Notícias

Em Água Branca vereadores vão ganhar um salário mínimo

Por Nill Júnior

not-1080-20150319085652Causa espanto o que foi decidido pelos vereadores do município paraibano de Água Branca.  O relato é de Anchieta Santos para o blog.

Em sessão ordinária do último dia 17, foi aprovado pelo plenário que os vereadores ganharão o salário mínimo e o presidente da Câmara, por conta da representação do cargo, terá subsídios de dois salários mínimos, e ainda terão descontados desse salário, 10% por faltas não justificadas. O Projeto de Resolução aprovado passa a vigorar no quadriênio 2017/2020.

Governada por um prefeito Tarcisio Firmino, que faz da gestão um exemplo de dignidade, probidade e capacidade, Água Branca agora dá exemplo ao Brasil, um exemplo que, dificilmente será seguido ou copiado pelos espertalhões que fazem da política um meio de ficarem mais afortunados.

Outras Notícias

Reunião debateu descarte correto de medicamentos e material contaminante em Afogados

Durante a programação da primeira semana de descarte consciente de resíduos, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu um encontro para discutir e orientar sobre o descarte correto de produtos medicamentosos e de material contaminante, resultantes dos serviços de saúde no município.  A reunião contou com uma palestra orientativa de Adriana Ferreira, fiscal da agência […]

Durante a programação da primeira semana de descarte consciente de resíduos, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu um encontro para discutir e orientar sobre o descarte correto de produtos medicamentosos e de material contaminante, resultantes dos serviços de saúde no município. 

A reunião contou com uma palestra orientativa de Adriana Ferreira, fiscal da agência pernambucana de vigilância sanitária (APEVISA). Ela abordou as instruções da normativa RDC no.222/2018, – que regulamenta o gerenciamento do descarte dos resíduos sólidos da saúde e que modernizou a legislação, incluindo serviços como salões de beleza, de estética e de colocação de piercing. 

Os principais serviços que geram resíduos abrangidos na norma são: assistência de saúde domiciliar, laboratórios, necrotérios e funerárias, estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde, serviços de medicina legal, farmácias e distribuidores de produtos farmacêuticos e o Samu. 

Segundo Adriana,  80% dos resíduos são domiciliares (nem todos são contaminantes), sendo 15% de agentes patológicos e contaminantes, 4% de medicamentos vencidos e 1% de itens perfurocortantes. 

“É importante destacar que a responsabilidade desse tipo específico de resíduo é do gerador, que precisa ter em funcionamento um plano de gerenciamento dos resíduos de saúde (PGRSS), elaborado por um profissional competente para tanto,” destacou Adriana. 

Participando também da palestra, o presidente do conselho municipal de meio-ambiente, Elias Silva, destacou a importância da conscientização ambiental da população para que possamos ter um descarte correto dos resíduos sólidos em Afogados. 

A reunião contou com as presenças do Secretário de Saúde, Artur Amorim; do adjunto de infraestrutura, Carlos Neves; vereadores César Tenório, Raimundo Lima e Gal Mariano; Pedro Brito e Aline Alves, respectivamente, diretor de vigilância ambiental e diretora da vigilância em saúde de Afogados. O evento aconteceu no cineteatro São José.

Patriota é reeleito por aclamação presidente da Amupe  

Com 152 votos, os prefeitos e prefeitas pernambucanos elegeram nesta segunda, 1 de março, a nova diretoria executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com José Patriota na presidência para o próximo biênio 2021-2023. A posse dos novos gestores foi realizada em assembleia extraordinária ainda nesta segunda-feira, por videoconferência, com participação do governador Paulo Câmara, […]

Com 152 votos, os prefeitos e prefeitas pernambucanos elegeram nesta segunda, 1 de março, a nova diretoria executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com José Patriota na presidência para o próximo biênio 2021-2023.

A posse dos novos gestores foi realizada em assembleia extraordinária ainda nesta segunda-feira, por videoconferência, com participação do governador Paulo Câmara, do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e dos presidentes dos seguintes órgãos: Alepe, TJPE, TCE/PE, UFPE, OAB, Sebrae, associações municipalistas dos Estados do Ceará e Paraíba e do prefeito anfitrião, João Campos, do Recife.

Em seu discurso de agradecimento, José Patriota ressaltou a unidade política que vive a entidade e o fortalecimento e reconhecimento a nível nacional do movimento municipalista pernambucano.

“O movimento municipalista se faz mais forte a partir da união de todos os gestores. São representantes de 15 dos 17 partidos políticos que elegeram prefeitos e prefeitas em todo o Estado, de todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco. A Amupe seguirá forte para mais dois anos de muita luta, trabalho e conquistas”, celebrou.

Ao agraciar a nova diretora da Amupe, o governador Paulo Câmara também realizou um panorama da situação da covid-19 no Estado, e destrinchou com os prefeitos o orçamento e investimentos previstos para 2021 nas áreas de estradas, aviação regional, esgotamento sanitário e abastecimento de água, educação, segurança e liberação de parcelas do FEM, o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal.

