Notícias

Em depoimento, Vorcaro diz não lembrar destinatário de mensagens que PF atribui a Moraes

Por Michael Andrade

Banqueiro afirmou que não queria fazer inferências sem saber para quem havia enviado as notas; relatório da PF identifica Alexandre de Moraes como destinatário.

Daniel Vorcaro afirmou à Polícia Federal que não se lembrava para quem havia enviado mensagens que, segundo relatório da própria corporação, tinham o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como destinatário.

O depoimento foi prestado em 28 de agosto, quando Vorcaro foi ouvido formalmente pela PF após voltar a ser preso. A oitiva ocorreu no âmbito da investigação sobre a atuação do ex-controlador do Banco Master junto a ex-dirigentes do Banco Central.

Entre as mensagens questionadas pelos investigadores estão notas que mencionam “G”, “Andrei” e “Paulo”. No relatório, a PF identifica as referências como Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central; Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal; e Paulo Gonet, procurador-geral da República.

Ao ser questionado sobre o contexto das anotações, Vorcaro afirmou que não se lembrava do destinatário.

“Eu, de novo, notas assim eu não lembro quem é a pessoa. É muita interação, não me lembro qual é o contexto”, disse.

Na sequência, o banqueiro afirmou que precisaria primeiro identificar para quem a mensagem havia sido enviada antes de explicar seu significado.

“Eu teria que me recordar para quem foram as mensagens para eu saber se quem… Eu não quero fazer aqui inferência sem ter certeza. Eu posso depois responder oportunamente quando eu tiver certeza para não cometer erros”, declarou.

Questionado novamente, Vorcaro voltou a dizer que não se recordava do destino das mensagens.

“Não. Inclusive, se eu me recordar eu vou entender o contexto e o conteúdo de maneira mais efetiva”, afirmou.

A identificação de Moraes como destinatário dos diálogos está no centro do relatório da PF tornado público pelo ministro André Mendonça. O documento reúne 52 mensagens extraídas do celular de Vorcaro e passou a ser um dos principais pontos da crise interna no Supremo.

No depoimento, porém, Vorcaro não confirmou que Moraes fosse o destinatário daquela mensagem específica.

O plenário do STF deve discutir nesta terça-feira (15) a validade do relatório e os próximos passos do caso. Uma das questões é saber se Mendonça poderia ter determinado sozinho a elaboração do documento que acabou envolvendo outro ministro da Corte.

A Procuradoria-Geral da República defende que o relatório seja considerado nulo.

Fonte: O Globo

Foto: Ana Paula Paiva

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Outras Notícias

Cultura e turismo de Serra Talhada são destaques no 14º Encontro Nordestino de Xaxado

Serra Talhada vivenciou mais uma edição do Encontro Nordestino de Xaxado. O evento, que é realizado há 14 anos pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, aconteceu de 06 a 10 de novembro na Estação do Forró, Pátio da Feira Livre, escolas da rede pública de ensino e Sitio Passagem das Pedras, local de nascimento de […]

Serra Talhada vivenciou mais uma edição do Encontro Nordestino de Xaxado. O evento, que é realizado há 14 anos pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, aconteceu de 06 a 10 de novembro na Estação do Forró, Pátio da Feira Livre, escolas da rede pública de ensino e Sitio Passagem das Pedras, local de nascimento de Lampião, o Rei do Cangaço. Cerca de 3 mil pessoas por noite prestigiaram o evento.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada e do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura/ Fundarpe / Secretaria de Cultura, o Encontro incluiu apresentações culturais, oficina de Xaxado, feira de livros e artesanatos, mostra de comedoria sertaneja e cinema, além de vários shows com artistas consagrados, como Adiel Luna, Assisão, Mestre Baixinho dos Oito Baixos e Ricco Serafim, Henrique Brandão e Cesar Amaral.

Representando a cultura de Serra Talhada, se apresentaram diversos grupos da cidade: Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Grupo de Danças Gilvan Santos, Grupo As Belas da Vila, Grupo de Xaxado Zabelê, Grupo Herdeiros do Xaxado, Grupo de Xaxado do CRI Beatriz Simões, Grupo Cabras da APAE, Sertão Frevo e Mistura Pernambucana.

Durante o Encontro o potencial turístico de Serra Talhada também foi evidenciado, através da exibição de um documentário e distribuição do material que compõe a Campanha de Divulgação Turística do Município, produzida pela SEDETUR em parceria com a MPTUR, que difunde os atrativos turísticos da cidade e convida os turistas a desfrutarem de uma experiência única na Capital do Xaxado, que integra a Região Cangaço e Lampião no Mapa do Turismo Brasileiro.

