Notícias

Em bonito, Paulo inaugura nova sede da Escola Municipal Corintha Melo‏

Por Nill Júnior

IMG_20160706_121228

Em visita ao município de Bonito, no Agreste Central, o governador Paulo Câmara entregou à população a nova sede da Escola Municipal Corintha Melo. Com um investimento total de R$ 1,5 milhão, a unidade vai atender cerca de 350 estudantes, da modalidade Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental I, dos bairros Frei Damião, Mutirão e Vila da Cohab.

Para Câmara, a inauguração expressou o bom desempenho do trabalho integrado entre os governos estadual e municipal na busca pelo fortalecimento da educação no Estado.

“Temos a satisfação de entregar um equipamento bem construído, dialogando com o que nós planejamos e que, sem dúvidas, vai fazer a diferença na vida desses alunos dessas comunidades”

Com 846 m² de área construída, a estrutura contempla seis salas de aula, sala de leitura, sala de informática, pátio de recreação, quadra coberta e banheiros adaptados. Além disso, o novo espaço possui secretaria, arquivo, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros administrativos, cozinha, despensa, depósito e área de serviço.

A construção da unidade – autorizada pelo governador no início de 2015- integra o primeiro lote do Projeto Reconstrução, que prevê a construção de 13 unidades estaduais e municipais em oito cidades da Mata Sul e Agreste do Estado.

Outras Notícias

Temer anuncia reajuste do Bolsa família

O Presidente Michel Temer  aproveitou o pronunciamento em cadeia nacional na noite desta segunda-feira (30) para reagir a críticas e anunciar o reajuste do Bolsa Família. Ele já confirmou à Voz do Brasil. O pronunciamento, programado para ir ao ar à noite, em cadeia nacional de rádio e televisão, foi antecipado com a publicação de […]

O Presidente Michel Temer  aproveitou o pronunciamento em cadeia nacional na noite desta segunda-feira (30) para reagir a críticas e anunciar o reajuste do Bolsa Família. Ele já confirmou à Voz do Brasil.

O pronunciamento, programado para ir ao ar à noite, em cadeia nacional de rádio e televisão, foi antecipado com a publicação de um vídeo na página do presidente no Twitter. Segundo integrantes do governo, o reajuste médio a partir de maio será de 5,67%. 

Foi uma vitória da ala política do governo. A equipe econômica queria um reajuste de cerca de 3%, pouco acima da inflação do ano passado (2,95%). Como a fala já estava gravada antes da decisão sobre o reajuste, Temer não revelou o percentual no pronunciamento. Disse apenas que estava anunciando o reajuste, sem mencionar os 5,67%.

O pronunciamento na véspera do Dia do Trabalhador é tentativa de criar uma agenda positiva. Até mesmo aliados criticam a paralisia do governo desde o final do ano passado, quando Temer conseguiu arquivar a segunda denúncia contra ele por causa da delação da JBS.

“Enquanto alguns passam o dia criticando, a gente passa o dia trabalhando”, dirá Temer ao final do pronunciamento.

De acordo com auxiliares, além do anúncio do aumento do Bolsa Família, a fala de Temer de quatro minutos e meio será mais abrangente, se dirigindo também a todas as categorias de trabalhadores. “Será uma fala de incentivo e compromisso”, disse um auxiliar.

Apesar de índices positivos da economia, com queda da inflação e da taxa de juros, o governo Temer tem mantido índices elevados de avaliação negativa, acima de 70% de reprovação. De forma reservada, interlocutores do presidente admitem que as investigações sobre o caso Rodrimar prejudicam muito o governo e dificultam a chamada “agenda positiva”.

Incêndio destrói mais de 100 veículos de polo automotivo em Pernambuco

Por Felipe Munhoz/UOL Um incêndio atingiu uma transportadora do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), a 65 km ao norte de Recife, na madrugada do sábado (17). O fogo destruiu mais de cem veículos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver […]

Por Felipe Munhoz/UOL

Um incêndio atingiu uma transportadora do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), a 65 km ao norte de Recife, na madrugada do sábado (17). O fogo destruiu mais de cem veículos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que caminhões-cegonha com carros pegaram fogo em pontos distantes e ao mesmo tempo.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 3h45 para controlar um incêndio em veículos na empresa SADA Transportes, localizada na PE-049, em Goiana. Foram enviadas três viaturas para o local. O fogo foi controlado duas horas depois.

“O fogo se alastrou rapidamente e ocasionou prejuízos materiais de grande valor. As equipes operacionais da SADA Transportes estão realizando os levantamentos”, afirmou a empresa, em nota enviada ao UOL.

A transportadora informou que, em uma apuração preliminar, identificou que foram atingidos oito caminhões-cegonha carregados com 74 automóveis preparados para transporte. As chamas atingiram também um galpão onde 26 ônibus foram queimados —totalizando 108 veículos.

A SADA disse que iniciou um plano de ação orientando as operações para “assegurar que os serviços logísticos sejam prestados com a mesma eficiência e qualidade”, além de manter a segurança “das pessoas e bens envolvidos”.

“O Grupo SADA reitera seu compromisso com a segurança de todos os colaboradores e motoristas parceiros. Ressaltamos nossos esforços para a imediata regularização das operações, bem como continuamos à inteira disposição para esclarecimentos adicionais”, diz a nota.

A reportagem também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Fiat Chrysler Automobiles (CFA), proprietária do polo automotivo. A empresa afirmou que está solidária com a SADA e mantém contato com a transportadora desde cedo.