“Espero que a gente tenha condições de superarmos juntos essa situação e virarmos a página, termos condições de realmente voltar a crescer, gerar emprego e renda”, concluiu.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, parabenizou a todos os eleitos e eleitas. “A Amupe, na pessoa do presidente José Patriota e de toda diretoria, dentro do movimento municipalista, tem nos ajudado a construir a pauta do movimento municipalista no Brasil, pauta que objetiva fortalecer a gestão local e, consequentemente, as ferramentas necessárias para que possamos melhorar as vidas das pessoas que vivem nos municípios”, enfatizou.

Toda a transmissão foi realizada ao vivo pelo canal oficial da Amupe no Youtube, e encontra-se disponível no www.youtube.com/amupe.

Anunciado calendário cultural de Arcoverde

A Prefeitura de Arcoverde Madalena Britto lançou no seu gabinete da prefeita, o Calendário de Eventos 2017, através de uma entrevista coletiva. A solenidade contou com a apresentação do secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco. O Calendário exibe os principais acontecimentos culturais, religiosos e sociais, com demandas turísticas realizadas pela Prefeitura e/ou pela iniciativa […]

Calendário começa com o Baile Municipal, dia 11 de fevereiro
Calendário começa com o Baile Municipal, dia 11 de fevereiro

A Prefeitura de Arcoverde Madalena Britto lançou no seu gabinete da prefeita, o Calendário de Eventos 2017, através de uma entrevista coletiva. A solenidade contou com a apresentação do secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco.

O Calendário exibe os principais acontecimentos culturais, religiosos e sociais, com demandas turísticas realizadas pela Prefeitura e/ou pela iniciativa privada. “São eventos de relevância cultural, econômica e histórica para a cidade de Arcoverde”, enfatiza a prefeita Madalena Britto.

Os principais eventos promovidos pela Prefeitura são o Carnaval, o São João e o Natal. Mas o calendário tem o 11º Baile Municipal, a Festa da Divina Misericórdia, o Aniversário do Coco Trupé, a 104ª Festa de Santo Antonio, o Encontro Cultural do Samba de Coco Irmãs Lopes, a VII Caminhada do Forró, o Aniversário do Coco Raízes, o 4º Portal do Sertão Motofest, a 45ª Festa do Agricultor, a 99ª Festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento, o III Encontro de Bois e Ursos, entre outros.

Para o 11º Baile Municipal de Arcoverde, no próximo dia 11 de fevereiro,  a banda Babado Novo será a atração que vai dobrar com a orquestra Super Oara, homenageada deste ano.   A banda baiana, formada em 2001, traz, hoje, como vocalista a cantora Mari Antunes.

Evandro Valadares: “meu estadual é Paulo Jucá”

O prefeito Evandro Valadares saiu-se com uma resposta bem ao seu estilo quando perguntado sobre a possibilidade de anunciar um novo estadual. Ele fechou apoio e parceria com o Mendonça Filho, mas ainda tratou sobre a possibilidade de apoiar um estadual. Perguntado sobre o tema na Gazeta FM,  Valadares foi direto: “meu estadual é Paulo […]

O prefeito Evandro Valadares saiu-se com uma resposta bem ao seu estilo quando perguntado sobre a possibilidade de anunciar um novo estadual.

Ele fechou apoio e parceria com o Mendonça Filho, mas ainda tratou sobre a possibilidade de apoiar um estadual.

Perguntado sobre o tema na Gazeta FM,  Valadares foi direto: “meu estadual é Paulo Jucá “. Registre-se,  Paulo teve 27.214 votos, mas não conseguiu a eleição.  Evandro explicou:

“Não adianta eu apoiar um outro nome e quando chegar na eleição dizer que não votar nele.  Porque quando chegar a eleição a gente vai votar em Paulo. Então não precisa apoiar outro nome”.

De fato, Paulo tem tido agenda na defesa de São José do Egito e outras bases onde foi votado, como Brejinho, com protagonismo junto a secretarias do governo Raquel Lyra.

Sua defesa é para que o Estado tenha o entendimento de que o Pajeú não se resume aos polos de Serra Talhada e Afogados. Na agenda, Paulo tem brigado por descentralização das ações de segurança e saúde.

Márcia Conrado tem protagonismo em ato pró Teresa e Danilo

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), teve posição de destaque à mesa na formalização da aliança PT-PSB com o lançamento de Teresa Leitão ao Senado e a formalização da aliança com Danilo Cabral candidato a governador. Sentada ao lado do governador Paulo Câmara e do Deputado Federal Carlos Veras, Conrado foi uma das […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), teve posição de destaque à mesa na formalização da aliança PT-PSB com o lançamento de Teresa Leitão ao Senado e a formalização da aliança com Danilo Cabral candidato a governador.

Sentada ao lado do governador Paulo Câmara e do Deputado Federal Carlos Veras, Conrado foi uma das lideranças com direto a fala.

Ela destacou a candidatura de Teresa Leitão ao Senado. “Teremos a primeira Senadora mulher de Pernambuco. Estou como única prefeita do PT no estado. Precisamos ocupar mais esses espaços. Já mostramos que onde chagamos fazemos a diferençam, trabalhando da forma correta, da forma petista”.

Ela ainda falou em garantir a democracia no pais defendeu Lula presidente e a aliança. “Esse grupo sabe o caminho certo. Com muita alegria digo que é Lula lá, Teresa e Danilo cá. Estamos prontos pra vitória”, disse a petista.