Notícias

Divulgada programação técnica da Expocose 2019

Por André Luis

O Governo Municipal de Sertânia divulgou a programação técnica da 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos. O evento começa no próximo dia 24 de julho e oferece 5 dias de atividades para produtores rurais, criadores, profissionais do segmento agropecuário e visitantes.

A programação contará com exposição de animais, premiações, torneio leiteiro, concurso de peso, entre outras ações.  Este ano, a novidade diz respeito ao valor da premiação, em 2018 foram pagos R$ 50 mil em dinheiro, em 2019 serão R$ 60 mil.

O evento, que acontece no Parque de Exposições Professor Renato Moraes, começa na terça-feira (23) com a entrada dos animais até às 18h. Na quarta-feira (24), acontecerão a mensuração e a data base, na mesma data esgota o tornei leiteiro às 18h.

Na quinta-feira (25), às 6h, haverá o início do torneio leiteiro. Às 8h o julgamento e até às 18h será a entrada de animais comerciais. No domingo (28) haverá o julgamento dos animais sem RGN e o concurso de peso.

A programação conta ainda com a exposição nordestina das cabras leiteiras, ranqueada pela abcc; copa cabrito Anglo Nubiano (abcanglo); e a ranqueada Santa Inês (absi).  Os juízes serão: Weaver Braga (Anglo Nubiano); Adalberto Farias (Santa Inês); Pedro Marinho (Cabras leiteiras e Dorper); e Antonio Valadares (Boer).

A parte técnica vai oferecer também leilão e palestras. Duas instituições financeiras estarão oferecendo serviços no Parque de Exposições Professor Renato Moraes, são elas: Banco do Brasil e Banco do Nordeste.  Em sua 47ª edição, a Expocose terá em torno de 120 criadores.   Ao todo, devem passar pelo parque de exposições cerca de 1.200 animais de diferentes raças, entre caprinos e ovinos.

A Exposição de Sertânia é considerada um dos maiores eventos do setor de agronegócio de Pernambuco. De acordo como o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Toinho Almeida, a iniciativa faz girar mais de R$ 800 mil em transações comerciais.

Outras Notícias

Afogados adquire 14 novas câmaras frias para unidades de saúde 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira adquiriu 14 novas câmaras frias para reforçar o acondicionamento adequado para vacinas. As câmaras foram adquiridas com recursos próprios, a um custo de R$130,2 mil. As novas câmaras foram entregues na manhã desta terça-feira (10), pelo Prefeito Alessandro Palmeira e pelo Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim.  Na oportunidade, […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira adquiriu 14 novas câmaras frias para reforçar o acondicionamento adequado para vacinas.

As câmaras foram adquiridas com recursos próprios, a um custo de R$130,2 mil.

As novas câmaras foram entregues na manhã desta terça-feira (10), pelo Prefeito Alessandro Palmeira e pelo Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim. 

Na oportunidade, o Prefeito também entregou novos fardamentos e equipamentos de proteção individual aos agentes de endemias do município. Eles também receberam uma bolsa. As entregas ocorreram na Farmácia Básica do Município, na avenida Artur Padilha.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Aline Alves, e a coordenadora do PNI municipal, Ítala Nascimento, também prestigiaram a atividade. 

“Esta ação visa reforçar a nossa capacidade de armazenamento de vacinas, bem como dar mais qualidade e segurança ao importante trabalho realizado pelos nossos agentes de endemias, no combate aos vetores de diversas doenças, como a dengue e a chikungunya, por exemplo,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

Moro lidera ranking de confiança com um terço de notas 9 ou 10, diz Datafolha

Por Flávia Faria/UOL O ministro da Justiça, Sergio Moro, é a personalidade pública em que os brasileiros mais confiam entre 12 figuras do cenário político avaliadas em levantamento do Datafolha. A pesquisa testou nomes como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Datafolha pediu que os […]

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por Flávia Faria/UOL

O ministro da Justiça, Sergio Moro, é a personalidade pública em que os brasileiros mais confiam entre 12 figuras do cenário político avaliadas em levantamento do Datafolha. A pesquisa testou nomes como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Datafolha pediu que os entrevistados dissessem, em uma escala de 0 a 10, qual o nível de confiança que tinham em cada um dos integrantes da lista. As notas até 5 são consideradas baixo índice de confiança, de 6 a 8, médio, e 9 e 10, alto. O índice leva em conta as notas atribuídas por aqueles que dizem conhecer a personalidade em questão.

Um terço (33%) disse ter alta confiança em Moro, 23%, média confiança, e 42%, baixa confiança.

O Datafolha ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todas as regiões do país nos dias 5 e 6 de dezembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

Na lista dos mais confiáveis, Lula vem em seguida, com 30% de confiança alta (16% média e 53% baixa). Apesar de empatar dentro da margem de erro com o ex-juiz no quesito alta confiança, o petista aparece em segundo por ter índices piores de média e baixa confiabilidade.

Em seguida, estão empatados na margem de erro Bolsonaro, com 22% (22% média e 55% baixa), e Luciano Huck, com 21% (22% média e 55% baixa). O apresentador de TV é considerado um possível candidato à Presidência em 2022.

O levantamento mostra ainda que a credibilidade de Lula, que estava em queda, voltou a subir. Os 20% de alta confiabilidade em fevereiro de 2016 se transformaram em 30% agora.

No fim de 2009, no seu segundo mandato na Presidência da República, eram 52%.

Já Moro viu seu índice de alta confiança mais que dobrar: eram 14% em fevereiro de 2016, agora são 33%. Ele é o ministro mais popular e bem avaliado do governo, aprovado por metade da população.

