Notícias

Eleições da Câmara de Salgueiro podem ter reviravolta com possível candidatura de Zé Carlos

Por André Luis

O que parecia ser uma eleição tranquila para a presidência da Câmara Municipal de Salgueiro ganhou novos contornos nos bastidores da política local. De acordo com informações divulgadas pelo blog Sertão Central, Leo Parente, tido como favorito e apoiado pelos vereadores do grupo do prefeito eleito Fabinho, pode enfrentar um cenário inesperado de disputa devido a uma articulação envolvendo o vereador Zé Carlos e um empresário insatisfeito.

Insatisfação no grupo do prefeito eleito

A possível mudança no cenário começou a ganhar forma com a insatisfação de um empresário que investiu na campanha de Fabinho, mas foi excluído do primeiro escalão do novo governo. Sentindo-se isolado politicamente, ele estaria articulando um movimento de oposição dentro da própria base do prefeito.

Esse empresário, segundo fontes próximas, possui influência sobre Zé Carlos, vereador que recentemente migrou para o grupo de Fabinho após romper com seu antigo partido. A chegada de Zé Carlos ao grupo foi vista como uma estratégia para fortalecer a base do prefeito, mas agora ele pode se tornar o principal pivô de uma reviravolta.

Zé Carlos no centro da articulação

Motivado pelo apoio do empresário, Zé Carlos pode decidir lançar sua candidatura à presidência da Câmara, o que criaria um novo cenário de disputa. Caso entre na corrida, ele não apenas dividiria os votos que hoje garantem a liderança de Leo Parente, como também poderia conquistar apoio de antigos aliados de seu partido de origem.

Fontes apontam que, com essa movimentação, o vereador pode reunir força suficiente para alterar o equilíbrio do jogo político e tornar a eleição mais acirrada. Essa possibilidade gera incerteza entre os vereadores do grupo do prefeito, que agora podem enfrentar uma disputa mais complexa do que o esperado.

Cenário imprevisível

A articulação nos bastidores demonstra que, em política, nem sempre os cenários aparentemente consolidados permanecem inalterados. Com as negociações em andamento, a eleição da presidência da Câmara Municipal de Salgueiro, antes vista como definida, agora se torna imprevisível.

Os próximos dias serão decisivos para determinar os rumos dessa disputa. O foco está sobre os movimentos de Zé Carlos, do empresário e dos vereadores que podem se alinhar com o novo candidato. Enquanto isso, o grupo de Fabinho precisará redobrar esforços para manter a coesão e assegurar o apoio necessário à candidatura de Leo Parente.

Outras Notícias

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE marca presença na 25ª ExpoSerra

Estande institucional, atividades culturais, serviços de saúde e qualificação profissional integram a participação do Sistema na feira, que acontece de 17 a 19 de julho em Serra Talhada O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco estará presente na 25ª edição da ExpoSerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, que acontece nos dias 17, 18 […]

Estande institucional, atividades culturais, serviços de saúde e qualificação profissional integram a participação do Sistema na feira, que acontece de 17 a 19 de julho em Serra Talhada

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco estará presente na 25ª edição da ExpoSerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de julho, no Armazém Social do Sesc. Com o tema “Um novo tempo, novas oportunidades”, a feira celebra um quarto de século de contribuição direta para o desenvolvimento do Sertão do Pajeú. Mais uma vez, o Sistema marcará presença com um estande institucional e uma série de ações integradas voltadas à população, aos empresários da região e a visitantes de todo o estado.

Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, destaca: “A ExpoSerra é muito mais que uma feira. É um símbolo do crescimento econômico do Sertão do Pajeú, do fortalecimento da identidade empreendedora da região e da capacidade de articulação de Serra Talhada, que se projeta como polo de saúde, educação, cultura e comércio. Estamos falando de um município com o segundo maior PIB do Sertão, referência regional e nacional em vários setores, e reconhecido como polo estratégico pela Sudene. Para nós, é uma honra acompanhar essa trajetória e contribuir para que esse desenvolvimento seja cada vez mais sustentável”, comenta Bernardo.

Ações integradas

O Sesc Pernambuco trará para a feira uma programação diversificada voltada ao bem-estar, cultura e sustentabilidade. No estande, os visitantes poderão participar de triagem com avaliação física, tours virtuais pela academia da unidade com óculos de realidade virtual, jogos digitais com temática esportiva e de saúde, além de demonstrações de alongamento, treinamento funcional, ginástica laboral e desafios interativos. Também haverá atividades de educação ambiental, como quiz ecológico para adultos e crianças, tour virtual pelo Centro de Educação Ambiental do Sesc e distribuição de mudas de plantas nativas.

