Diretor do DER promete resolver buraqueira na PE 320
Por Nill Júnior
O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), comemorou no Debate do Sábado o início da operação Tapa buracos na estrada que liga Riacho do meio a divisa com Santa Terezinha em primeira etapa.
Logo após, a garantia é de conclusão da estrada completa. Evandro recebeu o Diretor regional da 5ª região do DER, Luiz de Castro.
Ele agradeceu ao apoio para a solicitação à governadora Raquel Lyra, ao Deputado Federal Mendonça Filho, a Paulo Jucá e a Neguinho de Danda.
O trecho que liga São José do Egito a Riacho do Meio está em fase final. Há ainda a limpeza de mato às margens da rodovia que liga Riacho do Meio a Santa Terezinha.
Outra informação passada ao programa foi de que, de acordo com Luiz Castro, até dia 10 de junho, começa o serviço no trecho entre Tabira e Afogados da Ingazeira, muito danificado. Amém!
Na Sessão da Câmara de Vereadores de Itapetim, o vereador Mário José cobrou providências da Celpe em relação as constantes interrupções no fornecimento de energia na cidade, bem como informações da Compesa sobre a não regularidade do fornecimento de água a população de Itapetim, muito embora os usuários já tenham recebido antecipadamente, a fatura para pagamento, […]
Na Sessão da Câmara de Vereadores de Itapetim, o vereador Mário José cobrou providências da Celpe em relação as constantes interrupções no fornecimento de energia na cidade, bem como informações da Compesa sobre a não regularidade do fornecimento de água a população de Itapetim, muito embora os usuários já tenham recebido antecipadamente, a fatura para pagamento, sem que o serviço esteja sendo prestado em sua plenitude.
“Na ocasião, denunciamos a conduta injustificável do Prefeito Municipal que por motivação político-eleitoral, retirou a gratificação paga ao Fisioterapeuta Antônio Genilson Santos, que prestava serviço adicional a sua carga horária a toda a comunidade. Não se teve notícia de redução de vencimentos de nenhum outro funcionário”, reclama.
Ele afirma que posicionamento foi pelo servidor defender sua candidatura e do seu tio Adalberto de Vital. “Essa decisão será questionada na esfera judicial, para anulação dessa medida administrativa retrógrada e ilegal”.
Não há nenhuma pesquisa registrada a ser divulgada em Tuparetama, Ingazeira, Iguaracy, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Salgueiro, Tabira, Flores, Solidão, Carnaíba, Quixaba ou qualquer outro município cuja especulação gire em torno dessa possibilidade. As últimas pesquisas divulgadas pelo Múltipla foram as que levamos ao conhecimento do leitor esta manhã, com os levantamentos […]
Não há nenhuma pesquisa registrada a ser divulgada em Tuparetama, Ingazeira, Iguaracy, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Salgueiro, Tabira, Flores, Solidão, Carnaíba, Quixaba ou qualquer outro município cuja especulação gire em torno dessa possibilidade.
As últimas pesquisas divulgadas pelo Múltipla foram as que levamos ao conhecimento do leitor esta manhã, com os levantamentos de Serra Talhada e Sertânia. Os únicos levantamentos que seriam divulgados, mas foram suspensos por força de liminares foram Pedra e São José do Egito.
O resto, pura especulação e tentativa de usar nossa credibilidade a serviço de projetos partidários, o que não foi e nem será a finalidade dessa parceria.
No apagar das luzes para o prazo de filiações partidárias para quem deseja se candidatar nas eleições previstas para 4 de outubro o presidente da Câmara de São José do Egito, Rogaciano Jorge, trocou de base. Do PSB, do bloco de sustentação do prefeito Evandro Valadares, ingressou no PP em apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Romério […]
No apagar das luzes para o prazo de filiações partidárias para quem deseja se candidatar nas eleições previstas para 4 de outubro o presidente da Câmara de São José do Egito, Rogaciano Jorge, trocou de base.
Do PSB, do bloco de sustentação do prefeito Evandro Valadares, ingressou no PP em apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Romério Guimarães.
Rogaciano Jorge assinou a ficha de filiação no início desta semana no escritório do vereador Albérico Thiago, em movimentação secreta que do veio à tona ontem.
Com a mudança, o PP vai para as eleições proporcionais com cinco vereadores de mandato na chapa: Albérico Thiago, Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi, Antônio Andrade e Jota Ferreira.
Rogaciano deixou a base com a promessa do ex-prefeito de ser seu candidato a vice.