O ex-juiz federal é o responsável pelo julgamento de Lula em primeira instância no caso do tríplex de Guarujá. Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, o petista foi preso em abril de 2018. A pena depois foi fixada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 8 anos e 9 meses de cadeia.

O petista foi solto em novembro do ano passado, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concede aos condenados que não apresentam risco à sociedade o direito de aguardar em liberdade o julgamento de todos os recursos judiciais. Para 54% dos brasileiros, a soltura foi justa. Leia aqui a íntegra da matéria.

Carnaíba inicia Avaliação da Fluência em Leitura

Tiveram início nesta quarta-feira (18), seguindo até o dia 25, as Avaliações da Fluência em Leitura em Carnaíba, nas escolas Martiniano Martins, Gizelda Simões, Complexo Educacional, Joana Freire, Padre Frederico, José Batista Neto, João Joaquim de Souza e Imaculada Conceição. O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) realiza Avaliações da Fluência em Leitura […]

Tiveram início nesta quarta-feira (18), seguindo até o dia 25, as Avaliações da Fluência em Leitura em Carnaíba, nas escolas Martiniano Martins, Gizelda Simões, Complexo Educacional, Joana Freire, Padre Frederico, José Batista Neto, João Joaquim de Souza e Imaculada Conceição.

O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, por meio de uma parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). 

Em Carnaíba, a Secretaria de Educação aderiu ao Programa, como parte da proposta de promover a alfabetização dos estudantes na idade certa.

O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em língua portuguesa, em sua variante brasileira, no início do Ensino Fundamental. 

Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.

As avaliações são feitas através de um aplicativo do CAEd, com a intermediação de um aplicador. As crianças são orientadas a ler os textos e têm sua fala gravada. Essas leituras são enviadas automaticamente para o sistema de avaliação.

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase nos ossos. A informação foi divulgada pelo gabinete dele neste domingo (18). Os cânceres de próstata recebem uma pontuação chamada escore de Gleason, que mede, em uma escala de 1 a 10, a aparência das células cancerígenas […]

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase nos ossos. A informação foi divulgada pelo gabinete dele neste domingo (18).

Os cânceres de próstata recebem uma pontuação chamada escore de Gleason, que mede, em uma escala de 1 a 10, a aparência das células cancerígenas em comparação com as células normais. De acordo com o gabinete de Biden, o câncer dele é estágio 9, o que sugere que está entre os mais agressivos.

Biden foi examinado por médicos na semana passada após apresentar sintomas urinários e um “pequeno nódulo”. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata na sexta-feira, com as células cancerígenas se espalhando para os ossos.

“Embora esta represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz”, afirmou seu gabinete. “O presidente e sua família estão analisando as opções de tratamento com seus médicos.”

O câncer de próstata envolve a uretra, o tubo que leva a urina para fora do corpo através do pênis. O câncer é o crescimento celular anormal e descontrolado, mas na próstata, geralmente se desenvolve lentamente. Os sinais ou sintomas podem não se manifestar por anos e alguns nunca desenvolvem nenhum problema. As informações são do g1.

Silvio Costa Filho cumpre agenda em cidades da RMR e Agreste do Estado

O deputado federal Silvio Costa Filho segue ampliando as bases políticas em todas as regiões do Estado. O parlamentar, que preside o Republicanos em Pernambuco, tem fortalecido o partido e participado de agendas de candidatos. Neste final de semana, Silvio esteve com candidatos a prefeito da Região Metropolitana e do Agreste Central de Pernambuco. No […]

O deputado federal Silvio Costa Filho segue ampliando as bases políticas em todas as regiões do Estado. O parlamentar, que preside o Republicanos em Pernambuco, tem fortalecido o partido e participado de agendas de candidatos.

Neste final de semana, Silvio esteve com candidatos a prefeito da Região Metropolitana e do Agreste Central de Pernambuco.

No sábado (24), ele visitou o município de Belo Jardim para conversar com a população do município, ao lado do amigo Wilsinho Maciel (PTB), candidato a prefeito do município, além dos postulantes a vereador. Além disso, em Pesqueira, o deputado participou de uma grande caminhada em apoio à candidatura de Marcos Cacique (Republicanos) à Prefeitura.

“Marcos faz política com seriedade e compromisso com as pessoas. Ao lado do candidato a vice-prefeito Paulo e de todo grupo, ele vai cuidar da cidade, levando mais saúde, educação, desenvolvimento econômico e sobretudo, fazendo uma Pesqueira dez”, destacou.

No domingo (25), o parlamentar visitou a cidade de Camaragibe. Com a prefeita Doutora Nadegi (Republicanos), candidata à reeleição, Silvio participou de uma grande carreata pelas ruas da cidade.

“Por onde passamos, a população mostrou que quer Doutora Nadegi para continuar avançando. Estamos juntos e vamos seguir trabalhando por mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou.

O republicano ainda participou de uma agenda em Altinho. Ao lado da candidata a prefeita pelo Republicanos, Janaína Bike, Silvio reafirmou o compromisso com o crescimento da cidade e percorreu às ruas da cidade em uma carreta.

Ao lado do candidato à Prefeitura de Panelas Ruben Lima (PSB), Silvio conversou com a população do município e reafirmou o compromisso em levar mais investimentos e oportunidades para a cidade.

“Agradeço ao deputado pela presença. Nós vamos juntos, garantir que nosso município se desenvolva do jeito que nós sonhamos, com o apoio de Silvio, que tem compromisso com nossa região”, destacou Ruben.