Notícias

Duque visita nova unidade da Fundação Altino Ventura em Serra Talhada 

Por André Luis

O deputado estadual Luciano Duque visitou, na manhã desta segunda-feira (9), a nova unidade da Fundação Altino Ventura (FAV), localizada no Shopping Serra Talhada.

A estrutura é a segunda implantada no município e, agora habilitada pelo Governo do Estado, passa a oferecer atendimentos oftalmológicos de média complexidade, incluindo exames, cirurgias e tratamentos, beneficiando moradores de toda a região do Sertão.

Durante a visita, o parlamentar ressaltou a importância da FAV para a saúde pública de Pernambuco, destacando a atuação da instituição no resgate da visão e da qualidade de vida de milhares de pernambucanos. 

Ele relembrou ainda que a chegada da fundação ao município teve início em sua gestão como prefeito. “Em 2018, tivemos a honra de trazer a Fundação para Serra Talhada. Em 2019, demos início à implantação do bloco cirúrgico, e hoje é motivo de grande alegria ver mais essa unidade pronta para atender quem mais precisa”, afirmou.

Duque agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo apoio à habilitação da nova unidade e reforçou seu reconhecimento aos diretores da Fundação Altino Ventura, Liana e Marcelo Ventura, pelo compromisso com a saúde e a dignidade da população sertaneja.

Outras Notícias

Fernando Monteiro cumpre agenda pelo Agreste pernambucano

Cidades do Agreste fizeram o roteiro deste fim de semana do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) pelo interior pernambucano.  Depois de passar por Sanharó, onde conversou com o ex-prefeito Heraldo Oliveira, e de entregar, ao lado do prefeito de Alagoinha, Uilas Leal, obras de calçamento, nova praça e açougue público, o parlamentar esteve em Jurema.  […]

Cidades do Agreste fizeram o roteiro deste fim de semana do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) pelo interior pernambucano. 

Depois de passar por Sanharó, onde conversou com o ex-prefeito Heraldo Oliveira, e de entregar, ao lado do prefeito de Alagoinha, Uilas Leal, obras de calçamento, nova praça e açougue público, o parlamentar esteve em Jurema. 

Neste município, Fernando Monteiro acompanhou a aplicação de recursos conquistados para a saúde, educação e infraestrutura, além de articular investimentos para a agricultura com o prefeito Branco de Geraldo.

Depois de passar por Lajedo, o deputado pernambucano seguiu para Jupi, onde encontrou-se com o prefeito Marcos Patriota e com o gestor municipal de Bom Conselho, João Lucas. 

O roteiro se estendeu ao município de Pedra, onde, acompanhado pelo prefeito Júnior Vaz, Fernando Monteiro conheceu a estrutura de uma indústria de laticínios na cidade. 

Já em Caetés, o parlamentar conversou com o prefeito Nivaldo Tirri e com os ex-prefeitos Armando Duarte, de Caetés, e Dannilo Godoy, de Bom Conselho.

Chuva e fenômenos naturais do litoral ao sertão de Pernambuco

Finalmente caiu uma chuva que renovou as esperanças dos sertanejos de Afogados da Ingazeira e Tabira. Entre o final da tarde e à noite a chuva caiu com intensidade marcada por fortes relâmpagos e trovões. No sábado, a chuva caiu por trinta minutos em Serra Talhada provocando estragos em várias ruas e bairros como Bom […]

Nas redes sociais, falam em tromba d’água, outros em tornado, e ainda há quem fala em fim do mundo
Nas redes sociais, falam em tromba d’água, outros em
tornado, e ainda há quem fala em fim do mundo com base no evento de Piedade

Finalmente caiu uma chuva que renovou as esperanças dos sertanejos de Afogados da Ingazeira e Tabira. Entre o final da tarde e à noite a chuva caiu com intensidade marcada por fortes relâmpagos e trovões.

No sábado, a chuva caiu por trinta minutos em Serra Talhada provocando estragos em várias ruas e bairros como Bom Jesus e Vila Bela.

Foi também um dia de fenômenos naturais provocados pela chuva: uma tromba d’água assustou os banhistas que estavam na praia de Piedade na tarde deste domingo (1º), em Jaboatão dos Guararapes.

Raio em Afogados da Ingazeira. Por Neto Spinelly ao Instagram
Raio em Afogados da Ingazeira. Por Neto Spinelly ao Instagram

O fenômeno natural partiu do mar em direção à areia levantando guarda-sois e outros equipamentos, além de muita areia. A ventania foi filmada por várias pessoas que se questionam do que se tratava.  O fato ocorreu na praia, na altura do centro de compras The Garden Mall, que fica na avenida Bernardo Vieira de Melo.

No Pajeú, o domingo foi de muitos raios, próximos a áreas urbanas de várias cidades da região. Pelas redes sociais, internautas enviavam imagens do fenômeno. Não foram poucos os que flagraram imagens de raios próximos a residências e conseguiram incríveis flagrantes.

Flagrante de raio em Ibitiranga, município de Carnaíba, por Palloma Queiroz, ao Instagram
Flagrante de raio em Ibitiranga, município de Carnaíba, por Palloma Queiroz, ao Instagram
Santa Cruz: Irlando Parabólicas recebe executivos do Banco do Nordeste

Na última quinta-feira (27) o prefeito Irlando Parabólicas, recebeu no seu gabinete na Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, os executivos do Banco do Nordeste, Gustavo Torres (Gerente Geral) e Josenildo Torres (Agente de Desenvolvimento Territorial). O principal objetivo da reunião foi estreitar os laços entre as partes, já que não havia sido […]

Na última quinta-feira (27) o prefeito Irlando Parabólicas, recebeu no seu gabinete na Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, os executivos do Banco do Nordeste, Gustavo Torres (Gerente Geral) e Josenildo Torres (Agente de Desenvolvimento Territorial).

