Notícias

Em mais um capítulo do “morde assopra” com LW, Siqueirinha faz enquete sobre Zona Azul

Por Nill Júnior

No estilo blogueiro que tem adotado nas redes sociais,  o presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde,  Weverton Siqueira,  o Siqueirinha,  inovou.

Agora, os temas polêmicos da cidade são alvo de pesquisa em sua conta no Instagram.

A última tem relação com o projeto que cria a Zona Azul de Arcoverde na área central da cidade,  proposta pelo prefeito Wellington Maciel.  Segundo Siqueirinha,  mais de 1.000 pessoas participaram da enquete.

O resultado,  67% disseram ser contra a cobrança e 33%, favoráveis.  “Agora cabe respeitar a decisão da população.  A votação será na próxima segunda-feira,  dia 20”, disse em sua rede.

Nos bastidores,  a relação Weverton x LW é hora de mais aproximação,  hora de distanciamento.  Faz poucos dias,  chegou a criticar a oposição,  afirmando que as críticas ao governo geravam “instabilidade institucional”. Ele é o primeiro na linha sucessória depois que Israel Rubis renunciou.

Outras Notícias

Vamos fazer jornalismo?

Um dos desafios do jornalismo é encontrar o ponto de equilíbrio. E não é fácil, dada a subjetividade em torno disso. Não há medida, receita, modelo. Dada a condição humana, considerando redação é feita de gente. São indivíduos com suas características, personalidades que se traduzem na escrita, na fala, na manifestação jornalística. Por isso mesmo, […]

Um dos desafios do jornalismo é encontrar o ponto de equilíbrio. E não é fácil, dada a subjetividade em torno disso. Não há medida, receita, modelo. Dada a condição humana, considerando redação é feita de gente.

São indivíduos com suas características, personalidades que se traduzem na escrita, na fala, na manifestação jornalística. Por isso mesmo, definimos ou nos adaptamos a cada estilo, mais leve, mais equilibrado, mais ácido na nossa profissão. Certo também dizer que se destacam aqueles com personalidade, posição, seriedade, características que juntas, geram um bem imaterial que não há dinheiro que pague: chama-se credibilidade.

Dito isso, me assustei com a tentativa de alguns veículos, poucos, de defender a decisão da governadora Raquel Lyra de, num ato sem aviso prévio, exonerar comissionados e suspender cessões de servidores, causando muita confusão e desinformação em todo estado.

A questão não reside da decisão, legítima de quem tem a caneta. É na forma, um dos sintomas de um governo que demorou a anunciar seu time, não favoreceu uma transição antecipada e agora pega a todos de surpresa, causando um pandemônio institucional. Essa leitura não é isolada. A contrário, é quase unânime. Apontar isso da parte do jornalismo é também ajudar a gestão. Não é fazer oposição, desde que com seriedade, sem a crítica gratuita, do quando pior, melhor, da guerra de vaidades. Jornalismo não elege ou derruba ninguém. Coloca luz sobre os temas e faz a sociedade ter elementos para fazer seu juízo.

Mas é impressionante diante disso ainda se deparar com manchetes do tipo “População aprova canetada”, usando por base manifestações do tradicional puxa-saquismo de rede social, inverso aos haters que atacam gratuitamente, para justificar como acerto um erro revisto pela própria governadora hoje, graças a quem apontou e colocou o dedo na ferida.

Fazer isso para agradar, barganhar, chalerar por algo em troca, denuncia contra a profissão, o bom senso e o papel que devemos exercer numa  democracia. Isso vale pra Raquel, Lula, João; valeu pra Paulo, Eduardo, Bolsonaro. A sociedade precisa do jornalismo profissional. Vamos mantê-lo com dignidade.

Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira representa Pernambuco em Encontro Regional promovido pelo Ministério da Educação (MEC)

Buscando estratégias para fortalecer o importante segmento moveleiro de Afogados da Ingazeira, representantes da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, SENAI e SINDMÓVEIS, farão uma visita técnica ao polo moveleiro no próximo dia 19 de Maio. A visita foi confirmada nesta segunda, durante reunião virtual das instituições assinaladas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento […]

Buscando estratégias para fortalecer o importante segmento moveleiro de Afogados da Ingazeira, representantes da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, SENAI e SINDMÓVEIS, farão uma visita técnica ao polo moveleiro no próximo dia 19 de Maio.

