Notícias

Em encontro de governadores, Paulo Câmara defende reformas para retomada do crescimento

Por Nill Júnior

0cc902a2-6bf4-44e0-a16b-60031a3742ff

O governador Paulo Câmara defendeu junto a outros dez governadores, em Brasilia, nesta segunda-feira (28.12), a necessidade de o Brasil passar por reformas estruturadoras para o País voltar a crescer, gerar emprego e renda. Após reunião na residência oficial do Governo do Distrito Federal,  que teve o governador Rodrigo Rollemberg como anfitrião, os gestores estaduais levaram a pauta ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Paulo afirmou que os governadores vão assumir seu protagonismo e pediram diálogo junto ao Governo Federal para contribuir com propostas de saída para a crise econômica, que afeta todos os Estados e municípios.

“Apresentamos pontos para que o ministro (Nelson Barbosa) comece também a ser parceiro dos governos estaduais nas discussões das reformas. O Governo Federal tem que ser também condutor da reforma trabalhista, previdenciária, política e da reforma tributária. E é importante também essas discussões passarem pelos Estados, passarem pelos governadores. Então, nós fomos, ao mesmo tempo, falar com o ministro Nelson Barbosa (sobre economia) e desejar a ele êxito na sua administração. É muito importante o ministro ter êxito para que, com o êxito dele, o Brasil possa também ter êxito e voltar a crescer”, afirmou Paulo.

O gestor pernambucano também defendeu um planejamento que possa dar mais autonomia aos Estados. “Todos nós sabemos que o Brasil precisa de ajustes, não apenas ajustes pontuais, mas ao mesmo tempo precisamos de reformas. Reformas que dêem condições de, ao longo prazo, os Estados terem condições de andar com as suas próprias pernas e seus próprios recursos. Tudo isso foi colocado na mesa diante da necessidade, como eu disse, de os governadores, a partir de agora, estarem juntos apoiando ações federativas em favor do Brasil. E que, a partir dessa união e desse protagonismo, a gente possa contribuir para que o Brasil volte a crescer, gerar emprego e gerar renda”. A decisão dos governadores pelo protagonismo também foi levada ao ministro da Fazenda. “Ele nos recebeu com muita atenção diante dos temas e concordou com a necessidade de ampliação desse debate”, adiantou Paulo.

03

Paulo informou que a reunião com o ministro Nelson Barbosa foi um desdobramento da reunião dos 11 governadores. O grupo decidiu que vai se reunir, a partir de agora, uma vez por mês. O próximo encontro está agendado para o dia 1º de fevereiro, em Brasília. A meta é apresentar propostas e reivindicações conjuntas ao Governo Federal. “Todos nós sabemos da grave crise política que o Brasil passa e que tem refletido na economia. É preciso, nesse momento, muita união nacional e a defesa de ideias e ações em favor da população. Os governadores hoje têm uma responsabilidade muito grande nesse processo”, declarou Paulo.

O governador adiantou que o próximo encontro dos gestores tratará de temas federativos relativos a operações de crédito, previdência, subfinanciamento da Saúde e dívida pública. “É muito importante que os municípios e os Estados tenham recursos para investir. Então, o retorno das operações de crédito é importante para ajudar o Brasil a voltar a crescer. É muito importante essas discussões avançarem”, pontuou. Paulo voltou a alertar que 2016 vai “exigir muito trabalho, porque vai ser um ano de recessão, sem crescimento”.

Outras Notícias

Márcia comenta disputa na Amupe: “Você já viu eu correr de alguma coisa?”

Farol de Notícias  A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, decidiu entrar na disputa pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol, no iníco da semana, ela foi provocada sobre o assunto e foi direto ao ponto, evidenciando o legado do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, […]

Farol de Notícias 

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, decidiu entrar na disputa pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol, no iníco da semana, ela foi provocada sobre o assunto e foi direto ao ponto, evidenciando o legado do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (in memoriam).

