Notícias

Dom Luís Pepeu celebra onze anos na Arquidiocese de Vitória da Conquista

Por André Luis

Bispo teve importante passagem pela Diocese de Afogados da Ingazeira

Blog do Andereson

Uma missa solene comemorou os onze anos da nomeação de Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu no comando da Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia.

A celebração aconteceu na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, ao meio dia desta terça-feira (11). Em seus agradecimentos, Dom Pepeu anunciou o seu retorno a Recife, Capital de Pernambuco, para sequência de tratamento de sua saúde, quando estará sendo submetido a intervenções cirúrgicas.

Nascido em Caruaru, interior de Pernambuco, em 18 de fevereiro de 1957, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu ingressou no convento dos Capuchinhos, em Caruaru, no ano de 1968 e fez o Noviciado na Ordem dos Capuchinhos, em Vitória da Conquista no ano de 1977. Foi ordenado presbítero em 1982.

Como membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Dom Luís Pepeu, nomeado bispo pelo Papa João Paulo II no dia 13 de junho de 2001, e no dia 6 de outubro do mesmo recebeu a ordenação episcopal, quando iniciou sua missão pastoral na diocese de Afogados da Ingazeira, também em Pernambuco, onde permaneceu por sete anos.

Outras Notícias

Maurício Rands critica PSB e bolsonarismo ao defender chapa “Luquel”

O pré-candidato a Deputado Federal, Maurício Rands (Avante) criticou o PSB e o bolsonarismo participando do Debate das Dez do programa Manhã Total da Rádio Pajeú. Rands afirmou que Raquel e Lula têm uma comunhão política e que, se não é mais explícita, é pela pressão do PSB. O pré-candidato, que declarou apoio a Túlio […]

O pré-candidato a Deputado Federal, Maurício Rands (Avante) criticou o PSB e o bolsonarismo participando do Debate das Dez do programa Manhã Total da Rádio Pajeú.

Rands afirmou que Raquel e Lula têm uma comunhão política e que, se não é mais explícita, é pela pressão do PSB.

O pré-candidato, que declarou apoio a Túlio Gadêlha e Humberto Costa, também criticou duramente o bolsonarismo, defendendo a reeleição de Lula. Também que Raquel têm que estabelecer um política alianças com vários setores, o que não quer dizer que seja uma candidata de direita.

Rands está em agenda pelo Pajeú. À noite, tem encontro promovido por apoiadores com advogados em São José do Egito.

Aumento de 400% no valor da água mobiliza produtores rurais de Juazeiro e Petrolina

Representantes de 3.772 produtores rurais de sete perímetros públicos irrigados de Juazeiro e Petrolina, no Vale do São Francisco, se reuniram na tarde desta terça-feira (9) para reclamar de um reajuste médio de 400% no valor da outorga d’água cobrada pela Agência Nacional de Águas (ANA). Durante o encontro, realizado na sede da 6ª Superintendência […]

Representantes de 3.772 produtores rurais de sete perímetros públicos irrigados de Juazeiro e Petrolina, no Vale do São Francisco, se reuniram na tarde desta terça-feira (9) para reclamar de um reajuste médio de 400% no valor da outorga d’água cobrada pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Durante o encontro, realizado na sede da 6ª Superintendência da Codevasf, em Juazeiro, os gerentes executivos e advogados dos perímetros Tourão, Maniçoba, Mandacaru, Curaçá I e II, no lado baiano, e Senador Nilo Coelho e Bebedouro, em Pernambuco, analisaram a nova metodologia de cobrança revelando que o aumento é abusivo e pode comprometer a produção agrícola da região.

“Somente para se ter uma ideia da gravidade deste reajuste os 279 produtores do projeto Tourão pagaram no ano passado o valor de R$ 290.000,00. Com a mudança a ANA aumentou a outorga para R$ 2.200.000,00 com vencimento para o dia 31 deste mês”, reclamou o gerente executivo do perímetro, Walter Farias. Ele salientou ainda que se o impasse não for resolvido o aumento também terá que ser absorvido e pago por toda a população que vive e utiliza a água dos projetos agrícolas. O Tourão é considerado o maior projeto agrícola de Juazeiro ocupando uma área de 15.300 hectares.

Lembrando que o aumento é referendado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, o gerente executivo do maior projeto de Petrolina, o perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, Paulo Sales, também não poupou críticas à nova metodologia. “Não fazemos ideia dos valores utilizados como base para o cálculo desta cobrança. Isto significa um custo a mais na cadeia de produção que não traz qualquer benefício direto para a agricultura irrigada regional”, pontuou o gestor do projeto que reúne hoje 2.329 produtores rurais numa área de 22. 500 hectares.

Para o superintendente da 6ª SR da Codevasf, Elmo Nascimento, a situação é muito preocupante e exige um envolvimento maior da entidade na esfera regional e nacional. “Encaminharemos a discussão para a direção da Codevasf, em Brasília – DF, visando uma participação efetiva na resolução desta situação bastante delicada, tendo em vista que envolve o segmento que mais gera empregos e renda no Vale do São Francisco”, concluiu Nascimento.

Também reclamaram do aumento os representantes do perímetro Maniçoba (625 produtores em 8.600 hectares), Mandacaru (88 produtores em 700 hectares), Curaçá I (127 produtores em 2.974 hectares) e Curaçá II (139 produtores em 777 hectares), na Bahia, e o Projeto Bebedouro (185 produtores em 1.800 hectares), em Petrolina.

