Notícias

Duque participa de esquenta da Pedra do Reino e cumpre agenda agitada no fim de semana

Por Nill Júnior

O deputado estadual Luciano Duque participou do esquenta da cavalgada à Pedra do Reino, na manhã deste domingo (5), em São José do Belmonte.

Acompanhado por sua esposa Karina e por seu filho Miguel Duque, o parlamentar acompanhou a saída do cortejo, que reuniu centenas de cavaleiros e amazonas da região.

“A Cavalgada à Pedra do Reino, que acontece no final deste mês, é uma das maiores, mais fortes e importantes do estado. Uma ode à cultura sertaneja e ao movimento Armorial”, disse Duque.

No sábado, o deputado participou de um almoço na Aldeia Tuxá Pajeú, em Itacuruba, a convite do Cacique Adriano, que reuniu lideranças da oposição local. O ato foi uma renovação do apoio de Luciano Duque à comunidade.

“Viemos aqui hoje para agradecer, mais uma vez, o apoio desta comunidade ao nosso mandato e dizer que estamos à disposição para ouvir e levar as demandas de vocês ao Governo do Estado e à Assembleia”. Participaram do evento, o pré-candidato a prefeitura do município, Juninho Cantarelli, Rogério Guimarães e diversos pré-candidatos a vereadores.

À tarde, o ex-prefeito acompanhou o lançamento da pré-candidatura do futuro vereador de Serra Talhada, Rogério Raimundo. Duque ressaltou a importância do trabalho esportivo realizado por Rogério na Cagepe e se comprometeu em trabalhar para que seja construída uma quadra no local. “Vou conversar com o Governo do Estado e colocar uma emenda para que possamos fazer uma quadra para o povo do bairro”.

Acompanhado por Antônio de Antenor, à noite, o parlamentar realizou visitas em Caicarinha e participou do aniversário de 15 anos de Maria Manoela.

manhã (6), Duque participa de festejos do aniversário de Serra Talhada e cumpre agenda com a governadora Raquel Lyra no município e em Salgueiro.

Outras Notícias

Afogados FM entra no ar com programação oficial segunda (12)

A  Afogados FM, com o prefixo 87,9, nova emissora de Afogados da Ingazeira, realiza nesta sexta-feira, dia 9, um ato formal de inauguração e bênção a partir das  20hs com o Padre Josenildo Nunes A emissora, do radialista e empresário (mais o segundo que o primeiro) Marcos Oliveira, abre oficialmente sua programação nesta segunda-feira (12)  às […]

Rádio tem estúdio panorâmico e equipamentos de ponta, na Avenida Rio Branco. Fotos: Blog do Finfa
Rádio tem estúdio panorâmico e equipamentos de ponta, na Avenida Rio Branco. Fotos: Blog do Finfa

A  Afogados FM, com o prefixo 87,9, nova emissora de Afogados da Ingazeira, realiza nesta sexta-feira, dia 9, um ato formal de inauguração e bênção a partir das  20hs com o Padre Josenildo Nunes

A emissora, do radialista e empresário (mais o segundo que o primeiro) Marcos Oliveira, abre oficialmente sua programação nesta segunda-feira (12)  às 5h. Ela está atualmente em caráter experimental.

radio1

Marcos, que dirige as emissoras comerciais do grupo Inocêncio Oliveira, ainda toca projetos similares em Betânia e Serra Talhada. Afogados é a primeira a entrar oficialmente no ar.

Mesmo com definição de Rádio Comunitária, a promessa é de uma programação eclética e bom raio de abrangência do sinal. Ao amigo Marcos, boa sorte e sucesso!

Regina da Saúde destaca importância de projeto social que há quatro anos transforma vidas em Arcoverde

A pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde, destacou o trabalho realizado pelo projeto social Resgatando Vidas Por Amor (RVPA), que há quatro anos ajuda a recuperar pessoas em situação de rua, em Arcoverde. A declaração foi dada no último fim de semana, durante o 4º aniversário do projeto. Fundado pelo pastor Eduardo, em abril […]

A pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde, destacou o trabalho realizado pelo projeto social Resgatando Vidas Por Amor (RVPA), que há quatro anos ajuda a recuperar pessoas em situação de rua, em Arcoverde. A declaração foi dada no último fim de semana, durante o 4º aniversário do projeto.

Fundado pelo pastor Eduardo, em abril de 2022, o RVPA já assistiu mais de 300 pessoas em situação de rua, com um trabalho focado na recuperação espiritual e reinserção social. Atualmente, 14 pessoas seguem sendo acompanhadas pelo projeto, que tem se destacado pelas histórias de superação, incluindo de ex-assistidos que conseguiram emprego e construíram suas famílias.

Durante a visita, Regina da Saúde destacou a importância do projeto e do trabalho do pastor e dos voluntários, ressaltando a necessidade de apoio a iniciativas que promovem dignidade e novas oportunidades para pessoas que já não enxergam um sentido para suas vidas. “É um trabalho que transforma vidas e que por isso merece ser fortalecido”, afirmou.

