Sem categoria

Eduardo critica preconceito à livre iniciativa e ao lucro

Por Nill Júnior

20140428180115333920u

do Diário de Pernambuco

Pré-candidato à presidência da República, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB/PE), apresentou a empresários do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – nesta segunda-feira (28), em São Paulo, seu programa de governo dividido em cinco eixos temáticos, durante o segundo Almoço-Debate do ano, evento que registrou recorde histórico de 525 empresários presentes. O encontro, realizado no Hotel Grand Hyatt, foi presidido pelo empresário João Doria Jr. Ao lado de Eduardo Campos estava e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PSB/AC), que também respondeu a perguntas dos participantes.

Campos comentou sobre as crises políticas e econômicas internacionais, que se estenderam até 2010 e atrapalharam os debates das últimas eleições presidenciais. “O Brasil pegou o caminho errado e agora é hora de retomar o caminho certo. Existe uma crise política que demanda um novo pacto social, que tem que ser gerido por uma nova política”, afirmou.

O candidato considera que este é o momento de construir um Brasil sem preconceitos à livre iniciativa e ao lucro, mas também que preze a sustentabilidade, a educação de qualidade, o atendimento à saúde – itens importantes que podem efetivamente mudar a vida brasileira. Dois desafios se colocam, um que dialogue com a economia, focado na produtividade, outro que dialogue com a sociedade e elimine a insegurança e o medo que assola a população em diversas cidades brasileiras.

“Não é momento de discutir os interesses de um ou de outro partido, mas de uma nova agenda para o País”, disse Campos, ressaltando que pretende preservar as conquistas que tivemos nos últimos 30 anos, não importando a que partido elas sejam atribuídas.

O candidato falou ainda sobre ter uma governança responsável, manter o tripé econômico, eliminar o ambiente hostil ao investidor, ampliar a inserção do Brasil no cenário internacional, ter clareza de que as despesas não podem crescer mais do que as receitas e também sobre uma revisão da quantidade de ministérios. A meta de sua equipe é chegar a 2018 com inflação de 4%, com crescimento de 4% do PIB. Também falou sobre a necessidade de se fazer uma reforma tributária, que não acontecerá da noite para o dia, mas que deverá ser fatiada e com metas bem definidas. Desta forma, acredita que “em uma década poderemos entregar um novo e efetivo sistema tributário para o País”.

Outras Notícias

Câmara de Juru passa vergonha ao ter contas bloqueadas

A Câmara Municipal de Juru passou vergonha ao entrar no radar do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba após ter contas bancárias bloqueadas por falta de prestação de contas referente ao exercício de 2025. A casa é presidida por Wanderley Rodrigues Severiano. Detalhe: em entrevistas, ele diz ser pré-candidato a prefeito do município paraibano. […]

A Câmara Municipal de Juru passou vergonha ao entrar no radar do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba após ter contas bancárias bloqueadas por falta de prestação de contas referente ao exercício de 2025.

A casa é presidida por Wanderley Rodrigues Severiano. Detalhe: em entrevistas, ele diz ser pré-candidato a prefeito do município paraibano.

A medida repercute nos últimos dias e foi comunicada pelo próprio presidente do TCE-PB durante sessão do Tribunal Pleno e revelou uma situação grave: o Legislativo municipal deixou de encaminhar uma obrigação básica de transparência e controle.

De acordo com o registro oficial da sessão, o bloqueio não atingiu apenas prefeituras. No caso de Juru, a deliberação foi aplicada especificamente porque a Câmara de Vereadores não remeteu a Prestação de Contas do exercício de 2025. Não se trata, portanto, de mero atraso burocrático sem consequência. O gesto do TCE é duro e tem peso institucional, porque atinge diretamente a entrega financeira do Órgão.

O BC1 apurou que a decisão expõe um problema que vai além do papel. Quando uma câmara municipal deixa de prestar contas, o que fica comprometido não é apenas uma formalidade junto ao Tribunal.

Fica atingido o dever de transparência sobre como o dinheiro público foi usado, cujas despesas foram realizadas e de que forma a estrutura do Legislativo operou ao longo do ano. É justamente por isso que o bloqueio de contas aparece como uma medida extrema: ele funciona como recado e pressão ao mesmo tempo.

Presidente da Câmara de Arcoverde se defende de ataques por condução em sessão

Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira(22), o presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, Luciano Rodrigues Pacheco, reafirma o compromisso com o “cumprimento do Regimento Interno e a preservação da ética nos debates legislativos”. A nota surge em um momento de discussões acaloradas na Casa, buscando esclarecer a postura da presidência diante do uso da Tribuna […]

Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira(22), o presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, Luciano Rodrigues Pacheco, reafirma o compromisso com o “cumprimento do Regimento Interno e a preservação da ética nos debates legislativos”.

