Notícias

Documentário Causos de Virgulino é liberado depois de polêmica sobre tema “Mulher Rendeira”

Por Nill Júnior

O curta metragem Causos de Virgulino, produção de  Adriano Roberto e o também jornalista Diogo Monteiro, rodado em Serra Talhada, Triunfo, Floresta e Recife já está disponível nas redes sociais, como comemorou o próprio Adriano em postagem no Facebook.

O vídeo não havia sido liberado ainda segundo o próprio Adriano por conta de  uma briga jurídica relacionada a música “Mulher Rendeira”, comprovadamente de domínio público.

Dentre os depoimentos, uma das maiores autoridades em cangaço, Frederico Pernambucano de Mello, Raimundo Pereira de Sá, Anildomá Williams, Carlos Evandro, Diana Rodrigues, o Juiz Francisco de Assis e Manuel Cavalcanti de Souza, último volante que viveu pra contar histórias da perseguição ao cangaceiro.

Produzido em 2013, o vídeo tem 18 minutos e é mais um documento sobre Virgulino Ferreira, o Lampião.

 

Outras Notícias

Zeca Cavalcanti toma posse como 1º prefeito a governar Arcoverde três vezes

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti tomou posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, dando início ao seu terceiro mandato. Foram dos dois mandatos anteriores (2005-2008/2009-2012),  Segundo sua assessoria, antes mesmo da posse, que aconteceu no início da noite, uma das suas principais promessas na área da saúde já estava sendo cumprida: a partir […]

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti tomou posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, dando início ao seu terceiro mandato. Foram dos dois mandatos anteriores (2005-2008/2009-2012), 

Segundo sua assessoria, antes mesmo da posse, que aconteceu no início da noite, uma das suas principais promessas na área da saúde já estava sendo cumprida: a partir de ontem, as Policlínicas da cidade passaram a oferecer atendimento 24 horas para a população.

“O povo não tem hora para adoecer. A saúde pública municipal tem que oferecer serviços médicos 24 horas e garantir atendimento integral à população. Nós começamos este mandato corrigindo, logo no primeiro dia, essa grave distorção que vinha acontecendo na saúde de Arcoverde”, disse Zeca, que também é médico.

A policlínica Dr. Paulo Rabello, no bairro JK, recebeu reforço na estrutura médica e já voltou, no primeiro dia do ano, a atender em regime de 24 horas. E a UPA-DIA Dr. José Cavalcanti Alves, no bairro São Cristóvão, além do atendimento dia e noite, também vai voltar a ser uma policlínica. Ambas unidades de saúde reforçaram as estruturas médicas e tiveram as farmácias abastecidas. O plano de Zeca Cavalcanti é ampliar a rede de policlínicas de Arcoverde.

Escola Técnica de Sertânia ganhará curso de Agroecologia

Por Júlio César, para o blog Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o Processo Seletivo 2017 das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco para o preenchimento de 6.120 (seis mil, cento e vinte) vagas para alunos em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado. As inscrições  podem ser feitas, exclusivamente, pelo site […]

estrutura_ete-768x392Por Júlio César, para o blog

Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o Processo Seletivo 2017 das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco para o preenchimento de 6.120 (seis mil, cento e vinte) vagas para alunos em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado.

As inscrições  podem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Secretaria Estadual de Educação ou na secretaria de um das Escola de Técnicas de Pernambuco. Informações podem ser obtidas através do telefone 087 3841-3929.

A ETE Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia apresentada uma novidade para 2017, a abertura de 45 vagas para o curso de Agroecologia para atender os alunos que vão ingressar  no ensino médio e que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico – prático vinculado ao setor de produção agrícola sustentável. Também estão sendo ofertadas 135 vagas para Redes de Computadores e 45 vagas para Agropecuária.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve comprovar conclusão do ensino fundamental (em 2015 ou 2016) e ter até 17 anos de idade no ato da matrícula. As provas serão aplicadas de 05 a 16 de dezembro, conforme agendamento feito pelo candidato no momento da inscrição.

Para atender as demandas do Ensino Médio Integrado, a ETE Arlindo Ferreira dos Santos dispõem de uma capacitada equipe de coordenadores e professores da Base Nacional Comum e das disciplinas Técnicas, e oferece aos seus estudantes uma ampla infraestrutura com biblioteca, laboratórios de ensino médio (Química, Biologia, Física, Matemática e Informática), laboratórios especiais (Agropecuária, Redes de Computadores e Enfermagem), auditório, 12 salas de aulas, refeitório, quadra coberta, área de convivência, além de atividades artísticas e esportivas, e Banda Marcial.

Reestruturação do TJPE impacta Afogados e São José do Egito

A Coluna do Domingão de hoje trouxe a informação de que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), numa canetada só, rebaixou Afogados e São José do Egito. São José agrega a Comarca de Tuparetama. No caso da Comarca de São José do Egito, ao mesmo tempo em que a decisão aumenta a abrangência territorial […]

A Coluna do Domingão de hoje trouxe a informação de que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), numa canetada só, rebaixou Afogados e São José do Egito. São José agrega a Comarca de Tuparetama. No caso da Comarca de São José do Egito, ao mesmo tempo em que a decisão aumenta a abrangência territorial e populacional, saindo de dois para quatro municípios (São José do Egito, Santa Terezinha, Tuparetama e Ingazeira), e, obviamente, com ampliação significativa de acervo processual, mesmo assim, com isso tudo, é rebaixada.