Com o tema “Serra Talhada: viva a cultura e o turismo”, a campanha foi apresentada recentemente no seminário Bora Pernambucar – Turismo de Canto a Canto, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, na sexta-feira (08/11) em Triunfo. As ações da campanha também estão sendo divulgadas em diversas cidades, a exemplo de Recife e João Pessoa, como forma de atrair o público para conhecer o potencial da Capital do Xaxado.

Ao lado de Diogo Moraes, Ângelo Ferreira acompanha agenda de João Campos

O ex-prefeito e ex-deputado Ângelo Ferreira (PSB) acompanhou ao lado do aliado Diogo Moraes a agenda de João Campos em Santa Cruz do Capibaribe. “Estivemos em Santa Cruz do Capibaribe acompanhando João Campos, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, ao lado do senador Humberto Costa, do deputado Diogo Moraes e de Carlos Costa, pré-candidato a vice-governador, […]

O ex-prefeito e ex-deputado Ângelo Ferreira (PSB) acompanhou ao lado do aliado Diogo Moraes a agenda de João Campos em Santa Cruz do Capibaribe.

“Estivemos em Santa Cruz do Capibaribe acompanhando João Campos, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, ao lado do senador Humberto Costa, do deputado Diogo Moraes e de Carlos Costa, pré-candidato a vice-governador, em uma agenda de visitas e diálogo com a população”, disse em sua rede social.

“Também acompanhamos de perto a força do Polo de Confecções, que tem papel fundamental na geração de emprego, renda e no fortalecimento da economia pernambucana”, acrescentou.

FBC e Daniel Coelho querem COAF longe do Ministério da Justiça. Medida pode atrapalhar combate à corrupção

Muitas ações na Lava Jato e caso Queiroz surgiram graças ao atual modelo. Senador Randolfe Rodrigues diz que medida pode “blindar” corrupção G1/JN O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, voltou a defender que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras permaneça na pasta. Um grupo de parlamentares quer que o Coaf […]

Muitas ações na Lava Jato e caso Queiroz surgiram graças ao atual modelo. Senador Randolfe Rodrigues diz que medida pode “blindar” corrupção

G1/JN

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, voltou a defender que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras permaneça na pasta. Um grupo de parlamentares quer que o Coaf seja transferido para o Ministério da Economia.

O Coaf é considerado o cérebro financeiro de grandes operações, desde o mensalão à Lava Jato. É um órgão de rastreamento de transações atípicas, suspeitas. Na comissão mista que analisa a medida provisória, a mudança que está sendo articulada é retirar o Coaf da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e vincular o órgão ao Ministério da Economia, ou seja, reverter uma das primeiras mudanças do governo que, em janeiro, transferiu o Coaf do extinto Ministério da Fazenda para a Justiça. A mudança foi defendida pelo ministro Sérgio Moro, que quer usar o Coaf para reforçar o combate à lavagem de dinheiro.

No Congresso, há oito emendas na medida provisória que reestrutura a organização do governo. Seis são assinadas por parlamentares do PT. E outras duas, pelo PSOL e PCdoB. Integrantes do “Centrão” e de outros partidos também apoiam a medida. Entre eles, vários investigados na Lava Jato.

Entre os que apoiam, o líder do Cidadania na Câmara defende que o Coaf vá para o Ministério da Economia para evitar, na opinião dele, que as investigações possam ferir garantias individuais.

“O sigilo fiscal do cidadão é uma questão de liberdades individuais. Então, não pode misturar isso com aqueles que tenham cometido corrupção. Quem cometeu corrupção, que abram as contas, que se quebre sigilo, que vá se investigar”, afirmou Daniel Coelho.

A proposta de mudança veio depois do caso Fabrício Queiroz. Foi o Coaf que identificou transações suspeitas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do então deputado estadual e hoje senador Flavio Bolsonaro. Um relatório de inteligência apontou movimentações atípicas de Queiroz de R$ 1,2 milhão entre 2016 e 2017. Os dados foram enviados ao Ministério Público do Rio e anexados ao inquérito da Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato.

O relator da medida provisória que muda os ministérios, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB, confirmou à TV Globo que o Caso Queiroz reforçou entre parlamentares a ideia de tirar o Coaf do Ministério da Justiça.

Na próxima segunda-feira (6), o relator, que também é líder do governo no Senado, disse que vai se reunir com o presidente Bolsonaro e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

A intenção é fechar o relatório final, que será apresentado à comissão que analisa a MP.

Para o relator, a mudança envolvendo o Coaf facilitaria a aprovação da medida provisória. Essa MP tem que ser aprovada até o dia 3 de junho, senão perde a validade, o que comprometeria a organização formal de ministérios e órgãos vinculados à presidência.

De janeiro até hoje, já na gestão de Sérgio Moro, foram produzidos 2.735 relatórios de inteligência financeira do Coaf, um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2018.