Em São José do Egito, os quatro pré-candidatos se distribuem assim: Evandro Valadares no PSB, Romério Guimarães no PP, Roseane Borja no MDB e Rona Leite, praticamente sozinho no PT.
Primeira mão O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Sertânia, instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar a atuação do município quanto ao controle de animais soltos em vias públicas, especialmente no Bairro Sibas Brito. A medida foi publicada no Diário Oficial do MPPE desta quinta-feira (30). De acordo […]
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Sertânia, instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar a atuação do município quanto ao controle de animais soltos em vias públicas, especialmente no Bairro Sibas Brito. A medida foi publicada no Diário Oficial do MPPE desta quinta-feira (30).
De acordo com o documento, o procedimento tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a formulação e execução de políticas públicas voltadas ao controle, recolhimento e acolhimento de animais em situação de abandono, diante de relatos de omissão do poder público e de risco à saúde e à segurança da população.
A portaria, assinada pelo promotor de Justiça com atribuição na área de Meio Ambiente, cita que os autos da Notícia de Fato nº 02276.000.087/2025 registram presença habitual de cães, cavalos e ovelhas nas ruas do Bairro Sibas Brito, com ocorrências de ataques a pessoas e animais. Segundo o MPPE, a situação “gera sensação de abandono, medo de represálias e ausência de resposta eficaz do poder público”.
O órgão ressaltou que a falta de controle populacional de animais urbanos pode provocar desequilíbrio ambiental, proliferação de zoonoses e risco de acidentes, além de violar o dever do município de exercer o poder de polícia administrativa para garantir a ordem urbana.
O texto ainda faz referência a decisões judiciais que reforçam a obrigatoriedade do serviço público de recolhimento e acolhimento de animais de rua, considerado essencial pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e à posição do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da atuação judicial quando há omissão do Executivo em políticas de proteção animal e saúde pública.
Diligências e prazos
O MPPE determinou prazo de 10 dias úteis para que a Prefeita de Sertânia e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente prestem informações sobre:
A existência de políticas municipais de controle de animais em vias públicas;
Convênios com centros de zoonoses ou instituições similares;
Registros de ataques de animais nos últimos três meses;
Medidas adotadas para recolhimento e acolhimento de animais abandonados;
Fiscalização de criações irregulares em área urbana, especialmente no Bairro Sibas Brito.
Também foi solicitada ao Centro de Vigilância Sanitária de Sertânia a apresentação de dados sobre casos de zoonoses e providências adotadas.
O MPPE advertiu que o descumprimento das requisições poderá configurar ato de improbidade administrativa ou crime específico, conforme a legislação vigente.
A Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-PE, vem realizando diversas fiscalizações no Interior de Pernambuco. Na última quinta-feira (30) foram retirados das prateleiras diversos produtos vencidos e sem informações de fabricação. As irregularidades foram encontradas no Mercantil Boa Hora, localizado na Rua Francisco de Sá, bairro de Santo Antônio, no município […]
A Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-PE, vem realizando diversas fiscalizações no Interior de Pernambuco.
Na última quinta-feira (30) foram retirados das prateleiras diversos produtos vencidos e sem informações de fabricação. As irregularidades foram encontradas no Mercantil Boa Hora, localizado na Rua Francisco de Sá, bairro de Santo Antônio, no município de Salgueiro.
No estabelecimento foram constatados diversos tipos de carnes vencidos: cortes de frango, carne bovina, linguiça, miúdos, costela e capa de filé. Alguns com datas de validade de 11, 18, 21, 23 e 26 de agosto. A carne de costela estava vencida há mais de oito meses, desde 19 de dezembro de 2017.
Ainda foram retiradas de venda 23 caixas de chantily, vencidas no dia 26 de julho, pacotes de macarrão instantâneo vencidos no dia 18 de agosto, 30 latas de refrigerantes, vencidos entre os dias 05, 06 e 07 de agosto e cerca de 50 garrafinhas de temperos, entre pimenta, salsa e molho shoyu, todos sem informações de fabricante e datas de fabricação e validade.
O Procon-PE orienta que os consumidores sempre verifiquem a data de validade dos produtos. E, caso vá comprar apenas um corte de carnes ou laticínios que veja a data de validade na peça inteira, antes do corte. Qualquer denúncia basta procurar uma das unidades do Procon-PE ou ligar para o 0800.282.1512.
Você precisa fazer login para comentar.