“Quando estive à frente da Amupe consegui audiência com quase todos os ministros do presidente Lula. Fomos a única associação a conseguir uma audiência com Haddad (Ministro da Fazenda) onde a gente mostrou as percas com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e quanto isso estava impactando negativamente nos municípios”, disse a gestora, mostrando outros avanços da sua gestão.

Ao ser questionada se, de fato, estava na ‘briga’, Márcia Conrado foi enfática.

“Cheguei na reunião da Amupe e vi meu nome sendo cogitado. A gente fica feliz. Fruto bons já foram plantados. Tu já viu eu correr de alguma coisa?”, cravou a petista.

DISPUTA

Em reunião realizada nesta sexta-feira (24), no Recife, a petista se colocou à disposição para concorrer ao pleito, que acontece no dia 27 de fevereiro.

O edital que define as regras do pleito será publicado na segunda-feira (27). Cada chapa precisa ser composta por 38 prefeitos, distribuídos entre diretoria executiva e conselhos fiscal e deliberativo. O prazo para inscrição das chapas vai até o dia 17 de fevereiro, e a eleição ocorrerá 10 dias depois, em 27 de fevereiro.

Rádio Pajeú reúne equipe para discutir Lei Eleitoral e definir calendário

Debates com candidatos a prefeito de Afogados serão dias 19 de agosto e 29 de setembro A equipe de comunicadores, operadores, parceiros e voluntários da Rádio Pajeú se reuniram esta tarde no Cine Teatro São José. A cada quatro anos, a emissora debate com a equipe as regras da Legislação Eleitoral no que tange as […]

Time da Pajeú reunido: planejamento definido
Time da Pajeú reunido: planejamento definido

Debates com candidatos a prefeito de Afogados serão dias 19 de agosto e 29 de setembro

A equipe de comunicadores, operadores, parceiros e voluntários da Rádio Pajeú se reuniram esta tarde no Cine Teatro São José. A cada quatro anos, a emissora debate com a equipe as regras da Legislação Eleitoral no que tange as emissoras de rádio.  A reunião foi conduzida pelo Gerente Administrativo Nivaldo Alves Galindo Filho (Nill Júnior) e pelo Gerente Administrativo Adjunto, Padre Josenildo Nunes.

A base da reunião foi um encontro da Abert/Asserpe no último dia 16 que discutiu a questão em Recife. Dentre as definições da lei, pré-candidatos não poderão apresentar programas na rádio a partir desse dia 30.

Dia 1º de julho acaba a propaganda partidária. A partir do dia 2, acaba toda propaganda de Prefeituras e Câmaras de vereadores, com exceção  de matéria urgente, relevante, autorizada pelo Judiciário.

Até 16 de agosto,  filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos podem participar em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico, ou seja, espaço igual para todos.

A partir de 6 de agosto, é proibido dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação  ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido. O guia eleitoral vai de 26 de agosto a 29 de setembro.

Debates e comunicadores em campanha: a emissora já definiu a data dos dois debates com candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira: dias 19 de agosto e 29 de setembro.

Ainda haverá debates com uma hora de duração com cada candidato a prefeito e debates com candidatos a vice. A Rádio também fará em parceria com outras emissoras os tradicionais debates com candidatos de outras cidades do Pajeú.

Outra definição da emissora é de que comunicadores contratados para participar como apresentadores de campanhas eleitorais em Afogados da Ingazeira deverão se licenciar a partir de 22 de agosto, 7 dias antes o início do Guia Eleitoral. “Assim, garantimos isenção no processo”, diz o Padre Josenildo Nunes.

Defesa de Lula apresenta 1º recurso e pede a Moro esclarecimentos sobre decisão

Do UOL Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentaram, na noite de sexta-feira (14), o primeiro recurso contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro. Segundo nota divulgada em um site da defesa de Lula, o recurso dirigido a Moro foi protocolado com objetivo de “esclarecer omissões e contradições presentes na […]

Do UOL

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentaram, na noite de sexta-feira (14), o primeiro recurso contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro. Segundo nota divulgada em um site da defesa de Lula, o recurso dirigido a Moro foi protocolado com objetivo de “esclarecer omissões e contradições presentes na sentença”.