Em entrevista à TV Globo, o ministro da Justiça afirmou que está fortalecendo o Coaf, aumentando a estrutura de 37 para 65 servidores.

“Em matéria de segurança pública e enfrentamento ao crime organizado, a integração é tudo. Nós, então entendemos que o Coaf é um órgão extremamente importante para a prevenção da lavagem de dinheiro. E isso vai facilitar a integração principalmente com os órgãos policiais e do Ministério Público. Assim isso vai facilitar o enfrentamento a lavagem de dinheiro, ao crime organizado e a corrupção. Essa é a ideia. O presidente Bolsonaro, assim como eu, nós respeitamos a decisão do Congresso. Nós estamos respeitosamente querendo convencê-los de que o melhor lugar para o Coaf, é aqui no Ministério da Justiça. Agora, evidentemente, a decisão é dos parlamentares. “

O senador Randolfe Rodrigues, do Rede Sustentabilidade, disse que os políticos estão tentando se blindar e criticou o presidente por não se opor à mudança que o Congresso quer fazer.

“O Coaf faz parte do sistema de Justiça, do sistema de combate à lavagem de dinheiro e de combate à corrupção. Não tem sentido ele ficar fora do Ministério da Justiça.”

No início da noite, o porta-voz da Presidência afirmou que “do ponto de vista pessoal” do presidente Jair Bolsonaro, o Coaf permanece junto ao Ministério da Justiça, mas que a decisão ainda não foi tomada.

“A posição do senhor presidente da República neste momento é de manutenção do Coaf junto ao Ministério da Justiça. Estudos prosseguem no sentido de analisar se essa decisão inicial do nosso presidente deve ser referendada ou eventualmente retificada.”

O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil divulgou uma nota em que declara que as polícias consideram fundamental a integração do Coaf ao Ministério da Justiça e que só com esforços conjuntos haverá o fim da impunidade.

“Botou ordem igual Alexandre de Moraes”. Decisão de juíza em São José do Egito gera resenha nas redes

Importante destacar, ela não atendeu pedido de sessão presencial, como queria Vicente de Vevéi.  Para alguns, vitória parcial só adia reeleição de João de Maria. A decisão da juíza Tayná Lima Prado, de atender Mandado de Segurança impetrado pelo vereador Vicente de Vevéi ainda dá assunto em São José do Egito. Ele deferiu pedido liminar para […]

Importante destacar, ela não atendeu pedido de sessão presencial, como queria Vicente de Vevéi.  Para alguns, vitória parcial só adia reeleição de João de Maria.

A decisão da juíza Tayná Lima Prado, de atender Mandado de Segurança impetrado pelo vereador Vicente de Vevéi ainda dá assunto em São José do Egito.

Ele deferiu pedido liminar para suspender a sessão extraordinária de hoje que definiria data da sessão para eleição da Mesa Diretora da Câmara,  atrapalhando por hora os planos de João de Maria e de seus apoiadores.

Importante registrar, ela negou o pedido para que a sessão fosse presencial.

“No que diz respeito à primeira razão, entendo que, apesar de, felizmente, o quadro pandêmico ter atenuado, é cediço que houve, recentemente, o anúncio de outra onda de contágio, o que ensejou o retorno de cuidados sanitários, como o uso de máscaras em locais públicos. Dessa forma, verifico, em princípio, que a ação da apontada autoridade coatora se apresenta legitima e em consonância com as suas atribuições de Presidente da Casa que exerce”.

Por outro lado, ela observou que a justificativa apresentada para a convocação extraordinária é a necessidade de votação do projeto de Resolução 006/2022, que define as diretrizes básicas acerca da eleição para Presidente da Casa.

“É certo que o assunto interessa à população, já que relacionado ao comando de um dos poderes municipais. Entretanto, não se pode conferir a este tema a relevância exigida para a convocação de uma sessão extraordinária, que reclama o trato de matérias altamente relevantes e urgentes. Aliás, a votação sobre este tema de maneira extraordinária, mais compromete o interesse da população do que o assegura. Convocações extraordinárias para a tomada de decisão de atos, que, em certa medida, se apresentam como interna corporis devem ocorrer de modo ordinário, apartado da ideia de surpresa, a fim de que não se apresente como uma decisão açodada e fugaz”.

E segue: “observo, através de um juízo liminar, que a convocação para sessão extraordinária está em descompasso com a finalidade legal a ela atribuída, de modo que concluo pela presença do fumus boni juris. Além de o ato ter sido convocado para esta data 15/12/2022, às 16 horas – como, caso se concretize, enseja a própria perda do objeto da ação constitucional”. E atendeu a liminar suspendendo a sessão.