O principal objetivo da reunião foi estreitar os laços entre as partes, já que não havia sido feito nenhum contato com o gestor atual, desde que ele assumiu a prefeitura.

O Banco do Nordeste já tem muitos clientes na cidade, através das mais variadas linhas de créditos, a ideia é criar ainda mais parcerias para que as duas instituições juntas possam diminuir as dificuldades, como acesso ou deslocamento.

“Nossa vinda hoje a prefeitura é tentar facilitar o acesso ao banco para qualquer morador da Baixa Verde. Ao chegarmos aqui, ficamos felizes em saber que a gestão também pensa da mesma forma, e tem o projeto Sala de Serviços que vai estreitar esses laços. Vamos estar juntos fortalecendo o agricultor, o comerciante e todos que queiram participar de nossas linhas de créditos”, disse Gustavo Torres Gerente Geral do Banco do NE.

Já o prefeito Irlando Parabólicas ficou muito satisfeito com as ideias e projetos apresentados pelo banco e colocou-se à disposição para o que for possível. “Como gestor tenho a preocupação de buscar todas as alternativas possíveis para ajudar a nossa população, toda linha de crédito é bem-vinda. Vamos estar mais próximos do Banco do NE, com a nossa Sala de Serviços, que em breve estaremos inaugurando”, afirmou.

Ficou acertado entre às partes uma reunião remota entre o superintendente do Banco do Nordeste e o prefeito, para que outras ações possam ser desenvolvidas na cidade.

Jovem carnaibana passa em segundo lugar para Medicina na UPE

Elba Klayne ainda passou em Direito na UFPE, Biomedicina e Engenharia Elétrica em outras faculdades Por Maria Brassan Hoje tive o prazer de conhecer Elba Klayne e sua família. Uma jovem de 18 anos, pai agricultor, mãe empregada doméstica, mas deles recebeu o amor e incentivo necessários para sonhar com novas possibilidades. E Elba estava […]

Elba Klayne ainda passou em Direito na UFPE, Biomedicina e Engenharia Elétrica em outras faculdades

Por Maria Brassan

Hoje tive o prazer de conhecer Elba Klayne e sua família. Uma jovem de 18 anos, pai agricultor, mãe empregada doméstica, mas deles recebeu o amor e incentivo necessários para sonhar com novas possibilidades.

E Elba estava determinada: foram dias e dias dormindo às 8h da noite e acordando à meia-noite para estudar, enfrentando dias de chuva e atoleiro, escrevendo em dezenas de cadernos porque não tinha computador para acompanhar as aulas online. Mas uma coisa ela tinha: foco, fé e determinação.

Elba conquistou uma, das três vagas disponíveis para Medicina, na Universidade de Pernambuco (UPE), Polo Serra Talhada, entre 100 alunos que concorriam, ficando em 2º lugar. E não foi só isso: ela também passou em Direito na UFPE, Biomedicina e Engenharia Elétrica em outras faculdades.

Estudou a vida inteira em escola pública, nas escolas de Carnaíba. Elba faz parte dos tantos jovens que tiveram a vida transformada por uma gestão séria, que realmente aplica o dinheiro público de forma honesta e decente, sempre pensando no melhor para a população, sem falácias nem buscando interesses próprios.

E eu sei, que notícias como essas é que emocionam e trazem o sentimento de dever cumprido para Anchieta Patriota e Cecilia Patriota, incansáveis em fazer desta, a melhor educação para esses meninos e meninas. Especialmente jovens como Elba, vindos de uma realidade difícil, mas que têm a vida transformada pela oportunidade de uma boa educação.

Parabéns, Elba, pela sua determinação, você vai muito longe garota!

Parabéns à família, que soube dar o amor e apoio necessários a essa jovem, mesmo numa realidade tão escassa.

Parabéns ao prefeito Anchieta Patriota e a dona Cecília, secretária de Educação, por serem incansáveis no desejo de contar mais histórias como essa. Vejo como seus olhos brilham ao saber desses resultados, sei que para vocês isso não tem preço.

Compesa informa que normalizou abastecimento em cinco cidades do Pajeú

São José do Egito, Tuparetama, Brejinho e Itapetim, ainda estão com problemas no abastecimento A Compesa informa que das nove cidades atendidas pela Adutora do Pajeú diretamente afetadas pela paralisação do Eixo-Leste da Transposição do Rio São Francisco promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), cinco já retomaram o abastecimento devido a manobras técnicas executadas […]

São José do Egito, Tuparetama, Brejinho e Itapetim, ainda estão com problemas no abastecimento

A Compesa informa que das nove cidades atendidas pela Adutora do Pajeú diretamente afetadas pela paralisação do Eixo-Leste da Transposição do Rio São Francisco promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), cinco já retomaram o abastecimento devido a manobras técnicas executadas pela própria Companhia, a exemplo da utilização de outros sistemas de abastecimento de água.

A alternativa encontrada para retomar o abastecimento de Carnaíba, Tabira e Quixaba foi usar a primeira etapa da Adutora do Pajeú; já Santa Terezinha está sendo abastecida pela barragem de Jose Antônio e, por fim, Iguaracy pela barragem do Rosário.

Já os municípios de São José do Egito, Tuparetama, Brejinho e Itapetim continuam à espera da retomada da operação do Canal do Eixo-Leste da Transposição, que depende do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A Compesa informa, por fim, que vem mantendo contato com o órgão federal mas que, até o momento, não recebeu nenhuma posição formal sobre o prazo de conclusão das intervenções.