Na programação artística, o Sesc assina o Palco Cultural com três apresentações gratuitas: a abertura será na quarta-feira (17), às 21h, com a Banda Vizzu; na quinta (18), às 20h, sobe ao palco o cantor Raphael Moura; e na sexta (19), às 20h, o público poderá prestigiar o show da Banda Pajeuzeiros. As apresentações reforçam o compromisso com a valorização da cultura nordestina e o fortalecimento da identidade artística do Sertão do Pajeú.

O Senac Pernambuco preparou para a feira uma agenda que combina inovação, educação profissional e experiências interativas. Entre as atrações estão tours virtuais em 3D por diferentes países, quizzes de inglês e sobre o programa Mediotec, cabine instagramável e, nos dias 18 e 19, demonstrações de estética facial com Derma Scan e uso de desfibrilador portátil. Um dos momentos especiais da programação será o Café com o Empresário, um encontro voltado à aproximação com o setor produtivo da região, promovendo o diálogo, a troca de experiências e a apresentação de soluções como o Cartão do Empresário da Fecomércio.

No estande institucional do Sistema Fecomércio, as ações também estarão voltadas ao fortalecimento da relação com os empreendedores locais. A equipe estará disponível para atendimentos personalizados com foco na reativação de parcerias, no estreitamento de vínculos já existentes e na prospecção de novos parceiros comerciais. Além de esclarecer dúvidas e apresentar os benefícios do Cartão do Empresário, que oferece vantagens em mais de quatro mil empresas conveniadas e nos serviços do próprio Sistema, a participação na feira reforça a estratégia de consolidar a presença da Fecomércio-PE no Sertão como aliada do desenvolvimento econômico regional.

Como parte das atividades da feira, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac promove uma campanha solidária de arrecadação de alimentos para o Programa Sesc Mesa Brasil, que combate a fome e promove a segurança alimentar das pessoas atendidas. Durante os três dias do evento, quem doar alimentos concorrerá a prêmios especiais: na quinta-feira, o Senac sorteará um curso; na sexta, o Sesc presenteará com um kit do Circuito Sesc de Corridas – Etapa Serra Talhada; e no sábado, a Fecomércio oferecerá uma consultoria online com certificado digital.

Desde sua fundação, a ExpoSerra tem sido palco de grandes negócios, surgimento de novas empresas e promoção da identidade cultural do Sertão. “Participar da 25ª edição, com ações do Sesc, do Senac e do Cartão do Empresário, reafirma nosso compromisso com a interiorização do desenvolvimento. A cada ano, a feira se transforma em uma vitrine de oportunidades e inovação, promovendo conexões entre empreendedores, instituições e o público. Por isso, somos entusiastas deste evento e mantemos nossa presença como apoiadores ativos”, finaliza Bernardo Peixoto.

SERVIÇO

25ª ExpoSerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada

Local: Armazém Social do Sesc – Serra Talhada (PE)

Data: 17 a 19 de julho

Horário: A partir das 18h

Informações: www.exposerraoficial.com.br

Humberto Costa e Fernando Dueire estarão em Carnaíba no próximo sábado

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Carnaíba anunciou por meio de suas redes sociais, que no próximo sábado (8), a partir das 09h30, em frente ao Banco do Brasil, ocorrerá a entrega oficial de veículos e a assinatura de ordens de serviços. O evento terá a presença dos senadores Fernando Dueire e Humberto Costa. Os […]

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Carnaíba anunciou por meio de suas redes sociais, que no próximo sábado (8), a partir das 09h30, em frente ao Banco do Brasil, ocorrerá a entrega oficial de veículos e a assinatura de ordens de serviços. O evento terá a presença dos senadores Fernando Dueire e Humberto Costa.

Os senadores estarão presentes para apoiar e testemunhar a entrega de cinco tratores destinados às comunidades de Barreiro do Fabiano, Brejo de Dentro, Jatobá, Barreiros de Ibitiranga e Itã. Além desses importantes equipamentos agrícolas, a cerimônia incluirá a entrega de uma unidade Odontomóvel, que levará atendimento odontológico itinerante à população, e um veículo para a Guarda Municipal, reforçando a segurança pública local.

Durante o evento, serão assinadas várias ordens de serviço que visam melhorar significativamente a infraestrutura do município. Entre as melhorias estão a pavimentação asfáltica de 18 mil m², a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade de Itã, e a ampliação do Laboratório de Análises Clínicas no hospital municipal, aumentando a capacidade de atendimento e melhorando as condições para a realização de exames.

Outras obras essenciais incluem a drenagem das águas pluviais na sede do município, prevenindo alagamentos e melhorando o escoamento das águas das chuvas. Também está prevista a execução de 15 mil m² de calçamento nos bairros Gitirana, Bela Vista e Carnaíba Velha, que contribuirá para a melhoria das vias urbanas. A construção de uma biblioteca para as escolas Maria da Paz Barbosa e Creche Marluce Bezerra visa incentivar a leitura e o aprendizado entre as crianças e jovens do município.