A visita foi confirmada nesta segunda, durante reunião virtual das instituições assinaladas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A iniciativa é um desdobramento de uma reunião realizada no final do último mês, na sede da FIEPE, entre o seu Presidente, Bruno Veloso, o Prefeito Sandrinho Palmeira, o Presidente do SINDMÓVEIS, Guilherme Brito, e o Secretário Ney Quidute.

O objetivo será realizar um diagnóstico do setor e, posteriormente, construir um plano conjunto de ação. A iniciativa tem como finalidade resgatar o polo moveleiro do município, fortalecer a cadeia produtiva dos profissionais já existentes por meio de capacitações e incentivar o surgimento de novos profissionais e empreendedores, especialmente na juventude.

A reunião contou com as participações de Israel Erlich Freire — Superintendente da FIEPE e do IEL; Ana Cristina Cerqueira Dias — Diretora de Educação do SENAI/Pernambuco; Paulo Djalma — Gerente da Escola Técnica do SENAI; Guilherme Brito — Presidente do SINDMÓVEIS e da Câmara Moveleira do Estado de Pernambuco; Ney Quidute — Secretário de Desenvolvimento Econômico de Afogados da Ingazeira e membro da Câmara Moveleira de Pernambuco.

STJ mantém redação do Enem para alunos com deficiência

UOL O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Humberto Martins, suspendeu uma decisão do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) sobre a aplicação da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e manteve a realização da prova, marcada para domingo (21). O TRF4 havia determinado a suspensão da aplicação da prova […]

UOL

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Humberto Martins, suspendeu uma decisão do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) sobre a aplicação da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e manteve a realização da prova, marcada para domingo (21).

O TRF4 havia determinado a suspensão da aplicação da prova de redação para alunos que não conseguem se expressar por escrito, como portadores de paralisia cerebral. A decisão ainda ordenava que a redação não fosse considerada na nota final dos alunos que precisariam de outros tipos de avaliação.

Contudo, Martins afirmou que a liminar do TRF4 colocava em risco a realização do Enem em todo o país. A prova tem 3,3 milhões de inscritos. “Tal inevitável consequência impactará negativamente em todo o planejamento estratégico desenhado pela administração pública para a concretização da política educacional desenvolvida por diversos órgãos públicos técnicos com expertise temática, após anos de experiência prática, de estudos especializados, de diálogos institucionais e debates técnico-acadêmicos”, afirmou.

O presidente do STJ destacou que, como apontado pela AGU no pedido de suspensão, existem dezenas de recursos oferecidos aos candidatos com deficiência para a realização da prova, em todos os seus aspectos.

Raquel Lyra autoriza obras da Adutora de Negreiros, realiza entregas e anuncia investimentos nos Sertões do Araripe e São Francisco

Dando continuidade à agenda no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra visita, nesta sexta-feira (22), os municípios de Araripina, Ouricuri e Trindade, no Sertão do Araripe, e em Dormentes, no Sertão do São Francisco. A gestora inicia os compromissos em Araripina, onde assina a autorização para início de obras da Adutora de Negreiros, que […]

Dando continuidade à agenda no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra visita, nesta sexta-feira (22), os municípios de Araripina, Ouricuri e Trindade, no Sertão do Araripe, e em Dormentes, no Sertão do São Francisco.

A gestora inicia os compromissos em Araripina, onde assina a autorização para início de obras da Adutora de Negreiros, que beneficiará diretamente 420 mil pessoas do Sertão do Araripe, e conta com investimento de R$ 300 milhões. Na cidade, a chefe do Executivo Estadual ainda irá formalizar três convênios com aporte de R$ 8,6 milhões para pavimentação de vias e construção de uma passagem molhada.

