Notícias

Divulgada programação da 30ª edição da Semana Estudantil de Sertânia

Por André Luis

Dentre as atrações, Paulo Matricó faz show no sábado (01.02).

Nascida na década de 70, a Semana Estudantil de Sertânia é um dos maiores eventos culturais do interior de Pernambuco. Criada para ser um momento de interação, lazer, diversão e cultura, a iniciativa chega a sua 30ª edição com uma programação que reúne música, esporte, jogos e empreendedorismo.

Em 2020, o evento acontece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro. As atividades serão realizadas na Praça de Eventos Olavo Siqueira e no Ginásio Epaminondas Morais. A Semana Estudantil vai oferecer ao público dança, literatura, música, cinema, teatro, exposições de artesanatos, artes plásticas, cursos, palestras e competições esportivas.

A grade de shows conta com a atração nacional Paulo Matricó, assim como Gêge Bismark e a banda paraibana Gente Boa, entre outros artistas. A organização manteve, ainda, um dos instantes mais aclamados pelo público, a cantoria de viola. Este ano o momento contará mais uma vez com Valdir Teles, que estará acompanhado de Zé Viola.

Os sertanienses poderão participar também de oficinas oferecidas pelo SEBRAE, como a de fotografia para as redes sociais. Uma das novidades da Semana Estudantil 2020 é o projeto Domingo na Praça, que vai reunir dança, vôlei e futebol de rua. O momento será organizado pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC.

A 30º Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo de Sertânia é uma oportunidade para o desenvolvimento e a valorização da memória cultural e artística. Um meio de divulgar os valores e as tradições da região.  Além de proporcionar renda para o município, com a geração de 250 empregos diretos e 400 indiretos.

O evento é organizado pela Associação dos Artesões e Artistas Populares de Sertânia e pela Prefeitura, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Governo do Estado de Pernambuco.

Confira a programação completa:

Domingo dia 26, às 16h

Projeto Domingo na Praça – Vôlei, dança e futebol de rua. Organização: Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Segunda-feira dia 27, às 19h

Torneio de dominó

Mostra de cinema – O Auto da Compadecida e Cine Holliúdy 2

Terça-feira dia 28, às 19h

Torneios de gamão, tênis de mesa e vôlei de areia

Palestra SEBRAE – (Whatassap Business)

Dança – Zumba e Jump  (Caverna Fitness)

Mostra de judô (Secretaria de Juventude Esporte Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social)

Quarta-feira dia 29, às 19h

Torneio de vôlei de areia

Oficina SEBRAE – (Fotografia para as redes sociais)

Apresentação de dança com o grupo Coração Nordestino

Show com Caique Lima

Show com Kalú Vital

Quinta-feira dia 30, às 19h

Torneio de vôlei de areia

Torneios de dama e xadrez

Encontro de sanfoneiros (Escola de Música Demétrio Dias Araújo)

Cantoria de viola Valdir Teles e Zé Viola

Banda dos professores da Secretaria de Juventude Esporte Cultura e Turismo

Sexta-feira dia 31, às 19h

Torneio de basquete (Ginásio Epaminondas Morais)

Palestra SEBRAE (Empreendedor Cultural)

Show com Feijão de Corda´s,

Show com a Banda Super Rif´s

Show com Gêge Bismark

Sábado dia 1º de fevereiro, às 20h

Teatro – O casamento de Maria Feia (Cia Teatral Primeiro Traço – Direção Flávio Magalhães)

Atração cultural – Poetisa Mariana Teles: Recital poético e lançamento do livro “Outro Mares”

Show com Paulo Matricó

Show com Gente Boa

Outras Notícias

MPPE instaura procedimento para fiscalizar disponibilidade de medicamentos pelo SUS em Salgueiro

Foto: Freepik Do Causos & Causas O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a disponibilidade de medicamentos e insumos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Salgueiro.  A medida, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (18), […]

Foto: Freepik

Do Causos & Causas

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a disponibilidade de medicamentos e insumos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Salgueiro. 

A medida, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (18), visa garantir o acesso da população a medicamentos essenciais e o funcionamento eficiente do sistema de saúde local. O procedimento foi aberto após a constatação de possíveis falhas no controle de estoque e no fornecimento contínuo de fármacos.