A nota surge em um momento de discussões acaloradas na Casa, buscando esclarecer a postura da presidência diante do uso da Tribuna Livre na última segunda-feira (20).

​O vereador destacou que “sua gestão é pautada pela ausência de censura prévia, garantindo o uso da tribuna popular”.

No entanto, ressaltou que essa liberdade deve ser equilibrada com a preservação da honra e dignidade de parlamentares, servidores e cidadãos.

​”Sempre pautamos nossa atuação pelo cumprimento estrito do Regimento Interno e pela defesa da ética… sem exercer qualquer tipo de censura prévia”, afirmou o parlamentar.

​O presidente relembrou episódios anteriores para contextualizar a atual tensão política citando um conflito entre advogados que quase chegou às vias de fato, ocasião em que a presidência manteve neutralidade.

Luciano Pacheco ainda relembrou um episódio em que foi alvo de ofensas na Tribuna Livre enquanto era líder do governo. Na época, optou pela via judicial individual, observando que não houve notas de solidariedade por parte dos colegas vereadores na ocasião.

​A nota finaliza com um tom de cautela sobre o cenário atual da Câmara de Arcoverde. Luciano Pacheco enfatizou que, embora o momento enseje debates intensos, é fundamental que as discussões permaneçam dentro do campo do respeito mútuo.

​A presidência garantiu que estará atenta para evitar excessos, assegurando que o rito democrático não seja comprometido pela exaltação dos ânimos no plenário.

Mototaxista acusado de assédio tem permissão cassada em Arcoverde

Da Itapuama FM O Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, assinou, no último dia 16 de abril, o decreto que cassou a permissão de serviço de mototáxi referente ao colete de número 175, que estava em nome de Jailson Xavier de Melo. A medida foi tomada após a conclusão de um rigoroso processo administrativo instaurado para […]

Da Itapuama FM

O Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, assinou, no último dia 16 de abril, o decreto que cassou a permissão de serviço de mototáxi referente ao colete de número 175, que estava em nome de Jailson Xavier de Melo.

A medida foi tomada após a conclusão de um rigoroso processo administrativo instaurado para apurar denúncias de assédio e importunação sexual contra passageiras no município.

O caso ganhou força após a vítima fazer uma denúncia aqui no jornal itapuama, no dia 19 de fevereiro de 2026, e depois procurar pessoalmente a arcotrans para relatar o ocorrido.

A denunciante também acionou a Secretaria da Mulher e registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

De acordo com a administração municipal o rito processual seguiu todos os preceitos legais.
Durante a investigação o denunciado foi ouvido em todas as etapas, sempre acompanhado por seus advogados

Foram colhidos depoimentos de ambas as partes e analisadas as provas apresentadas.

O processo garantiu o direito ao contraditório e aos esclarecimentos necessários.

Após o fechamento do relatório final, que comprovou a gravidade da situação, o processo foi encaminhado ao gabinete do Executivo.

O prefeito, baseando-se nas evidências e no cumprimento do rito administrativo, decidiu pela cassação definitiva da permissão.

Com a publicação do decreto, o profissional fica impedido de circular e prestar o serviço público no município.

A gestão reforçou o compromisso com a segurança dos usuários e o combate rigoroso a qualquer forma de violência ou abuso no sistema de transporte municipal.

Municipalização do trânsito em Afogados: multas começam a ser emitidas a partir de segunda, dia 27 pela SETTRANS

A Secretária de Trânsito de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, acaba de informar ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que a partir de segunda, dia 27, haverá o início das notificações de trânsito em Afogados da Ingazeira. O município realizou integração ao SNT – Sistema Nacional de Trânsito e em agosto virou órgão atuador. […]

A Secretária de Trânsito de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, acaba de informar ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que a partir de segunda, dia 27, haverá o início das notificações de trânsito em Afogados da Ingazeira.

O município realizou integração ao SNT – Sistema Nacional de Trânsito e em agosto virou órgão atuador. Na sequência realizou tratativa para contratação do aplicativo para notificações de trânsito e inserção nos demais sistemas de trânsito como RENAVAN.  “Cumprimos todas essas etapas. O banco responsável pelo recolhimento das multas será a CEF. Também fechamos com os Correios para a entrega das correspondências. O município já está apto para iniciar as notificações. A partr da segunda, dia 27, os agentes iniciam notificações”, disse.

Semana passada, foi fechado o último detalhe sobre a junta administrativa de recurso de infrações. “Já estamos com o apoio da PMPE, através de convênio. Eles já estão inclusive emitindo multas”.