Os chamados embargos de declaração são um instrumento jurídico usado para pedir esclarecimentos sobre uma decisão. Esse tipo de recurso é “algo costumeiro”, mas pode alongar um pouco mais a decisão do caso em segunda instância, afirmou ao UOL o advogado Tony Chalita, especialista em Direito Constitucional e Eleitoral e sócio do Braga Nascimento e Zilio Advogados.

Na terça-feira, Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na ação que tramitava na JFPR (Justiça Federal do Paraná) em que era acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a OAS e a Petrobras.

‘Ausência de imparcialidade’

No documento, a defesa do ex-presidente fala em “contradições, omissões e obscuridades” presentes na sentença, afirma que Lula “não reconhece a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba” para condução do caso e questiona a imparcialidade da decisão.

Segundo o documento, “a ausência de imparcialidade (…) ficou ainda mais evidente pelo teor da sentença proferida no dia 12.07.2017 — com as indevidas considerações feitas em relação ao ex-presidente Lula e à sua defesa”.

Itapetim completa dois anos sem água na torneira

Por Anchieta Santos No dia 20 de setembro de 2013 as barragens de Caramucuqui e Mãe D’água secaram totalmente, e a partir desta data a Compesa deixou de abastecer a cidade de Itapetim, localizada na cabeça do Pajeú, próxima a nascente do Rio que dá nome à região. A partir daí os moradores de Itapetim […]

Foto: Pajeú da Gente
Foto: Pajeú da Gente

Por Anchieta Santos

No dia 20 de setembro de 2013 as barragens de Caramucuqui e Mãe D’água secaram totalmente, e a partir desta data a Compesa deixou de abastecer a cidade de Itapetim, localizada na cabeça do Pajeú, próxima a nascente do Rio que dá nome à região.

A partir daí os moradores de Itapetim passaram a receber água transportada por carros pipa e distribuída em caixas espalhadas pela cidade.

Ontem,  20 de setembro, fez dois anos que Itapetim não tem água na torneira. Cerca de 42 caixas de água foram colocadas na sede do município, uma quantia insuficiente para atender a demanda da população.

Prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves se reúne com Humberto Costa e reforça parceria pelo município

Encontro realizado no Recife tratou da continuidade da articulação política e da busca por recursos e investimentos para Iguaracy. O prefeito Dr. Pedro Alves se reuniu, na tarde da quinta-feira (27), no Recife, com o senador e candidato à reeleição Humberto Costa (PT). Durante a conversa, os dois discutiram a continuidade da parceria entre o […]

Encontro realizado no Recife tratou da continuidade da articulação política e da busca por recursos e investimentos para Iguaracy.

O prefeito Dr. Pedro Alves se reuniu, na tarde da quinta-feira (27), no Recife, com o senador e candidato à reeleição Humberto Costa (PT).

Durante a conversa, os dois discutiram a continuidade da parceria entre o mandato do senador e a gestão municipal, com foco na busca por recursos, investimentos e ações para Iguaracy.

Pedro Alves agradeceu o apoio já destinado por Humberto ao município e afirmou que pretende manter a articulação nos próximos meses.

“Humberto é um parceiro de Iguaracy e tem demonstrado, ao longo do tempo, seu compromisso com o nosso município”, afirmou o prefeito.

Humberto também declarou que pretende continuar atuando junto à gestão municipal.

“Quero reafirmar o nosso compromisso com Iguaracy e com o prefeito Dr. Pedro Alves”, disse o senador.

Durante o encontro, Pedro Alves e Humberto Costa também gravaram um vídeo sobre a parceria, que deverá ser divulgado nas redes sociais.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr