Servidores estaduais terão ponto facultativo integral durante os jogos na Arena Pernambuco
Por Nill Júnior
Nesta quarta-feira (28) foi assinado pelo Governo de Pernambuco o decreto que determina, que nos três dias de jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco, os servidores estatuais terão o ponto facultativo integral, e só é válido para aqueles que trabalham na Região Metropolitana do Recife. A chefia de cada órgão decidirá como vai funcionar.
Os serviços indispensáveis funcionarão normalmente. A Arena Pernambuco recebe no dia 20 de junho (sexta-feira), a partida entre Itália e Costa Rica, às 13h. No dia 23 (segunda-feira), é a vez da partida entre Croácia e México, às 17h. No dia 26, Estados Unidos e Alemanha se enfrentam às 13h.
Quando a Seleção Brasileira entrar em campo, o expediente dos órgãos do governo vão acompanhar o que for decretado pelo Governo Federal.
Também jogam na Arena Pernambuco Costa do Marfim e Japão, no dia 14 de junho (sábado), às 22h, e uma partida das oitavas-de-final, no dia 29 de junho, às 17h.
A histórica Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, será uma das grandes homenageadas da primeira edição do Troféu Imprensa de Pernambuco, premiação que já nasce consolidada como a maior voltada à comunicação no estado. O evento acontece no próximo dia 29 de maio, na Câmara de Vereadores de Arcoverde, reunindo cerca de 60 veículos e […]
A histórica Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, será uma das grandes homenageadas da primeira edição do Troféu Imprensa de Pernambuco, premiação que já nasce consolidada como a maior voltada à comunicação no estado. O evento acontece no próximo dia 29 de maio, na Câmara de Vereadores de Arcoverde, reunindo cerca de 60 veículos e profissionais da imprensa pernambucana.
Em 2026, a Rádio Pajeú completa 67 anos de atuação e chega à homenagem carregando um dos legados mais respeitados do rádio nordestino, marcado pelo jornalismo crítico, pela defesa da democracia e pelo compromisso histórico com a população sertaneja.
Idealizado pela jornalista Raqueline Lobo, com apoio do jornalista e colunista Adriano Ferreira, o Troféu Imprensa de Pernambuco reunirá representantes de emissoras de rádio, TVs, portais, blogs e veículos independentes de diversas regiões do estado.
Entre os homenageados da noite também estará a TV LW, reconhecida pelos 18 anos de atuação e pioneirismo no segmento de televisão online em Pernambuco.
A homenagem à Rádio Pajeú vai além da trajetória de longevidade. A emissora construiu sua identidade sendo uma das principais vozes do Sertão do Pajeú, especialmente em momentos históricos marcados pela defesa da liberdade de expressão e da participação popular.
Durante o período da ditadura militar, a rádio teve papel de destaque sob influência do saudoso Dom Francisco Mesquita, lembrado como uma voz firme contra o autoritarismo e defensor das causas sociais.
A emissora ampliou seu perfil jornalístico e de prestação de serviço principalmente a partir dos anos 1980, consolidando debates públicos mais incisivos e fortalecendo sua linha editorial voltada à informação de interesse coletivo.
Reconhecida pela independência editorial, a Rádio Pajeú consolidou ao longo das décadas uma relação de credibilidade com os ouvintes, mantendo uma linha jornalística pautada pela defesa do interesse público e pelo espaço democrático ao debate.
A Rádio hoje é gerida por Alyson Nascimento e tem como Gerente Adjunto o padre Josenildo Nunes.
O vereador e presidente da Câmara de Arcoverde, Luciano Pacheco, foi a João Pessoa participar do II Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, no Hotel Littoral, organizado pelo Instituto Aprender e Capacitar em parceria com a Associação Nacional de Vereadores (ANV). Pacheco convocou vereadores de todo o Nordeste para estarem na sessão da […]
O vereador e presidente da Câmara de Arcoverde, Luciano Pacheco, foi a João Pessoa participar do II Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, no Hotel Littoral, organizado pelo Instituto Aprender e Capacitar em parceria com a Associação Nacional de Vereadores (ANV).
Pacheco convocou vereadores de todo o Nordeste para estarem na sessão da Câmara de Arcoverde na próxima segunda, dia 25, para apoio à sua posição de que é perseguido pelos vereadores governistas, que querem cassá-lo sem motivação convincente. Também critica novamente o gestor Zeca Cavalcanti.
É mais um capítulo na novela sem fim do Legislativo Municipal. Nas duas últimas sessões, governistas têm se ausentado alegando que Luciano “não tem legitimidade” para presidir as sessões. Já Pacheco diz ter três novos pedidos de cassação contra vereadores da base governista para apresentar.
Os episódios têm revelado bastidores e denúncias contra parlamentares de um lado e de outro. Em meio a isso, o PT municipal ingressou com pedido de cassação dos vereadores que têm se ausentado das sessões no MP.
O prefeito de Ingazeira e presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, juntamente com a secretária executiva do CIMPAJEÚ Hilana Santana participaram em Brasília de evento realizado no Instituto Serzedello Corrêa, ligado ao Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Na ocasião, o Consórcio CIMPAJEÚ recebeu destaque nacional pela excelência em gestão, resultado do trabalho coletivo […]
O prefeito de Ingazeira e presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, juntamente com a secretária executiva do CIMPAJEÚ Hilana Santana participaram em Brasília de evento realizado no Instituto Serzedello Corrêa, ligado ao Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
Na ocasião, o Consórcio CIMPAJEÚ recebeu destaque nacional pela excelência em gestão, resultado do trabalho coletivo desenvolvido em prol dos municípios consorciados e do fortalecimento das políticas públicas na região.