No encontro, o pastor Eduardo declarou apoio ao projeto de Regina da Saúde, ressaltando a sensibilidade e o compromisso de da pré-candidata com as causas sociais. “Eu passei a acompanhar o trabalho de Regina e vi que ela gosta de ajudar as pessoas, tem amor pela vida. É de representantes assim que a nossa região precisa. Por isso, tem meu apoio”, declarou.

Luto na educação: morre professora Adalva Siqueira

Luto na educação.  Morreu em Recife depois de um longo período de luta contra complicações no quadro de saúde a professora Adalva Siqueira. Adalva de Siqueira e Silva Amaral, nascida em 17 de dezembro de 1956, filha natural de Afogados da Ingazeira, casada com Moacir José do Amaral, mãe de Antônio Gustavo de Siqueira Amaral. […]

Luto na educação.  Morreu em Recife depois de um longo período de luta contra complicações no quadro de saúde a professora Adalva Siqueira.

Adalva de Siqueira e Silva Amaral, nascida em 17 de dezembro de 1956, filha natural de Afogados da Ingazeira, casada com Moacir José do Amaral, mãe de Antônio Gustavo de Siqueira Amaral.

Foi professora e diretora no Colégio Normal estadual, Trabalhou na Gerência Regional de Educação, durante muitos anos. Foi professora da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, hoje Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP.

Também foi Diretora Pedagógica da referida Instituição no período de 2008 a 2012. Destacava-se pela simpatia e amabilidade para com todos. Sempre alegre e brincalhona, não lhe faltava um sorriso nos lábios.

Tabira tem mais dois casos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informa a confirmação de mais dois casos de COVID-19. A cidade chegou a 12 casos de Covid-19. Desses, dois faleceram e cinco foram recuperados. Um deles, de uma paciente de 32 anos,  residente no Sítio Baixa da Ovelha, admitida na emergência respiratória de Tabira, hoje, dia 25, com história de quadro […]

A Secretaria Municipal de Saúde informa a confirmação de mais dois casos de COVID-19.

A cidade chegou a 12 casos de Covid-19. Desses, dois faleceram e cinco foram recuperados.

Um deles, de uma paciente de 32 anos,  residente no Sítio Baixa da Ovelha, admitida na emergência respiratória de Tabira, hoje, dia 25, com história de quadro respiratório típico – febre, tosse e dispnéia – associado a perda de olfato e paladar.

Após medidas de suporte clínico, foi realizado o teste rápido com resultado positivo. A mesma segue internada na Ala Covid. Os contatos foram monitorados e isolados pela equipe da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica .

O outro, um paciente 38 anos, masculino, residente no Sítio Umbuzeiro, foi transferido para o Hospital da Restauração por outras causas, em 21 de abril, onde apresentou sintomas respiratórios. Coletado SWAB em 18 de maio, com resultado positivo.

Mesmo internado em outro serviço, por ser munícipe tabirense, a 10ª Regional de Saúde enviou o resultado do exame hoje, dia 25, para notificação e cuidados com os contatos.

Princípio de tornado é visto no interior de Pernambuco

Moradores da Zona da Mata Norte de Pernambuco flagraram, nessa quarta-feira (18), uma nuvem em formato de funil, fenômeno considerado o estágio inicial de um tornado. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a nuvem foi vista entre as cidades de Vicência e São Vicente Férrer. Uma nuvem funil indica a formação de […]

Moradores da Zona da Mata Norte de Pernambuco flagraram, nessa quarta-feira (18), uma nuvem em formato de funil, fenômeno considerado o estágio inicial de um tornado. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a nuvem foi vista entre as cidades de Vicência e São Vicente Férrer.

Uma nuvem funil indica a formação de um tornado ou uma tromba d’água, que ocorre sobre uma superfície de água. A nuvem acontece quando existe uma circulação de ventos em alta velocidade na base de uma nuvem de tempestade, em geral, cumulonimbus.

Quando esse redemoinho toca no chão, o fenômeno passa a ser chamado de tornado. A Apac explica que só pode ser, de fato, considerado tornado quando o funil se “prolonga” e “toca” a superfície da terra, ou tromba d’água, quando “toca” a superfície da água.

“É muito difícil ter tornado aqui por causa das latitudes próximas à Linha do Equador. É um fenômeno de latitudes médias, a ocorrência é maior no Hemisfério Norte”, explicou o meteorologista da Apac Hailton Dias. 

A Apac explica, ainda, que a formação da nuvem em funil ocorre “quando existe uma circulação de ventos de alta velocidade na base de uma nuvem de tempestade”.

Na zona rural de Vicência, a nuvem funil atingiu um casarão do Engenho Jundiá. Algumas telhas foram levadas pela ventania, que podem ser de 80 a 100 quilômetros por hora nas nuvens, sendo um pouco mais fraca no funil. 

“Ao observar esse tipo se fenômeno, é necessário manter distância,  pois a alta velocidade pode causar danos e acidentes”, reforça a Apac. As informações são da Folha de Pernambuco.