Também serão entregues dois Centros de Referência da Mulher (CRM), em Trindade e Araripina, ampliando a rede de atendimento e acolhimento às mulheres em situação de violência. Já os municípios de Ouricuri, Araripina e Trindade receberão dois ônibus escolares cada, totalizando seis novos veículos para a região.

Em Trindade, a gestora também autoriza o início das obras de uma creche, com investimento de R$ 6,4 milhões. Já em Ouricuri, a governadora entrega o novo mamógrafo na UPAE da cidade e autoriza para início de obras do Centro de Atendimento Multidisciplinar Especializado na Perspectiva Inclusiva (CEAME).

Encerrando os compromissos, a governadora segue para Dormentes, no Sertão do São Francisco, para entregar a reforma do Pátio de Feiras e Eventos Ervércio Coelho de Macedo. O equipamento teve sua estrutura modernizada e ampliada, com investimento de R$ 3,7 milhões realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Sexta-feira, 22 de maio de 2026

9h – Autorização para início de obras da Adutora de Negreiros

Local: Rua Antônio Alexandre Alves, Araripina

11h – Inauguração do Centro de Referência da Mulher, entrega de ônibus escolares e autorização para início de obras em creche

Local: Rua Presidente Dutra, Trindade

15h – Entrega de Mamógrafo na UPAE, autorização para início de obras no CEAME e entrega de ônibus escolares

Local: Rua Major Rufino José da Cunha, 248, Vila do Ipsep, Ouricuri

16h – Inauguração da requalificação do Pátio de Feiras e Eventos de Dormentes

Local: Pátio de Feiras e Eventos Ervécio Coelho de Macedo (Ao lado da PE 635). Rua José Clementino Rodrigues Coelho, 548, Centro, Dormentes- PE.

Diogo Moraes ocupa o lugar de José Patriota à frente da Comissão de Assuntos Municipais

A Comissão de Assuntos Municipais elegeu, nesta quarta (30), o deputado Diogo Moraes (PSB) como presidente do colegiado. Fabrizio Ferraz (Solidariedade), que conduziu os trabalhos após o falecimento do deputado José Patriota, em setembro, volta a ocupar a vice-presidência. A chapa única foi aprovada por unanimidade, em reunião extraordinária. Diogo Moraes comentou o compromisso de […]

A Comissão de Assuntos Municipais elegeu, nesta quarta (30), o deputado Diogo Moraes (PSB) como presidente do colegiado. Fabrizio Ferraz (Solidariedade), que conduziu os trabalhos após o falecimento do deputado José Patriota, em setembro, volta a ocupar a vice-presidência. A chapa única foi aprovada por unanimidade, em reunião extraordinária.

Diogo Moraes comentou o compromisso de assumir a presidência deixada por Patriota. “É uma honra e uma responsabilidade suceder um dos maiores políticos municipalistas de Pernambuco. Vamos continuar com a mesma filosofia, conduzir os trabalhos iniciados por ele para corresponder à expectativa dos pernambucanos”, afirmou o presidente eleito.

O deputado Izaías Régis (PSDB), que também participou da reunião, reforçou a relevância do trabalho de José Patriota para a defesa dos municípios. “Ele se destacou nacionalmente na luta pelos municípios do Brasil e de Pernambuco. O deputado Diogo Moraes substitui uma grande personalidade, e sei que vai fazer um bom trabalho”, avaliou o líder do Governo.

Abuso infantil

Durante o encontro, a comissão também aprovou seis projetos de lei (PLs). Um deles foi o PL nº 1915/2024, que institui a Política de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco. A iniciativa inclui a criação de um banco de dados com informações dos órgãos de segurança pública, educação, saúde, assistência social, entre outros.

O projeto prevê medidas educacionais a serem adotadas pelo poder público, em colaboração com os municípios, como a oferta de conteúdos de educação sexual a estudantes e familiares, com o objetivo de reconhecer formas de abuso, e a capacitação de educadores para tratar do tema e identificar casos de violência. 

A proposta é de autoria da deputada Socorro Pimentel (União) e teve Izaías Régis como relator.