Dicinha do Calçamento e Pipi da Verdura protagonizam mais um episódio que ridiculariza a política de Tabira
Por Nill Júnior
A política em Tabira, a despeito da decente e ampla maioria da população, segue envergonhando seus filhos. Novamente, a disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Tabira dá assunto.
A disputa para a presidência da Casa será dia 12 de dezembro. A chapa governista foi registrada e terá a seguinte composição: para Presidente Valdemir Filho, com Eraldo Moura para Primeiro Secretário e para Segunda Secretária, Ilma de Cosme.
O registro da chapa aconteceu na terça-feira, 29, e por ser a primeira chapa a ser registrada tem como número chapa 1. A chapa governista teria apoio da maioria na Câmara, com os vereadores Edmundo Barros, Vianey Justo e Didi de Heleno.
Só perde se houver alguma traição. Mas há a chamada pressão psicológica de outro lado.
Segundo o blogueiro Júnior Finfa, o vereador Didi de Heleno tem recebido constantes ligações para aderir o grupo do presidente Djalma das Almofadas. “Uma fonte segura confirmou que até dinheiro tem sido oferecido ao vereador para o mesmo deixar o grupo de Valdemir, além de outras promessas absurdas”, disse.
A chapa atualmente minoritária tem Djalma candidato a presidente, Pipi da Verdura Primeiro Secretário e Cléber Paulino, Segundo Secretário.
Ontem um vídeo de Dicinha do Calçamento, que foi duramente criticado por Dinca Brandino chamado de Pula-pula, por sua falta de consistência e palavra política, tendo mudado de votos várias vezes, o mostrava “ninando” o vereador Pipi da verdura em uma rede. Pipi, um homem decente, mas comparado a um chuchu na política, se permitiu a essa imagem grotesca. Como criticar Nicinha, Dinca e seus desmantelos? Avante, Tabira!
Muito legal o projeto piloto “Ser Jovem Empreendedor”, parceria do Sicoob com a Escola Edson Simões, de São José do Egito. Das dicas e formação em empreendedorismo, nasceu a cafeteria @poiesiscoffee_sje . Nascida e pensada para a cidade de São José do Egito, conhecida como o BERÇO IMORTAL DA POESIA, a escolha do nome se […]
Muito legal o projeto piloto “Ser Jovem Empreendedor”, parceria do Sicoob com a Escola Edson Simões, de São José do Egito.
Das dicas e formação em empreendedorismo, nasceu a cafeteria @poiesiscoffee_sje .
Nascida e pensada para a cidade de São José do Egito, conhecida como o BERÇO IMORTAL DA POESIA, a escolha do nome se dá pelo ideário de poesia, palavra descendente do grego POIESIS. Na e pela “poíesis”, o próprio real se destina no homem para que este o realize numa plenitude que o próprio real por si não realiza, se constitui como linguagem, mundo, verdade, sentido, tempo e história, em qualquer cultura.
O projeto trabalha gestão, produção, marketing, e é um sucesso! E teve a parceria do Café Santa Clara, que entrou com os insumos.
“Muito mais que uma simples cafeteria, Poíesis é a união do empreendedorismo estudantil da Escola de Referência em Ensino Médio Édson Simões – EREMES com o desejo de criar um espaço voltado a degustação dos mais variados tipos de sabores que levam em sua matriz o gosto inigualável e tradicional do café”.
O projeto será apresentado na FENAP, a Feira de Negócios do Alto Pajeú. A parceria vai longe.
O programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, recebeu Cleire Michelli, especialista em Investimento Social e Estratégico do Sicoob, Jefferson Renato, professor de Química da Escola e Ana Karolini, aluna da escola, falando da bela parceria, que tem cheiro de café e empreendedorismo.
Por Anchieta Santos Dos vários ouvintes que deram sua opinião sobre o assunto no Programa Show da Tarde, da Rádio Cultura FM, 100% disseram que não é justo a prefeitura realizar o carnaval ainda estando em débito com funcionários contratados e diaristas. A pressão subiu depois que a Secretária de Cultura, Gracinha Paulino, confirmou que […]
Dos vários ouvintes que deram sua opinião sobre o assunto no Programa Show da Tarde, da Rádio Cultura FM, 100% disseram que não é justo a prefeitura realizar o carnaval ainda estando em débito com funcionários contratados e diaristas.
A pressão subiu depois que a Secretária de Cultura, Gracinha Paulino, confirmou que iria haver carnaval e que para isso, a gestão estava correndo atrás de patrocinadores. Uma chuva de reclamações surgiu a partir daí da parte dos funcionários que reclamam quase três meses de atraso nos salários.
Na manhã dessa quarta-feira (20), nas redes sociais, chegou a informação que a prefeitura irá pagar o mês de novembro aos diaristas. Na mesma emissora o Vereador Edmundo Barros criticou a situação e disse que foi falta de programação da gestão não pagar os funcionários sabendo que Tabira realiza o maior carnaval do Pajeú.
Folha do Sertão Durante uma live que foi ao ar por mais de uma hora tratar exclusivamente das novas medidas, depois de um decreto que impôs restrições ao trânsito da cidade por onze dias, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro quase não falou em flexibilização das medidas adotadas e nem apresentou novas ações. Gastou a […]
Durante uma live que foi ao ar por mais de uma hora tratar exclusivamente das novas medidas, depois de um decreto que impôs restrições ao trânsito da cidade por onze dias, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro quase não falou em flexibilização das medidas adotadas e nem apresentou novas ações.
Gastou a maioria do tempo para anunciar o andamento de obras e novas metas previstas para serem cumpridas até o final do mandato, numa clara demonstração de que está determinado a renovar o mandato que terminará dia 31 de dezembro.
Cercado de um grupo de detentores de cargos comissionados no primeiro escalão da Prefeitura, o prefeito até brincou dizendo aquele não era o momento de tratar de política e que quem quiser fazer isso, “fique em casa”, o que motivou criticas da vereadora oposicionista, Eliane Alves (PSB), publicadas momentos depois em redes sociais, afirmando que “Clebel parece não saber o que fazer com a gestão pública e nada tem mais a dizer , afinal passou 3 anos sumido , afirmando não ser candidato a prefeito e só voltou agora para enganar de novo e tentar a reeleição”.
O tom do prefeito e seus apoiadores era calçamento – com a promessa de beneficiar 70 ruas – constantes de um projeto apelidada eleitoralmente de “ruas do futuro”, concluir uma ou duas creches que tiveram construção iniciada na gestão do ex-prefeito Marcones Libório de Sá e outras ações que dependem de recursos para recuperar praças e outros equipamentos públicos que na verdade sequer foram lembrados ao longo dos últimos três anos.
No caso de ações voltadas para o combate ao novo coronavírus, é de se lamentar que a Prefeitura não providenciou a aquisição de testes para o pessoal que está na linha de frente no atendimento a pacientes, e que a Prefeitura não dispunha, ontem, de remédio comum como Lozartana. E que que chegou a comprar R$95 mil de medicamentos em uma farmácia do município de Custória, distante mais de 180 quilômetros de Salgueiro, segundo criticas do vereador George Sampaio, ex-aliado do prefeito.
Cordeiro não quis comentar a situação financeira da Prefeitura neste período de pandemia. A “boa nova” apresentada pelo prefeito, foi o anúncio do pagamento dos servidores na próxima quinta-feira e a lembrança do “esforço” para a liberação dos 60% dos precatórios do Fundef, cujo pagamento ainda não tem data prevista para acontecer.
O prefeito também teve tempo para falar em perfuração de poços e afirmar que está preocupado em atender as “recomendações” do Ministério Público que, a propósito dia 5 de maio fez uma série de recomendações para serem publicadas “ todas as contratações e aquisições realizadas, contendo: os nomes dos contratados, os números suas inscrições na Receita Federal do Brasil (CNPJs), os prazos contratuais, os objetos e quantidades contratados, os valores individualizados contratados e os números dos respectivos processos de contratação ou aquisição, com atualização diária das receitas e despesas com o combate à pandemia”.
Acanhado para decidir as coisas (ele disse que só depois de três anos começou a entender o que é uma administração publica), Clebel Cordeiro deixou a expectativa de que a partir do próximo dia 8 estão autorizadas as atividades nas obras privadas e o comércio atacadista e que 15 também está autorizado o funcionamento dos salões de beleza, cabeleireiros e comércios varejistas serão reabertos, medida que também se estende às lojas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, óticas e o shopping da cidade”, seguindo o decreto do governador Paulo Câmara, que até um dia desses era tratado como adversário número um do prefeito.
