Notícias

Detran-PE define novos prazos para renovação de CNH e outros serviços

Por André Luis

Condutores e proprietários de veículos devem ficar atentos aos novos prazos para os serviços de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), defesa prévia e indicação de condutor infrator, definidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

De acordo com portaria Nº 3812/2021, publicada na última quarta-feira (04.08), ficam restabelecidos os prazos de validade suspensos anteriormente por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), devido à epidemia do Coronavírus.              Com a nova medida, a apresentação de defesa prévia e indicação de condutor infrator, suspensa desde 16 de março de 2020, fica encerrada em 31 de julho de 2021, para as notificações expedidas. 

Também estão incluídas as notificações que não foram expedidas de 16 de março/20 a 31 de agosto/21, que serão emitidas a partir de 1º de setembro/21 seguindo os prazos legais expressos nas notificações. 

A nova medida servirá ainda, para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, a partir de 4 de agosto/21. 

A renovação de CNHs e as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC), vencidas em 1º março/20 e com vencimento até 03 de agosto/21, também estão contempladas na medida.

Outra definição da portaria é com relação ao prazo para registro e licenciamento dos veículos novos adquiridos desde 3 de março/21 até 31 de outubro/21, como também o prazo para o proprietário tomar as providências referentes à transferência de propriedade de veículos adquiridos desde 12 de fevereiro/21 até 31 de outubro/21. 

Também trata da vistoria de identificação veicular das certidões expedidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que voltam ao prazo regular, a partir de 1º de novembro/21. 

Os prazos relacionados a Notificações de Autuação e Notificações de Penalidade são referentes aos expedidos pelo Detran-PE ou órgãos de trânsito a ele conveniados.

CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO DAS CNHS E ACC VENCIDAS EM 2020

DATA VENCIMENTO

PERÍODO DE RENOVAÇÃO

Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto/2020

Até 31 de agosto/2021

Setembro/2020

Até 30 de setembro/2021

Outubro/2020

Até 31 de outubro/2021

Novembro/2020

Até 30 de novembro/2021

Dezembro/2020

Até 31 de dezembro/2021

CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO DAS CNHS E ACC VENCIDAS EM 2021

DATA DE VENCIMENTO

PERÍODO DE RENOVAÇÃO

Janeiro, Fevereiro, Março e  Abril/2021

Até 30 de setembro/2021

Maio, Junho e Julho/2021

Até 31 de outubro/2021

Outras Notícias

Itapetim recebe curso de APH e Covid-19 para profissionais de saúde e afins

Com uma certificação de 120h, carteirinha de socorrista e muito mais, o curso de APH realizado pela empresa Conexão Saúde, com sede em Patos, está chegando a Itapetim. O Atendimento Pré-Hospitalar é um curso com classificação livre, ou seja, qualquer pessoa pode participar e se capacitar na área A programação tem foco na capacitação, além […]

Com uma certificação de 120h, carteirinha de socorrista e muito mais, o curso de APH realizado pela empresa Conexão Saúde, com sede em Patos, está chegando a Itapetim.

O Atendimento Pré-Hospitalar é um curso com classificação livre, ou seja, qualquer pessoa pode participar e se capacitar na área

A programação tem foco na capacitação, além de curso de Atenção à COVID-19.

O curso acontece nos dias, 22, 24, 25, 30 e 31 de julho e 1 de agosto. As inscrições irão até o próximo dia 9 de julho.

Os  ministrantes são os professores Me. Allan Martins e Marcelo Barreto. Informações no 83 9-9965-8384, com Lúcio Cézar.

O investimento  é de R$ 175 reais no ato da inscrição e 175 no primeiro dia de aula, ainda por PIX ou cartão de crédito através do link que será divulgado pela coordenação do evento.

Os interessados devem procurar suas inscrições o mais rápido possível, pois serão disponibilizadas apenas trinta vagas em cumprimento às medidas de segurança com reação à COVID-19.

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro movimentou R$ 7 milhões em três anos, diz jornal

Estadão Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostra que as movimentações financeiras nas contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), atingiram R$ 7 milhões entre os anos de 2014 e 2017, segundo informa o colunista Lauro Jardim na edição deste domingo, 20, do jornal O […]

Estadão

Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostra que as movimentações financeiras nas contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), atingiram R$ 7 milhões entre os anos de 2014 e 2017, segundo informa o colunista Lauro Jardim na edição deste domingo, 20, do jornal O Globo.

Até aqui, já se sabia que o ex-assessor do parlamentar havia movimentado R$ 1,2 milhão em transações suspeitas entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo em dezembro.