Bolsonaro sabia e concordou com o plano para matar Lula, diz Gonet

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado Denúncia da PGR destaca atuação de organização criminosa liderada por ex-presidente que previa envenenamento do atual presidente e assassinato de Alexandre de Moraes. Por Luiz Felipe Barbiéri, Marcelo Parreira, Gustavo Garcia, Ana Flávia Castro, Vinícius Cassela, Márcio Falcão, Fernanda Vivas — Brasília O procurador-geral da República, Paulo Gonet , afirmou nesta […]

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Denúncia da PGR destaca atuação de organização criminosa liderada por ex-presidente que previa envenenamento do atual presidente e assassinato de Alexandre de Moraes.

Por Luiz Felipe Barbiéri, Marcelo Parreira, Gustavo Garcia, Ana Flávia Castro, Vinícius Cassela, Márcio Falcão, Fernanda Vivas — Brasília

O procurador-geral da República, Paulo Gonet , afirmou nesta terça-feira (18), em denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o então presidente Jair Bolsonaro sabia e concordou com o plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Corte Alexandre de Moraes.

Se a denúncia for aceita pelo STF, Bolsonaro se tornará réu e passará a responder a um processo penal no tribunal.

No documento enviado à Corte, a PGR lista os atos que embasaram as acusações em cada um dos delitos. De acordo com a denúncia assinada por Gonet, Bolsonaro adotou tom de ruptura com a democracia desde 2021.

“Os membros da organização criminosa estruturaram, no âmbito do Palácio do Planalto, plano de ataque às instituições, com vistas à derrocada do sistema de funcionamento dos Poderes e da ordem democrática, que recebeu o sinistro nome de “Punhal Verde Amarelo”, diz a denúncia.

A peça acusatória destaca que o “plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do Presidente da República, que a ele anuiu, ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa se via na contingência de reconhecer a inexistência de detecção de fraude nas eleições”.

Ainda conforme a denúncia, o plano tinha o Supremo como alvo a ser “neutralizado” e envolvia o assassinato de Moraes e o envenenamento de Lula.

Outros planos

A denúncia também listou outros planos da organização criminosa, liderada por Bolsonaro, e que tinha por objetivo o “controle total sobre os três Poderes”, como a criação de um gabinete central dedicado a organizar “a nova ordem que pretendiam implantar”.

“Os planos culminaram no que a organização criminosa denominou de Operação Copa 2022, dotada ela mesma de várias etapas. A expectativa era a de que a Operação criasse comoção social capaz de arrastar o Alto Comando do Exército à aventura do golpe”, diz a peça.

Dr. Ismael comemora repasse de R$ 5,2 milhões para Santa Cruz da Baixa Verde

O município de Santa Cruz da Baixa Verde está entre as cidades pernambucanas contempladas com recursos do Governo do Estado voltados para melhorias no abastecimento de água e no sistema de esgotamento sanitário. Ao todo, o município recebeu R$ 5.280.935,54. O valor faz parte da primeira parcela de um montante de quase R$ 1,4 bilhão […]

O município de Santa Cruz da Baixa Verde está entre as cidades pernambucanas contempladas com recursos do Governo do Estado voltados para melhorias no abastecimento de água e no sistema de esgotamento sanitário.

Ao todo, o município recebeu R$ 5.280.935,54.

O valor faz parte da primeira parcela de um montante de quase R$ 1,4 bilhão que será distribuído entre os municípios pernambucanos, e tem origem em um acordo firmado pelo Estado a partir da concessão dos serviços da Compesa, conforme anunciou a governadora Raquel Lyra durante a abertura do Congresso Pernambucano de Municípios, no Recife.

“Esse é um investimento muito significativo para Santa Cruz da Baixa Verde. A gente sabe o quanto o acesso à água de qualidade e ao saneamento impacta diretamente na saúde das pessoas e no desenvolvimento da cidade. Quero agradecer à governadora Raquel Lyra por olhar mais uma vez para nosso município e garantir que esses recursos cheguem até a nossa população”, destacou o prefeito.

Serra Talhada registrou melhor mês de fevereiro da história em geração de emprego

O município de Serra Talhada registrou saldo positivo de 144 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2026, segundo dados do Novo Caged. No período, foram contabilizadas 484 admissões e 340 desligamentos, consolidando o melhor desempenho para o mês de fevereiro na série histórica do município em número de contratações e o […]

O município de Serra Talhada registrou saldo positivo de 144 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2026, segundo dados do Novo Caged. No período, foram contabilizadas 484 admissões e 340 desligamentos, consolidando o melhor desempenho para o mês de fevereiro na série histórica do município em número de contratações e o segundo melhor saldo já registrado para o período.

Os dados mostram que o resultado foi puxado principalmente pelo setor de serviços, responsável por um saldo de 122 vagas, seguido pela construção civil, com 14, e pela indústria, com 6. O comércio também apresentou resultado positivo, ainda que mais tímido, com saldo de 2 empregos. O desempenho acompanha uma série de ações voltadas à dinamização da economia local, incluindo iniciativas de qualificação profissional, como o programa Qualifica Serra, que já capacitou mais de 4 mil jovens e adultos no município.

A prefeita Márcia Conrado destacou que os números refletem o conjunto de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de oportunidades. “Os dados mostram que Serra Talhada segue avançando na geração de empregos, resultado de um trabalho contínuo de incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional e atração de investimentos. Seguimos trabalhando para ampliar ainda mais essas oportunidades para a nossa população”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira, ressaltou a importância da articulação entre formação e mercado de trabalho. “A qualificação da mão de obra tem sido um fator importante para esse crescimento. Programas como o Qualifica Serra contribuem diretamente para preparar a população para as demandas do mercado, o que se reflete nos resultados positivos registrados no município”, pontuou.