Luciano Torres celebrou a conquista e destacou o compromisso da equipe com “uma gestão séria, transparente e voltada para resultados”.
O reconhecimento reforça a importância do trabalho integrado entre os municípios e evidencia o papel do CIMPAJEÚ como referência administrativa em nível nacional.
O momento contou ainda com a participação de representantes e colaboradores envolvidos diretamente nas ações desenvolvidas pelo consórcio, consolidando mais uma importante conquista para a gestão pública regional.
Pré-candidato a Deputado minimiza apoios de gestores e diz estar construindo uma pré-candidatura sólida no estado O pré-candidato a Deputado Estadual Marconi Santana, do PSD, disse em entrevista ao programa Primeira Página, da Rádio Pajeú, com Aldo Vidal. Ele esteve acompanhado de apoiadores, como Zé Negão, Edson Henrique e outros nomes. Marconi disse ter sido […]
Pré-candidato a Deputado minimiza apoios de gestores e diz estar construindo uma pré-candidatura sólida no estado
O pré-candidato a Deputado Estadual Marconi Santana, do PSD, disse em entrevista ao programa Primeira Página, da Rádio Pajeú, com Aldo Vidal.
Ele esteve acompanhado de apoiadores, como Zé Negão, Edson Henrique e outros nomes.
Marconi disse ter sido pré-candidato para atender um pedido de Raquel Lyra na região. “Estou a um ano e dois meses como pré-candidato percorrendo o estado, conversando com todos”, disse.
Ele defendeu a necessidade de investimentos para atração de indústrias, na saúde e desenvolvimento regional. Marconi disse que a governadora Raquel Lyra vem fazendo muito pela região, destacando investimentos no Hospital Regional Emília Câmara, fortalecimento do PIB do Estado, ações de segurança hídrica, cozinhas comunitárias e mais 4.600 PMs nas ruas.
Perguntado dos apoios que têm recebido, Santana brincou com o fato de ter apenas um prefeito, o aliado Giba Ribeiro, o apoiando. “Não tenho o apoio de prefeitos, mas tenho o apoio do povo do Pajeú”, destacando a agenda de pré-campanha que tem tido de Recife a Petrolina. “Não vou discutir picuinhas, vou discutir o desenvolvimento da região”.
“PSB fechou as portas”
Ao defender o alinhamento com Lucas Ramos, Marconi destacou que foram mais de R$ 47 milhões em emendas. E disse que seu afastamento do PSB se deu pelo projeto de Raquel para o Estado e porque “o excluíram de ser candidato no Pajeú”.
Marconi ainda destacou o apoio de nomes como Cafú, Juscélio, Tenente Gleidson e Madalena Britto, que o acompanham desde o início.
Zé Negão e Edson defendem nome como “projeto da governadora”
O vereador Zé Negão disse que a governadora Raquel Lyra falou há mais de dois anos para que “Marconi fosse o seu candidato na região”.
Ele voltou a falar do vácuo sem um Estadual entre o Médio e o Alto Pajeú depois da morte de Patriota e disse que Marconi será eleito para suprir essa lacuna. “É mais fácil pedir o voto pra ele”. Edson Henrique disse que a decisão em apoiar Marconi foi bem aceita pela União Pelo Povo.
A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina instaurou o Inquérito Civil nº 01872.000.165/2025. A portaria, assinada pela promotora Ana Paula Nunes Cardoso, investiga a suspeita de formação de cartel e superfaturamento na concessão pública para a exploração do Pátio de Eventos Ana das Carrancas durante o São João de 2025 na […]
A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina instaurou o Inquérito Civil nº 01872.000.165/2025.
A portaria, assinada pela promotora Ana Paula Nunes Cardoso, investiga a suspeita de formação de cartel e superfaturamento na concessão pública para a exploração do Pátio de Eventos Ana das Carrancas durante o São João de 2025 na cidade. A informação é do Causos e Causas.
A decisão de converter a apuração preliminar em Inquérito Civil foi amparada no Parecer Técnico Contábil nº 1619/2026-P, emitido pela inteligência financeira do MPPE (NIMPPE).
Orçamento Inflado: Para calcular o valor global de R$ 18.107.198,94 da licitação, a prefeitura realizou uma pesquisa de mercado prévia. O MPPE descobriu que as cotações de preços foram enviadas por um grupo restrito de empresas.
Vínculos Societários: A auditoria comprovou que essas empresas possuíam sócios em comum, operavam no mesmo endereço físico ou compartilhavam procuradores, caracterizando uma combinação prévia de valores para simular concorrência (sobrepreço).
O Ministério Público agora avança para a fase de instrução cível e criminal com medidas rígidas.
Mensuração do Dano: Levantar o valor exato desviado dos cofres ou da exploração do espaço público durante a execução real das festividades ocorridas no ano de 2025.
Individualização de Condutas: Identificar quais servidores públicos, membros da comissão de licitação e secretários da Prefeitura de Petrolina facilitaram ou ignoraram o vínculo óbvio entre as empresas.
Risco de Processo: Se as fraudes forem totalmente ratificadas, o MPPE poderá ajuizar uma Ação Civil Pública para cobrar o ressarcimento milionário, além de pleitear o bloqueio de bens e a perda dos direitos políticos dos envolvidos por improbidade administrativa.
Você precisa fazer login para comentar.