A Portaria de Instauração, assinada pelo Promotor de Justiça Jairo José de Alencar Santos, destaca que o direito à saúde é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal (artigo 196) e reforçado pela Lei nº 8.080/1990, que regulamenta o SUS. O documento também ressalta que a assistência farmacêutica é parte integrante desse direito, englobando ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, com o medicamento como insumo essencial.

O MPPE alerta que a interrupção no fornecimento de medicamentos de uso contínuo pode causar danos graves à saúde dos usuários, incluindo o agravamento de doenças e até mesmo a morte. Por isso, é fundamental que o município garanta o controle adequado de estoque, desde a seleção e aquisição até a distribuição dos medicamentos.

O Procedimento Administrativo tem como objetivo fiscalizar a disponibilidade de medicamentos no município de Salgueiro, incluindo as etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento e controle de estoque. Para isso, o MPPE determinou as seguintes medidas iniciais: Registro no Sistema SIM (Sistema de Informações Municipais) para monitoramento das ações de saúde.

Expedição de ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Salgueiro, que terá 30 dias para informar: A lista completa de medicamentos essenciais disponíveis no município; os itens em falta nas farmácias e o prazo para regularização do estoque; as medidas adotadas para evitar o desabastecimento; A lista de medicamentos entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com as respectivas quantidades; O Elenco Municipal de Medicamentos licitados em 2025 e as quantidades adquiridas; se as empresas vencedoras das licitações já iniciaram o repasse dos medicamentos; se há medicamentos com licitação fracassada ou deserta e se novos processos licitatórios foram iniciados; se existem empresas em mora para entrega de medicamentos e se foram notificadas; as dificuldades da pasta para garantir o fornecimento regular e contínuo de medicamentos; se a lista de padronização de medicamentos do município foi revisada para substituir fármacos de difícil aquisição; implementação do Sistema HORUS ou equivalente em todas as farmácias do município, incluindo UBS, Farmácia Central e UPA, para disponibilizar, em tempo real, o estoque de medicamentos e a lista atualizada do Relação Municipal de Medicamentos (REMUME). O sistema também deve ser acessível ao cidadão por meio do site da Prefeitura; inspeção nas farmácias do município para verificar a conformidade entre o estoque real e os relatórios apresentados.

O MPPE destacou a importância da transparência e do controle social na gestão da saúde pública. A implementação do Sistema HORUS ou similar permitirá que a população acompanhe, em tempo real, a disponibilidade de medicamentos nas unidades de saúde. Além disso, a medida facilitará a fiscalização por órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, a Controladoria Geral da União, o Ministério Público e o Poder Legislativo, coibindo práticas ilícitas e desvios de recursos públicos.

O Procedimento Administrativo terá um prazo inicial de 01 (um) ano para conclusão, podendo ser prorrogado por igual período, conforme a Resolução nº 03/2019 do CSMP. Durante esse período, a Promotoria de Justiça de Salgueiro acompanhará as ações da Secretaria Municipal de Saúde e tomará as medidas necessárias para garantir o fornecimento contínuo e adequado de medicamentos à população.

A medida visa garantir que os cidadãos de Salgueiro tenham acesso aos medicamentos essenciais, evitando interrupções no tratamento e danos à saúde. A ação também serve como alerta para outros municípios sobre a importância de um controle eficiente do estoque de medicamentos e da transparência na gestão da saúde pública.

Prefeitura de Afogados inicia discussão do Plano Diretor com os bairros e comunidades rurais 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira dá início nesta terça (29) as reuniões comunitárias para que a população – urbana e rural – possa contribuir com sugestões e propostas para a construção do novo plano diretor do município.  O calendário de reuniões é extenso, garantindo espaço para a participação de todos, e vai de 29 […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira dá início nesta terça (29) as reuniões comunitárias para que a população – urbana e rural – possa contribuir com sugestões e propostas para a construção do novo plano diretor do município. 

O calendário de reuniões é extenso, garantindo espaço para a participação de todos, e vai de 29 de março à 4 de maio. “É muito importante que a população participe. Esse é o momento de todos os moradores de bairros e comunidades rurais dizerem o que pensam, as ideias e sugestões que tem, para que o Plano Diretor seja verdadeiramente democrático,” destacou o coordenador das discussões do Plano Diretor, Fernando Moraes. 