Segundo a coluna, a decisão,  tanto para Afogados quanto São José pode implicar, futuramente, em redução de juízes  e promotores. Um jurista ao blog: “Momentaneamente, a ideia é simplificar o preenchimento de cargos de juízes. Mas acaba sendo mais do mesmo suco de Brasil. Ao invés de se criarem políticas e alternativas para melhorar a qualidade dos serviços, sobretudo no interior, opta-se por medidas simplistas que não enfrentam a raiz dos problemas”.

“Um efeito colateral é que as comarcas de 1ª Entrância, via de regra, recebem profissionais em início de carreira e inexperientes. Isso é problemático para as comarcas com elevada demanda e complexidade de casos como Afogados e São José do Egito”, completou o jurista.

Apoio de Flávio a Raquel joga oposição no colo de João

O grupo oposicionista que conta com Nelly Sampaio, Mano, Maria Helena,  Marcos de Judite e Sebastião Ribeiro fechou o apoio a João Campos para o Governo do Estado. A movimentação evidencia o alinhamento político do palanque da oposição, que já contava com o apoio do ex-prefeito Dinca Brandino e  a esposa Nicinha, cujo apoio a […]

O grupo oposicionista que conta com Nelly Sampaio, Mano, Maria Helena,  Marcos de Judite e Sebastião Ribeiro fechou o apoio a João Campos para o Governo do Estado.

A movimentação evidencia o alinhamento político do palanque da oposição, que já contava com o apoio do ex-prefeito Dinca Brandino e  a esposa Nicinha, cujo apoio a Campos foi confirmado um pouco antes.

Nelly Sampaio, Mano, Maria Helena,  Marcos de Judite e Sebastião Ribeiro estão alinhados para Estadual com Jobson Almeida, Secretário de Administração de São Caetano, no Agreste de Pernambuco,  irmão do prefeito da cidade, Josafá Almeida.

Eles ainda não em Federal. Chegaram a sinalizar alinhamento com Luciano Bivar, mas a candidatura caiu por terra com sua ioda para o MDB e a possibilidade de ser suplente de Humberto.

Questão foi pauta na Coluna do Domingão

Em Tabira, salvo uma guinada radical,  Flávio Marques (PT) subirá no palanque de Raquel Lyra e Dinca Brandino,  no de João Campos. Sendo assim,  se Raquel ganhar, Flávio não terá problemas e pavimenta sua reeleição “com os pés nas costas”.

A questão é que, se der João,  o alinhamento pode fortalecer Dinca para 2028, até então visto como em “fim de feira político”. O enterro pode voltar da porta…

Nos bastidores,  prefeitos socialistas que apoiaram Flávio desde sua caminhada política até a ação que lhe devolveu direitos políticos tratam o gesto como ingratidão. Já Marques tem repetido o discurso de Carlos Veras,  de que alguns socialistas,  inclusive no Pajeú,  votaram em Raquel Lyra no segundo turno.

Israel Rubis: “iniciamos novo capítulo na história de Arcoverde”

Prezados habitantes de Arcoverde, É com muita honra, alegria, amor, e gratidão, que venho aqui agradecer os 17.832 votos de confiança no projeto Wellington da LW e Delegado Israel. Iniciamos, ontem, a construção de um novo capítulo na história política desta cidade, que aprendi a amar, e que me adotou, e que adota e adotou, […]

Prezados habitantes de Arcoverde,

É com muita honra, alegria, amor, e gratidão, que venho aqui agradecer os 17.832 votos de confiança no projeto Wellington da LW e Delegado Israel.

Iniciamos, ontem, a construção de um novo capítulo na história política desta cidade, que aprendi a amar, e que me adotou, e que adota e adotou, de forma calorosa, os demais “forasteiros”.

Agora é construir um novo tempo de trabalho, respeito, dedicação, olhando para os mais humildes de Arcoverde. Serei defensor daqueles que mais precisam, e a voz daqueles que tem medo!

O momento exige que guardemos as bandeiras de coloração partidária, e desarmemos os palanques, pois nossa amada cidade é a principal prioridade.

O povo me deu um mandato, que iniciará em 1 de janeiro de 2021, e eu, orgulhosamente, aceito esta missão, jamais decepcionando os que em mim confiaram.

Pensaremos gestão pública no mais alto nível, para fortalecermos os serviços públicos. Contem comigo sempre! Às chapas majoritárias que nos enfrentaram, deixo meu respeito pessoal, e a certeza de que os discursos proferidos por mim nunca foram pessoais, ou para atingir a honra individual de ninguém, mas apenas para mostrar realidades que ocorreram. Wellington e Israel farão o melhor governo da história desta cidade!!

Saudações!

Israel Rubis –  vice-prefeito eleito