As novas informações apontam que os valores foram maiores no acumulado dos últimos anos. Segundo o relatório do Coaf citado na reportagem do jornal O Globo, passaram pela conta de Queiroz R$ 5,8 milhões nos dois anos anteriores, totalizando R$ 7 milhões em três anos.

A investigação sobre a movimentação financeira de Queiroz foi iniciada há seis meses e tem como foco de apuração a suspeita de prática de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O documento foi produzido por técnicos do Coaf há um ano, em janeiro de 2018, e anexado aos autos da Operação Furna da Onça – que em novembro do ano passado prendeu dez deputados estaduais do Rio suspeitos de receberem propina.

Investigação suspensa

Na última quinta-feira, 17, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, atendeu a um pedido de Flávio Bolsonaro e determinou a suspensão temporáriada investigação. O relator do caso, Marco Aurélio Mello, vai analisar a reclamação do senador eleito e já indicou que deve negar o pedido após o fim do recesso do Judiciário.

Em Caruaru, Safadão promete doar cachê de R$ 575 mil

Diante do pátio de eventos lotado, Wesley Safadão, atração principal do São João de Caruaru neste sábado (25), anunciou a doação integral de seu cachê a instituições filantrópicas da cidade do Agreste pernambucano. “De todo o meu cachê, eu não vou pegar um centavo”, disse o artista, ovacionado pela multidão. A informação é do pernambuco.com. […]

Diante do pátio de eventos lotado, Wesley Safadão, atração principal do São João de Caruaru neste sábado (25), anunciou a doação integral de seu cachê a instituições filantrópicas da cidade do Agreste pernambucano. “De todo o meu cachê, eu não vou pegar um centavo”, disse o artista, ovacionado pela multidão. A informação é do pernambuco.com.

O discurso de Wesley Safadão teve início por volta da 1h30 da madrugada. “No primeiro show que eu fiz em Caruaru, pouca gente vai lembrar, eu cantei para 200 pessoas. Hoje, graças a Deus e graças a todas as pessoas que curtem o meu trabalho, as pessoas me consideram o artista mais popular do país”, começou ele.

“Eu estava no meio do São João quando soube do tumulto aqui em Caruaru, que vai ser cancelado e tal… Eu liguei pro meu empresário e perguntei: ô, empresário, o que está acontecendo? Ele me disse: não, cantor, fica tranquilo, nós vamos resolver. Graças a Deus, eu tenho um escritório muito competente. Mas no meio da ligação eu disse assim: se o problema for dinheiro, eu vou cantar em Caruaru, nem que seja de graça, mas eu canto”, completou.

20160626093043575894i“De todo o meu cachê, eu não vou pegar um centavo. Sabe por que? Porque música é isso, eu amo o que eu faço. Deus já me abençoou demais. Tá? E todo o meu cachê vai ser revertido para as instituições de caridade aqui de Caruaru. A gente provou o que tinha que provar. É dinheiro, né? Então tá. Eu vou receber o meu cachê? Vou. Mas vai ser todo doado. E eu fiz questão de falar isso em público”, continuou.

Repercussão: bastante aplaudido, Wesley Safadão criticou o governo e a administração pública, reprovando os comentários negativos em suas redes sociais e agradecendo aos fãs que pediram sua presença no palco caruaruense. “Várias pessoas foram no meu Instagram dizer ‘você está tirando o dinheiro de Caruaru, Caruaru está assim, está assado…’ Gente, o problema do país não é  culpa minha não. Entendeu? O problema do país não é meu. É o governo que tem que resolver. É o governo que tem que pagar bem aos professores, é o governo que tem que pagar bem. Não sou eu”, declarou o artista. Então, que bom, né?!

Rádio que orgulha o Sertão

Recebemos da agência MV4 a confirmação da escolha popular da Rádio Pajeú  como Melhor Emissora de Afogados da Ingazeira. De quebra, honrosamente fui informado da escolha como Melhor Radialista e Melhor Blog. Mas confesso, comemoro com absurda alegria o primeiro, pois ver a Rádio Pajeú aos 60 anos com essa liderança local e regional com […]

Recebemos da agência MV4 a confirmação da escolha popular da Rádio Pajeú  como Melhor Emissora de Afogados da Ingazeira. De quebra, honrosamente fui informado da escolha como Melhor Radialista e Melhor Blog.

Mas confesso, comemoro com absurda alegria o primeiro, pois ver a Rádio Pajeú aos 60 anos com essa liderança local e regional com seus princípios editoriais diz muito mais sobre o amadurecimento da nossa população.