Brejinho segue em estado de alerta para ocorrência de Dengue, Chikungunya e Zika

A Secretaria de Saúde de Brejinho, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta terça-feira (21), o mais recente Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa). Segundo a pasta, a pesquisa realizada este mês de março apontou que mais de 3 em cada 100 domicílios têm a presença do mosquito. “Este índice mantém o […]

A Secretaria de Saúde de Brejinho, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta terça-feira (21), o mais recente Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa).

Segundo a pasta, a pesquisa realizada este mês de março apontou que mais de 3 em cada 100 domicílios têm a presença do mosquito. “Este índice mantém o nosso município em estado de alerta para a ocorrência dessas doenças”, informou.

A recomendação é que a população mantenha depósitos com água fechados e limpos, não deixar utensílios que possam acumular água em locais abertos, se informar sobre o mosquito e as doenças e receber bem os agentes de saúde e de endemias.

“Se adoecer com febre repentina, dor por trás dos olhos, dor de cabeça, dor nas articulações, não tome remédio por conta própria, procure o médico mais próximo”, reforça a Secretaria de Saúde em nota.

Estendemos a mão ao povo cubano, diz Obama sobre morte de Fidel

Do UOL O presidente dos EUA, Barack Obama, divulgou nota neste sábado (26) sobre o anúncio do falecimento do líder cubano Fidel Castro, morto aos 90 anos. “Nós estendemos a mão da amizade ao povo cubano. Nós sabemos que este momento enche os cubanos –que estão em Cuba e nos EUA– de fortes sentimentos porque […]

Em março deste ano, o presidente dos EUA, Barack Obama (à esq.), e o líder de Cuba, Raúl Castro (à dir.), se encontraram em Havana. Foto: Ramon Espinosa/AP
Em março deste ano, o presidente dos EUA, Barack Obama (à esq.), e o líder de Cuba, Raúl Castro (à dir.), se encontraram em Havana. Foto: Ramon Espinosa/AP

Do UOL

O presidente dos EUA, Barack Obama, divulgou nota neste sábado (26) sobre o anúncio do falecimento do líder cubano Fidel Castro, morto aos 90 anos.

“Nós estendemos a mão da amizade ao povo cubano. Nós sabemos que este momento enche os cubanos –que estão em Cuba e nos EUA– de fortes sentimentos porque os faz lembrar as inúmeras formas que Fidel Castro alterou o curso de vidas de pessoas, de famílias e da nação cubana”, diz o comunicado.

Na nota, Obama afirma que “a história vai lembrar e julgar o enorme impacto dessa figura singular sobre as pessoas e o mundo ao seu redor”.

Obama mencionou a relação conflituosa entre os dois países durante quase seis décadas, quando “o convívio entre os EUA e Cuba foi marcado por discórdia e profundas divergências políticas”.

“Durante meu governo, nos esforçamos para deixar o passado para trás, buscando um futuro no qual o relacionamento entre nossos países seja definido não por nossas diferenças, mas pelas várias coisas que nós compartilhamos como vizinhos e amigos –laços familiares, cultura, comércio e humanidade”, escreveu.

“Hoje, nós damos condolências à família de Fidel Castro, e nossos pensamentos e orações estão com o povo cubano”, acrescentou.

Mais cedo, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, se pronunciou de forma bastante sucinta em seu perfil no Twitter sobre a morte do líder cubano. “Fidel Castro está morto”, escreveu, nada além disso.

Adolescente exibe armas em rede social e é apreendido em Serra Talhada

Na Capital do Xaxado, o assunto da vez é a apreensão de um adolescente que postou fotos em redes sociais e Whatsapp com duas pistolas e ainda sinalizando que cometeria homicídios na cidade. Ele foi apreendido por policiais do 14º BPM em Serra Talhada. O jovem, cujo nome e face não podem ser exibidos por […]

unnamed (3)

Na Capital do Xaxado, o assunto da vez é a apreensão de um adolescente que postou fotos em redes sociais e Whatsapp com duas pistolas e ainda sinalizando que cometeria homicídios na cidade.

Ele foi apreendido por policiais do 14º BPM em Serra Talhada. O jovem, cujo nome e face não podem ser exibidos por exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, disse que iria assassinar pessoas na Escola Irnério Inácio, onde estudava. Ele inclusive aparece com fardamento da rede estadual de ensino.

O adolescente mora no bairro Vila Bela e relatou que as armas pertenciam a uma pessoa identificada como “Nem”, proprietário de um bar, no bairro Borborema.

Com Mandado de Busca e Apreensão, PMs encontraram dois revólveres, uma pistola e munições. Os revólveres são os mesmo que foram expostos pelo adolescente nas redes sociais.

Todos os envolvidos, juntamente com as armas, foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada. Como as armas não eram propriedade do adolescente, a Civil investiga se ele de fato pretendia matar alguém ou se, em surto de exibicionismo, quis apenas chamar a atenção.