Nas redes sociais,  muitos tem brincado e comparado a decisão da juíza ao trabalho do Ministro Alexandre de Moraes contra os atos antidemocráticos,  como se São José fosse uma “república”, com a magistrada botando ordem na casa.

Na verdade, a vitória parcial dos governistas em São José do Egito aparentemente só adia a reeleição de João de Maria,  mas não teria no momento posição de impedí-la.

Nas redes, um egipciense brincou: “só vai ter que pagar maias umas diárias”, referência à manutenção dos apoiadores em uma casa de praia.

Veja decisão na íntegra: Decisão SJE

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval de Recife e Olinda

Estado tem expectativa de receber 2,5 milhões de turistas na Folia de Momo Dando início ao Carnaval na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra destacou os investimentos do Estado para garantir segurança, infraestrutura e apoio cultural à festa, que mobiliza milhares de foliões e impulsiona a economia em todas as regiões. Ao lado […]

Estado tem expectativa de receber 2,5 milhões de turistas na Folia de Momo

Dando início ao Carnaval na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra destacou os investimentos do Estado para garantir segurança, infraestrutura e apoio cultural à festa, que mobiliza milhares de foliões e impulsiona a economia em todas as regiões.

Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual acompanhou a abertura da festividade em Olinda e no Recife, na noite desta quinta-feira (12), e ainda ressaltou o efetivo da segurança pública destinado aos municípios. Em Olinda e no Bairro do Recife serão empregados mais de 12 mil postos de trabalho extras das forças de segurança, entre esta quinta e a Quarta-Feira de Cinzas.

“Estamos aqui ao lado de todos os que fazem o Carnaval mais democrático do Brasil, que é o de Pernambuco. Estamos investindo mais de R$ 80 milhões no Estado inteiro. Do Litoral ao Sertão pernambucano tem a marca do Governo do Estado, apoiando as festas e eventos. São mais de 1,3 mil atrações contratadas, e mais de 90% destes artistas são pernambucanos. Também nos fazemos presentes com as Polícias Civil e Militar, para garantir que tenhamos o Carnaval mais seguro da história. Queremos que as pessoas venham curtir com o coração em paz e tranquilo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões com ações em diversas áreas, como saúde, cultura e segurança.

“O nosso efetivo está preparado para garantir a segurança na folia, e também utilizaremos a tecnologia ao nosso favor, com câmeras em pontos estratégicos, reconhecimento facial e drones que podem sobrevoar por até 12 horas ininterruptas”, reforçou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A expectativa é de que 2,5 milhões de turistas venham a Pernambuco ao longo do ciclo carnavalesco. “O Estado se preparou para receber os turistas. Temos todo planejamento para bater recordes, com a expectativa de movimentação de R$ 3,2 bilhões nas atividades turísticas, além de ocupação de 95% de toda a rede hoteleira”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

O Governo de Pernambuco segue atuando em parceria com as prefeituras, viabilizando a contratação de artistas de alcance local e nacional, fomentando as potencialidades e pluralidades culturais do Estado. A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, enfatizou que o governo preparou uma programação especial na Marim dos Caetés. “Neste ano, o Estado será o maior apoiador do Carnaval de Olinda. Também estamos com o Palco Pernambuco Meu País na Praça do Carmo, com o Cortejo de Brincantes, e com a mobilização de diversas secretarias”, destacou.

Para a prefeita de Olinda, o Carnaval do município transcende a folia. “Muito além da festa, o nosso Carnaval é a maior expressão cultural que temos a oferecer, fala sobre a geração de emprego, economia circular de longo prazo. A parceria com o Governo de Pernambuco nos possibilita a garantia de uma estrutura de qualidade”, pontuou a gestora municipal.

SEGURANÇA – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco atuará de forma integrada em todo o Estado, com mais de 68 mil lançamentos das forças de segurança, contando também com o apoio de delegacias móveis e funcionamento em regime 24 horas das delegacias da Polícia Civil.

YOUTUBE – A governadora prestigiou, ainda, em Olinda, a abertura da Casa Carnaval das Memórias, iniciativa do YouTube Brasil com o Ministério da Cultura que abrigará influenciadores digitais no período momesco, propagando o Carnaval olindense para espectadores de todo o Brasil e até de outros países.

Acompanharam as agendas os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas); Túlio Vilaça (Casa Civil); Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Juliana Gouveia (Mulher), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário), além dos presidentes de autarquias Renata Borba (Fundarpe) e Eduardo Loyo (Empetur); e o coronel Ivanildo Torres, comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco.

Também estiveram presentes o senador Fernando Dueire; deputados estaduais Joãozinho Tenório, Antônio Moraes e Jarbas Filho; os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Júnior de Irmã Teca (Itapissuma), Padre Joselito (Gravatá), Juliana de Chaparral (Casinhas) e o vice-prefeito Felipe do Veneza (Paulista).