Ter posição na difusão da cultura, ser espaço permanente para a opinião pública exercer cidadania e regular os poderes, prestar serviço, não espetacularizar violência como algumas emissoras Brasil afora e sim debater o tema, discutir educação e cidadania, ouvir a todos, são bandeiras derivadas do papel que ela se presta a cumprir desde seu nascimento com Dom Mota, que a criou e Dom Francisco que lhe deu identidade.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a Pajeú é tão estudada como modelo de comunicação popular por universidades, estudiosos e gente do meio. A força do prefixo alavanca com a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remedios,  seus associados e parceiros,  outros dois equipamentos culturais e patrimônios históricos: o Museu do Rádio,  único do gênero no Estado e a manutenção do Cine São José.

Fechamos um ano desafiador com a migração definitiva para 99.3 mas ao fim, vitorioso. Em muito pelo suporte dos dois bispos contemporâneos,  Dom Luís Pepeu e Dom Egídio Bisol.

Os números que indicam preferência de audiência auferidos esse ano pelo Instituto Múltipla mostram que nunca fomos tão ouvidos na região desde fim dos anos 90, quando o AM foi perdendo capacidade de sintonia, fruto das eletrificação nas cidades e chegada das FMs. E olha que a Rádio passou o bastão para o FM ainda líder.

Há cidades como Afogados e Carnaíba onde o Múltipla perguntou qual rádio mais ouvida e o índice quase chegou à casa dos 70%. Cidades que reclamavam não sintonizar bem como Iguaracy já atestam a liderança da Pajeú. Uma conquista de várias mãos e muita gente boa engajada.

Neste sábado, estaremos muito bem representados por nosso Gerente Adjunto, padre Josenildo Nunes, Michelli Martins, Ney Gome, André Luiz e minha filha,  Nivea Victória. Estarei em Fortaleza, no Fala Norte Nordeste, representando a radiodifusão de Pernambuco,  mas com o coração nesse momento que coroa um ano maravilhoso para a Pioneira do Sertão Pernambucano.  Viva a Rádio Pajeú e nossa gente!

Arcoverde: Madalena se reúne com reitor da UPE

A Prefeita de Arcoverde Madalena Britto recebeu, nesta sexta-feira (07), o Reitor da UPE, Pedro Falcão; o Diretor do Instituto de Apoio a UPE – IAUPE, Roberto Santos e o coordenador do Programa de Formação de Gestor Escolar- PROGEPE, Josevaldo Araújo Melo. Na pauta, foram debatidas parcerias entre a UPE e a prefeitura. “A inauguração […]

A Prefeita de Arcoverde Madalena Britto recebeu, nesta sexta-feira (07), o Reitor da UPE, Pedro Falcão; o Diretor do Instituto de Apoio a UPE – IAUPE, Roberto Santos e o coordenador do Programa de Formação de Gestor Escolar- PROGEPE, Josevaldo Araújo Melo.

Na pauta, foram debatidas parcerias entre a UPE e a prefeitura. “A inauguração do novo prédio está prevista para daqui a 30 dias”, reforçou o reitor Pedro Falcão. Entre as necessidades imediatas foram levantadas a questão da pavimentação no entorno e a circulação de transporte público até o Campus.

A prefeita Madalena se comprometeu em realizar as obras de infraestrutura e garantiu que o transporte público chegará até a UPE. “Arcoverde, que conta com dois cursos em funcionamento: Direito e Odontologia, entra para lista dos melhores Campus da UPE.”, destacou o reitor, que completou: “a qualidade no ensino não fica atrás, a primeira turma de direito, concluída em 2016, teve 93% de aprovação no exame da OAB.”

A prefeita aproveitou a ocasião e solicitou a vinda de cursos de pós- graduação para Arcoverde. O Diretor do Instituto de Apoio a UPE – IAUPE, Roberto Santos, garantiu que o pedido será atendido e, até em 40 dias, já poderá oferecer a cidade e toda região (abrangência de até 18 municípios) oito especializações, entre elas: Psicopedagogia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Educação Infantil, Gestão de Pessoas, Gestão em Saúde Pública, Gestão Pública e Legislativa e mais dois um na área de Direito e outro na de Ciências Políticas.

Acompanhada do vice-prefeito Wellington Araújo, a gestora reforçou mais um pedido em relação ao curso de línguas (inglês e espanhol) para os jovens. “Poderemos ofertar o curso de línguas gratuito até para crianças a partir dos sete anos”, enfatizou o coordenador do PROGEPE, Josevaldo Araújo Melo.