Confira o calendário das primeiras reuniões:

Terça, 29 de março – 15 h 

Local: salão comunitário do Monte Alegre. Comunidades rurais de Monte Alegre, Corisco, Umburaninha, Favela, Quixaba dos liberais, Poço da volta, Rodeador, Santiago, Cachoeira de Santiago, Serrote, Queimadas, Catolé e Torrões. 

Quarta, 30 de março – 18h30

Local: Centro Tecnológico

Reunião com os bairros São Francisco, Planalto e Vila Bom Jesus 

Quinta, 31 de março – 15h

Local: igreja da comunidade de Santo Antônio ll.

Comunidades rurais de Santo Antônio l e ll, Escada, Curral velho dos Ramos e dos Pedros, Poço de Pedra, Carnaibinha, Surubim, Pacus e Caeiras.

“O mal por si só se destrói”, diz Saulo Gomes em comentário no Rádio Vivo

O professor e historiador Saulo Gomes voltou a abordar temas da política internacional e nacional durante sua participação desta terça-feira (18) no programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú. Logo no início, ele retomou uma frase que costuma repetir: “O mal por si só se destrói”, que serviu de eixo para todo o comentário. Segundo Saulo, […]

O professor e historiador Saulo Gomes voltou a abordar temas da política internacional e nacional durante sua participação desta terça-feira (18) no programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú. Logo no início, ele retomou uma frase que costuma repetir: “O mal por si só se destrói”, que serviu de eixo para todo o comentário.

Segundo Saulo, eventos previstos para esta semana reforçam essa percepção. “Você não pode fazer de sua vida um caminho de maldade e destruição e morrer impune”, afirmou. Ele disse ainda que, quando isso ocorre, “um dia você cai e sente o peso da justiça, do destino, do mistério da vida”.

Críticas a Donald Trump

Grande parte do comentário foi dedicada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com Saulo, o republicano enfrenta desgaste político crescente. “Eu morro de pena quando olho para a cara dele e vejo ele desmoronando, se desfigurando como o retrato de Dorian Gray”, declarou.

O historiador afirmou que Trump vive um processo de exposição pública. “Trump vai ficar nu diante da sociedade, desfigurado, desmoralizado. Olha o que eu tô dizendo”, disse. Ele mencionou ainda a possível divulgação de arquivos relacionados a Jeffrey Epstein, ressaltando que tudo que diz se trata de sua interpretação. “Ele está atolado até os cabelos nesses arquivos, nessas depravações”, comentou.

Saulo também relatou, como opinião pessoal, que o presidente norte-americano teria relações históricas com grupos criminosos. “Donald Trump fez toda a sua vida em relacionamento com a máfia”, afirmou durante sua fala no programa.

Menções a figuras próximas a Trump

O comentarista citou ainda que a primeira-dama Melania Trump teria, segundo ele, relação com Epstein no passado. “As primeiras relações de Trump com Melania ocorreram na podridão da vida bilionária deles”, disse, ressaltando tratar-se de sua leitura sobre o tema.

Para Saulo, os desdobramentos do caso Epstein podem revelar ações de diversas figuras públicas internacionais. “Príncipes, bilionários, professores de Harvard, cientistas… o escândalo é grosso”, afirmou.

Críticas a Jair Bolsonaro

O outro alvo do comentário foi o ex-presidente Jair Bolsonaro. Saulo classificou como “tardia” a condenação judicial anunciada recentemente. “Demorou, mas chegou a sentença”, disse. Ele afirmou ainda que, na sua opinião, o ex-presidente deverá responder por outros processos: “Essa condenação é só de um crime. Tem mais de 500.”

Em outro trecho, o historiador disse sentir repulsa ao ver Bolsonaro sorrindo. “A gente conhece um homem pelo riso. Quando eu vi o riso dele, eu vomitei”, afirmou, atribuindo ao ex-presidente um histórico de comportamento que ele considera negativo desde a juventude.

