Deputado Júlio Cavalcanti reúne-se com EPTI para discutir mudanças no transporte complementar do Interior Estado
O deputado Júlio Cavalcanti se reuniu, na manhã desta quarta-feira (28), com a presidente-diretora da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Luciana Nóbrega, que explicou quais são as ações previstas para implantação da Lei nº 13.254/2007, que regulamenta não só transporte oferecido pelas empresas de ônibus, como também o complementar realizado pelos loteiros da região.
Considerado essencial para população que precisa se deslocar entre os municípios, a diretora-presidente do EPTI garantiu ao deputado que o transporte complementar realizado pelos loteiros não será extinto, mas disciplinado com o objetivo de oferecer um melhor serviço aos usuários.
“Foi um encontro esclarecedor. A lei que regulamenta o transporte intermunicipal existe desde 2007 e concordo que precisa ser implementada, como já ocorreu em vários estados. Mas é preciso buscar alternativas que contemplem os loteiros e adequar a lei a nossa realidade, sugerindo modificações caso seja necessário”, afirmou.
Somente no Sertão do Moxotó, mais de 400 profissionais atendem a cerca de 20 mil famílias que precisam se deslocar entre as cidades por motivo de saúde ou de trabalho. A realidade é a mesma em outras regiões do Sertão.
Os motoristas dos veículos, cadastrados em associações da região, possuem habilitação de acordo com a categoria do transporte complementar. As vans são regularizadas, vistoriadas pela Polícia Rodoviária Federal e possuem tacógrafo (equipamento de controle de velocidade).
Segundo Luciana Nóbrega, antes de regulamentar a lei, a EPTI pretende desenvolver um estudo para avaliar a capacidade do transporte complementar hoje no Estado, levando em consideração o número de veículos, passageiros e linhas.