A SADA afirmou ainda que acionou as autoridades. A Polícia Civil informou, em nota, que está investigando o caso e que as diligências seguirão “até a completa elucidação do ocorrido”.

Tradicional figura do carnaval pernambucano virá às ruas com um novo bloco e inauguração de uma sede própria

Por Sebastião Araújo – Especial para o Blog Famosos no carnaval pernambucano, os Caretas de Triunfo ganham este ano uma novidade, a Treca Expedita Trindade. Espécie de bloco, deve reunir cerca de 130 caretas que desfilarão na Terça-feira de Carnaval, a partir das 15h, pelas principais ruas e avenidas da cidade. Antes da concentração, os […]

Por Sebastião Araújo – Especial para o Blog

Famosos no carnaval pernambucano, os Caretas de Triunfo ganham este ano uma novidade, a Treca Expedita Trindade. Espécie de bloco, deve reunir cerca de 130 caretas que desfilarão na Terça-feira de Carnaval, a partir das 15h, pelas principais ruas e avenidas da cidade. Antes da concentração, os foliões se reúnem para degustarem de um almoço com o tradicional munguzá salgado, que será servido na Sociedade Triunfense de Cultura, no Centro, de onde o bloco de mascarados sairá ao som da Orquestra de Frevos Isaías Lima.

O bloco surgiu para homenagear Expedita Trindade, incentivadora dos filhos e amigos para que saíssem vestidos como careta, não deixando a tradição morrer. Dona Expedita foi pioneira na fabricação de máscaras usadas pelas figuras carnavalescas. “É um reconhecimento justo pelo trabalho que ela teve como artesã, dando exemplo de preservação do careta, símbolo de Triunfo”, diz a pesquisadora Diana Rodrigues.

Uma das principais incentivadoras do carnaval triunfense, Diana faz parte da coordenação do bloco. “Será um desfile inédito, pois reuniremos o maior número de caretas já visto em Triunfo”, promete a pesquisadora. Será um momento histórico, agregando caretas com suas roupas e indumentárias antigas ao lado de outros com figurino moderno cheio de muito colorido e enfeites. Entre os foliões a questão da idade não existe, pois desfilarão crianças, jovens e idosos, não só da própria cidade como filhos da terra residentes em outros estados que virão exclusivamente para participar do bloco.

SEDE

Outra novidade este ano dos festejos carnavalescos de Triunfo, a 423 quilômetros do Recife, é a inauguração da Casa do Careta, que contará com sala multimídia, exposições, oficinas de produção de acessórios como relhos, máscaras, tabuletas e chapéus. Um dos objetivos da criação desse espaço é o de promover a geração de emprego e renda, principalmente para os moradores do Alto da Boa Vista, onde está instalada. A inauguração da Casa do Careta será na segunda-feira (4), às 15h.

HISTÓRIA

Os Caretas surgiram de um grupo de reisado formado no Sítio Laje, área rural do município. O Mateus, mascarado do grupo que se apresentava nas festas natalinas, bebeu e foi expulso do reisado, saindo solitário subindo e descendo as ladeiras de Triunfo. Voltou no carnaval mascarado e daí deu origem ao careta.

Atualmente, a figura se faz presente nos eventos promovidos pelo município ao longo do ano. No Carnaval, o dia consagrado aos caretas é a segunda-feira, quando desfilam a partir das 16h, e fazem suas exibições próprias, que só eles são capazes de fazer.

Itapetim realiza a 3ª Mesa de Glosas em homenagem às mulheres

O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, vai realizar, no próximo dia 1 de abril, a 3ª Mesa de Glosas em homenagem às mulheres. Os participantes glosadores são Lenelson Piancó, Milene Augusto, Dayane Rocha, Gislândio Araújo e Thaynnara Queiroz. A mediação é de Zé Adalberto com declamação de Evelyn […]

O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, vai realizar, no próximo dia 1 de abril, a 3ª Mesa de Glosas em homenagem às mulheres.

Os participantes glosadores são Lenelson Piancó, Milene Augusto, Dayane Rocha, Gislândio Araújo e Thaynnara Queiroz.

A mediação é de Zé Adalberto com declamação de Evelyn Marianny e a participação musical de Monique D’Angelo e Vitória Fernandes.

O evento acontecerá no Centro da Cidade, em frente ao Bar de Titia, às 20h.

Após especulações sobre aproximação com João Campos, Márcia Conrado participa de agenda com Raquel

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, teve protagonismo no lançamento do Programa Recicla Mais Pernambuco, ao lado da governadora Raquel Lyra e de vice, Priscila Krause. Márcia destacou que o programa nasceu inspirado em um projeto criado em Serra Talhada. “Implantamos a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros com […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, teve protagonismo no lançamento do Programa Recicla Mais Pernambuco, ao lado da governadora Raquel Lyra e de vice, Priscila Krause.

Márcia destacou que o programa nasceu inspirado em um projeto criado em Serra Talhada.

“Implantamos a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros com planejamento, responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente, e hoje esse projeto virou política pública estadual”, disse.

No texto, Márcia não faz referência à governadora Raquel Lyra, muito menos publicou foto ao seu lado, mas destaca uma foto em que discursa ao lado da gestora.

 No último dia 30, Márcia e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reuniram em Serra Talhada. O movimento reforçou a especulações de que Márcia estará no palanque do socialista em 2026. Fontes palacianas dizem que Márcia não fechou questão sobre seu futuro ainda.