Ao encerrar o comentário, Saulo voltou ao tema central e disse que os exemplos mencionados reforçam sua convicção. “Esses dois que citei — Trump e Bolsonaro — são o retrato do que o mal produz”, declarou. Ouça o comentário na íntegra:

Lula lidera com 41% contra 36% de Bolsonaro, mostra PoderData

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança na pesquisa realizada pela PoderData e tem, de acordo com a nova rodada do levantamento divulgada nesta sexta-feira 29, 41% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 36%. A pesquisa indica uma consolidação da distância de 5 pontos percentuais […]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança na pesquisa realizada pela PoderData e tem, de acordo com a nova rodada do levantamento divulgada nesta sexta-feira 29, 41% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 36%.

A pesquisa indica uma consolidação da distância de 5 pontos percentuais entre os dois pré-candidatos apontada no levantamento anterior, divulgado há 15 dias.

O resultado desta sexta também confirma Ciro Gomes (PDT) com o melhor desempenho entre os demais candidatos. Ao todo, o pedetista tem 6% das intenções de voto e está numericamente à frente, mas tecnicamente empatado com João Doria (PSDB), que tem 4%.

Todos os demais candidatos juntos somam apenas 5 pontos percentuais André Janones (Avante) tem 3% e Simone Tebet (MDB) aparece com 1%. Luciano Bivar (União Brasil), que pela primeira vez foi incluído na pesquisa, também soma 1%. Nenhum outro candidato pontua.

Segundo turno

A pesquisa monitorou também as intenções de voto para o principal cenário de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro. Neste caso, o petista novamente aparece na frente, com 48% dos votos, ante 39% do ex-capitão.

A distância entre os dois, que chegou a ser de 25 pontos percentuais, hoje é de nove pontos. Vale ressaltar ainda que este saldo não mudou desde o último levantamento, divulgado há 15 dias.

A pesquisa foi realizada entre 24 a 26 de abril com 3 mil entrevistas por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Votos por região

A pesquisa também mostrou que, por região, Lula e Bolsonaro empatam dentro da margem de erro em três: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O petista tem vantagem no Nordeste e o ex-capitão lidera no Norte. A margem de erro não é a mesma em todas as regiões e varia de acordo com o número de entrevistados.

Madalena tem absolvição anulada e segue na mira da Justiça

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), sofreu uma derrota em dos processos que responde, referente ao período que governou o Portal do Sertão. É o que revela a última movimentação do processo nº 0003137-43.2021.8.17.2220, que tramita na 2ª Turma da Câmara Regional de Caruaru, no qual a ex-prefeita Madalena Britto é ré por prática […]

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), sofreu uma derrota em dos processos que responde, referente ao período que governou o Portal do Sertão.

É o que revela a última movimentação do processo nº 0003137-43.2021.8.17.2220, que tramita na 2ª Turma da Câmara Regional de Caruaru, no qual a ex-prefeita Madalena Britto é ré por prática de crime de responsabilidade, configurado pela admissão de servidores, contra a expressa disposição em lei, ou seja, por contratar servidores indo de encontro com a lei, o que é claramente ilícito. Chama atenção que no processo, é colocado que a prática ilegal foi feita de maneira continuada, o que pode ter agravado os danos ao erário público, por se tratar de suposta conduta vedada por lei.

Madalena havia sido absolvida sumariamente, ou seja, sem análise de mérito, pelo Juízo da Vara Criminal de Arcoverde, na primeira instância. Entretanto, o Ministério Público de Pernambuco recorreu da decisão, solicitando a sua anulação e elencando erros processuais. O recurso do MPPE foi submetido à análise do relator do processo, o Desembargador Evanildo Coelho de Araújo, que emitiu relatório favorável à anulação da absolvição da socialista, que atuou como assessora especial do ex-governador Paulo Câmara (hoje, sem partido), até o fim do seu mandato no Palácio do Campo das Princesas.

A defesa da ex-prefeita pronunciou-se, argumentando pela manutenção da decisão da primeira instância, mas o voto do Desembargador Evanildo Araújo foi acompanhado por todos os integrantes da turma, e a absolvição de Madalena foi anulada por unanimidade. Isso a mantém na mira da justiça, podendo levá-la a ser condenada pelo crime de responsabilidade a que é acusada. Na véspera de um ano eleitoral, onde Madalena sonha em retornar à Prefeitura, essa é uma batalha jurídica que pode dificultar o seu caminho. Clique aqui e veja a decisão contra Madalena.