde há maior concentração do eleitorado urbano, jovem e de perfil mais alinhado à esquerda. A Região Metropolitana, sozinha, representa 42% da amostra da pesquisa, o que dá peso decisivo a esse desempenho.

Raquel Lyra aparece mais forte no Agreste e entre o eleitorado de centro-direita

O melhor desempenho regional de Raquel Lyra está no Agreste, onde alcança 56% das intenções de voto. Esse é, segundo o levantamento, o principal reduto regional da governadora.

O desempenho de Raquel também é expressivo entre os eleitores de 25 a 34 anos (50%), com ensino superior (62%), pertencentes à classe média (50%), com renda entre dois e cinco salários mínimos (61%), além dos eleitores de direita e bolsonaristas, segmento em que chega a 76%. Entre os evangélicos, registra 56%.

Esse resultado mostra que a governadora tem uma base particularmente forte no interior e entre segmentos de centro-direita e direita. Embora o relatório não apresente, nesse quadro específico, os percentuais de cada candidato por todas as mesorregiões, o Agreste aparece claramente como o principal território de força de Raquel.

O ponto central da disputa

A leitura do levantamento indica que João Campos precisa transformar sua vantagem metropolitana em desempenho competitivo no interior, enquanto Raquel Lyra precisa avançar na Região Metropolitana, onde João mantém sua maior vantagem.

A disputa, portanto, apresenta uma espécie de divisão territorial: João Campos tem seu maior potencial no Grande Recife; Raquel Lyra, no Agreste e entre o eleitorado de direita e bolsonarista.

O Sertão, pela sua importância eleitoral — 19% da amostra estadual — aparece como uma região estratégica, embora o relatório apresentado não divulgue, nesse cruzamento específico, os percentuais de intenção de voto de cada candidato por mesorregião.

Esse padrão regional também dialoga com levantamentos anteriores, que apontaram João Campos mais forte no Grande Recife e Raquel Lyra com desempenho superior no interior do estado, embora os números variem conforme o instituto, o período de campo e a metodologia.

Múltipla: Raquel tem 44% e João Campos, 40%. Ivan Moraes, 1%

Na simulação para segundo turno, 45% a 41% pró Raquel.  Considerando a margem de erro, quadro é de empate técnico A governadora Raquel Lyra (PSD) lidera as intenções  de voto para o governo de Pernambuco de acordo com pesquisa Múltipla contratada com exclusividade pelo blog. Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para […]

Na simulação para segundo turno, 45% a 41% pró Raquel.  Considerando a margem de erro, quadro é de empate técnico

A governadora Raquel Lyra (PSD) lidera as intenções  de voto para o governo de Pernambuco de acordo com pesquisa Múltipla contratada com exclusividade pelo blog.

Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para o entrevistado, ela tem 44%, contra 40% do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos, do PSB.

Ivan Moraes, do PSOL, aparece com 1%. Não opinaram 1% dos entrevistados. Indecisos são 7%. Votam branco e nulo 8%.

Considerando a margem de erro, de 3,3% para mais ou para menos, o quadro é de empate técnico. Raquel tem entre 40,7% e 47,3%. Já João Campos, entre 36,3% e 43,3%.

Na pesquisa divulgada em fevereiro, João tinha 42% e Raquel, 29%. Em maio, Raquel foi a 43% e João Campos, 39%. Em Junho, João Campos apareceu com 43% e Raquel, 38%. Quando você considera a margem de erro, o quadro mostra similaridade matemática com o de maio, mas em linhas gerais estabilidade. Também demostra equilíbrio, com ligeira vantagem para Raquel.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Raquel Lyra tem 45% e João Campos, 41% dos votos. Não opinaram 1%. Indecisos são 6%. Brancos e nulos, 7%.

Rejeição

A rejeição de Raquel Lyra é maior que a de João Campos: 33% dizem que não votariam nela de jeito nenhum, contra 29% que rejeitam o socialista. Conhecem Raquel e talvez votem, 24%. Os que talvez votem em João são 28%. Conhecem e votam com certeza em Raquel 41%. Conhecem e votam em João com certeza 37%.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 00028/2026/2026. Contratada pelo blog, foi a campo entre 24 a 26 de julho, com 900 entrevistas. A margem de erro de 3,3% para mais ou para menos.

Múltipla espontânea: Raquel tem 26% e João, 17%

O Múltipla também aferiu o voto espontâneo em Pernambuco, aquele em que não são oferecidas opções para o eleitor. No cenário aferido, Raquel Lyra tem 26% contra 17% do candidato do PSB. Estão indecisos 27%. Os que não opinaram são 22%. Disseram votar branco e nulo 8%. Os dados são muito similares à pesquisa de […]

O Múltipla também aferiu o voto espontâneo em Pernambuco, aquele em que não são oferecidas opções para o eleitor.

No cenário aferido, Raquel Lyra tem 26% contra 17% do candidato do PSB.

Estão indecisos 27%. Os que não opinaram são 22%. Disseram votar branco e nulo 8%.

Os dados são muito similares à pesquisa de maio. Nela, Raquel Lyra tinha 27% contra 18% do candidato do PSB. Estavam indecisos 28%. Os que não opinaram eram 21%. Disseram votar branco e nulo 5%. Apontaram outros nomes, 1%.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 00028/2026/2026. Contratada pelo blog, foi a campo entre 24 a 26 de julho, com 900 entrevistas. A margem de erro de 3,3% para mais ou para menos.

Aprovação de Raquel Lyra é de 64%, diz Múltipla

O Múltipla avaliou também a gestão Raquel Lyra em Pernambuco. Um total de 64% dizem aprovar o governo, contra 28% que desaprovam. Já 8% não opinaram. Quando a população é chamada a classificar a gestão, 29% dizem ser boa, 14% afirmam ser ótima, 36% a tratam como regular, 5% a colocam como ruim e 12%, […]

O Múltipla avaliou também a gestão Raquel Lyra em Pernambuco. Um total de 64% dizem aprovar o governo, contra 28% que desaprovam. Já 8% não opinaram.

Quando a população é chamada a classificar a gestão, 29% dizem ser boa, 14% afirmam ser ótima, 36% a tratam como regular, 5% a colocam como ruim e 12%, péssima. Não opinaram 4%.

Os dados mostram relativa estabilidade com pequena curva ascendente em relação aos levantamentos anteriores.  Em junho, 62% dos pernambucanos aprovavam a gestão da governadora, enquanto 26% desaprovavam. Outros 12% não opinaram.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 00028/2026/2026. Contratada pelo blog, foi a campo entre 24 a 26 de julho, com 900 entrevistas. A margem de erro de 3,3% para mais ou para menos.