Ela disse também que em paralelo, outras adaptações e melhoria na sinalização serão tocadas. Hoje, por exemplo, o trabalho acontece na Rua Henrique Dias. “São muitos ajustes, mas a população pode ter certeza de que o que precisa fazer, nós faremos”.

Desocupação de calçadas

O prazo de desocupação de calçadas termina dia 24 de abril, conforme acordado com o Ministério Público. A partir da próxima semana, haverá atuação firme. Cones e outros itens que interrompam o fluxo serão apreendidos.

Zap denúncia

Casos de infraçõesflagradas pela população pode ser denunciados pelo fone WhattsApp (87) 9-9978-1516.

Faeca Melo liga modo ataque contra Márcia Conrado

Do Blog Júnior Campos Em uma participação explosiva no podcast ElesPod, do Portal Júnior Campos, o vice-prefeito de Serra Talhada, Faeca Melo (Avante), rompeu o silêncio sobre sua real situação dentro do governo municipal. Com declarações fortes, Faeca utilizou termos como “tirania” e “ditadura” para descrever o atual momento político sob a gestão da prefeita […]

Do Blog Júnior Campos

Em uma participação explosiva no podcast ElesPod, do Portal Júnior Campos, o vice-prefeito de Serra Talhada, Faeca Melo (Avante), rompeu o silêncio sobre sua real situação dentro do governo municipal. Com declarações fortes, Faeca utilizou termos como “tirania” e “ditadura” para descrever o atual momento político sob a gestão da prefeita Márcia Conrado (PT) e denunciou um isolamento deliberado.

Relação de fachada e exclusão das decisões

Ao ser questionado sobre sua relação com a prefeita, Faeca revelou que o que a sociedade vê em eventos públicos não se traduz em participação no governo. Segundo ele, existe o respeito e abraços calorosos em atos institucionais, mas a parceria para ali.

“Para ser sincero, para me chamar, chamar o vice para decisões administrativas, de política pública e política partidária, qualquer coisa, eu nunca fui chamado de fato. Não fui convidado, não sou convidado até agora”, desabafou.

“A sociedade não aceita ditadura”

Para Faeca, esse isolamento e a pressão sobre aliados para seguirem o projeto político da prefeita e de seu esposo configuram um modelo autoritário. “Isso é um passo para uma tirania, né? Para uma ditadura, entendeu? Aí o povo, nossa sociedade hoje não aceita nem tirania, nem ditadura”, disparou.

Ele reforçou que existe uma coação que a prefeita exerce, o que contrasta com a liberdade defendida dentro do Avante.

O Exemplo do Avante: Liberdade entre Waldemar e Sebastião

Reforçando a tese de democracia interna, Faeca citou como exemplo a convivência entre os grupos de Waldemar e Sebastião Oliveira dentro do seu partido. “O Avante hoje tem pessoas que votam em Waldemar e não votam em Sebastião. Tem pessoas hoje que não votam em Sebastião e votam em Waldemar. E a gente respeita a opinião de todos tudo direitinho.”

Faeca reforçou que no Avante não existe o “se não está comigo, é contra mim”, modelo que ele critica duramente na atual gestão.

Saúde como arma: O caso Lisbeth e Breno Araújo

A denúncia de “ditadura” ganha contornos dramáticos quando o vice-prefeito relata o bloqueio que sofre na Secretaria de Saúde. Ele acusa a secretária Lisbeth Araújo de retaliá-lo por ele não apoiar o projeto eleitoral do filho dela, Breno Araújo, pré-candidato a deputado estadual.

“De agosto do ano passado para cá, eu não tive mais acesso à saúde. Quando eu peço, não é para mim, é para uma pessoa que está precisando. E fui negado. Acho um absurdo isso”, disse. “Não por eu não votar no filho dela, Breno Araújo, mas por eu ser vice-prefeito. Eu deveria ser respeitado como autoridade eleita. Quando eu ligasse, deveriam ao menos dar encaminhamento para ajudar o cidadão. Doença e fome não podem esperar”, criticou. “Independente de partidarismo, hoje eu estou como vice-prefeito. No ano passado, tudo que eu ligava era atendido. Depois disso, tentei algumas vezes, não fui atendido e também parei de pedir”, concluiu.

Futuro Político: “O primeiro da fila sou eu”

Ao projetar as eleições de 2028, Faeca Melo não deixou dúvidas sobre quem deve encabeçar o projeto do grupo. Ele evocou a hierarquia política para marcar seu espaço como o sucessor natural. “Com certeza o Avante vai ter um nome em 28. Se for tratar por hierarquia, o nome da fila, o primeiro da fila é o meu, por hoje estar como vice-prefeito do município de Serra Talhada”, afirmou categoricamente.