Até o dia 25 de março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 280 casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 29 positivaram para influenza A(H3N2) Sazonal, vírus que faz parte da composição da vacina contra a influenza, que começou a ser disponibilizada para os profissionais de saúde na última segunda-feira (17.04). Para os demais públicos […]
Até o dia 25 de março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 280 casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 29 positivaram para influenza A(H3N2) Sazonal, vírus que faz parte da composição da vacina contra a influenza, que começou a ser disponibilizada para os profissionais de saúde na última segunda-feira (17.04). Para os demais públicos prioritários, a vacinação começa na próxima segunda (24.04), seguindo até 26.05. O Dia D está marcado para 13.05.
Ao todo, serão 2.329.874 de pessoas contempladas com a imunização em Pernambuco. Neste ano, a meta é vacinar, no mínimo, 90% da população total. Além do vírus da influenza A(H3N2), a vacinação protege contra a influenza A(H1N1), que não teve casos confirmados neste ano, e a influenza B.
“A vacina contra a influenza tem validade de um ano. Por isso, é importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, e se vacinaram o ano passado, procurem os postos de saúde para serem imunizados. A vacinação é importante para reduzir o número de casos de gripe e síndrome respiratória aguda grave, internações hospitalares e óbitos”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.
Poderão se vacinar contra a influenza: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde. A vacinação é feita em uma dose, exceto para menores de 9 anos, que devem tomar uma segunda 30 dias após a primeira.
Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
DADOS
A gripe caracteriza-se pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.
Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até três semanas. Indivíduos imunocomprometidos podem excretar os vírus influenza por períodos mais prolongados, até meses.Recentemente, comprovou-se que os vírus sobrevivem em diversas superfícies (madeira, aço e tecidos) por 8 a 48 horas.
PREVENÇÃO
Para evitar a propagação de casos, algumas medidas de prevenção devem ser adotadas por toda a população:
Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.
Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
A Câmara de Vereadores de Arcoverde recebeu, na manhã desta quinta-feira (4/5), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Município no último quadrimestre de 2016. Contando com a presença de representantes da sociedade civil e do poder legislativo, além de secretários municipais e da Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), a ocasião fez um […]
A Câmara de Vereadores de Arcoverde recebeu, na manhã desta quinta-feira (4/5), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Município no último quadrimestre de 2016.
Contando com a presença de representantes da sociedade civil e do poder legislativo, além de secretários municipais e da Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), a ocasião fez um balanço da gestão.
A audiência pública foi iniciada com a participação do Diretor do Centro de Estudos Superiores Planalto (Cesplan), Gilvan George Cavalcanti, explanando os principais aspectos e comportamentos de receitas de despesas da dívida consolidada do município, além dos índices constitucionais de aplicação em saúde, educação e demais investimentos.
A receita estimada global do município, apresentada no orçamento de 2016, que foi aprovado na Câmara de Vereadores de Arcoverde e sancionado na Lei 2.443 de 30 de dezembro de 2015, consta o valor de R$ 148.718.000,00, ocasionando no valor global arrecadado de R$ 134.697.789,57.
“A despesa realizada resultou R$ 138.878.607,13. Em 31 de dezembro de 2015, a dívida consolidada no exercício era de R$ 4.163.241,02. No ano de 2016, a dívida consolidada bruta fechou o ano com o valor de R$ 4.684.200,16, ocasionando em 3,99%, dentro do limite permitido de 120% de sua receita corrente liquida, conforme resolução do senado e da Lei de Responsabilidade Fiscal”, avaliou Gilvan George Cavalcanti. “Em 2016, a receita corrente líquida ocasionou R$ 117.446.867,51”, concluiu.
A audiência também explanou a aplicação de recursos no ensino público municipal, cujo valor resultante de impostos rendeu o investimento de R$ 70.305.041,93. Já nos serviços públicos de saúde, o investimento aplicado em 2016 foi de R$ 68.806.040,90.
Posteriormente, representantes do poder público municipal elencaram as prestações de contas referentes ao período de 2013 a 2016, durante a primeira gestão da prefeita Madalena Britto, reunindo em seus relatórios detalhes do que ainda precisa ser melhorado na rede pública de saúde, na educação, na assistência social, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA-CESA), e na Arcotrans.
Você precisa fazer login para comentar.